domingo, 30 de outubro de 2011

SUVINICE

  O Eliomar hoje publicou um texto nosso de novo. Andava meio sovina! Já o DN voltou a publicar nossas singelas cartinhas. Até que enfim, Seu DN! A travanca vinha de longe!

O QUE VOCÊ FARIA EM UMA SITUAÇÃO COMO ESTA? VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA ÉTICA?

     O DILEMA DO VAGÃO ou “trolley dilemma”
  Existe uma interessante experiência ética conhecida como “Dilema do Vagão” (“Trolley Dilemma”), que foi desenvolvida com o objetivo de investigar alguns aspectos misteriosos de nosso raciocínio ético. Na experiência, pede-se que imaginemos duas situações hipotéticas envolvendo um suposto trem desgovernado. Em ambas as situações, somos estimulados a nos colocar na situação de um agente moral capaz de pensar e agir conforme nossas reflexões. As escolhas que serão tomadas pelo agente moral são consideradas como escolhas éticas na medida em que afetam diretamente outras pessoas de um modo intenso.
  No primeiro caso, o agente moral vê um vagão descontrolado se aproximando de um grupo de cinco pessoas que estão trabalhando em um trilho abandonado. O vagão fatalmente atropelará os cinco trabalhadores, pois eles não serão capazes de sair a tempo, nem será possível avisá-los da aproximação do trem. A morte é iminente. No entanto, o agente moral pode alterar a história. Ele está próximo de uma manivela que poderá modificar o curso do trem, fazendo com que ele se dirija para outro trilho. Mas, nesse caso, o trem irá atropelar um trabalhador que também não conseguirá escapar a tempo. Há, portanto, duas opções: (1) não fazer nada, situação em que o trem seguirá seu curso normal e matará os cinco trabalhadores ou (2) mudar a rota do vagão, situação em que os cinco trabalhadores serão salvos, mas outra pessoa será morta. Caso você fosse o agente moral, o que faria? Você alteraria a direção do trem para salvar os cinco trabalhadores apesar da morte do outro trabalhador?
  O segundo caso é sutilmente diferente. Também envolve um trem desgovernado que irá se chocar com cinco trabalhadores. Porém, dessa vez, não há alavanca para desviar o curso do trem, nem há como avisar os trabalhadores. A única medida disponível para salvar aquelas pessoas é parando o trem descontrolado. O agente moral está em cima de uma ponte que atravessa o trilho, no meio do caminho entre o vagão e os trabalhadores. Ele deseja salvar aqueles trabalhadores, que certamente possuem famílias e serão mortos se nada for feito. Por coincidência, há uma pessoa bastante gorda na ponte, junto com o agente moral, que, se fosse jogada em direção aos trilhos, no momento em que o trem passasse, seria capaz de diminuir a velocidade do vagão, fornecendo uma margem segura de tempo para que os trabalhadores fossem salvos. O problema é que a pessoa que será jogada no trilho fatalmente irá morrer. Há, portanto, duas opções: (1) não fazer nada, situação em que o trem seguirá seu curso normal e matará os cinco trabalhadores ou (2) impedir o avanço do vagão, situação em que os cinco trabalhadores serão salvos, mas outra pessoa será morta. Se você fosse o agente moral, o que você faria? Jogaria aquela pessoa na frente do trem?
   TEXTO SUGERIDO POR: FERNANDO DEDA

"GRANDES NOMES", NA O POVO/CBN


  A Rádio O Povo/CBN, de Fortaleza, vai realizar uma série de entrevistas de peso, com personalidades cearenses e brasileiras. Quem dá a dica é o jornalista Plínio Bortolotti:
  "9/11 (quarta-feira) – Emiliano Queiroz, cearense de Aracati é um dos atores mais destacados do país. Foi um dos pioneiros da TV Ceará (na época, uma emissora dos Diários Associados), atua no cinema e na TV. Um de seus personagens mais marcantes na TV foi Dirceu Borboleta, o atrapalhado auxiliar do prefeito Odorico Paraguassu (Paulo Gracindo), da fictícia Sucupira, no interior da Bahia – na novela O Bem Amado."

  DO BLOGUE: Já dia 07 (segunda-feira) tem Chico César, compositor, e dia 08 (terça) Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, "um dos mais importantes astrônomos brasileiros. Autor de dezenas de livros sobre o assunto, como 'Explicando a Teoria da Relatividade', 'Da Terra às Galáxias' e 'Einsten, de Sobral para o Mundo'". A Rádio O Povo/CBN pode ser ouvida pela internet.

UM CURTA, UM FILME: A REALIDADE!


