sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A HISTÓRIA DO CEARÁ E OS GRANDES CRIMES COMETIDOS

   Nos governos Tasso foram dados os grandes golpes na pecuária, na cotonicultura e nas culturas da cera de caunaúba e da mamona. A pecuária, que foi a responsável pela ocupação inicial do Estado, merecia melhor tratamento. O gado bovino, foi tão importante no passado, que era comum se ouvir: do boi se aproveita até o berro! Mas a insensibilidade do poder é gigantesca! Hoje, pagamos o pato por tudo o que ocorreu!

"PODRES PODERES", COM CAETANO VELOSO

OS PODRES PODERES



   Se os poderes tem tanta força, como tentam nos dizer os apaniguados, que gritam em desespero, porque ficam indóceis diante de um simples Blogue? Por que, cara pálida!?

FORÇA, VELHO CHICO!

  "O Estado de saúde de Chico Anysio é grave", diz o Jangadeiro Online.

APRENDIZADO...

   Os índios cearenses ou o que sobrou deles, tem o maior respeito pelos idosos, a quem chamam de "troncos velhos". Não os desprezam por nada e os ouvem antes de suas decisões... Deveríamos aprender o bê-a-bá!

ELIANA CALMON SOB APLAUSOS!

   "Indico com entusiasmo a Eliana Calmon do CNJ como a cidadã do ano.Teve a coragem de atacar os intocáveis da justiça que tanto nos envergonham!"
  (FREI LEONARDO BOFF)
  "Indico a CIDADÃ BRASILEIRA DO ANO: Eliana Calmon, do Conselho Nacional de Justiça. Ousou tocar no calcanhar de Aquiles: juízes corruptos!" 
  (FREI BETTO)

NATAL: MENSAGENS INTERESSANTES

  "Um FELIZ NATAL a todos que me acompanharam ao longo deste ano. Aos cristãos, muito MENINO JESUS no coração! Aos demais, alegria e paz!" (Frei Betto)

"Salve Deus Pai Criador,
Salve Deus Espírito Santo,
Salve o Filho, Deus de Amor
A quem dedico este canto.

Salve o Natal do menino
Redentor da humanidade,
Glórias ao Deus pequenino,
Rei Supremo! Majestade!

Nasceu em grande pobreza
A majestade real
Para mostrar que riqueza
Não é grande cabedal.

José, o pai, carpinteiro;
A mãe, a Virgem Maria;
E o rei do mundo inteiro
Nasceu numa estrebaria.

Cresceu, viveu entre os seus,
Com grande amor e bondade,
Pregando o Reino de Deus,
Esperança e Caridade.

A Boa-Nova do Amor,
Da Fé, da Paz, do Perdão
Logrou mui grande fervor
E encantou a multidão.

Igual caminheiro errante
Na dominada Judeia,
Ele se fez importante
Por palavra e por ideia

Desagradou os doutores
Da dura lei de Moisés,
Por isso os dominadores
Buscaram impor-lhe revés.

Queriam calar-lhe a voz
E o acoimaram de falsário,
Armaram cilada atroz
Para levá-lo ao Calvário.

Mataram o Cristo de Deus,
Símbolo da libertação,
Os romanos e os judeus
São réus da condenação.

Mas a glória do Senhor
Brilhou ao terceiro dia,
Pois Cristo ressuscitou
Para encher-nos de alegria!

A criancinha nascida
Na manjedoura, em Belém,
Sempre renasce na vida
De quem O ama e quer bem.

Se não guardamos com fé
Todo o Seu ensinamento
Somos iguais à maré
Sacudida pelo vento.

Somos iguais a doutores,
Escribas e fariseus,
Iguais aos dominadores
Quer romanos, quer judeus.

Que o Natal de Jesus Cristo
Seja rico e abundante
Em louvor e adoração
Ao aniversariante!!!"
  (BARROS ALVES)

SACOLINHAS DO MAL!


   Quando hoje fui adquirir um produto e levei a sacola para depositá-lo, o comerciante espantou-se por conta de minha simples atitude. Em recente viagem à Zona Norte pude perceber, mais uma vez, quão nefastas são essas sacolinhas de plásticos à limpeza dos arredores das cidades. Antes das árvores que embelezam algumas entradas de cidades, o que se vê são as terríveis sacolinhas, agredindo o meio ambiente... Outas opções existem para carregar os produtos adquiridos. Mas nossa comodidade modernosa...

E NO PLANTIO DAS ELEIÇÕES 2012...

 Hoje aparecem na mídia mais dois nomes, usados como balões-de-ensaio nas pré-candidaturas a prefeito (a) de Fortaleza. São os analistas fazendo sua fezinha, junto ao Palácio do Bispo (o segundo cliente do Estado). Elmano Freitas e Olinda Marques são eles. Você conhece?

