quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO: CONFUSÃO DE NÚMEROS

   "Cerca de 7.000 manifestantes participam nesta quarta-feira (12) da marcha contra a corrupção em Brasília, de acordo com estimativas da Polícia Militar."
  (Jangadeiro Online)
 "Em Brasília, que concentrou o maior número de pessoas – entre 7.000 e 10.000, segundo estimativas da Polícia Militar – os manifestantes levaram à Esplanada dos Ministérios novos temas."
  (G1)
 "Cerca de 20 mil manifestantes participam nesta quarta-feira (12) da marcha contra a corrupção em Brasília, de acordo com estimativas da Polícia Militar."
  (Folha de São Paulo)

APOSTANDO NO MARASMO!

   Imagem Ilustrativa do O Globo
  Tem gente louvando a Marcha Contra a Corrupção e aplaudindo o fato de partidos e sindicatos não participarem dela. Estarão apostando na despolitização das pessoas? Já não basta ver tantos patricinhos e patricinhas na Marcha?

CARNAVALIZAÇÃO DA POLÍTICA!

  
  FOTO
  www.quilombodepaz.com.br

  “Os partidos (políticos) passaram a semana à cata de artistas. O PSB pescou um filho de Tiririca (Everson Silva), para ser candidato a vereador em Fortaleza. O PC do B trouxe para seu elenco carioca a cantora Rosana (...).
  OU SEJA, a carnavalização da política continua!".

  (Ancelmo Góis, do O Globo do Rio)

UM ESQUENTA CADEIRA!

  Secretário que só repete o que o chefe diz e só toca projetos que o chefe indica, não é secretário! Nos despachos com a chefia o secretário preparado diz logo: - Isso eu negocio com você! Isso também. Mas disso e daquilo não abro mão! Se o chefe não atende, exonera-se e vai embora! Secretário-papagaio tem muito por aí! Lhes falta hombridade!

UM GÊNIO DE CALÇAS CURTAS!

 Alan Cardoso é locutor do "Som da Rua".
  
 A genialidade, que a burrice oficial desconhece e despreza: um "menino de 12 anos comanda um programa de rádio no interior do Ceará, gerencia uma gibiteca e ainda é guia mirim. Ele mora em Nova Olinda. Seu nome: Alan Cardoso dos Santos.

 (Em parceria com o Gente de Mídia)

  Imagem do g1.globo.com


LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

  


    "'Na Globo, hoje de manhã, estavam apregoando a reforma sindical. Muito cuidado com essa história! Estão querendo soterrar o direito de greve! Nem de espernear pode-se ter direito? O dia de trabalho do trabalhador, direcionado a seu sindicato, podem até acabar! Se ele nasceu para fortalecer as estruturas sindicais, mas hoje, infelizmente, mantém pelegos inveterados! Pode acabar com a festa desses farsantes. Acabamos de assistir mais uma "aula" deles aqui no Ceará! E eu não estou disposto a sustentar gente dissimulada e de coração governista, que em vez de bater 'tum-tum', bate 'go-verno!', 'go-verno!'   
   ***
  'Pois bem. Acho estas  reformas na área de sindicalismo necessárias e urgentes. O que temos aí são, na grande maioria dos casos, feudos criados e ou fundados há quase oito décadas. Isto vem desde a Era Vargas. O presidente que eu admiro tanto quanto o Lula, e que era considerado o 'pai dos pobres, mas mãe dos ricos'. Teve gente que tomou posse não em sindicato, mas de sindicatos naquela época e não mais largou o osso, ou melhor, o filé. Por isso urge urgente e urgentemente uma reforma que arranque estas verrugas do sindicalismo. Brasil afora, de norte a sul e leste a oeste, tá cheio de gente 'boa', 'cuidando' dos interesses dos trabalhadores. É preciso dar uma folga a estes 'desinteressados', senão os 'bichim' não aguentam. Por isso, reforma sindical, já! Compro esta idéia. Quanto a tirar direitos sagrados da classe operária a história é outra. Se elegermos gente honesta e comprometida conosco, não precisaremos nos preocupar com isso, não.  Tenho dito... E sempre!!!'"   (Manuel de Jesus) 

 FONTE DA IMAGEM: www.redejudiciaria.blogspot.com

NEM TODO MUNDO CALA E ENGOLE EM SECO!