  "Um curta metragem em 3Ds, produzido em terras alencarinas e 
que mexeu bastante com meu espírito crítico..."
 
  (Texto e Indicação: MANUEL DE JESUS) 

CRÍTICAS AO SUS

  O Hospital A. C. Camargo, de São Paulo, é referência no tratamento de câncer e atende preferencialmente pelo SUS. No Ceará TAMBÉM temos bons serviços nessa área. Mas o negativismo É O QUE CONTA!

ANEXEM ESSA!

   Os críticos do SUS, que tem diversas razões para exigirem melhorias no sistema, precisam, para serem justos, não esquecer que o SUS tem um serviço de vacinação e de atendimento à pessoas com HIV e câncer modelares. No caso da AIDS, copiado em várias partes do mundo!

ALÔ, CAMOCIM!

 Dia 15 de novembro acontecerá a I Marcha Contra Corrupção em Camocim. Saída às 8:30h da manhã (Praça São Francisco). Quem vai?

A FORÇA CUBANA NO PAN!



  Alguém que entende do riscado poderia me explicar porque Cuba é esse estrupiço no Pan! Será que tem algum elemento revolucionário nisso? Ou é APENAS um nanico agigantando-se, perante os grandes? Não esqueçamos que já é algo histórico...

 (Imagem Ilustrativa do www.zazzle.com.br)

BANCADA NOVA NO 8!


   Amanhã tem estreia na TV Cidade. A bela Bianca Saraiva (foto), ex-TV Diário, vai substituir Patrícia Calderón, que não é cearense e foi embora para São Paulo.

COLEGAS ENGALFINHANDO-SE!

  Dois jornalistas sudestinos trocam farpas, via Blogues, por conta do drama pessoal de Lula. Gilberto Dimenstein, do Folha de São Paulo é tachado pelo colega de "monopolista da bondade, de que a nossa imprensa anda cheia." Tudo porque escreveu um texto "puxando o saco de Lula". Reinaldo Azevedo, o outro, é o mesmo que finalizou um artigo sobre a doença de Lula com um "Força aí, meu apedeuta!" Segundo os dicionários, apedeuta significa "grosseiro, estúpido, ignorante." 


  Calma, gente! Tem Lula e Serra pra todo mundo!

O Câncer de Lula me Envergonhou

   "Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.

   Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?

   Lula teve muitos problemas - e merece ser criticado por muitas coisas, a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.

   No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia.

   Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.

Isso significa quem um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência."
  (Gilberto Dimenstein, 54 anos, jornalista).

NÃO PODE!

  Atraso de salários em Coreaú? Verdade? Nestes tempos contemporâneos de créditos bancários abertos e vontades políticas escancaradas (a favor das festas e rega-bofes)? Inconcebível! Que a prefeitura explique-se!

ESTÁ FEIA A COISA!

 "A Unimed demorou mais de 2 horas pra autorizar uma prosaica drenagem de abcesso meu dedo anelar. Qualquer espinho de laranjeira faria o mesmo serviço. Pago em família R$ 798,32/mês. Só pra sacanear, eles ainda compram uma página de jornal todo fim de semana. Festas, eventos, ..."

  (Do senhor Luciano Arruda, no Twitter)

DA SÉRIE MICROCONTOS

  "Maria estava tão magra e com tanta vontade de ser feliz, que chamou Zé, pra engordar a relação."

  Mais no Twitter! Basta pesquisar usando #letras365.

GRACINHA MOREIRA E A SAUDADE (GRANDIOSA) DOS PAIS...

   "(...) Esta saudade me faz ter certeza de que o tempo não é o melhor remédio, não cura as feridas! Elas apenas se amortecem, mas sangram quando aflora qualquer lembrança: uma música, uma palavra, um objeto, uma foto, um gesto que seja... Estou certa que não existe idade para nos sentirmos órfãos! É assim que me sinto."

 (Facebook)

  DO BLOGUE: Gracinha é filha do casal coreauense (já falecido) Chagas Leocádio e dona Hermó.

SABEDORIA SERTANEJA

  "Era manhã, cidadezinha da Paraíba...
  Em frente a igreja passa uma garotinha conduzindo umas cabras.
  Com esforço a garotinha fazia caminhar o rebanho.
  Um padre observava a cena. Começou a imaginar se aquilo não era um caso de exploração de trabalho infantil e foi conversar com a menina.
  - Olá, minha jovem. Como é o seu nome?
  - Rosineide, seu padre.
  - O que é que você está fazendo com essas  cabras, Rosineide?
  - É pro bode cobrir elas, seu padre. Tou levando elas lá pr'o sítio de seu João.
  - Me diga uma coisa, Rosineide, seu pai ou seu irmão não podiam fazer isso?
   Não seu padre! Tem que ser o bode mesmo!"

