quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"GASTANDO VELA COM DEFUNTO RUIM!"

  Um amigo choraminga/ Por causa de confusão/ De entrigas e futricas/ Legado da eleição/ A amizade ruiu/ Foi um chute no torrão/ Ele está gastando tempo/ Com um sujeito canastrão!

MUNDO: UM ROSTO NO MEIO DA OPRESSÃO!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Do Face da Professora Érica Sales

PRÊMIO VIVA LEITURA

  "A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/Minc) lançou, na última quinta-feira, o edital de convocação para a edição 2012 do Prêmio Vivaleitura. Há pelo menos duas grandes novidades. A primeira é que a quantidade de prêmios em dinheiro subiu de três para 18 (antes, era só o primeiro em cada uma das três categorias - 'Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias', 'Escolas públicas e privadas' e 'Sociedade'; a partir de agora, os seis primeiros em cada categoria passam a receber R$ 30 mil), como reconhecimento pelas ações desenvolvidas. Outra mudança é que, a partir de agora, a FBN, por intermédio do Proler, vinculado à Coordenação de Geral de Leitura da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), está coordenando a ação. O prêmio, que em 2011 foi oficializado em decreto da presidenta Dilma Rousseff, integra oficialmente o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). E continua tendo apoio do MEC, OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), Consed (Conselho de Secretários de Estado da Educação), Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Fundação Banco do Brasil e Fundação Santillana. As inscrições estão abertas até o final de setembro e poderão ser feitas via internet, pelo site www.premiovivaleitura.org.br, ou via postal, como carta registrada."

  (Biblioteca Nacional) 

BELEZA NO NOITE!


A INUTILIDADE DE GRAVATA

   A Câmara Municipal de Fortaleza desmoraliza-se por si mesma! Ela está convidando os candidatos a prefeito de Fortaleza, para apresentar suas propostas. Hoje, o que foi lá falou. Para dois anfitriões...

NELSON, NO O POVO

O DONO DA VERVE!


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  "Se estivesse vivo, Nelson Rodrigues completaria 100 anos hoje." (Jornal O Globo)

OS MAIORES

  Pra muita gente Patativa é o maior poeta popular do Nordeste. Mas... essa gente conhece a estupenda obra do Cego Aderaldo!?

OU OUVIU?



ACINTE!




  Acredite. Em muitas escolas o Dia do Folclore passou em brancas nuvens. A escola desconhece o próprio País e seu povo!

OLIGARQUIAS MODERNOSAS

  A denúncia contra o vereador Leonelzinho Alencar, filho do ex-comandante do Corpo de Bombeiros, Leonel Alencar tem como pano de fundo uma velha briga entre duas oligarquias (Alencar e Colares), como mostra hoje em seu Blogue o sr. Roberto Moreira. Messejana fica na capital. Mas a prática política ali é carcomida. E muito!

E, NOS JARDINS DA CASA-GRANDE,...


MEXENDO EM VESPEIRO!

  "Nesta quinta-feira, a vereadora Toinha Rocha (PSOL) foi recebida, na SSPDS, pelo Coronel Monteiro e pelo delegado Arlei Alencar. Na ocasião, ao lado do candidato a prefeito de Fortaleza, Renato Roseno, e do candidato a vereador João Alfredo (ambos pelo PSOL), expôs o caso dos tiros disparados contra a fachada da Autoescola Cidade, de sua propriedade, na madrugada desta quinta-feira. Toinha Rocha pediu apoio da área da segurança pública, alegando que o fato pode ser intimidação diante de uma série de denúncias que vem fazendo na Câmara Municipal." (Eliomar)

SOBRE O TEMA: "Dilma vai Sancionar Projeto de Cotas nas Universidades Federais"

    "Não pode deixar de sancionar, sob pena de cometer uma grande injustiça. A Universidade vai melhorar seu ambiente, o papo da cantina vai ganhar qualidade, as visões de mundo e da vida se diversificarão, vai colocar lado ao lado o jovem pobre e o jovem de classe média ou rico, vai melhorar o ambiente da sala de aula (os estudantes das escolas públicas levarão para a sala de aula suas experiências de vida, o que falta aos estudantes de famílias de renda média e alta). Os estudantes de renda alta têm maior domínio da informação (são melhores nas avaliações de múltipla escolha) e os estudantes de famílias pobres têm maior proveito nas redações e na participação em debates. É que seu cotidiano inclui a labuta do dia-a-dia, onde aprendem a negociar, a falar, a disputar, a brigar, a enfrentar obstáculos (como a polícia, a falta do feijão na hora do almoço, por exemplo). A universidade mudará de cor. Vamos ter a presença dos jovens negros, mulatos e a cor do... índio. Vai ficar mais humana a universidade, vai haver maior exigência sobre os professores, sobre sua capacidade pedagógica. A universidade viverá mais a diversidade em ambiente de trocas e de convivialidade. Os jovens que lá estão vão se sentir mais orgulho de seu ambiente acadêmico, uma vez que este assumirá mais o jeito de Brasil, vão poder sentir o Brasil de mais de perto, um Brasil do qual foram segregados, apartados, em decorrência das diferenças de renda, de classe, de cor. Essa importante mudança será um surpreendente e positivo escândalo, que não deixará ninguém em silêncio. O problema social deixará de ser apenas objeto de reflexões acadêmicas. Ele assumirá seu peso real, pois se apresentará sem máscaras e sem retóricas. Os centros acadêmicos, hoje quase mortos, serão ressuscitados. Viveremos uma nova universidade."

  (Pedro Albuquerque, sociólogo e professor universitário)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...