quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Serviço Desinteressado

   "Foi durante um período de férias. Carlos havia se dirigido a um acampamento isolado, com a família. Quando se deu conta, o carro estava enguiçado. Tentou dar a partida e nada. Caminhou para fora do acampamento, muito nervoso. Pelo caminho ia descarregando a sua raiva com palavras grosseiras, que foram abafadas pelo cantar das águas do riacho

próximo.

  O problema era bateria descarregada e Carlos resolveu ir até a vila a pé. Eram alguns quilômetros de caminhada. Duas horas depois, com um tornozelo torcido, ele chegou a um posto de gasolina. Como era domingo de manhã, o lugar estava fechado. Mas havia um telefone público e uma lista telefônica quase se desmanchando.

  Ele telefonou para a única companhia de autossocorro da cidade vizinha, que ficava a uns trinta quilômetros de distância.

   Um tal de Zé atendeu e o acalmou. Ele deveria chegar ao posto de gasolina, mais ou menos em meia hora.

   Enquanto esperava o socorro chegar, Carlos ficou a imaginar quanto aquilo tudo lhe deveria custar. Finalmente, um reluzente caminhão-guincho chegou e eles foram para a área do acampamento.

   Quando o Zé saiu do caminhão, Carlos o observou e ficou espantado. Zé tinha aparelhos na perna e andava com ajuda de muletas. Enquanto se movimentava, Carlos ainda pensou qual seria o preço de tamanha boa vontade.

   Mas Zé era um sujeito animado. Enquanto foi providenciando a carga elétrica para a bateria, distraiu o filhinho de Carlos com uns truques de mágica.

   Tudo pronto. Carro funcionando, Carlos perguntou quanto devia.

   Nada, respondeu Zé.

   Não é possível, falou Carlos. Hoje é domingo, tirei você de seu descanso, você rodou tantos quilômetros, resolveu meu problema. Preciso lhe pagar.

   Não mesmo, disse o Zé. Há alguns anos, alguém me ajudou a sair de
uma situação pior do que esta, quando perdi as minhas pernas.

   E tudo o que o sujeito que me auxiliou disse, ao final foi: 'Passe isso adiante. Você não me deve nada. Apenas se lembre de passar isso adiante, quando tiver uma oportunidade.'

   E então, hoje, tive a oportunidade de ajudá-lo. Foi ótimo. Vá para sua casa, com sua família e quando puder, ajude alguém, porque precisamos sempre uns dos outros.

   * * *
   Nunca deixe de ajudar a quem quer que seja. Para isso você não precisa de dinheiro, posição social relevante ou poder. Pode ajudar pela palavra gentil que gera estímulos preciosos. Pode ajudar auxiliando seu vizinho com as crianças, enquanto a mãe delas se encontra em recuperação, no hospital.
   Pode ajudar encaminhando alguém a uma instituição própria para socorro devido, se não puder socorrer você mesmo. Pode, enfim, se tornar, onde se encontre, um microfone fiel a serviço do bem, auxiliando os caídos a se erguerem, os adormecidos a despertarem, os errados a se corrigirem e os agressivos a se acalmarem. Assim agindo, descobrirá que a sua vida possui um grande significado e que a sua tarefa principal é servir e servir sempre."

  Redação do Momento Espírita, com base em história de autoria desconhecida e com pensamentos do cap. CLXXXVIII, do livro Vidafeliz, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal. Em 12.01.2012.

  (Colaborador: Manuel de Jesus)

DE VIÇOSA

 Um abraço para o estudante de Viçosa César Henrique, moderador do http://vicosaceara.blogspot.com

 O Blogue difunde as notícias da bela cidade da Ibiapaba.

NÃO VEJO POR AÍ!

   Tem uma discussão que é travada na imprensa, que defende a tese de que Ivo Gomes estaria blindando o irmão (Cid) e que sua presença (como chefe de gabinete) seria um problema para o governador. Não é por aí! Ivo apenas papagueia o que irmão fala. Nada mais! Se Cid sofre influência em suas decisões, é de Ciro...

LIXO E DESCASO... E O OLHAR DISTORCIDO!

  Container de lixo não é pra estar em meio de rua ou nos pés de calçada de uma cidade! Quando muito podem ser postos nos terrenos baldios, em local estratégico, para que a população faça uso dele, fora dos dias de coleta do carro de lixo. A população precisa passar por um processo constante de educação ambiental, que deve incluir escolas, igrejas e famílias! Material de poda de árvores e entulho de construção não podem ser colocados no mesmo lugar do chamado lixo doméstico - devem ter coleta diferenciada! Os caminhões de coleta devem ser os específicos e os trabalhadores devem usar todo o material adequado! O homem que trabalha na coleta de lixo é um representante da prefeitura nas ruas da cidade! Se ele anda mal cuidado, é a imagem da administração que acaba sendo desgastada, pela forma deszelosa como ela cuida de seu servidor! A gente tem muito o que aprender!

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

LIXO E DESCASO EM COREAÚ: A REPERCUSSÃO

  "O CE TV mostrou muito lixo nas ruas de Coreaú! Pelo visto, a cidade merece gestão melhor..."

  (Twitter do Prof. Eônio Fontenele, que é filho de Viçosa do Ceará) 
  "É meu povo! 2012 é ano de eleições. Está na hora de avaliarmos o que queremos, dentro de mais quatro anos. Será mais lixo ou...?"
   (No Facebook)

SAINDO DA GAVETA!

  Atenção! A matéria de Coreaú sai daqui a pouco, na TV Verdes Mares!

COMO SE ESTIVESSE NA PORTEIRA DO CURRAL!

  "Ivo Gomes agiu grosseiramente também na greve do magistério, soltando palavrões contra Professores e até os negociadores. Na greve da polícia, teria dado murro na mesa e gritado com o Gen. Gomes de Matos, da 10a. RM. Ouviu um 'quem você pensa que é?'."

  (AIRTON DE FARIAS)

DESABOU UM DOS BERÇOS DA SABEDORIA!

   De: Frei Leonardo Boff
  "A voracidade dos bancos na Grécia: famílias abandonam o mais preciso que tem: os filhos pequenos nas portas das igrejas porque não tem comida."

MAIS UMA CHANCE!

  "A Prefeitura de Sobral realizará, no período de 23 de janeiro a 10 de fevereiro, inscrições para mais um concurso público para professores da rede municipal de ensino. O concurso, que tem a coordenação técnico-administrativa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) vai selecionar 160 professores para atender as escolas da sede e distritos de Sobral. (...)."

  (Blogue Educação Sobralense)

A GREVE ACABA... QUANDO É DO INTERESSE DELES

  A Polívia Civil entrou em acordo com o Estado e pôs fim à greve. Foi preciso o Estado ser posto no canto da parede da impopularidade, foi preciso esconder-se, evitar a imprensa e as ruas, para a vergonha reaparecer! Que paguem o pato! Dessa vez não houve tramóia!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...