 Conheci a diretora de escola de uma cidade da RMF que arrancou da Seduc uma máquina de xerox, quando isso era algo MUITO distante das escolas (em muitos casos continua sendo)! As colegas da Professora ficaram a se perguntar o que ela tinha feito. Um dia ela contou o pulo do gato:

  - Perturbei até ganhar, ora!

  Detalhes: a criatura tinha preparo e serviço prestado. O secretário não teve outra alternativa!

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

  "'Ontem teve (de novo!) aquela festa de escolha dos 'melhores prefeitos do Ceará'. Figurinhas carimbadas por lá! O arrastado do penico foi o mesmo. Mesmo o município estando destroçado, o prefeito estava lá. E os corta-jacas foram os mesmos! Nada de novo. Filme velho, repetido. Pior do que os da Sessão da Tarde global! Depois da premiação, os prefeitos lotaram as boas churrascarias do Papicu e adjacências. O uísque foi generoso...Tudo 'em nome da boa administração!'
  'E é quase certo: às custas de dindim do povão. Não é assim que esta gente banca as suas farras? Tenho dito... E sempre!!!'"

  (MANUEL DE JESUS)

TUCANANDO

 "Tucanos marchando contra corrupção é como macacos marchando contra bananas!"

 (Twitter)

ESTA EU LI NUM LIVRO DO MOBRAL!

 "Ninguém sabe o duro que dei. Pra ter fon-fon, trabalhei, trabalhei!". (Wilson Simonal)

 DO BLOGUE: Se não me engano, a frase servia como legenda para uma foto de um agricultor borrifando plantações...

DIA DA CRIANÇA: FAÇA ESSA RODA GIRAR!




 FONTES:
 www.escoladavila.wordpress.com
 www.biblioemteste.blogspot.com

 **Uma mensagem do Projeto Confraria de Leitura. Há 15 anos semeando o prazer de ler!

CEGUEIRA LEGISLATIVA



   Os estudantes cearenses abiscoitam 25% das vagas do Instituto Tecnológico da Aeronáutica. A balofa bancada cearense no Congreso não vê isso? Por que não temos ITA no Ceará?

VIOLÊNCIA E DEMÊNCIA... INTELECTUAL!


UM AVISO AOS NAVEGANTES



  As colaborações recebidas por nós, sem os dizeres "Para o Blogue" não serão postadas. Consideraremos que elas sejam apenas para serem lidas por nós, "em off". Nosso é mail é: coreausiara@yahoo.com.br

FESTA. PRA ELES!



   Ontem teve (de novo!) aquela festa de escolha dos "melhores prefeitos do Ceará". Figurinhas carimbadas por lá! O arrastado do penico foi o mesmo. Mesmo o município estando destroçado, o prefeito estava lá. E os corta-jacas foram os mesmos! Nada de novo. Filme velho, repetido. Pior do que os da Sessão da Tarde global! Depois da premiação, os prefeitos lotaram as boas churrascarias do Papicu e adjacências. O uísque foi generoso...Tudo "em nome da boa administração!"

E DEPOIS DA "NEGOCIAÇÃO"...

  A secretária de Educação, Izolda Cela (ela fala?) afirmou que o Estado não pode abrir mão da multa que deverá ser aplicada ao Sindicato do Professores e Servidores do Ceará (Apeoc), pelo descumprimento da ordem judicial, que havia determinado a suspensão da greve, no último dia 26 de agosto. O valor atualizado da multa por desobediência é de R$ 330 mil. 'O governo não tem o poder de desprezar essa multa', disse a secretária, ao enfatizar que a categoria descumpriu ordem da Justiça. 'Não é ameaça nem retaliação. É um estado democrático de direito, em que ordem judicial precisa ser vista com respeito e atenção', avaliou, ao afirmar que cabe à Procuradoria Geral do Estado (PGE) quaisquer deliberações sobre o assunto. (...)."

 (BLOGUE DO ELIOMAR)

 DO BLOGUE: "Não é ameaça e nem retaliação!". Ou seja, é ameaça e retaliação! A dra. debocha dos nacos de inteligência que a gente mantém!?

HAJA POESIA!



 O cartão-postal da bela Rio de Janeiro completa 80 anos! E tem festa por lá!

