sábado, 24 de novembro de 2012

E COM TODA RAZÃO!

  Blogue refere-se ao jornalismo cearense como "sabujo e bajulador". Com rasgadas razões!



O JORNAL MANDACARU, DO ARAQUÉM

  Curta no Araquém News!

  http://araquemce.blogspot.com.br/2012/11/jornal-mandacaru-da-aedi-araquem.html

ENQUANTO OS RICOS JOGAM PRATAS PRO AR...

Foto

RESQUÍCIOS DO PASSADO!

  Aniversaria hoje uma vítima da ditadura militar.
Em 1975, Vládia Pinheiro (Professora), juntamente com seu irmão Vladimir, passou 15 dias amarrada numa camisa-de-força no Hospital Walter Teles. A lembrança é do pai deles, Cândido Pinheiro, ex-preso político. Eles vivem em Maracanaú.

O MUNDO REAL - II

Foto

O MUNDO REAL

"PROCESSO DE TRABALHO E PROCESSO DE PRODUZIR MAIS-VALIA"
CAPÍTULO V | VOLUME 1 | O CAPITAL - KARL MARX

"O processo de trabalho, quando corre como processo de consumo da força de trabalho pelo capitalista, apresenta dois fenômenos característicos: O trabalhador trabalha sob o controle do capitalista, A QUEM PERTENCE O SEU TRABALHO. O capitalista cuida para que o trabalho se realize de maneira apropriada e para que se apliquem adequadamente os meios de produção, não se desperdiçando matéria-prima e poupando-se o instrumental de trabalho, de modo que só se gaste deles o que for imprescindível à execução do trabalho.

Além disso, o produto é PROPRIEDADE DO CAPITALISTA, NÃO DO PRODUTOR IMEDIATO, O TRABALHADOR. O capitalista paga, por exemplo, o valor diário da força de trabalho. Sua utilização, COMO A DE QUALQUER OUTRA MERCADORIA, POR EXEMPLO, A DE UM CAVALO QUE ALUGOU POR UM DIA, PERTENCE-LHE DURANTE O DIA. Ao comprador pertence o uso da mercadoria, e o possuidor da força de trabalho apenas cede realmente o valor de uso que vendeu, ao ceder seu trabalho. Ao penetrar o trabalhador na oficina do capitalista, pertence a este o valor de uso da sua força de trabalho, sua utilização, o trabalho. O capitalista compra a força de trabalho e incorpora o trabalho, fermento vivo, aos elementos mortos constitutivos do produto, os quais também lhe pertencem. 

Do seu ponto de vista, o processo de trabalho É APENAS O CONSUMO DA MERCADORIA QUE COMPROU, A FORÇA DE TRABALHO, que só pode consumir adicionando-lhe meios de produção. O processo de trabalho é um processo que ocorre entre coisas que o capitalista comprou, ENTRE COISAS QUE LHE PERTENCEM. O produto desse processo pertence-lhe do mesmo modo que o produto do processo de fermentação em sua adega".

LÁ, COMO CÁ...

  "O Sindicato Único dos Trabalhadores e trabalhadoras em educação de Minas Gerais – Sind-UTE/MG – tem eleições gerais previstas para novembro de 2012. É um processo que envolve as 82 subsedes espalhadas por todo o estado. A categoria elege a direção estadual da entidade, as direções das subsedes e representantes para o Conselho Geral. Cerca de 79 mil profissionais estão aptos a votarem. Os prazos eleitorais, como em qualquer entidade, são estabelecidos pelo estatuto. A novidade nestas eleições é protagonizada pela vergonhosa atuação do governo, através da Secretaria de Estado de Educação.
  É de conhecimento público que o setor sindical do PSDB tem atuado em eleições de sindicatos. A primeira tentativa foi interferir no processo eleitoral do Sind-UTE/MG com inscrição de chapa. Como não conseguiu, tentou desmoralizar e desqualificar a atual direção do Sindicato, de modo a deixá-la desacreditada diante da categoria. Como também não teve êxito e viu que houve unidade da categoria com a construção de chapa única para a direção estadual, a aposta agora é tentar impedir que as eleições ocorram, proibindo a sua realização. (...)."

 
 Beatriz Cerqueira, Presidente do sindicato, no Site da CUT

PAPEL DA IMPRENSA

 A imprensa não precisa tripudiar em cima de quem quer que seja. Precisa mostrar e analisar os fatos! Tenham eles ocorrido com pobre, ricos, remediados. Esconder fatos nos dias de hoje...

INTERESSES, INTERESSES,...

O mesmo fato. Diferentes títulos.

Diferenças entre os títulos das matérias dos portais de notícia locais e nacionais sobre o caso do acidente de trânsito envolvendo o filho de Ciro Gomes.




















  Como diz o Observatório da Imprensa "é preciso ler jornal de outro jeito"!

ENQUANTO ISSO...

  "Seca reduz em 40% a produção de leite no Ceará e prejuízo dos agricultores chega a 160 mil por dia", diz o Uol. Mas isso é detalhe bobo!

ALGUÉM TEM AÍ?

 Hoje, não sei porque cargas d'água, me recomendaram a leitura de "Coronelismo, Enxada e Voto".

SUBORNO DE R$ 40,00?

 Esse valor é simbólico! Bem simbólico!

SOBRE O QUIPROCÓ DE HOJE DE MANHÃ...

  "Realmente temo pelos policiais que não aceitaram o suborno. Esses serão transferidos para os cafundós... No mínimo!"
 
  (SAMIRA DE CASTRO, jornalista)

ALÔ, ARAQUÉM!

