UM ESPAÇO PARA LIVROS, CULTURA NORDESTINA E FÓRUM DA ZONA NORTE (CE). (85) 985863910
27 de set. de 2011
Imprensa Brasileira foi à França Reclamar de Premiação a Lula
Não pode passar batido um dos momentos mais patéticos do jornalismo brasileiro. Acredite quem quiser, mas órgãos de imprensa brasileiros como o jornal O Globo mandaram repórteres à França para reclamar com Richard Descoings, diretor do instituto francês Sciences Po, por escolher o ex-presidente Lula para receber o primeiro título Honoris Causa que a instituição concedeu a um latino-americano.
A informação é do jornal argentino Pagina/12 e do próprio Globo, que, através da repórter Deborah Berlinck, chegou a fazer a Descoings a seguinte pergunta: “Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?”.
No relato da própria repórter de O Globo que fez essa pergunta constrangedora havia a insinuação de que o prêmio estaria sendo concedido a Lula porque o grupo de países chamados Bric’s (Brasil, Rússia, Índia e China) estuda ajudar a Europa financeiramente, no âmbito da crise econômica em que está mergulhada a região. A jornalista de O Globo não informa de onde tirou a informação. Apenas a colocou no texto. Não informou se “agrados” parecidos estariam sendo feitos aos outros Bric’s. Apenas achou e colocou na matéria que se pretende reportagem e não um texto opinativo. Só esqueceu que o Brasil estar em condição de ajudar a Europa exemplifica perfeitamente a obra de Lula.
Segundo o relato do jornalista argentino do Pagina/12, Martín Granovsky, não ficou por aí. Perguntas ainda piores seriam feitas. Os jornalistas brasileiros perguntaram como o eminente Sciences Po, “por onde passou a nata da elite francesa, como os ex-presidentes Jacques Chirac e François Mitterrand”, pôde oferecer tal honraria a um político que “tolerou a corrupção” e que chamou Muamar Khadafi de “irmão”, e quiseram saber se a concessão do prêmio se inseria na política da instituição francesa de conceder oportunidades a pessoas carentes.
Descoings se limitou a dizer que o presidente Lula mudou seu país e sua imagem no mundo. Que o Brasil se tornou uma potência emergente sob Lula. E que por ele não ter estudo superior sua trajetória pareceu totalmente “em linha” com a visão do Sciences Po de que o mérito pessoal não deve vir de um diploma universitário. O diretor do Science Po ainda disse que a tal “tolerância com corrupção” é opinião, que o julgamento de Lula terá que ser feito pela história levando em conta a dimensão de sua obra (eletrificação de favelas e demais políticas sociais). Já o jornalista argentino perguntou se foi Lula quem armou Khadafi e concluiu para a missão difamadora da “imprensa” tupiniquim: “A elite brasileira está furiosa”.
(Eduardo Guimarães)
Indicação de texto: Eliton Meneses
FÓRUM COREAÚ
Coreaú fez 141 anos. Que deputado estadual fez o destaque da data na Assembleia? Ou Coreaú só está no mapa na hora da boa e velha colheita de votos?
O GRITO QUE FAZ ECO!
DINHEIRO TEM! PRA QUÊ?
"O Estado não tem dinheiro para pagar o Piso dos Professores", é o que diz o governo. Deveria proibir Mauro Benevides Filho de andar pabulando nas rádios e TVs. Ou a pindaíba é ideológica e pula que nem pipoca na hora que falam do aquário?
DESELEGÂNCIA E ARROGÂNCIA!
TV JANGADEIRO DEBATE EDUCAÇÃO EM TRÊS PROGRAMAS ESPECIAIS
"O programa Primeiro Plano aborda o tema Educação no Ceará, com uma nova série especial que começa nessa terça-feira (27). Os convidados de hoje são Arnaud Cavalcante, professor formador do Conselho Estadual de Educação, e ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime), e a professora Nivânia Menezes, representando os professores da rede estadual de ensino, que estão em greve desde o dia 5 de agosto.
Para Nivânia Menezes, do comando de greve, a discussão levantada pelo Primeiro Plano Especial é muito importante para que a sociedade tenha acesso às informações sobre os reais motivos da greve dos professores. Já para Arnaud Cavalcante é necessário um debate e um entendimento para que a greve não traga mais prejuízos para pais, alunos e para a própria categoria."
UM PETISTA, COM PRÁTICA ATUCANADA!
Por Luiz Carlos Azenha
"O governo Tarso Genro descumpriu promessas eleitorais, as escolas públicas do Rio Grande do Sul estão sucateadas e a situação dos Professores é de 'miserabilidade', com salário de 395 reais para uma carga horária de 20 horas semanais.
Quem afirma é a presidente do CPERS, o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, Rejane de Oliveira. O CPERS equivale ao sindicato dos trabalhadores na educação, que representa 87 mil sócios.
Rejane diz que a concepção de ‘meritocracia’, implantada na educação gaúcha, durante o governo de Yeda Crucius (PSDB-RS) e mantida até agora pelo governador Tarso Genro (PT-RS), transfere para estudantes e professores a responsabilidade pela qualidade da Educação. Escolas, professores e alunos aferidos como 'ruins' pelos rankings, diz Rejane, acabam justificando a falta de investimento do estado em educação pública, gratuita e de qualidade para todos. (...)" (Blogue Vi o Mundo)
RUMO AO PALÁCIO!
SÓ FALTA O OLIMPO!
Aos Professores de Minas Gerais só falta apelar para as divindades, para serem atendidos em seus pleitos. E pensar que milhões de reais das grandes redes escolares são investidos nas eleições de deputados e senadores, sabe-se bem porque!
Assinar:
Postagens (Atom)
30
DEPOIS DE TODA M... TODA?
" Sarto anuncia força-tarefa, para conter crise de medicamentos e insumos, do IJF. Falta de abastecimento no hospital foi alvo de ação ...
-
No Araquém dos meus tempos de calças curtas residia o senhor Meton Cardoso. Caladão, trabalhador, monossilábico. Passava os dias nas suas ...
-
"A medicina nos USA é muito cara. São centenas e centenas que norte-americanos que vão se tratar em Cuba.Tenho 3 sobrinhos médicos que...