sábado, 1 de junho de 2013

ÁRDUA TAREFA!

  Estou curtindo um belo livro da autora Elizabeth Baldi. Ele defende a tese de que a biblioteca da escola tem que ser visitada todos os dias! Mas como por essas ideias na cabeça de tanta gente insensível?!

O BRASIL PRA QUEM MUITOS DÃO AS COSTAS!



 Google Imagens

TIANGUÁ, À NOITE!

Catedral de Sant'Ana em Tianguá, em noite festiva de Corpus Christi. 30.05.2013

Foto: Matheus Urias.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Catedral de Sant'Ana em Tianguá, em noite festiva de Corpus Christi. 30.05.2013. Foto: Matheus Urias

O CARA-DE-PAU!

  "Outro dia vi Moroni na propaganda político- partidária. Lembrei-me de um artigo da Adísia Sá, em que ela comenta a persistência de Moroni e seu partido toda eleição em Fortaleza. Ou seja, ele aparece de quatro em quatro anos, com 'a mesma cara, o mesmo riso, o mesmo olhar, os mesmos gestos, as mesmas palavras, os mesmos arroubos', reivindicando administrar a cidade que fica fora de seus planos a cada derrota."
  (Samira Castro, do Sindicato dos Jornalistas)
  DO BLOGUE: E como tem Moroni por aqui. Sem trocadilho, abunda!

CHEGAREMOS A ISSO?!

Foto

CHEGAMOS A ISSO!

Foto

PERDA NACIONAL

  "Faleceu um grande nacionalista, um dos pais do proálcool, Professor Bautista Vidal."

  (Cristovam Buarque, Professor e senador)

LIVRO BARATEADO? SERIA MUITO BOM!

 A Rádio CBN/São Paulo discute o assunto, a partir da cidade de Ouro Preto (MG):

  http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/cultura/2013/06/01/FORUM-DAS-LETRAS-EM-OURO-PRETO-DISCUTE-FORMA-DE-BARATEAR-OS-LIVROS.htm

ESCOLA PROFISSIONALIZANTE ABANDONADA NA MARAPONGA



 Rua Holanda, cercanias do Maraponga Mart Moda.

LULA: O ONTEM E O HOJE



  "Recentemente recebi um e-mail, onde o ex-presidente enaltecia o programa Bolsa Família. No vídeo, ele criticava os seus opositores a respeito do benefício destinado à população. Chegou a chamá-los de ignorantes. Na sua visão este benefício não torna a população preguiçosa. Já em outro momento do vídeo ele (Lula) faz críticas duras a esse tipo de benefício. Pois esta 'ajuda' estaria sendo usada como 'moeda de troca' eleitoral.
   Vejam, amigos blogueiros. Temos dois Lulas. Um antes da faixa presidencial e outro palaciano. Quando sindicalista, pregava ideias revolucionárias e o bom uso do erário público. Já sentado na mesa palaciana as coisas mudaram. Primeiro ato: aquilo que era assistencialismo passou a ser o principal programa do seu governo - o Bolsa Família. A utilização do erário público como moeda de troca para a governabilidade do seu reinado... Que nos outros governos também havia desvios é fato! Mas nestes dez anos o que vemos é que esta prática foi institucionalizada.
   Já o Programa Bolsa Família ter sido o  responsável pela mudança de classe na sociedade brasileira, tenho minhas dúvidas. E me embaso nisto por achar que o dinheiro recebido por cada família é muito pouco para proporcionar tal mudança. A importância que vejo são as condicionalidades que cada família tem que cumprir para manter-se no programa. Tais como: manter as crianças na escola, ter o cartão de vacinação em dia e fazer o acompanhamento de pré-natal. Vejo estas condicionalidades como uma obrigação familiar. Pergunto. Se houvesse uma campanha de conscientização séria acerca dos direitos e deveres das pessoas com sua família e sociedade não seria mais pedagógico e bastaria?
  Semana passada houve um boato tratando do fim do Programa Bolsa Família. Foi um 'Deus nos acuda'! Começando pela classe política. O Planalto tratou logo de desmentir e acusar a oposição. Este programa vai se perpetuar.
  Voltando ao início da nossa participação, vejo que o ex-presidente, 'enquanto sindicalista' tinha razão quando falava que este benefício é uma moeda de troca eleitoral. E hoje ele é o principal cabo eleitoral do partido palaciano. O que era ontem, não é hoje. Os fins justificam os meios?!"

  (Carlos Teles)

MOLECAGEM CEARENSE



  "Criador da fan page que virou fenômeno entre os internautas cearenses, Diego Jovino, 26 anos, é o simpático Suricate Seboso. A ideia de criar o bichinho falador surgiu de outras páginas que o internauta acompanhava, como Esquilo Lombroso e Calango Mancoso, ambas feitas por paraibanos. Mas Diego não conhecia nenhum personagem no Facebook com gírias e brincadeiras cearenses e assim surgiu a ideia.

 (...)

  Embora o Suricate Seboso não fale sobre futebol em sua página pessoal, a partir de amanhã (2) ele comparecerá no portal O POVO Online (http://www.opovo.com.br/) comentando publicações esportivas. 'A ideia é fazer pequenos comentários sobre as notícias, algum jogo e até sobre o penteado de algum jogador. Durante a Copa das Confederações já é certeza ter participação do Suricate no portal', comenta."

  (O POVO)

OS "PREGUIÇOSOS" QUE EDIFICAM!

  Na Maraponga há uma grande explosão imobiliária. Por aqui se constroem casas, apartamentos, condomínios, chácaras e edifícios de todos os modelos e naipes, pra todos os gostos e bolsos. Tudo cresce do dia pra noite! O pessoal do Bolsa-família "que não quer mais trabalhar" está lá levando o tijolo, a pedra, o ferro e a argamassa no velho lombo, que tanto já fez. Renegamos todos os dias o nosso próprio povo... Quem mandou essa gente não ter nascido anglo-saxã?!

TALENTO!

  Dia 10 de junho tem Luzirene do Cavaco, nos festejos (de Santo Antônio da Pádua) aqui da Maraponga. Vou lá assistir ao pinicado da mulher. Essa sabe das coisas!

CANSEIRA E SALÁRIO DE FOME!

  O foguetório dos governos que anunciam consursos para Professor contrasta com as péssimas condições de trabalho dos mestres, com a violência reinante nas escolas e com o salário aviltante (como todo respeito, de gari!). Essa semana mais uma colega nossa, depressiva e desiludida, encontrou nas cordas e nos caibros a saída pra tanta dor! Mas os governos continuam vendendo ilusões. Pros outros!

SINDICALISMO. NA PRÁTICA!

  Sindicato que se preza não anda de chamego com patrão. Conversa com o dito-cujo só o essencial, quando estritamente necessário. O resto é chão-de-fábrica, meu caro! Pra tomar cafezinho requentado (nas ante-salas palacianas) já tem meio mundo deles por aí!


O JOGO FÁCIL DO PODER OU CORTESIA COM O CHAPÉU ALHEIO!

  "Usina de açúcar: a opção

  Para o economista cearense Célio Fernando, consultor de empresas daqui e do Sudeste do País, não faz sentido o projeto de lei - em tramitação na Assembleia Legislativa - autorizando o Governo do Estado a comprar a usina de açúcar de Barbalha. Ele afirma: 'Diante das precariedades existentes no Ceará, não cabe, de nenhuma maneira, a utilização de recursos públicos para a cobertura de vícios privados'. Na opinião do economista - que coincide com a desta Coluna - o mais sensato será usar a Adece para atrair uma empresa privada do setor sucroalcooleiro para assumir o controle do capital da usina. Além das dívidas, a usina precisa, ainda, trocar seus equipamentos antigos por outros, novos e modernos."


  (Egídio Serpa)

FESTA!

  Amanhã faz 50 anos um bairro de Fortaleza que tem profundas ligações com Coreaú e seu povo lutador que pra cá se desgarrou. Parabéns, João 23!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...