domingo, 25 de março de 2012

O ARAUTO DA MORALIDADE



   "Demóstenes Torres sob ameaça de expulsão do DEM", diz a imprensa. Falam no envolvimento do senador com o mafioso Carlinhos Cachoeira. Esse não era aquele outro dono da verdade!?

RECEBEMOS DE MANUEL DE JESUS


        Prezado Manuel de Jesus, Paz e Bem,

Como me faz bem ler os textos analíticos, com o toque de humor que só o Manepa sabe fazer com irreverência e abalizadas referências.  Os inerentes ao “Dia de São José” e ao passamento do grande humorista brasileiro Chico Anysio de tão expressivos, para mim, são obras antológicas.
Espero que você, nobre escriba, não venha, outra vez, considerar minhas palavras como elogios aveludados. Estas são sinceras, pertinentes e reconhecedoras do seu brilhante talento, de sua calorosa verve e de sua escorreita escrita (“Cum Cura Scribere”, como nos ensinou o Mestre Manepa, royalties para a Academia de Letras de Sete Lagoas, em Minas Gerais).
Saiba você, também, que suas crônicas são prosas de estilo refinado e de agradável humor, porque elas trazem a marca de sua inteligência e o pendor para o dito faceto que lhe é peculiar. Muitos buscam os títulos de críticos e de humoristas, porém não são possuidores nem do talento necessário, nem da linguagem hilariante, que dão o cunho sadio e grave a pronúncia nos dois casos.
Caro escriba, no ensejo, em respeito a sua convicção doutrinária, estou enviando-lhe uma foto de um selo lançado pelo Correio Nacional, encontrado na internet. Portanto não tenho na minha coleção de relapso filatelista. Trata-se da homenagem ao 1º Centenário da Codificação do Espiritismo – 1957. Talvez, você já o conheça.
Na oportunidade, destaco que, nas p. 538-540 do livro História de Coreaú (1702 – 2002), pode ser encontrada a biografia do coreauense Francisco Prado, detentor de ligações íntimas com o espiritismo cearense de sua época, fato referido na obra de Luciano Klein Filho, Memórias do Espiritismo no Ceará, lançada em 2000.

Fortaleza, 24 de março de 2012, às 11h22min.
Leonardo Pildas

SÓ VAI RINDO!

UM TEXTO MAGISTRAL DE BERTOLD BRECHT, COM ANTÔNIO ABUJAMRA. CONTEXTO: A COMPLEXA ALMA HUMANA

NOME DO RÁDIO: GOMES FARIAS



  Um político de ideias duvidosas. Um governista inveterado. Um locutor que, muitas vezes, erra os nomes dos jogadores. Um torcedor (do Ceará) de microfone. Mas, o maior narrador destas terras alencarinas! O Jorge Cury daqui...

A MARGINALIZAÇÃO NAS TORCIDAS DO VELHO PEBOL

  "Dois torcedores do Fortaleza presos nos banheiros do PV por posse e utilização de cocaína"
  "Guardas municipais são baleados por torcedores no Terminal do Antônio Bezerra" 
  "Torcedores jogam objetos no campo. Polícia é chamada" (Net)


BIBLIOTECA: MAIS UMA QUE SE FOI!

Blog de professoragildenia :Professora Gildênia em poucas palavras, CARTA do Prof. GILDEMAR PONTES à Ministra da Cultura ANA DE HOLLANDA
  DIVULGAÇÃO DA CARTA DO PROF. GILDEMAR PONTES (A PEDIDO DELE) À MINISTRA DA CULTURA ANA DE HOLLANDA:

  "Prezada Ministra da Cultura,
Artista, Leitora, Ana de Hollanda.

  É com imenso pesar que venho pedir a Senhora Ministra que encaminhe para o Brasil inteiro uma NOTA DE PESAR pela quase morte da Livraria Lesco-Lesco, situada no Calçadão Tenente Sabino, 63 - Centro, cidade de Cajazeiras-PB, cidade que ostenta o jargão de ter sido 'A cidade que ensinou a Paraíba a ler'.

