sábado, 8 de outubro de 2011

SE É PARA O BEM DE TODOS... ELES!


 

 FONTE:mutiraomt.blogspot.com

NO PREJUÍZO!

  "Com a greve os Professores poderão até perder. O governo já perdeu!"


 (Lúcio Gonçalo da Alcântara, terça-feira passada)

TEXTO ENXUTO!

  "Quem escreve deve ter todo cuidado para a coisa não sair molhada. Quero dizer que da página que foi escrita não deve pingar nenhuma palavra, a não ser as desnecessárias. É como pano lavado que se estira no varal. Naquela maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício.

  Elas começam com uma primeira lava. Molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Depois colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão.


   Depois batem o pano na laje ou na pedra limpa e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar.
Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso, a palavra foi feita para dizer."

  (Graciliano Ramos)

COMO OS TEMPOS MUDAM!




 Leia: "ofereciam" e "pedem"
 (Do Facebook)

O TENEBROSO CASO RIO CENTRO VOLTA ÀS MANCHETES!

  Um caso pra não ser esquecido. Nunca!

   http://grabois.org.br/portal/noticia.php?id_sessao=12&id_noticia=5549

O que Está por Trás dos Folhetins das Novelas da Televisão?

  O folhetinesco que campeia nas telelágrimas exibidas pela televisão, vai afundando cada vez mais, o conceito de que a sociedade está em transe. A explicação é justificada, em função do nível alto de telespectadores mensurados pelos institutos de pesquisas. 'Tô vendo, tô vendo tudo/Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo/', o refrão do (des)encanto de Livardo Alves, Orlando Tejo e Gilvan Chaves, traduz o martelo 'O Meu País'.
  É impossível conviver com tanta desventuras, sem que não haja uma reação. As lições de desamor, os desfortúnios e a marginalidade são ingredientes que dão essência às novelas. Havia, antes regras para que os enredos mais ouriçados pudessem ser exibidos. Agora, em nome de uma falsa modernidade e na voz de uma libertinagem, vísceras de tabus são expostos sem meia-luz e maquiagens. Nem o controle remoto serve de instrumento eficaz no combate à insensatez.
  As novelas criadas atendem a demanda do mercado. Sangue, estupro, bipolaridade, compulsão, assassinatos, desobediência civil e antagonismos estão presentes no caldo cultural da (in)civilidade moderna, mas fermento possante na audiência. Homens vilãos e mulheres fazendo contraponto, competem na arte de estimular a descompostura, fortalecendo uma sociedade corrupta, viciando o conceito do que seja lícito.
Nesse jogo desigual, o martelo 'O Meu Pais' - de Livardo, Orlando e Gilvan - nunca esteve tão atualizado, quando esfrega a poeira dos nossos cérebros para ecoar: 'Um país que perdeu a identidade/Sepultou o idioma português/Aprendeu a falar pornofonês/Aderindo à global vulgaridade'. A realidade do país é decadente do ponto de vista dos poderes executivo, legislativo e judiciário, mas se tais esferas estão contaminadas, vamos recorrer pois, aos clamores de quem tem voz e vez.
  O avanço da política de que tudo é permitido antes que a lei entre em vigor, estabelece um fosso perigoso para a sociedade pária gerada pela onda ficcional televisiva. A família a cada capítulo é ultrajada pelo maniqueísmo novelista. O filho inverte a lógica de conduta e, os pais são coadjuvantes de um drama acentuado por culpas e fragilidade. 'Um país que não tem capacidade/De saber o que pensa e o que diz/Que não pode esconder a cicatriz/De um povo de bem que vive mal/Pode ser o país do carnaval/Mas não é, com certeza, o meu país'.
  Livardo, Orlando e Gilvan em seis pequenas estrofes no parágrafo anterior, sintetizam as dores do oratório que temos de arrancar do peito, para não denunciarmos as considerações em circuitos fechados e/ou palestras para um punhado de intelectuais. A sociedade precisa ficar atenta e sair do marasmo de que a providência divina chegará em breve. O refrão: 'Tô vendo tudo, tô vendo tudo/Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo'. Este país é o Brasil e, não uma nação de zumbis.

  (Evandro Nogueira, do site Ceará Agora e da Rádio Verdes Mares)

COMO NO PASSADO...