REMENDANDO AS COISAS!

  Como já falei aqui, foi lançada uma campanha em favor da candidatura do Presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, à prefeitura de Fortaleza. Na nossa visão é uma campanha aberta, que tenta provocar uma nuvem de fumaça, para tentar salvaguardar a imagem do deputado, que saiu pitibada, com a agressão covarde, sofrida pelos Professores do Estado. É bom denúnciar mais essa farsa!

PARA QUEM, COMO EU, VALORIZA O SIMBOLISMO: NO PICO DA GREVE QUEM ESTAVA NA CABECEIRA DA MESA? E DEPOIS...


QUANDO O DINHEIRO FALA MAI$ ALTO...



  Os "humoristas" sudestinos podem rir dos pobres, debochar dos gordos, atacar os negros, ridicularizar os nordestinos, "anular" os analfabetos e favelados da vida! Nada lhes tirará dos SEUS sórdidos empregos. Desde que não mexam no faturamento do Departamento Comercial das emissoras... Não aplaudo esses farsantes, nem suas "tiradas" de cunho ideológico!

EDUCAÇÃO EM DEBATE (CONT.)

   "Momento ímpar
  Por outro lado, vemos a inércia quase total do povo brasileiro que assiste passivamente ao enterro da Educação e não toma uma decisão firme contra isso. Nossos meios de comunicação, infelizmente, não abrem canais para um discussão séria... Por que o horários nobres não são dedicados a uma discussão verdadeira sobre o que se passa na Educação brasileira? Essa discussão não seria apenas a discussão da desgraça, mas mostrar firmemente as coisas boas, os sucessos, as experiências, as ações da essência do ensinar. Claro que temos de denunciar mazelas, mas há coisas boas que estão ocultadas pela mídia e que não são divulgadas, pois é mais fácil mostrar armas nas escolas, mostrar alunos violentos e tentar passar a ideia de jovens fracassados, desprovidos de respeito e sem nenhum tipo de desejo de aprender, o que não é uma realidade total da educação.
   Há revistas de circulação nacional que deveriam abrir espaços para experiências, para novidades que, embora sem alarde, têm importância no processo educativo. Infelizmente, nossa mídia só quer oba-oba e sensacionalismo. Sugiro que mudem a pauta e divulguem experiências exitosas, divulguem a essência do ensinar e abram espaços para os professores anônimos que hoje têm muito a dizer. Nas revistas, hoje os professores pouco falam, pouco dizem o que pensam, pouco têm a mostrar, pois o espaço é cada vez mais restrito.
   Os grandes educadores, professores e palestrantes deveriam pesquisar o sentido da educação e deixar de teorizar em cima do caos para se embrenhar nas escolas de todo país verificando experiências, trocando ideias, discutindo na prática os efeitos da educação em seus personagens principais: alunos e professores. Há momentos em que a educação não pode ser deixada de lado... É preciso um esforço hercúleo para que ela aconteça de fato e isso só é possível com o apoio da sociedade. Não vemos, infelizmente, os famosos descendo de seus degraus de fama e visitando as escolas a não ser em casos esporádicos e em momentos de divulgação midiática. Temos exemplos de vários cantores, jogadores de futebol e governantes que só foram às escolas quando foram alunos, o que faz com que não saibam o real sentido da essência do ensinar. Que tal mudar nossa concepção de escola? Que tal buscar a verdade da essência de ensinar? Do contrário a data do Dia do Professor apenas será mais uma data comercial sem o sentido da reflexão... Que os pensadores midiáticos pensem que este é um momento ímpar para rever a Educação e fazer dela a alavanca para a resolução dos problemas que aí estão com pouca solução, se não mudarmos a maneira de fazer Educação..."

  (Francisco Djacyr Silva de Souza é professor, Fortaleza, CE)

   A Declaração dos Direitos da Criança foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de novembro de 1959 e ratificada pelo Brasil. Tem como base e fundamento os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças que devem ser respeitados e preconizadas em dez princípios.
  Princípio I - À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
  Princípio II - Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.
  Princípio IV - Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
  Princípio V - Direito à Educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
  Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
  Princípio VII - Direito à Educação gratuita e ao lazer infantil.
  Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
  Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
  Princípio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
  Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos."  