  Creio que a excelentíssima ministra poderia abrir um inquérito criminal para apurar as condições que levarão a óbito mais uma Livraria neste país.

  Posso emprestar meu nome de escritor, professor universitário, leitor e co-proprietário da Livraria Lesco-Lesco como testemunha principal no processo. Eu vi, com estes olhos que a terra há de comer; eu ouvi, com estes ouvidos entupidos por essa música ordinária e estupidificante que tomou conta das rádios do país, e tem feito a juventude perverter seus valores morais e éticos, rebolando e repetindo como papagaio refrões que degeneram a condição feminina e exaltam a imbecilidade masculina; sim, senhora ministra, eu sou testemunha ocular e auricular. 

   A cidade de Cajazeiras tem o privilégio de ter um campus de uma Universidade Federal de Campina Grande, um Instituto Federal, três Faculdades Particulares e inúmeros cursos caça-níquel oferecidos por universidades/ Faculdades de fachada. Lamento, como professor da Universidade Federal, que a educação esteja também caminhando célere para a agonia de esperar a sua barbarização. Sou articulista ocasional de jornais e sites e, sempre que publico um artigo sobre educação, recebo inúmeras palavras de conforto, como se eu, pobrezinho de um professor, estivesse arquejando numa profissão que só teve passado. É, a senhora há-de convir que não há futuro para nós, devotos homo sapiens escolarizados.

  Não irei de forma alguma colocar culpa no governo, o governo para a massa é uma abstração representada por um(a) vereador(a), um(a) deputado(a), um(a) senador(a) e um(a) presidente(a) inacessíveis. Quando o povo chega perto de um político é para pedir favores e/ ou esmolas, o que dá no mesmo.

  A senhora, como artista, tem um currículo portentoso, por isso é ministra com categoria para tal. Mas os artistinhas das cidadezinhas dos interiorezinhos deste gigante adormecido, quiçá anestesiado, Brasil, gostariam de ter uma conversa com a senhora, procurar entender como é ser artista aí por cima, quando aqui embaixo a cultura anda cada vez mais curta, apesar dos esforços dos editais e das políticas dirigidas aos que sabem elaborar projetos. Pois é, para os artistinhas, principalmente os populares, a maior barreira entre a cultura e a curtura é um projeto.

  Bem, mas não quero desfocar o objeto desta carta, que é a denúncia do crime contra os leitores brasileiros. Quando eu era universitário, na década de 80, ouvia falar que havia mais livrarias na cidade de Buenos Aires do que no Brasil inteiro. Creia, minha ministra, eu morria de vergonha. E naquela época eu coloquei na cabeça que iria ter uma Livraria para poder diminuir esta relação entre 'los hermanos' borgistas e cortazistas da capital argentina, e nós, boleiros pelezistas, ronaldistas e agora, perdoe a má palavra, bigbrotherzistas. Minha mãe diria, sem entender o que falo, 'cruz credo, meu filho'.

  Não sei se a senhora é uma destas mulheres chatas da administração, com cara de sargentão, sem ofensas ao sargento, que pensam que a igualdade de gêneros é uma imposição e tratam os homossexuais, negros e índios como cotistas de uma civilização morena, como diria o velho Brizola. E daí passam a discriminar o povo como homofóbico, racista e colonialista, quando na verdade o povo precisa é de Educação, Emprego, Saúde, Cultura, para entender minimamente o que é bem estar social e igualdade de tudo. Excetuo a senhora disto, porque respeito e admiro sua família, principalmente o Sérgio Buarque de Hollanda.

  Mas lamento e me revolto pela morte de uma Livraria, porque sou escritor, professor e leitor, repito. E vou depor em todos os fóruns onde possa alcançar a minha voz e a minha palavra escrita, que nós sucumbimos muito com a morte dos nossos valores culturais e intelectuais."

  Carlos Gildemar Pontes
  Escritor, Professor de Literatura da UFCG, Editor da Revista Acauã. (83) 9110.9503.

