sexta-feira, 24 de junho de 2011

COISAS DO RÁDIO

   Nonato Albuquerque responde pergunta nossa, no Blogue Gente de Mídia:

 "João Teles escreve: 'Paulo Oliveira irritou-se porque disseram que ele não faria o programa na Verdinha, sem um jornal na mão. E agora, Nonato? Os radialistas dependem tanto desse instrumento? As rádios têm produção e radiojornalismo ou isso é ficção?'

  'R - Meu caro João, não acreditamos que uma emissora do porte da Verdes Mares se limite à leitura de jornais, muito embora reconheçamos que algumas rádios ainda vivam desse expediente.

  O correto é você pesquisar uma informação de um meio impresso ou online, orientar a produção para aprofundar a notícia, pautando uma entrevista ou uma reportagem que possam acrescentar algo à informação impressa. Ler por ler jornal, isso é não é o recomendável.(...)'"

HIPOCRISIA

  A mocinha da Globo fala na novela do "garoto que eu fiquei", quando deveria referir-se ao "garoto com quem fiquei", ou "a quem namorei". E não vejo o show de hipocrisia assistido há pouco tempo contra um livro de vanguarda do MEC!

DE QUE TIPO?

 Quando o Estado fala em analfabetismo, principalmente com dados oficiais (ou seja, dele), fico a me perguntar: de que tipo de analfabetismo o Estado fala? Do crônico, do superficial, do funcional? E o que é um analfabeto, se muitos deles estão sendo "promovidos" na escola?

FÓRUM COREAÚ

  "O Estado do Ceará reduziu a taxa de analfabetismo para as pessoas com 15 anos ou mais de idade em 29,05% entre os anos de 2000 e 2010, passando de 26,5% para 18,8%, o número de analfabetos nessa faixa etária.Os dados são revelados pelo Informe/Ipece, divulgados no último dia 21.

  Todos os 184 municípios do Estado do Ceará reduziram suas taxas de analfabetismo na última década.

   No ano de 2010, os municípios de Fortaleza, com 6,9%, Pacatuba (9,4%), Maracanaú (9,7%), Caucaia (12,9%), Eusébio (13,5%), Crato (15,0%), Maranguape (15,4%), Horizonte (15,7%), Juazeiro do Norte (16,2%) e Sobral (17,0%) apresentaram as menores taxas de analfabetismo.

  Maiores taxas 
 
  Os municípios que apresentaram maiores taxas de analfabetismo foram: Salitre (39,9%), Granja (38,6%), Coreaú (36,8%), Quixelô (36,8%), Uruoca (36,5%), Graça (35,7%), Croatá (35,5%), Barroquinha (35,5%), Tarrafas (35,5%) e Parambu (35,1%)."

  (O Povo)

VIOLÊNCIA, INCLUSÃO E UNIÃO HOMO-AFETIVA

  Os Professores convivem com uma enxurrada da temas sobre os quais ele precisa "estar por dentro". Como pode estar sabendo das coisas sem formação continuada? Alguém aí se sente preparado a enfrentar tantas teorias, em busca de uma prática mais adequada ao mundo de hoje?

VELHO MACHO!

  Quem apareceu hoje na Praça da Gentilândia, para conversar com os Professores, foi o padre Haroldo Coelho. Generoso a valente pegou o microfone e falou com a energia de um noviço! Dá gosto ver alguém que não vende a alma ao diabo, com tanta gente frouxa por aí! Padre Haroldo, você é gente!

 

PRA QUEM GOSTA DO BIGODE

  http://twitter.com/#!/BelchiorFrases

AOS DESAVISADOS

  A greve faz parte da luta de classes. Uma classe proletária, sem máquina ou Estado, luta contra outra classe que tem todo o aparato nas mãos, inclusive o da Justiça amiga. Justiça é um poder burguês! Nenhuma ilusão com ela! Os grandes homens da Justiça no Brasil levam uma vida faustuosa! Queriam o quê? Numa greve se perde ou se ganha! A perda ou o ganho faz parte do negócio. Cabe a nós, conhecedores do campo minado e, sabendo quem estar do nosso lado, nos politizar mais e sempre, para continuar remando contra a maré!

PSB: NOVOS FILIADOS, NOVOS AMARANHADOS...

 Os novos filiados do PSB dos Novais estão tendo problemas dentro do partido. Edson Silva, da ala cidista mostrou desconhecer a história, como você viu no texto do sr. Sérgio Novais. Já o Dr. Sarto, outro deputado estadual da cota dos Ferreira Gomes, foi ridicularizado na Assembleia pela irmã de Sérgio, Eliane Novais. Segundo ela, o deputado, numa das poucas aparições no partido, perguntou pelo banheiro. Os companheiros avisaram que o equipamento estava atrás do novato. Se ele não sabe onde é o banheiro da sede, como vai provar que conhece a história e o programa da agremiação?