A mamãe e sua comadre Mariana nos festejos de Araquém em 1985   













  



  
 Dona Socorro, minha digna mãe, e dona Mariana, esposa do Zé Paulino, marceneiro dos meus tempos. Saudade! A foto é do mano Aguiar. O ano: 1985.


AGORA PINTOU A DÚVIDA!

 Se Lula não é Deus, quem o será? Os últimos fatos são pedagógicos!

LITERATURA PRA PETIZADA!

A ROCINHA (RJ) E UM BELO EXEMPLO!

  "Cooperativismo criativo tipo exportação.

   A maior favela da América Latina exporta pelas mãos de bordadeiras nordestinas um modelo de sucesso de cooperativa criativa e autossustentável. A Coopa-roca foi tema de debate do 9º Fórum Mundial de Criatividade. (...). A comunidade foi se engajando. Driblando os problemas gerados pelo tráfico, violência e falta de condições. As aulas de oficina deram origem à cooperativa Coopa-roca que hoje tem 31anos e é modelo de desenvolvimento social e econômico, gerando oportunidade e autossustentabilidade. (...)."

  (O POVO)

INTRIGANTE!

  O sr. Roberto Moreira, da TV Diário, mais escreve ou mais torce!?

BELEZA NOTURNA


Estruturas do dragão (3)

   Luiz Felipe Sahd, Professor da UFC, e uma visão panorâmica da boêmia Praia de Iracema.

O CARRO SINISTRADO

 "O filho do ex-ministro se envolveu em um acidente de trânsito no cruzamento das ruas Idelfonso Albano com Costa Barros.
  Foto: Kamilla Ladeira, do Jangadeiro Online

PODERES PODERES - III

  "Ele (o rapaz) foi conduzido ao 2° Distrito Policial, na Aldeota, com drogas, bebidas alcoólicas e copos encontrados no veículo que dirigia. (...) um major da PM exigiu que a imprensa deixasse o local, sob pena de prisão por desacato."

 (Portal Terra. Assina a matéria o jornalista cearense Omar Jacob)

O QUE VEM POR ÁI!

LANÇAMENTO
- Almanaque DeUmTudo do Audifax Rios, edição zero.
- Quinta-feira, 29 de novembro de 2012, 20 horas.
- No Restaurante Flórida Bar, rua Dom Joaquim 68, Praia de Iracema, Fortaleza-CE.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  "LANÇAMENTO

   - Almanaque De Um Tudo, de Audifax Rios, edição zero.
   - Quinta-feira, 29 de novembro de 2012, 20 horas.
   - No Restaurante Flórida Bar, rua Dom Joaquim 68, Praia de Iracema, Fortaleza-CE."
 
  (DO FACE OFICINA DO AUDIFAX)

JORNALISMO MANIETADO!

  As manchetes mais reais sobre problemas envolvendo engravatados do Ceará vem de fora! Por aqui a negrada borra as calças!

JORNALISMO E CONTORCIONISMO

  Poderes poderes - II - Hoje de manhã tinha jornalista sendo ameaçado em delegacia e outros nas redações fazendo piruetas mentais, para poupar aquele doutor do PSB de problemas, por conta de um filho valentão. Deve ser duro ser jornalista, ganhar pouco a ainda viver manietado!

OS ENCANTOS DO DRAGÃO DO MAR...

Estruturas e reflexos do dragão







Estruturas do dragão (2)











 
Foto: Luiz Felipe Sahd, Professor da UFC

PODRES PODERES - I

  Hoje o filho de um doutor acolá aloprou num problema de trânsito. Deu uma de Aécio Neves? Hum!

COISAS DESCONEXAS

  Um dia desses doutores alegres andavam pelas ruas de Fortaleza farolando e torrando dinheiro, numa campanha eleitoral milionária. Agora me aparecem artistas famosos pedindo ajuda para os desgraçados sociais do interior, cujas vidas um dia desses a NINGUÉM interessava... Que diabo é isso!?


ELE SE FOI E AS PELADAS?


"Tinha Ordem Para Matar Zé Dirceu. E Não Cumpri"

  Por Cláudio Julio Tognolli, do site 247
  30 de Junho de 2011.
  
 "Herwin de Barros, ex-policial e agente da CIA que prendeu o então líder estudantil num Congresso da UNE, fala ao 247 e revela que irá processar o Estado brasileiro. Diz que foi perseguido por não executar seu preso mais 'perigoso'.

 Herwin de Barros, o homem que prendeu Zé Dirceu no Congresso da UNE, fazendo uso de um ancinho, vai processar o estado brasileiro. Quer ser ressarcido. Quer aposentadoria de agente especial da Polícia Civil de São Paulo. Por quê? 'Porque eu tinha ordens emanadas da CIA, a central de inteligência dos EUA, para assassinar Zé Dirceu. Não cumpri isso. E fui execrado. Em abril de 1984 mudaram até o regimento interno da polícia de São Paulo para que eu pudesse ser afastado. Tudo porque me neguei a assassinar friamente Zé Dirceu”, confessou Erwin ao Brasil 247. (...)"

  Para ler tudo: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/6381/

A CRISE NÃO É SÓ NA REDE PÚBLICA!

  "Média geral dos alunos no Enem 2011 cai 17 pontos em comparação com 2010." (Eliomar)

A DESCOBERTA DA PÓLVORA!

  "Nota da escola no Enem está ligada à condição socioeconômica, diz estudo. Escolas com melhores notas têm também alunos com boa situação social.

  'Sociedade é desigual, e escola reproduz isso', afirma professor da UFMG." (G1)

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na maior democracia do Mundo". De araque, cl...