  (NET)

OS QUE "CAMINHAM", SEM SAIR DO LUGAR!

  "As criaturas felizes com a doença de Lula ainda têm muito caminho a percorrer, para a melhora espiritual. Não chego a ter nojo; tenho pena!"

  (Inês Aparecida, jornalista cearense)

BUCHAS DO CANHÃO ALHEIO!


   Começaram as tais convenções partidárias. Pelas fotos, dá pra ver: modelo velho, surrado, obsoleto, demodê, patético! As mesmas caras, gente sem carisma ou voto! Quando não aventureiros... Muitos, usados como buchas de canhão dos oligarcas e donos de partidos! Tarefeiros, que só tem voz quando o chefe não grita. Ou seja, quando o dono deixa falar! Já estive por lá! Levava a faixa, comprava a camiseta e até o bótom. Piano nas costas! Pobre de mim! Um metido... a besta, no meio dos grandes. Na hora do caviar, iam para os grandes banquetes (não que eu os quisesse. Prefiro meu baião-de-dois, junto com os meus três). Pra mim só os fardos... e a bobeira! Tô fora! Por aqui, posso construir muito mais! Aqui posso distribuir livros, palavras e sonhos e dormir sossegado, usando o meu travesseiro de algodãozinho do povo que sou (e devo continuar sendo). Não quero as siglas do desmantelo...

CLAYTON NO O POVO: SHOW DE BOLA!


LI E RI NO BLOGUE DO MEU AMIGO ROMILDO MOURA

   HUMOR - GAROTA PROCESSA O FACEBOOK PORQUE NÃO CONSEGUE DORMIR

 "'A estudante Rayanne Roraima, 20, entrou com uma ação judicial contra a rede social Facebook, porque faz 6 dias que está sem conseguir dormir. Ela acusa o Facebook de ser o provocador da sua insônia. 'Quando chego da faculdade entro no Facebook, quando saio o dia já amanheceu e tenho que ir trabalhar', disse.
  No processo, Rayanne pede que o Facebook pague os custos de um tratamento médico, e também o salário que ela recebe da empresa onde trabalha, pois pretende pedir demissão para poder dormir durante o dia.
  O advogado de Rayanne acredita que sua cliente não é a única vítima do vírus Facebook, e sugere uma ação civil pública para retirar o Face do ar, durante a madrugada, para que as pessoas possam dormir em paz.'
  (G17)
 'Pois bem: Porque na década de oitenta eu era assinante da revista Playboy...
  Pois bem II: Por que na citada publicação, depois das belas fotos de Yoná Magalhães, Sandra Brea, Betty Faria, dentre tantas outras musas da televisão na época que eu tanto apreciava, (e como eu apreciava! Quem dera eu hoje com toda experiência do presente e aquele vigor inesgotável do passado). O que eu mais gostava era da coluna do Analista de Bagé...
  Pois bem III: Porque eu tomei tanto gosto pela psicologia, a ponto de me tornar um psicólogo genérico.
  Pois bem IV: Porque eu depois de me tornar um psicólogo genérico, também passei a diagnosticar e a  receitar remédios para estas frescuras da 'mudernidade'.
  Pois bem V: Porque eu me comovi com os problemas desta jovem, que a exemplo de muita gente fresca deste País, também deve padecer deste mal.
  Pois bem VI: Porque gente fresca não deve ser discriminada e, sim, tratada, pois este mal é problema de saúde pública e não deve ser direcionado ao SUS.
  Pois bem VII: Porque eu resolvi estudar o caso e constatei que, se o mesmo não for tratado urgentemente, às consequências serão estas:
 
  Pois bem VIII: Porque para não ficar assim a jovem deve ser tratada imediatamente com esta medicação. Psologia: Toda vez que sentir vontade de 'futucar', digo... digo... cutucar o Facebook, ele deve ingerir uma cápsula.

   Pois bem IX:  - Tenho dito... E sempre!!!'"

  Assinado: Manuel Manepa de Mané da Silva
  Analista de Sucupira
  CRA-Meia mole, Meia Dura - Mas disposto a usar prótese.

A Voz do Brasil que Nunca Teve Voz
















  "Lula completou 66 anos esta semana: a metade deles emprestando a voz rouca e grave à defesa da democracia e da justiça social. Avant la lettre, ele deu voz à 'primavera árabe' brasileira. Mesmo quando lhe faltaram microfones, nas assembléias históricas da Vila Euclides, no ciclo das grandes greves do ABC paulista, nos anos 80, a voz rouca e grave ecoou através de outras vozes para se fazer ouvir em todos os cantos e lares mais humildes do país.