  FONTE (foto): http://blig.ig.com.br/falei/tag/onu/

 Professoras de Educação infantil relatam casos preocupantes de precocidade e eroticidade de crianças, que poderiam fazer parte do conjunto de preocupações das autoridades! (ih, comecei a sonhar de novo!). Veja três exemplos:

 - Eu quero namorar! (garota de quatro anos)

 - Da próxima vez (o beijo) vai ser de língua! (idem)

 - Mamãe, deixa eu namorar! É só um namorinho! (menininha de 8 anos)

 Com a publicidade, a programação televisiva e a música que temos por aí...

   Precisamos resgatar muita coisa que se perdeu!

   "Precisamos de alguém que nos ensine o antigamente." (Padre Fábio de Melo).

PSIU!



  No Ceará e em seus governos há silêncios constrangedores! Muita gente vive à moda avestruz, escondendo-se do próprio passado! Como tem gente correndo da sombra!

DEZ SUPER ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA

  "'Baseado na obra do linguista estadunidense Noam Chomsky, alguém elaborou uma lista das '10 estratégias de manipulação' através da mídia:

   1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO
   O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. 'Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais' (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas').

   Pois bem: '- Isso é feito com a programação de baixa qualidade exibida nas emissoras de televisão...  Gugula, Baustão, Lucianta, dentre outros tantos sejam em rede nacional ou mesmo emissoras locais...'
  2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES
   Este método também é chamado 'problema-reação-solução'. Cria-se um problema, uma 'situação' prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

   Pois bem II: '- Isso ocorreu com bastante frequência no final da década de cinquenta e inicio da década de sessenta por toda a América Latina. Era o preparo do terreno para a série de golpes de Estados na região...'
  
3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

Pois bem III: '-No pós golpe, as várias sequências de políticas econômicas desastrosas, minando a economia latino americana, em reforço da espoliação de todas as nossas riquezas por parte do capital estrangeiro...'


  
4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo 'dolorosa e necessária', obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que 'tudo irá melhorar amanhã' e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

   Pois bem IV: '- Ouvimos muito isso. O remédio é amargo, mas deve ser tomado...'
  
5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE
   A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade.

   Pois bem V: '-Lembram dos espelhos e fitinhas que os portugueses nos trouxeram juntamente com todos os outros males que vieram nas caravelas?  É mais ou menos isso mesmo. Só que atualizadas...'
  
6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO
   Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos. ..

Pois bemVI: '- Quem não lembra das grandes tragédias familiares. O pai que juntamente com a madrasta atirou a própria filha pela janela do prédio.... Aquele outro maluco que fez refém a ex namorada e depois de uma desastrada ação da policia militar assassinou a menina (ele ou a polícia? essa verdade ainda não foi esclarecida). A imprensa bateu e bateu, dias e dias... Enquanto isso o povo na letargia...'


7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE
Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores.

Pois bem VII: '-Ah! isso é facim, facim... É só baixar o cacete em professores quando estes reivindicam direitos básicos e condições de vidas e trabalho dignos... Destroem ou sabotam a única ferramenta inventada até nossos dias, capaz de transformar animais brutos em o que seria gente civilizada, crítica, responsável e consciente de seus direitos.  Isso por si só já ajuda e bastante em seus intentos ou seja engessar o pensamento crítico do povo...'


  
8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE
   Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto...

   'Pois bem VIII: '- As tantas leis de tolerância e aceitação aos comportamentos disconformes com a decência, civilização e anatomia humanas. E não venham aqui dizer que sou portador de fobias e mais fobias, não... Respeitar o ser humano é uma coisa, aceitar e achar normal certos desvios já é pedir demais...'

  
9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE
Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

   'Pois bem IX: - Isso aqui está errado em quase sua totalidade... O indivíduo é sim, ele e somente ele, o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. A cada um segundo os seus méritos... Tudo na vida do cidadão é consequência de si próprio. Ou por ações ou por falta delas...'


  
10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM
No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o 'sistema' tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

   'Pois bem X: '- Continuem se cadastrando em tudo quanto é site na internet. Coloquem seus dados lá. Ele agradecerão. Enquanto você não sabe nem em qual continente tal empresa se situa, eles ficam sabendo tudo sobre você. Desnudem-se para eles, então. O Sistema agradece...'
  Tenho dito... E sempre!!!'"
  Fonte:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2010/10/10_estrategias.html

  (Manuel de Jesus a
ssina os 'pois bens'. Pois bem.)

DISSERAM

 "Não se constroi uma grande nação utilizando, como materia prima, mentes atrofiadas. Prioridade para Educação!"

 (Iran Ribeiro, empresário cearense)

"Prestenção Nisso Tudo Aí..."