UM COICE DA PRIVATARIA!

  "É impressionante como somos reféns das empresas de telefonia/internet no Brasil. Pagamos caro por um serviço ruim e não temos alternativa!"

  (Fabíola Cidral, da Rádio CBN/ São Paulo)

A REAÇÃO!

   O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador José Arísio Lopes da Costa, critica corte no Orçamento do Judiciário e envia ofício a Cid Gomes.

POR QUE OS BLOGUES INCOMODAM...

 Os Blogues que cobram ações positivas do poder público, tidos como de "oposição", são vítimas de ataques de sujeitos fracos e pusilânimes, que se encondem por trás do anonimato, para atirar em quem eleva a voz. Coisa freudiana! No próximo ano, todas as redes sociais terão papel prepoderante na orientação dos eleitores e na elevação do debate. E elevação de debate não se faz por trás das colunas da frouxidão e da covardia...

UMA RELHADA NO JUDICIÁRIO!

   "Cid corta R$ 130.000.000,00 do Orçamento do Judiciário para 2012."
  
  DO BLOGUE: O que é isso, doutor!

  "Cid Gomes assina oito ordens de serviço para restauração de rodovias"

 DO BLOGUE: Toda (boa) obra será aplaudida!

MAIS UMA CAMPANHA NO AR!

  (Da turma do Facebook)

COISA DA GENTE: UMA ÁRVORE DE NATAL CONFECCIONADA COM FUXICO

    
  Foto da Professora Lucimeire Batista

MEGALOMANIA: AS TRÊS LETRAS DO NOME DO "FARAÓ" CEARENSE

 
  Eis aí o Centro de Feiras e Eventos do Ceará, que está sendo construído pelo Governo do Estado. Até onde vai o narcisismo de certas "divindades" modernosas!? Sabe-se lá...

SE É HONESTA...

  De Erivelto de Sousa, jornalista e publicitário cearense:
  "Chegamos a um nível de desfaçatez tão grande que há gente querendo imolar a corregedora do CNJ, ministra Eliana Calmon, por ser honesta!"

DOUTOR BONZINHO... COM ELE!

  Cid Gomes deu 6,5 a si mesmo, como nota pelo SEU mandato. Se ele pedisse uma nota aos deputados amigos da Assembleia seria 10! Já se a pergunta fosse para Professores e Policiais... O doutor arranjou três pontos e meio onde mesmo? Às margens do Acaraú?

PRAGA DE CIGANA VELHA!

  Os servidores do Estado terão 0,5 % de ganho real. Mais um pirulito oficial! Como sempre! Tudo como dantes! Nada mudou! O modelo político do Cambeba os persegue, covardemente! Marimbondo de fogo!

FESTA DOS BLOGS

Festejos
Ensino
Simpatia
Terapia
Alcance social.

Difusão do bem
Ordem que se exige (sem ser aquela que deseja que engulamos as palavras da indignação!)
Serviço que se quer!

Bondade tamanha
Lealdade, no trato com a notícia
Oh, Coreaú-cidade-Canaã, vai, que vamos contigo!
Gostosa tu és! Por isso exigimos respeito a teu povo, a tua História!
Se isso não ocorre, os 3 Blogues abrem o berreiro, como sinal de nossa "ira justa", justíssima!

Feliz festa, Romildo, Chiquinho Neto e Benedito (Bob) Aguiar!

TWITTADA DA MANHÃ

Leitura na escola pública? A gente conduz a difusão disso... há 15 anos! E sem o azeite oficial...

FORTALEZA NOV(B)ELA

  O déficit habitacional da capital é de 75 mil moradias... Mas isso pode esperar! O gemido é alheio... O caxingado, também!

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

"'VIOLÊNCIA EM COREAÚ
Se quiserem que a violência se acabe, peçam a Deus que a cidade involua e fechem as vias de acesso a ela. Sem isso, não há cristão que barre o banditismo juvenil que infesta a velha Palma! ?marednetnE' 'Pois bem: Entendi sim, senhor!!! Tenho dito... E sempre!!!" (Manuel de Jesus)

RETALIAÇÃO E DEMISSÃO NA RECORD!

   Record demite 246 funcionários, diz Sindicato
  A Record está enxugando sua folha de pagamento em terras cariocas. Segundo o Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro, de 16 setembro até 20 de dezembro a emissora demitiu 246 funcionários, a maior parte deles do Recnov, central de dramaturgia do canal. 'Seguranças, motoristas, produtores e câmeras; os cortes atingiram todos os setores do Recnov', diz o presidente do sindicato, Miguel Walther Costa. 'Tudo começou quando iniciamos uma campanha trabalhista pelo fim do banco de horas na Record e pela volta do pagamento das horas extras. Eles estão demitindo como retaliação.' (...)."