E NA SALA DE AULA...

UM DOCE LIVRO!

   Já passei do meio do livro Orgias, de Luis Fernando Veríssimo, lançado em 2005, pela Editora Objetiva. Crônicas maravilhosas. Recomendo!

FALTA DE IDENTIDADE

  PCB, PC do B e PPS comemoram os 90 anos do PCBÃO, dentro de um uru chamado incoerência, feito com cipós da mata governista.

COMO NO PASSADO...

  Coreaú: campanhas eleitorais do passado:

  "Falou e disse, falou e disse. Moacir para prefeito e Messias para vice! Não há quem possa, não há quem possa! Pois dessa vez a parada é nossa!"

  * Moacir Ximenes
  * Messias Branco

O ESTADO REAL!


  Presos usam máscaras cirúrgicas, numa cela-depósito, em que um preso está (ou estaria) com tuberculose. A foto é do Blogue do Eliomar e delegacia é o 8o. DP (bairro Prefeito José Walter), aqui pertinho...


LASCA O NOSSO JAMEGÃO NESSA TAMBÉM!

"Livrai-me meu Deus e Pai
Neste domingo feliz
De gente como este Ciro
Que nunca faz o que diz,
Prega ser o mais decente
Mas agride, enrola e mente
Ao povo deste País.

  A propósito: O PMDB do Ceará, que apóia 'in totum' o governador Cid Gomes, irmão do Ciro, é também 'um feudo de chantagistas'? E por que o deputado Carlomano Marques, do PMDB, tão apressado em criticar a oposição, fica caladinho quando Ciro agride seu partido? Carlomano gosta de chamar seus contraditores de analfabetos. Neste caso, eu sou mesmo ignorante, por não conseguir entender estas coisas estranhas..."

O DONO DA VERDADE TODA!

  "Sobre a entrevista do Gomes mais velho na TV O Povo (...) Muita lorota! Ciro foi feroz, como é normal. Desceu a lenha em L, Roberto Pessoa & Cia."
  
  (ERIVELTO DE SOUZA)

EM DEFESA DE CUBA

  "Engana se quem pensa que o Papa vai a Cuba fazer o jogo da Casa Branca! Quem mais desresepeita dos direitos humanos no mundo são os EUA! E quem denuncia isso? Por que os 800 jornalistas presentes em Cuba não mostram criancas de rua e mendigos nas calcadas? Porque não existem! A direita não se conforma com o fato de Igreja Católica, em Cuba, rejeitar os oportunistas considerados dissidentes!"

  (FREI BETO)

O CORONELISMO... DOS OUTROS!

  Um sobrinho do coronel de Granja fala contra o coronelismo na TV. Vá acreditar em político!

MORAL E CÍVICA E OSPB

   "Na ditadura militar criou-se a Moral e Cívica, a OSPB e Problemas Brasileiros. Objetivo: doutrinar, domesticar, dominar, controlar. (...) Com a derrota da ditadura e a volta na lei do Estado Democrático de Direito, todos os Professores e Professoras, principalmente, os de História, Geografia, Sociologia e Filosofia podem e devem trabalhar, democraticamente, aqueles conteúdos, que no período da ditadura eram usados de maneira nazi-fascista nas disciplinas (citadas)..."
  (CÂNDIDO PINHEIRO, PROFESSOR)

ESCOLA VIVA!

   Agora de manhã, a escola estadual Profa. Diva Cabral, que fica ao lado do Maraponga Mart Moda (Fortaleza), está chamando a comunidade para matrículas. Nem todas ficam na letargia... Nas escolas impera uma FORTE lei: a do menor esforço!

RUA 25 DE MARÇO NA HISTÓRIA



   Rua 25 de março (arquivo Nirez)

O MAPA DA HISTÓRICA RUA...


25 DE MARÇO


  Rua 25 de março, no Centro de Fortaleza. Nela fica a Rádio Dragão do Mar, aquela que teve controntos com a ditadura militar.

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...