domingo, 28 de maio de 2017

ATÉ O MINEIRO!

Milton Nascimento participa no Rio de ato pelas Diretas, Já!

QUE HORROR!

A Rede Record mostrou a viúva de Nelson Ned passando por dificuldades financeiras e morando numa situação complicada na mansão do falecido cantor, uma vez que ocorreu um incêndio na residência do "pequeno grande". Que pena. Tanto que ele fez pelo Brasil, inclusive cantando e divulgando o nome do País em muitos países de língua latina. Mais um cuja família e memória foram abandonadas pelo Estado!

DA SÉRIE "O PIDÃO"!

"'Aécio virou uma sarna em cima do Joesley', diz executivo sobre propinas"
Estadão

MAIS UM TALENTO DO POVO!

BESTEIROL

Um dia desses vi gente, inclusive da esquerda, fazendo a defesa intransigente da relação jornalista-fonte, etc, etc... Aí me veio à memória o "causo" de uma jornalista aqui do Ceará, que quando dava uma informação furada e era flagrada em saia justa, saía-se com essa: - Prova de que a fonte tem que ser jogava na lata do lixo!
A criatura não apurava os fatos, praticava o jornalismo fácil e superficial - pra não dizer seboso - que se vê por aí, depois atacava a fonte. Aí o leitor é quem tem que respeitar tal relação? Eu respeito. Dependendo do jornalista, de sua prática, história e credibilidade. O "Tio Rei" ex-Veja nem chega perto disso!

LOGO ESSA GENTE?!

O SITE (escroto) de extrema-direita O Antagonista, que pratica na Net o jornalismo (vá lá que seja!) da Veja, critica o que chama de "ladismo" em voga no Brasil de hoje (certamente fazendo referência a esse Fla-Flu PSDBxPT). Mas, o que é que se lê todos os dias nos escritos dos jornalistas ligados ao dito-cujo (eu só suporto as manchetes)? Olha a fonte do site: Merval Pereira (CBN/Globo). Moral doida!

VAZA TU!

TEMER vai se livrar de Osmar Serraglio, ministro da Justiça - o novo nome é Torquato Jardim. Mas ele (temeroso)... sempre fica. Podia muito bem desocupar a moita!
ATUALIZAÇÃO (16:08h.): na verdade houve uma troca de Jardim por Serraglio, que vai para o ministério da Transparência.

MAIS UM!

O sargento morto (hoje de manhã), numa tentativa de assalto à garagem de uma empresa de ônibus, no bairro Planalto Ayrton Senna (na parte do bairro que fica dentro do território de Maracanaú) tava fazendo bico, como segurança. Isidoro de Paiva Alves tinha 57 anos e estava na reserva. Adivinha por que a PM precisa fazer isso?

ARIEVALDO VIANA DESENHA HENFIL...

PERSONAGENS: Bode, Francisco Orellana, Cangaceiro Zeferino e Graúna:
Nenhum texto alternativo automático disponível.

QUE DIABO É ISSO?!

De Eliane Cantanhêde, do Estadão:
"Temer só cai quando tiver um sucessor virtualmente ungido"

UMA IMAGEM BEM CARIOCA

Via Twitter

O GRANDIOSO EM NOSSOS PAIS É...

...sua singeleza. Tanto sofreram, tanto lutaram; choraram até... Os passadores de cerca, o arame farpado, o pedregulho, a chuva torrencial e o sol inclemente não foram obstáculos. Com tudo isso, eles continuaram, incólumes, ao nosso lado. Até que a morte...

TEXTO DO LIRA NETO...

Do tipo que deveria ser lido em muitos lugares mas, principalmente, em salas de aula de adolescentes, jovens, universitários... Texto, diga-se, carregado de historicidade!