CUTUCANDO OS FERREIRA GOMES

  "A 'reunião' do Diretório do PSB no dia 20 de junho gerou diversos sentimentos entre os socialistas: alegria, tristeza, motivação, desprezo e piedade dentre outros. Esta foi precedida por uma grande plenária, com mais de quinhentos filiados que buscavam entender uma convocação extemporânea e golpista. A reunião contou com a presença de parlamentares federais, estaduais e municipais que pouco frequentam os meios socialistas.
O deputado federal Edson Silva iniciou as falações, saudando o fortalecimento do PSB no Ceará e no Brasil e blá…blá…blá…, encerrando seu discurso dizendo-se feliz por pertencer ao partido cujo fundador foi Miguel Arraes(!). Palmas de muitos e olhar de espanto e constrangimentos de outros. O deputado representando o clã dos FG demonstrava descuido e total desconhecimento da história partidária do socialismo no Ceará, no Brasil, nas Américas e no mundo. O deputado com dois anos de filiação no PSB continua sem saber onde está, como aqueles que o convidaram a filiar-se – Ciro, Cid e Ivo. ARENA, PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB, ufa! O partido da vez e do Poder em sua época. Arraes, quando da fundação da Esquerda Democrática que originou o PSB, tinha 31 anos, era advogado do Governo de Pernambuco e estava sendo nomeado para seu primeiro cargo político, assumindo a Secretaria Estadual da Fazenda por indicação do governador de então, Barbosa Lima Sobrinho, do extinto PSD – Partido Social Democrata.
  Portanto Arraes, à época um bom técnico, estava longe da fundação de um partido. Arraes sucedeu Pelópidas da Silveira na Prefeitura do Recife, na famosa Frente Popular do Recife e ganhou o Governo de Pernambuco em 1962 pelo PST – Partido Social Trabalhista, de onde foi caçado pelo golpe militar de 64.
  O 'fundador' do PSB só entrou no Partido em 1990, portanto 43 anos após a sua fundação pelo baiano João Mangabeira e pelos ilustres jornalistas cearenses Jader de Carvalho e Moraes Né. Cinco anos após a sua re-fundação pelo cearense Roberto Amaral, pelo piauiense Valton Miranda e pelos cariocas Antonio Houaiss e Jamil Haddad.
Paro por aqui para não cansar os neossocialistas na primeira aula e por respeito aos leitores deste blog que conhecem a história. 
  Arraes gostava das coisas boas da vida, gostava muito da política e de seus causos.  Ser ungido a fundador do PSB, quando em sua mocidade sequer sonhava com isto, seria mais um causo na sua farta coleção. Arraes sempre brincava com sua longevidade. Vamos pedir piedade…"

    Sergio Novais
   (Presidente do PSB Municipal e Sindicalista)

   (Blogue do Eliomar)

OUVIR MÚSICA. O QUE É ISSO?

  Há quem ouça música de qualidade, ligando-se à letra, à melodia, à poesia, ao que é dito. E tem quem ouça zoada e pancadaria! Gosto duvidoso, por uma "obra" de qualidade idem. Respeito os gostos, claro! Mas tenho visão crítica sobre eles. Música é arte que transmite mensagem e faz pensar! A música é feita por um compositor que lê, estuda e reflete, antes de por as ideias no papel. Portanto, é algo sábio, inteligente! Não é para qualquer um! Em música já se falou até da História! Lembram de Chico Buarque reclamando da censura, imposta pela ditadura militar ("Pai afasta de mim esse cálice, pai...")? Resta-nos ter paciência com aqueles que nos impõem seu porre "musical"...

AGORA É OFICIAL

   A greve de Fortaleza foi suspensa no final da manhã de hoje. Segue o estado de greve, com duas paralisações já marcadas: 01/06 e 06/06. A luta pelo Piso continua também, com a reabertura de negociações com o governo municipal.

CHUVA NA CAPITAL

 Chove desde a madrugada em Fortaleza. Já se vê a movimentação de jornalistas pelo Twitter. Hoje a moçada tem pauta gorda! Nas ruas está o caos!

O CAOS ESTÁ INSTALADO! CHAMA A JUSTIÇA!

  "Professores podem sair, mas outras categorias cogitam parar.

 Além dos professores municipais, que estão em greve há quase 60 dias e que decidirão hoje se voltam às aulas de aula, outras 11 categorias que prestam serviço à Prefeitura de Fortaleza, ameaçam paralisar atividades."


  (O Povo)

VEM BOMBA POR AÍ!

 "80 prefeituras já contrataram serviços de empresas envolvidas em esquema fraudulento", dizem os matutinos. Que os prefeitos preparem os ônibus para as fugas!

ENQUANTO O POVO SOFRE...

  Autoridades de saúde avisam: Mamógrafos estão ociosos no Estado! Esta realidade é a mesma de todo país! Falta gestão!

LUTA QUE SEGUE!

  Dia 29 tem assembleia do Estado e dia 06 de julho tem Paralisação Nacional em favor do Piso. Os poderes não vão viver sem nós em seus calcanhares!

MUNDO TORTO!

 A greve é ilegal porque as aulas devem obedecer ao atendimento de serviços essenciais, diz a Justiça. A mesma Justiça permite que uma lei federal seja vilipendiada e renegada.

 A ONU enquadra o Brasil na rota da droga no mundo. A mesma ONU que faz vistas grossas à invasão de países, num desrespeito a eles e à auto-determinação dos povos.

ILEGALIDADE CONFIRMADA

  "O desembargador de plantão no TJCE, Jucid Peixoto do Amaral, não concedeu mandado de Segurança ao Sindiute.

   Diário do Nordeste teve acesso exclusivo ainda na tarde do feriado. Com a decisão, os grevistas pagarão multa diária de R$ 10 mil caso desobedeçam à decisão judicial.

   No pedido de concessão do mandado de segurança, o Sindiute e a UTE alegaram que, se o recurso não fosse concedido, estaria ferido o direito de greve. Mas, no seu despacho, Amaral concordou o entendimento de Santos. 'A Educação se insere no rol dos serviços essenciais, é um direito garantido pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente'."

  (DN)

A CIDADE NÃO PARA

Vamos lá, travez!