  A economia e a sociedade que essa voz ajudou a construir hoje falam por ele. E torcem por ele, na certeza de que ele ainda falará por ela durante muito tempo, como líder político incontestável da grande frente progressista que deu voz a um Brasil que nunca antes teve voz nem vez na política nacional. 

  Na campanha de 2002, num discurso emocionado, quando a vitória ainda era incerta, Lula disse que se considerava uma obra coletiva do povo brasileiro. E que assim persistiria, fosse qual fosse o resultado daquela disputa. De fato. Lula se transformou no intérprete mais fiel das lutas e sonhos da gente brasileira, a ponto de o seu nome ter se incorporado ao vocabulário nacional ('agora é Lula!') como uma espécie de sinônimo do orgulho, da resistência e do discernimento de uma população que, ao seu modo, nele se enxergou como fonte de poder e de direitos . 

  Essa força tamanha não vai silenciar. Não apenas porque Lula em breve voltará a expressá-la, mas porque em qualquer tempo, e em qualquer lugar , sempre que interesses de uma elite anti-social e demofóbica ameaçarem as conquistas e anseios dessa gente, haverá quem cante, assovie, murmure ou mencione o refrão que enfeixa um punhado de significados e entendimentos, todos eles imiscíveis com a prepotência e a humilhação que encontrou nesta voz um contraponto de alteridade e hegemonia que as ruas dificilmente esquecerão: 'olê, olê, olê, olá, Lula, Lula...'"
  (WWW.CARTAMAIOR.COM.BR)

  Indicação da matéria: Eliton Meneses

ONGs SOB FOGO CRUZADO!

  Que pena! Com tanta ONG fazendo tanta coisa boa por aí, as notícias que destacam-se na imprensa sobre elas são sempre negativas. As coisas boas não são notícia. Preferem destacar os feitos mal feitos das que metem os pés pelas mãos! As ONGs que misturam politicagem com emporcalhamento saem na foto. As outras, não!

COREAÚ 141 ANOS: OUTROS OLHARES!

 Não conheço o jovem prefeito Carlos Roner, nem sua administração. Minha condição de orelha-seca da Educação não me permite ver de perto, pra contar de certo tudo o que é feito (ou não) ali. As informações que tenho da administração do município de Coreaú são poucas e conflitantes. Falam muito do prefeito do ponto de vista da origem familiar. Na grande parte das vezes, de forma jocosa ou debochativa. Não tem mérito esse rapaz? Prefiro ver as coisas, como candidato a Educador que sou, por outros vieses. Primeiro é necessário destacar o papel da família na educação de qualquer pessoa, depois ver que todas as pessoas tem méritos pessoais, autonomia e vontades muito suas e, por último, pedir aos preconceituosos para que vejam, com carinho, o papel dessa magnífica máquina chamada Educação. Ela, como a fé, "remove montanhas". O prefeito não chegou a auxiliar do ex-prefeito, por obra apenas dos conchavos políticos! Seus saberes certamente puxaram o carro! E os saberes são construídos em família, na igreja e, claro, nos templos privilegiados da Educação. Parabéns, prefeito!

NOVOS (?) CANDIDATOS (?)

   Boataria ou verdade? Seriam candidatos a vereador por Fortaleza no próximo ano: Tasso, Fernando Hugo, deputado estadual tucano e um filho do deputado federal maranguapense Raimundo Gomes da Matos, também bicudos. Seria uma tentativa dos tucanos de chegar à municipalidade, via Câmara. O cafute é quem duvida!

A LEITURA DO HISTORIADOR

  "O Governo do Estado diz em Nota na imprensa que defende a Lei do Piso. Ué, porque entrou então com um pedido de insconstitucionalidade no STF? A leitura da Nota do governo: greve queimou sua imagem; o governo não vai cumprir a lei do Piso e sabe que é provável nova greve dos professores em novembro."

 (Airton de Farias)

REDUZINDO O MÉRITO ALHEIO

  Aécio Neves deu uma entrevista ao Portal IG e disse que o Governo Dilma merece nota 5. O tucano está gostando mais da Dilma do que muitos de nós. Se você considerar que ele tirou da nota pelo menos uns três pontos de inveja, por não estar no trono principal do País. Sem falar que reduzir a adimintração de um País continental a uma nota retirada de um caixote oposicionista e já cheio de má vontade, é por demais complicado!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...