  (DO GENTE DE MÍDIA)

A POLÍTICA COMO DEBOCHE!

   Hoje de manhã um locutor usava seu microfone de rádio, para troçar com o prefeito de Tururu, por ter aterrizado (ou aterrissado) vestido de Papai Noel no pólo de lazer do município, para entregar presentes às criancinhas... Tudo com dinheiro da viúva, claro! Os holofotes atraem essa gente como o escuro aos vaga-lumes. Oh, diá!

MENSAGEM PARA O NATAL

  "Véspera de Natal. Noite gélida. A neve cai em flocos minúsculos, como garoa condensada. A menina anda pelas ruas. Sente frio, mas sabe que não poderá voltar para casa. Não sem ter vendido as caixas de fósforos. O dia morrera e ela não conseguira vender nenhuma. Encolhe-se na saliência de uma casa. Acocora-se ali, com os pés encolhidos, para abrigá-los ao calor do corpo. Mas cada vez sente mais frio. Toma de um fósforo. Que mal haverá se ela acender um? Somente um. Risca-o contra a parede e a chama se faz. Parecia uma vela e ela se viu sentada diante de uma grande estufa, de bronze polido. Ardia nela um fogo magnífico, que espalhava suave calor. Ela foi estendendo os pés congelados, para os aquecer e... apagou-se o clarão. Então risca outro fósforo e onde bate a luz, a parede fica transparente, como um véu. Ela vê tudo dentro da sala. A mesa posta, a porcelana fina, um belo pato assado, recheado de maçãs e ameixas. Mas o fósforo apaga e tudo some. Ela fica ali a ver somente a parede nua e fria na noite escura. Acende outro fósforo e à sua luz vê uma enorme árvore de Natal. Entre os galhos, milhares de velinhas. Ela estende os braços desejando apanhar um dos enfeites e então, então... apaga-se o fósforo. As luzinhas da árvore de Natal foram subindo, subindo, até alcançar o céu e se transformarem em estrelas. Uma delas cai, lá de cima, deixando uma poeira luminosa pelo caminho. Alguém morreu! – Fala a criança, lembrando o que dizia sua avó: Quando uma estrela desce, uma alma sobe aos céus. Ela acende mais um fósforo. Desta vez, é a avó que lhe aparece, sorridente, no esplendor da luz. A emoção envolve a pequena. Desde que possa lembrar, ela somente recebera carinhos da avó. Ela, sim, a amara. Vovó, eu queria que a senhora fosse de verdade. Sei que quando a chama apagar, a senhora vai desaparecer, como as luzes, a estufa quente, o pato assado, a árvore de Natal. E se põe a riscar na parede, todos os fósforos das caixas, para que sua avó não vá embora. Eles ardem com tanto brilho, que parece dia. Ela vê a avó cheia de luz, tão bonita! A bondosa senhora a toma nos braços. Voam ambas, em um halo de luz e de alegria, mais alto, mais alto e mais longe... Vão para um lugar onde não há mais frio, nem fome, nem sede, nem dor, nem medo. Elas penetram o mundo espiritual. No dia seguinte, os transeuntes encontram a menina morta, com a mãozinha cheia de fósforos queimados. Coitadinha! Comentam. Deve ter querido se aquecer. E todos se admiram do sorriso estampado no rostinho infantil. Mas ninguém soube que visões maravilhosas lhe povoaram os últimos momentos. Nem com que alegria entrou, com sua avó, nas glórias da Espiritualidade, em pleno Natal. *   *   * Neste Natal, pensemos: até quando permitiremos que a infância continue a morrer, em pleno desabrochar? Até quando continuaremos a permitir que a escuridão povoe o universo infantil? É Natal. Natal de Jesus. Façamos algo por nossas crianças."
    Redação do Momento Espírita, com base no conto A acendedora de fósforos, de Hans Christian Andersen. Em 22.12.2011.

HADDAD SOB FOGO CRUZADO!

  De Emir Sader
  "A guerra da direita midiática se volta contra o Fernando Haddad. Afinal, o ministro do Lula e da Dilma corre o risco de desbancar os tucanos de SP."

FELIZ 2012!

   "Eu que sou cristão infiel, não gosto do rebuliço das festas natalinas. Acho as manifestações natalinas falsas e consumistas. Mas não as esconjuro. Participo, pois pertenço a  uma comunidade, a uma sociedade, a um meio.

  Ensinaram-me que o Natal é para acontecer todo santo dia. Portanto, a felicidade era para ser desejada cotidianamente. Para todo mundo. Enquanto este sonho não torna-se realidade, desejo aos meus amigos um 2012 com sucesso,muita saúde e, principalmente, paz no coração."
  (Etin)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...