Via Ponto Poder|DN
BLOG COREAÚ CEARÁ/Prof. João Teles de Aguiar
UM ESPAÇO PRA DEBATES SOBRE CULTURA E EDUCAÇÃO (85) 985863910 (Fortaleza) - coreausiara@yahoo.com.br - Leia e comente!
quinta-feira, junho 25, 2026
COISAS DO RÁDIO
"O programa Cabana do Pajé é uma atração popular do rádio, comandado pelo comunicador Carlos Roberto Pajeú. Vai ao ar de segunda a sexta-feira e mistura entretenimento, radioteatro, causos e jornalismo, e é retransmitido pela internet e emissoras parceiras. Apresentador: Carlos Roberto Pajeú (ex-sonoplasta da Rádio Globo).Estilo: Mescla rádio popular, crônicas, humor, música e notícias, contando com participações e quadros como o de Marcos Niemeyer. Horário: das 4 às 06h. Rádio Assunção Cearense (AM 620), de Fortaleza. (...)." - apanhado (Net)
JOÃO BATISTA
João Batista foi um profeta
Do século I, veja bem
Reverenciado, digo
Como precursor e além
De Jesus, nosso menino
Tá na Bíblia, diga "Amém"!
-
Filho do bom Zacarias
E de Isabel, lembrado?
Pregou o batismo, sabe?
No Jordão, bem inspirado
No rio que tá no texto
Eu falo do lá, sagrado!
-
Foi ele quem batizou
Você sabe, o Nazareno
Mas foi um decapitado
Herodes, nada sereno
Tirou-lhe a vida, malvado
Usando todo o veneno!
_
O João tinha um estilo
De vida, bem sureal
Vivia lá, no deserto
Com pele, no areal
De camelo, já lhe digo
Uma vida especial!
-
Usava cinto de couro
E alimento diferente
Comia mui gafanhotos
E andava sorridente
Por que era um escolhido
E a Deus era temente!
-
Mel silvestre era a escolha
Pra sua alimentação
Ele ouvia de Isaías
Toda sua pregação
Pra preparar o caminho
Do bom Deus de devoção!
-
Foi nas águas do Jordão
Ele foi e deu a luz
Aos caminhos do bom Cristo
Ao nome santo fez jus
Pois isso, via João
Seja aqui, seja na cruz!
IGREJA
Acho que eu vou a um confissionário, falar com um servo de Deus, pra ver eu se acabo em mim, essa inveja do Murinho Filho. Oh, bocado ruim!
DE SOBRAL
O camarada de cabeça baixa aí, é o prof. Valdemir Neves, cabra de Taperuaba; trabalha aqui comigo e há trabalhou em Maracanaú, onde foi meu comandado, quando fui vice-diretor (sim, eu já caí nessa fraqueza, um dia)!
INSPIRAÇÃO
Gosto de gente inspiradora, seja de onde for. A beleza da pessoa humana não tem fonteiras.
Mário Sérgio Cortella e Cláudia Costin, são pessoas assim. Dos que se foram, meu mestre (terreno) maior Paulo Reglus Neves Freire!
Freire era pra se chamar Paulo Rego Neves Flores!
Bíblico e da Natureza!
Na música, Chico. O Buarque maior!
O IMPÉRIO DA CHATICE
O tango é uma dança que funciona como se um corpo dizesse pro outro: - Você é maravilhoso!! Tomara que não inventem um VAR pro tango!
OS MAIORAIS - 3
Bodinho era um velhinho que vendia revistas em sua banca, na Praça do Ferreira; como Mário Gomes, era amigo de grandes figuras públicas da cidade, que vivem|viviam a cidade.
Diferente de tipos, como Tasso e Cia., que NUNCA enxergaram essa bela metrópole, que encanta|encantou tantos poetas e compositores.
Tive o prazer que viver de baixo do mesmo sol, que essa gente toda, graças a Deus!
OS MAIORAIS - 2
Conheci Mário Gomes, na Praça do Ferreira. Era um boêmio errante e cervejeiro, que fumava feito caipora. Era averso ao trabalho e morava com a mães, pros lados do Bom Sucesso. Fazia morada na praça onde tinha seu "escritório". Foi amigo|pareceiro de grandes nomes do jornalismo, do rádio e da advocacia... Antes de morreu zanzou pela ruas e foi acudido por um empresário|livreiro, que não conheci!
Estive lá perto dele, umas poucas vezes.
Já Muriçoca era porteiro do Theatro José de Alencar; tinha esse opelido, por conta de sua magreza! Nirez e Raimundo dos Queijos são vivos e Chistiano Câmara viveu até pouco tempo.
Zé Limeira foi o torcedor-símbolo do Ferroviário, que eu também alcancei. Homem do povo, ligada pros programas esportivos e falava coisas, do tipo: - Sérgio Pinheiro é maior comentarista do Brasil e é da Rádia Verde Mares!
Uma figuraça
UMA ELITE, COM ALGUNS SUJEITOS METIDOS A BESTA
"O doutorado no Brasil corresponde a cerca de 0,3% da população. Isso equivale a aproximadamente 10 doutores para cada 100 mil habitantes, uma proporção ainda considerada baixa; nos países da OCDE possuem uma média de 30 doutores, por 100 mil habitantes." - com informações da Net
Do Blog: Privilegiados, formados (a maioria) pelo poder público e que deveriam colocar-se a serviço da população, nas escolas, órgãos públicos, comunidades pobres, etc.
Mas o que se vê? Pedantismo academicista!
POLIFUTRICA
Eleição no Ceará se ganha com voto cidadão, na Região Metropolitana, e apoio de prefeitos, no interior. Pouca coisa escapa disso. Por isso, Elmano, Camilo e Cia. não tem que perder tempo com fuxicada!
quarta-feira, junho 24, 2026
TRETA DO MURINHO
Ele agora diz que Elmano tem ciúmes, do doutorado dele. Ou seja, o 5o. Ano Escolar, entrou no debate fraco. Até os monólitos de Quixadá sabem Mauro Benevides Filho, é Ciro, sempre foi. Por que só agora a ciumeira de Elmano de Freitas?
Murinho, arruma uma pauta estadual, pra chamar de tua, pelo menos de uma lauda, vai!
VI NA JANGADEIRO
"O filho de Carlos Alberto Queiroz Pereira (PSB), ex-prefeito de Choró foragido, desde 2024, foi preso nesta quarta-feira (24), durante cumprimento de mandados de busca e apreensão no andamento das investigações sobre o político.
O Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal cumpriram cinco mandados expedidos pelo juízo da 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza. Durante as diligências, o filho do político conhecido como Bebeto do Choró foi preso em flagrante, pelo crime de lavagem de dinheiro.
Foram apreendidos documentos que serão analisados pelos dois órgãos. Segundo o MPE, as diligências continuam ao longo do dia. (...)."
E AGORA, OPOSIÇÃO?
O filho do Bebeto do Choró foi preso. Disseram que o Governo não queria prender ou importunar esse sujeito, como se Elmano fosse juiz de Direito ou desembargador. Se o pimpolho dele foi preso, não o incomodou?!
O discurso do pessoal do lado de lá, foi pro ralo!
32
-
Via Rogério Cristino https://revistarba.org.br/3d-flip-book/rba-169/ (a partir da página 58!)
-
Vou tentar em meus versos, (1) uma história aqui narrar, acontecida bem no passado, Que muito ouvi alguém contar, Da lenda de uma besta-lou...