LIRA NETO, NA FOLHA DE SP

"TEMPOS ESTRANHOS
Cena 1: Um batalhão de soldados aparelhados de fuzis investe contra a multidão, deixando atrás de si um rastro de destruição e brutalidade. As paredes das habitações coletivas são demolidas com violência, embora lá dentro ainda existam moradores que não tiveram para onde ir, nem oportunidade de correr. Em meio aos estampidos, entre nuvens de fumaça e poeira, homens, mulheres e até crianças fogem atarantados, sem direção definida. Pela imprensa, o prefeito comemora, minimizando a ocorrência de feridos e desabrigados.
Essa bem que poderia ser uma narrativa do final do século 19. A descrição da derrubada do Cabeça de Porco, por exemplo, o maior cortiço do Rio à época. Um episódio ocorrido no tempo em que questões sociais e de saúde pública eram tratadas pelas autoridades à bala, como caso de polícia. O prefeito carioca de então, Barata Ribeiro, definira aquela ação armada como medida civilizatória, cruzada em nome da ordem e do progresso. Resultado do imbróglio: pessoas em situação de extremo risco, desalojadas à força, ocuparam as encostas dos morros vizinhos, dando origem às primeiras favelas do país. Infelizmente, custa crer, tal barbárie não faz parte do passado. Não à toa, os tempos verbais do primeiro parágrafo deste texto estão todos no presente. O absurdo da cena deu-se há poucos dias, século 21, no coração da cidade mais rica e desenvolvida do País. A pretexto de exterminar a Cracolândia, uma megaoperação posta em prática em São Paulo apenas conseguiu espalhar um problema que já era crônico por outras regiões da cidade. Mais de cem anos antes, um jornal carioca, 'O Paiz', indagara a Barata Ribeiro: 'A cabeça está decepada, mas o rabo, toda essa cauda de expulsos que trazeis atrás, onde a acomodareis?'
Cena 2: Ao tomar posse de um cargo público, um sujeito relativamente jovem e que diz representar o 'novo' trombeteia discurso supostamente moderno, pregando a primazia da eficiência administrativa sobre as contingências do fazer político. A demonização da política e dos políticos profissionais é, quase sempre, a tônica de seus pronunciamentos e entrevistas. A imprensa compra a ideia e propaga a imagem de um líder jovial, capaz de fazer uma gestão baseada na excelência técnica e na impessoalidade das decisões.
Dessa vez, o que parece ser uma cena atual, é antiquíssima. O parágrafo acima descreve os instantes iniciais da chegada de Getúlio Vargas ao poder, em 1930, após a vitória da chamada Revolução de 30. Instalado no governo, Getúlio fez valer a potoca de que não era político 'embora tivesse ocupado vários cargos públicos ao longo da vida' e apresentou-se à sociedade como um renovador dos costumes. Ele, que se gabava de acordar cedo e trabalhar muito, utilizou-se da insatisfação popular contra os políticos para implantar um governo autoritário, que desdenhava a democracia e flertava com os regimes fascistas que então despontavam na Europa.
Na revista 'Careta', uma charge publicada em novembro daquele ano mostrava a imagem de uma bruxa, personificação da política, morta, pendurada na forca. 'Tomara que essa megera não tenha deixado filhos por aí', dizia o carrasco.
Impressiona que, mesmo depois de a História demonstrar que a tentação totalitária se esconde por trás desse tipo de mensagem, há quem ainda pretenda adotá-la como sinônimo de modernidade.
Cena 3: Antes de se apresentarem para o público, vários artistas recebem a mesma advertência, por escrito, deixada sobre as mesas dos respectivos camarins. Todos eles são avisados de que, caso não se resumam a tocar e cantar, evitando assim qualquer comentário ou manifestação de ordem política, estarão sujeitos às penas determinadas pelas autoridades promotoras da ameaça. O responsável por transmitir a informação, numa frase que já se ouviu inúmeras vezes ao longo da História, lava as mãos e declara que está apenas repassando ordens dos poderes situados acima dele.
Nesse caso, seria possível imaginar a cena em qualquer ditadura sanguinária, uma autocracia que imponha a censura às manifestações culturais e persiga artistas e intelectuais como insidiosos inimigos. Não. Ocorreu, também, em São Paulo, na Virada Cultural, por determinação de uma representante do Ministério Público, órgão que, em tese, teria o dever de atuar em defesa da democracia e de zelar pelos direitos constitucionais, que preveem ampla liberdade de expressão e opinião. Tempos estranhos. Tempos sombrios!"

AGRADECIMENTOS

1. Meu pai partiu da fase terrena da vida. Por conta disso, muitas mensagens de solidariedade chegaram a mim e a minha família. Agradeço. Muita paz pra vocês! 
2. Agradeço ao poeta Pedro Sampaio que, na Rádio Cidade AM, homenageou meu pai com poesia dele (Pedro) e uma música de Barros de Alencar ("Sua bênção, pai!"). Obrigado, meu amigo!
E vamos tocando o barquinho da vida...

NOTÍCIA DO PARÁ...

"POLICIAIS comemoraram a morte dos sem-terra". O verbete "jagunço" teve sua sinonímia alterada? Como foi isso? Já avisaram ao sr. Aurélio (do dicionário famoso)?

O MINEIRO SABIA DAS COISAS!

A citação do autor não está muito clara, mas é Carlos Drummond de Andrade. Via Facebook
Nenhum texto alternativo automático disponível.

IH!

Falam em uma possível delação premiada de Paulo Salim Maluf. Se isso ocorresse, muitos túmulos seriam muito incomodados. Inclusive de gente ligada aos anos de chumbo, tidos como "patriotas e ilibados" por muita gente que se divorciou dos estudos (mais elementares)!

NÃO CURTO. MAS...

Reinaldo Azevedo, aquele, já está de emprego novo na Band News FM (da família Saad). No Ceará ele entrará no ar às 18h. (de segunda à sexta), via Tribuna Band News FM (que faz parte da plantaforma virtual da Tribuna do Ceará). A Tribuna do Ceará é do Grupo Jangadeiro de Comunicação, do empresário Tasso Jereissati.

BOA IDEIA. BELEZA E TALENTO ELA TEM!

DA FOLHA da SP: "Globo quer Maria Rita para interpretar Elis Regina em minissérie" 

"TEU PASSADO TE CONDENA!"

Quando vejo gente simples se animando com candidaturas, como a de Tasso, à presidência numa eleição indireta, fico me perguntando: - Porque esse povo não vai estudar, pelo menos, o processo de desmonte e privatização do BEC? Já seria um bom começo!

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas