
UM ESPAÇO PARA LIVROS, CULTURA NORDESTINA E FÓRUM DA ZONA NORTE (CE). (85) 985863910
22 de mai. de 2012
ASSÉDIO IMORAL!

"DIRETOR DE ESCOLA MUNICIPAL PROÍBE PROFESSORA DE ACOLHER OS ALUNOS COM A PALAVRA DE DEUS, AGRIDE A PROFESSORA VERBALMENTE E NÃO BATE NELA PORQUE É IMPEDIDO PELA SUPERVISORA. NA ESCOLA SÓ É PERMITIDA A MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA DO DIRETOR, QUE É DA UMBANDA. SUA MÃE-DE-SANTO SEMPRE VAI À ESCOLA, ENQUANTO OUTRAS RELIGIÕES NÃO PODEM... PROFESSORES INDIGNADOS COM OS EPISÓDIOS FREQUENTES DE ASSÉDIO, PARAM TEMENDO QUE AS AGRESSÕES POSSAM AMEAÇAR A INTEGRIDADE FÍSICA DOS TRABALHADORES."
(Profa. Ana Cristina Guilherme)
DEU NO 8
A TV Cidade mostrou agora à noite a denúncia de assédio moral, feita por Professores municipais de Fortaleza na Secretaria Municipal de Educação. Há até um acintoso caso de ameaça de morte!
A EDUCAÇÃO COMO FARSA!
"Recebo no 6 ano alunos que sequer sabem ler e escrever. Não acredito que um profissional sério faria isso, a não ser com muita
pressão! E, como acontece no fundamental 2, o tempo todo alunos vão passando de
ano, sem a aprovação de nós, Professores. Penso que seja o mesmo
caso... Somos meros 'domadores' na sala de aula. Acredito que este índice
seja ainda pior, dada as farsas e dados forjados que existem na prefeitura."
(Renata Freitas, Professora)
DO BLOGUE: O contexto de que trata a Professora é o da aprovação (na marra) de alunos. Há casos em que o Professor comprova a reprovação do aluno em vlaro, registra isso em seu diário. No ano seguinte, lá está o menino devidamente promovido!
(Renata Freitas, Professora)
REALISMO CRÍTICO II
Atribuo as MUDANÇAS IMPLEMENTADAS no DISTRITO DE ARAQUÉM nos últimos anos, via educação,
aos excelentes professores que ali ministram aulas, quer sejam da rede
pública estadual, quer sejam da rede municipal, em especial ao Professor
(isso mesmo, com “P” maiúsculo), JOSÉ MARIA GOMES DE LIMA.
Cuida-se de uma TRANSFORMAÇÃO SOCIAL-RADICAL, ou nas palavras de Roy BHASKAR: “Isso é muito importante para a educação, esboçar uma dialética de desenvolvimento espiritual e transformação social-radical.”
A EDUCAÇÃO, sem dúvida, é fonte material para a emancipação/libertação das GARRAS DA ALIENAÇÃO (em todos os sentidos).
FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor
Coreaú-CE.
REALISMO CRÍTICO
“Quando
você é comprometido com mudanças sociais, você pergunta a si mesmo como
pode mudar as pessoas e descobre que qualquer tentativa de forçar
emancipação de fora para dentro é falsa, é heterônima e não funcionará.
Somente os próprios indivíduos podem libertar-se, a emancipação não pode
ser imposta. Todas as falhas de projetos seculares de emancipação
significam que o princípio da auto-referencialidade não foi considerado
seriamente. Isso é muito importante para a educação, esboçar uma dialética de desenvolvimento espiritual e transformação social-radical.” (Grifo nosso)
(Roy BHASKAR, in From Science to Emancipation, 2002, p. 302).
Segundo BHASKAR, as mudanças sociais iniciam-se no sujeito (individual) e partem para o mundo (social).
OBSERVAÇÃO: O EXCERTO ACIMA TEM COMO FONTE:
PERGUNTO: Você, caro leitor do blog, concorda com esse REALISMO CRÍTICO do Filósofo Roy Bhaskar?
FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor
Coreaú-CE.
COMO PODE!?
Aluno que não mais estuda numa escola pode levar zero numa avaliação oficial (e com isso puxar pra baixo o índice de aprovação da escola)? E aluno evadido, pode? E o que faltou no dia da prova? Pois sim. Nas avaliações que são feitas nas escolas ocorrem essas aberrações. Por conta disso, tome diretor e coordenador de escola saindo de carros, de casa em casa, catando menino, como quem junta bode em tabuleiro, para participar da farsa da "prova do governo". Até quando!?
QUARTA SÉRIE PERNETA
Agora a pouco estive com alunos da quarta série. Com eles trabalhei com alfabeto móvel. Ou seja, formação de palavrinhas do tipo casa, dado, igreja, escola,... Alguns não conheciam nem o alfabeto completo. Quarta série! O que diriam disso tudo esses doutores que fazem festa pra festejar números que eles mesmo apuraram?
NÃO ME ANIMA...
Vê o meu Estado sendo transformado num celeiro de formação de mão-obra barata, em detrimento da formação cidadã e política. Nada contra a formação para o primeiro emprego. O diabo é ver as pessoas se transformando em alguém que só vai ter o primeiro emprego e vai passar a vida toda produzindo riqueza... para os outros! Essa função o Sistema S (Senac, Senai, etc) já exerce muito bem! Mas e a Educação regular, que liberta e rompe correntes!?
EDUCAÇÃO: A DA CAPITAL VIROU DEBOCHE!
Capital é a segunda pior do CE em aprendizagem.
No ano passado, 81,5% das crianças cearenses aprenderam a ler e a
escrever até os sete anos de idade. No entanto, o Estado ainda tem um
longo caminho a seguir para obter proficiência adequada em Língua
Portuguesa e Matemática até o 5º ano do Ensino Fundamental. Dos 184
municípios, apenas em 12 os alunos estão em nível considerado adequado
de aprendizagem nas duas disciplinas. Fortaleza é a segunda pior cidade
neste quesito entre estudantes do 2º ano.
É o que aponta o
resultado do Sistema Permanente de Avaliação Básica (Spaece), em sua
vertente Spaece/Alfa, que inclui os programa Alfabetização na Idade
Certa (Paic) e Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5), da Secretaria da
Educação do Ceará (Seduc). (...).
Fortaleza é a segunda pior cidade neste quesito entre estudantes do 2º ano. (...)." (DN)
DO BLOGUE: Os especialistas chamam a atenção para o tamanho da rede de ensino da capital e para a sua complexidade. Esses dois fatores puxariam os números de Fortaleza pra baixo. E mais: para o Estado o que é aluno alfabetizado?
Assinar:
Postagens (Atom)
25
VAZA, VASO RUIM
"Os parlamentares que integraram a CPI da Enel, na Câmara de Fortaleza, não recomendam a renovação da concessão", diz o Ponto Pode...
-
O drama ueceano, já chegou à Assembleia, pelas mãos do deputado Heitor Ferrer. Se houve um concurso em 2022 e faltam 482 professores na Inst...
-
Alunos sendo incentivados a ler. A profa. Ivaneide Fernandes postou fotos, na Net, com a moçada e os livros. E isso é uma maravilha!!!!