  "OS TRILHÕES PERDIDOS

   No dia 10 de setembro de 2001 o vice-presidente Dick Cheney foi na TV criticar os gastos militares dos EUA. Falou que 2,3 TRILHÕES de dólares haviam se perdido nas contabilidades do Pentágono. Um dia depois acontecia o maior atentado de falsa-bandeira da história mundial. E um dos 'aviões' (que ninguém viu direito) atingiu exatamente a área de contabilidade do Pentágono, matando funcionários, destruindo registros e qualquer chance de descobrir o paradeiro desse dinheiro. No mesmo dia desapareceram 720 milhões de dólares em barras de ouro, que estavam armazenadas no subsolo do World Trade Center 4. Isso sem falar nas estranhíssimas transações financeiras que aconteceram envolvendo o mercado especulativo, meses antes dos ataques, e nas que aconteceram no dia e cujos registros acabaram se perdendo na papelada e computadores que explodiram junto com os prédios. Não se pode dizer que os norte-americanos não são pragmáticos e eficientes. Lucram até numa farsa extremamente difícil e arriscada de se perpetrar. Mas nunca ficam satisfeitos. E novamente aproveitaram outra oportunidade pra tirar MAIS dinheiro dos cofres públicos, dessa vez com a farsa da Crise econômica de 2008. Enquanto os executivos fingiam surpresa e os analistas do Governo insistiam em cobrar do Congresso uma quantia absurda pra 'salvar' as empresas, a verdade era que essa bomba tinha relógio e vários economistas já haviam alertado o governo (no que foram solenemente ignorados). Nenhum executivo das empresas teve prejuízo com a Crise, ao contrário, todos os bônus foram pagos, e no governo Obama $700 bilhões foram tirados dos contribuintes norte-americanos praticamente da noite para o dia, seguindo orientações da MESMA equipe econômica do Governo Bush que deixou a situação chegar onde estava. O dinheiro não estava vinculado a nenhuma obrigação por parte das empresas, e o que acontece quando você dá dinheiro na mão de um ladrão? As empresas beneficiadas com o 'resgate' financeiro do contribuinte depositaram esse dinheiro em paraísos fiscais, como as Ilhas Caiman, onde estão livres de taxas (e assim causando prejuízo à economia dos EUA). Empresas como a Goldman Sachs, o Citigroup, a American Express, AIG, Bank of America, General Motors, JP Morgan Chase, Merrill Lynch, etc. A companhia AIG foi 'salva' da falência com $180 bilhões do dinheiro dos contribuintes, mas isso não a impediu de pagar $165 milhões em BÔNUS pra seus executivos, muito menos de distribuir esse dinheiro com outros bancos americanos e europeus, notadamente o Goldman Sachs Group Inc. Esse banco é interessante pois participa ativamente do poder econômico dos EUA. Edward Liddy é o CEO da AIG e foi um dos diretores da Goldman Sachs, enquanto Henry Paulson, secretário de tesouro do presidente George W. Bush (e responsável pelo estado de coisas que desencadeou a crise) TAMBÉM era da Goldman Sachs. E a administração de Obama está INFESTADA de gente da Goldman Sachs. Então estamos falando aqui de colegas, raposas cuidando do galinheiro, assim como é o Congresso Brasileiro. Só que lá o assalto aos cofres públicos é muito mais violento, na casa dos bilhões. As agências de 'rating' - totalmente desreguladas e comprometidas tão-somente com os lucros - causaram a desvalorização imobiliária de 2008, e são elas que classificam países (inclusive o Brasil e a Europa). Portugal caiu de "rating" e está em crise, assim como a Grécia e a Irlanda, enquanto Itália e Espanha estão à beira do precipício. Que poder é esse que é dado pra empresas privadas destruírem países, enquanto todo mundo sabe que os EUA estão imprimindo dinheiro sem valor algum e com uma dívida interminável, e ainda assim recebendo classificação AAA? A China já botou suas barbas de molho, e sinalizou que pode parar de bancar a farra dos EUA (que só não fale porque a China compra papéis dos EUA, num interesse mútuo). O Japão (outro que sustenta os EUA) também tem seus próprios problemas pra cuidar, então uma crise de proporções gigantescas pode estar no horizonte muito em breve. Crise esta que pode beneficiar os planos de gente como os Rockefeller, que controlam a economia e querem há muito implantar uma moeda única pra o continente americano, o Amero, em substituição ao dólar. Está circulando uma história de que uma parte das reservas de ouro dos EUA (o lastro da economia de todo país) é FALSA. Em Outubro de 2009, a China supostamente recebeu dos EUA cerca de 60 toneladas de ouro, como acerto de contas no balanço de comércio externo. Com a entrega, Pequim testou a genuinidade do ouro recebido tendo concluido que se tratava de 'ouro falso': Eram barras de tungstênio revestidos com cobertura de ouro. As 5.700 barras falsas estavam devidamente identificadas com chancela e número de série indicando a origem - Fort Knox, USA. A história ganha e muito um ar de veracidade porque o Congressista Ron Paul quer que o governo abra os cofres e conte TODAS as barras de ouro, algo que não é feito desde a época do presidente Eisenhower. Isso é ainda mais agravado quando se sabe que o Federal Reserve (dono de 5% do ouro, e que de federal não tem NADA) tem o poder de secretamente vender ou trocar ouro com outros países. Incluíram até o caso Dominique Straus Kahn como uma conspiração, supostamente porque ele tinha ido aos EUA justamente pra clarificar as razões que levavam os norte-americanos a protelar continuamente o pagamento devido ao FMI de quase 200 toneladas de ouro. Um dia talvez saibamos da verdade, mas o Primeiro-Ministro da Rússia, Vladimir Putin, já deixou no ar que tudo não passa de uma armação. Por fim, deixo a recomendação de quem quiser saber mais sobre a política e manipulação financeira dos EUA assistir aos documentários Inside Job (que ganhou o Oscar 2011) e um delicioso documentário-comédia chamado The Yes Men Fix the World, em que dois ativistas se fazem passar por membros de megacorporações, dando depoimentos absurdos em TVs e congressos.'