 (Wikipédia)     

CRIANÇA RESPEITO

 

  FONTE DA FOTO:www.professorjoserosa.blogspot.com

 
  Se existisse uma Constituição da Criança, bem que ela poderia ter UM só artigo:

  "Todas as crianças serão respeitadas em suas individualidades, necessidades e vontades. E serão afastadas da maldade."

POR DEBAIXO DOS TRAPOS, UM PEDIDO ENVERGONHADO...



  As crianças pobres invadiram os sinais de Fortaleza, nesta quarta-feira (na verdade, desde ontem!). Pode haver muita esperteza (de adultos) nessa enxurrada de meninos! Mas há muita necessidade, também!

 Imagem Ilustrativa do www.meumaternal.blogspot.com
 
 Perguntaram-me no Twitter qual minha melhor lembrança dos tempos de crianças. Vamos a duas! Os carrinhos com caixa de Sabão Pirambu e de lata de óleo da Negra Pajeú (isso tudo nos tempos de Araquém).

CORDEL PARA CID GOMES - PARTE I


 (Autor: Prof. Francinilto Almeida, de Tabuleiro do Norte - CE.)

1.
Em discursos de políticos
Há certas prioridades
Dentre as quais EDUCAÇÃO
Incluem essas 'beldades'
Mas o que se vê de fato
É um grande desacato
Recheado de maldades.

2.
O Piso do Magistério
Como Lei Nacional
Surgiu em 2009
Regra Constitucional
Mas alguns governadores
 'Amigos' dos professores
Buscaram o Tribunal.


3.
Entretanto o STF
Com visão mais ampliada

Disse 'Não!' aos 'amiguinhos'
Daquela grande empreitada
O Piso Salarial

Já é Lei Nacional
Precisa ser respeitada.

4.

Mas não é isso o que vemos
Garanto, posso afirmar.
Sou professor e me negam

Essa Lei tão exemplar
São interesses mesquinhos
Desses nossos 'amiguinhos'

Que brincam de governar.

5.
Dos Estados do Nordeste

É somente o Ceará
Que desobedece o Piso
E fica no deus-dará

Pois o Sr. Cid Gomes
É um dos ilustres nomes
Que contra essa Lei está.


6.
E como se não bastasse
Andando na contramão

Ele fica com gracinhas
Sem a menor atração
Nem percebe o desmantelo

Devido à falta de zelo
Com a 'pobre' Educação.

7.

Nunca se viu nesse Estado
Um jogo tão inclemente:
Dividiu-se a Escola Pública

Da forma mais indecente
Uns são privilegiados
Ricamente bem tratados

Inscrição: SOU COMPETENTE.

8.
No lado esquerdo, porém

Estão os discriminados...
Tentaram, fizeram testes...
Mas foram, sim, reprovados.

Então não podem tocar
Desse mais fino manjar
Dos 'deuses' bem educados.


9.
E são dois tipos de IMPOSTOS?
Eu me ponho a perguntar.

Por que este é escolhido
Sem que aquele possa entrar?
Uns têm muitas regalias

Sentem-se reis em folias,
Outros vivem a penar.


10.

Denuncio com firmeza
Esse abuso insolente

Minha escola, lado-a-lado
De uma ESCOLA COMPETENTE
Não temos quadra, sequer

Nós somos, sim, da ralé
Inscrição: INCOMPETENTE.

11.

Será que existe algum pai
Alguma mãe tão sofrida
Que não queiram profissão

Nessa amargurada vida
Para os seus filhos amados
De novo assim massacrados

Por uma regra indevida?

12.
Isso tudo só se dá

Para efeito camuflado
Pois nosso Governador
O que quer é resultado

As escolas oprimidas
Por certo serão supridas

Pelas do 'recheio' amado. (...)."
 CORDEL PARA CID GOMES - Parte II
"(...) 
13.
Não somos contra as escolas
Que ensinam a profissão.
Estamos insatisfeitos
Com a discriminação
Os direitos são iguais
Ninguém é menos nem mais
Em termos de educação.

14.

Além dessas injustiças
Sem cumprir a Lei do Piso
O professor corre o risco
De também perder o siso
Pois nosso Governador
Aumentando a nossa dor
Acha mesmo que é preciso.
 

