quarta-feira, 4 de julho de 2018

O QUÊ?!!

FOTO: MATHEUS FACUNDO/O POVO


AH, QUE VERGONHA!

NA PRAÇA do Ferreira isso um dia foi uma fonte d'água. Hoje...
Imagem (atual) do Fortaleza Antiga
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, sapatos, mesa e atividades ao ar livre

MAIS UMA OBRA FREIREANA

DO COLEGA cedrense Paiva Neves
A imagem pode conter: 3 pessoas

E BARZINHO...

"➽Fiado é mágico. Faz o cliente sumir!"

LI POR AÍ!

"Jornalista da Globo pasmo com a imbecilidade do brasileiro pergunta: - Como chegamos a isso? Responda você que eu tô com preguiça!"

HENFIL ATUALÍSSIMO!

ALÔ, COREAÚ!

COREAÚ, um topônimo de difícil definição:
"O rio Coreaú é um curso-d'água brasileiro que banha o Estado do Ceará. Primitivamente Curuayú, de curiá (ave aquática de pequeno porte) + iú (do verbo beber), donde se forma 'bebedouro dos curiás'. Segundo Silveira Bueno, curiá=pato pequeno, ou marreco, e u=água, rio, portanto, rio dos marrecos. Derivado da mesma origem, existe o rio Curiaú, no estado do Amapá. (...)." Wikipedia
Existe também as versões "água dos curiás" e "rio dos curiás". Aquela da junção do "coré" (dos porcos) e do "au" (do au, au dos cães) não tem sustentação na Linguística/Filologia. Mas, claro, faz parte da (importante) oralidade.
GOSTO mais da definição: terra ou território dos curiás!

OPINIÃO

 "PECA o PT em não já ter lançado Haddad e Jaques Wagner da Bahia (como vice); ou seja, chapa pura, puxando votos do sudeste  e do nordeste. Qualquer um dos candidatos que  tiver 20 milhões de votos estará no segundo turno; só lembrando: o Geraldo Alckmin tem isso e o PT também também; penso que no segundo turno estarão os dois; o máximo que Ciro conseguirá: 12 milhões de votos. Bolsonaro, uns 14. O resto serão migalhas de votos; com essa de Ciro pedir desculpa aos  partidários do DEM só mostra sua falta de personalidade!"
Eugenio Menezes, de Brasília

JÁ NO PRELO!

MAIS UM livreto de literatura de cordel de nossa rala lavra. Mais uma contribuição para o fortalecimento dessa importante manifestação popular nordestina!
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto





DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...