  Fonte: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2011/07/os_trilhoes_per.html

  'Pois bem. Isso ainda vai dar me#d@!!! Tenho dito... E sempre!!!'" (Manuel de Jesus)

O BRAVO HOMEM QUE FALAVA DE TERNURA

    Por João Alfredo T. Melo
  "8 de outubro: dia de (re)lembrar - siempre! - Che Guevara, o revolucionário (argentino), exemplo de luta e coerência, que falava de amor e ternura."

TAPE O NARIZ QUE LÁ VAI!

  Carlos Silva
 
 "Fedentina exalando na janela do meu apartamento e eu sem saber o que era. Descobri. É um debate entre Fernando Hugo e Ciro Gomes."

GRAÚDOS DO MUNDO, DESUNI-VOS!



  "'O Tasso não merecia passar o que está passando, por tudo que fez pelo Ceará. Não merecia ficar com dois deputados estaduais: um, porque é parente, e outro porque é doido e ninguém quer', disse o ex-governador Ciro Gomes, ao ser entrevistado pela Rádio Campo Maior, de Quixeramobim, nesta semana, após palestra para empresários e lideranças políticas da região sobre Conjuntura Nacional.
A resposta foi a uma pergunta sobre a debandada de parlamentares do PSDB para o PSD, sigla alternativa do Palácio da Abolição. O PSDB ficou com apenas João Jaime, casado com sobrinha de Tasso, e com Fernando Hugo, que reagiu a essa crítica indireta de Ciro qualificando o ex-governador de 'desocupado profissionalmente'."

  (COLUNA Vertical/ O POVO)

  DO BLOGUE: O título da matéria é nosso!

São Paulo Comemora o Dia do Nordestino


   "Com uma população de cerca de quatro milhões de nordestinos, São Paulo comemora neste sábado (8) o Dia do Nordestino. A lei, em vigor desde 2009 e de autoria do vereador Francisco Chagas (PT), nascido no Rio Grande do Norte, é uma homenagem ao centenário de nascimento do cearense Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. (...)." (Blogue do Eliomar)

COREAÚ: 141 ANOS! O CEMITÉRIO DA SEDE (RUA SÃO MIGUEL)

 

 "Mal cuidado e  preservado!" (Manchão, também autor da foto).


  Para ver mais fotos, vá ao Blogue do Manchão ou ao RM no Foco.
  
  http://www.grandevarzea.blogspot.com/
  http://coreauemfoco.blogspot.com/

GATOS PINGADOS, FILHOTES DA MIOPIA!


  Nas aulas de sábado, que foram empurradas pela Prefeitura de Fortaleza, por conta da greve, três ou quatro gatos pingados, para cada Professor. Os alunos sumiram! Os sábados estão esvaziados, as aulas repetitivas e o poder público, cego! Os fins de semana deveriam ser repletos de música, artes, dança, filmes, artesanato e oficinas. Deveriam...

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...