15.
'Ensina quem tem amor'
Nem carreira existiria' 
'Por que fizeram concurso?'
São frases de maestria
Que o nosso Governador
Com carinho e com amor
Solta a plena luz do dia.

16.
E Vossa Excelência diz:

'Ensina quem tem amor...'
Pois é isto o que não falta
Na vida de um professor
O que falta é dignidade
Por parte da autoridade
Isto, sim, Governador.

17.
Não sabe Vossa Excelência
A rotina que mantém
Um professor que se preza
Na carreira que convém
Somente com muito amor
Mesmo com o Governador
Sugando o pouco que tem.

18.

Esse desprezo que vemos
Com palavras tão cruéis
Mostra a sua ingratidão
Com profissionais fiéis
Pois professor é amigo
É pai, é mãe, é abrigo...
São muitos os seus papéis.

19.
São eles no dia a dia
Dando exemplos de bondade
Moldando comportamentos
Encaminhando à verdade
Ensinando o bem viver
Fazendo o país crescer
Erguendo a humanidade.


20.
Vossa Excelência não sabe
A sobrecarga que tem
Uma professora-mãe
Guerreira como ninguém
Depois de longa jornada
Assiste à família amada
Disposta como convém.

21.
Quantos professores vivem
Sem dispor de um bom lazer
Pois são tantas as tarefas
Restando para fazer
Isto porque nossas leis
Não nos dão a voz e vez
Para o quadro reverter.

22

Quem é que nesse mundo
Progride sem professor?
Que mundo pode existir
Sem a profissão do amor?
Será que Vossa Excelência
Nunca sofreu influência
De um deles, Governador?

23.
Nós queremos mais respeito
Com a nossa profissão
Ela é quem muda os rumos
Dessa e de qualquer nação
Só alguém estabanado
Olha bem desconfiado
Pra SENHORA EDUCAÇÃO.

24
Ela rege o Universo
Faz conquistas envolventes
Muda qualquer panorama
Deixa as coisas diferentes...
Se não há educação
Não existe evolução
Seremos, sim, indigentes.


25.

Será que é muito difícil
Perceber nosso valor?
Educação é a base
Digo isso aonde eu for
Sem a nossa profissão
Não existia outra, não
Sequer de Governador.
"

 (Versos inquietantes, enviados ao Blogue pelo Professor Fernando Deda)

VALE PRA NÓS?

   Por Luis Sérgio Santos, Professor universitário, dono de Editora e editor da revista Fale!
  "Curso de Jornalismo forma jornalistas pra serem mão-de-obra barata. Tudo em nome de uma 'ética', onde carreira e lucro são faltas graves!"

DESEJOS ESCORREGADIOS!


  Imagem Ilustrativa do www.redejudiciaria.blogspot.com
 
  Na Globo, hoje de manhã, estavam apregoando a reforma sindical. Muito cuidado com essa história! Estão querendo soterrar o direito de greve! Nem de espernear pode-se ter direito? O dia de trabalho do trabalhador, direcionado a seu sindicato, podem até acabar! Se ele nasceu para fortalecer as estruturas sindicais, mas hoje, infelizmente, mantém pelegos inveterados! Pode acabar com a festa desses farsantes. Acabamos de assistir mais uma "aula" deles aqui no Ceará! E eu não estou disposto a sustentar gente dissimulada e de coração governista, que em vez de bater "tum-tum", bate "go-verno!", "go-verno!"

O QUE ELES PEDEM É POUCO! MAS NINGUÉM DÁ!


  (O Povo)

ONDE ANDAM AQUELES QUE GRITAM TANTO?

  "'Escândalo dos Banheiros' completa três meses e nada de julgamento de processos"

 

 (Blogue do Eliomar) 

 DESTE BLOGUE: Três meses de silêncios, complacência, inércia e impunidade. Onde andam os valentes do governo, que humilham e atacam trabalhadores? Por que não demitem os aliados, enrolados até o pescoço!?

 

DATAS COMEMORATIVAS



   Hoje é Dia da Criança, de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, Mundial da Leitura e do Engenheiro Agrônomo. Esse último, como os Professores, também anda lutando para não desaparecer! No Brasil tem muita terra. Mas agricultura também não é prioridade! E assim caminhamos...

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...