sábado, 13 de agosto de 2011

PAPAI III

 O meu pai não é herói/ E nem precisa, é claro, sê-lo/ Eu não tenho essa combuca/ De vaidades pra metê-lo!

PAPAI II

Pai: poeta que... fala. Às vezes ralha... Às vezes arrulha... Mas diz coisas sábias e... inquietantes! Parabéns, velho!

NÃO TEM SEGREDO!

 O Governo Federal instalou um Território da Paz no complicado bairro Bom Jardim (Fortaleza). Esportes, atendimento médico-odontológico, psicologia, terapia de grupo, cursos,... Resultado: a taxa de homicídios cai 35%! A mínima presença do Estado...

PAPAI

 Nota de Esclarecimento: atuação da Polícia Federal no Brasil

 12/08/2011

 "A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal vem a público esclarecer que, após ser preso, qualquer criminoso tem como primeira providência tentar desqualificar o trabalho policial. Quando ele não pode fazê-lo pessoalmente, seus amigos ou padrinhos assumem a tarefa em seu lugar.
  A entidade lamenta que no Brasil, a corrupção tenha atingido níveis inimagináveis; altos executivos do governo, quando não são presos por ordem judicial, são demitidos por envolvimento em falcatruas.
  Milhões de reais – dinheiro pertencente ao povo- são desviados diariamente por aproveitadores travestidos de autoridades. E quando esses indivíduos são presos, por ordem judicial, os padrinhos vêm a publico e se dizem 'estarrecidos com a violência da operação da Polícia Federal'. Isto é apenas o início de uma estratégia usada por essas pessoas com o objetivo de desqualificar a correta atuação da polícia. Quando se prende um político ou alguém por ele protegido, é como mexer num vespeiro.
  A providência logo adotada visa desviar o foco das investigações e investir contra o trabalho policial. Em tempos recentes, esse método deu tão certo que todo um trabalho investigatório foi anulado. Agora, a tática volta ao cenário.
  Há de chegar o dia em que a história será contada em seus precisos tempos.
  De repente, o uso de algemas em criminosos passa a ser um delito muito maior que o desvio de milhões de reais dos cofres públicos.
  A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal colocará todo o seu empenho para esclarecer o povo brasileiro o que realmente se pretende com tais acusações ao trabalho policial e o que está por trás de toda essa tentativa de desqualificação da atuação da Polícia Federal.
  A decisão sobre se um preso deve ser conduzido algemado ou não é tomada pelo policial que o prende e não por quem desfruta do conforto e das mordomias dos gabinetes climatizados de Brasília.
  É uma pena que aqueles que se dizem 'estarrecidos' com a 'violência pelo uso de algemas' não tenham o mesmo sentimento diante dos escândalos que acontecem diariamente no país, que fazem evaporar bilhões de reais dos cofres da nação, deixando milhares de pessoas na miséria, inclusive condenando-as a morte.
  No Ministério dos Transportes, toda a cúpula foi afastada. Logo em seguida, estourou o escândalo na Conab e no próprio Ministério da Agricultura. Em decorrência das investigações no Ministério do Turismo, a Justiça Federal determinou a prisão de 38 pessoas de uma só tacada.
  Mas a preocupação oficial é com o uso de algemas.  Em todos os países do mundo, a doutrina policial ensina que todo preso deve ser conduzido algemado, porque a algema é um instrumento de proteção ao preso e ao policial que o prende.
  Quanto às provas da culpabilidade dos envolvidos, cabe esclarecer que serão apresentadas no momento oportuno  ao Juiz encarregado do feito, e somente a ele e a mais ninguém. Não cabe à Polícia exibir provas pela imprensa.
  A ADPF aproveita para reproduzir o que disse o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos: 'a Polícia Federal é republicana e não pertence ao governo nem a partidos políticos'."

Brasília, 12 de agosto de 2011
Bolivar Steinmetz
Vice-presidente, no exercício da presidência

  FONTE: http://www.adpf.org.br/Entidade/492/Banner/?ttCD_CHAVE=146149%3Cbr/%3E

GABI FORA DO RODA VIVA!

 Plínio Bortolotti, do O Povo, comemora a saída de Marília Gabriela do Roda Viva, da TV Cultura (SP). Segundo ele ela quer aparecer mais do que o entrevistado. Isto é estrelismo!

PERGUNTINHA INDIGESTA!

 Por que os governantes ao falar de resultados na Educação, levam pra festa apaniguados, aliados e chegados, mas Professor, não!?

PRA NÃO SER ESQUECIDO. JAMAIS!


 
 "Este é o depoimento de um preso político, frei Tito de Alencar Lima, 24 anos. Dominicano. (redigido por ele mesmo na prisão). Este depoimento escrito em fevereiro de 1970, saiu clandestinamente da prisão e foi publicado, entre outros, pelas revistas Look e Europeo.
  'Fui levado do presídio Tiradentes para a 'Operação Bandeirantes', OB (Polícia do Exército), no dia 17 de fevereiro de 1970, 3ª feira, às 14 horas. O capitão Maurício veio buscar-me em companhia de dois policiais e disse: 'Você agora vai conhecer a sucursal do inferno'. Algemaram minhas mãos, jogaram-me no porta-malas da perua. No caminho, as torturas tiveram início: cutiladas na cabeça e no pescoço, apontavam-me seus revólveres.
  Preso desde novembro de 1969, eu já havia sido torturado no DOPS. Em dezembro, tive minha prisão preventiva decretada pela 2ª Auditoria de Guerra da 2ª Região Militar. Fiquei sob responsabilidade do juiz auditor dr. Nelson Guimarães. Soube posteriormente que este juiz autorizara minha ida para a OB sob 'garantias de integridade física'. Ao chegar à OB fui conduzido à sala de interrogatórios. A equipe do capitão Maurício passou a acarear-me com duas pessoas. O assunto era o Congresso da UNE em Ibiúna, em outubro de 1968. Queriam que eu esclarecesse fatos ocorridos naquela época. Apesar de declarar nada saber, insistiam para que eu 'confessasse'. Pouco depois, levara-me para o 'pau-de-arara'. Dependurado nu, com mãos e pés amarrados, recebi choques elétricos, de pilha seca, nos tendões dos pés e na cabeça. Eram seis os torturadores, comandados pelo capitão Maurício. Davam-me 'telefones' (tapas nos ouvidos) e berravam impropérios. Isto durou cerca de uma hora. Descansei quinze minutos ao ser retirado do 'pau-de-arara'. O interrogatório reiniciou. As mesmas perguntas, sob cutiladas e ameaças. Quanto mais eu negava mais fortes as pancadas. A tortura, alternada de perguntas, prosseguiu até às 20 horas. Ao sair da sala, tinha o corpo marcado de hematomas, o rosto inchado, a cabeça pesada e dolorida. Um soldado, carregou-me até a cela 3, onde fiquei sozinho. Era uma cela de 3 x 2,5 m, cheia de pulgas e baratas. Terrível mau cheiro, sem colchão e cobertor. Dormi de barriga vazia sobre o cimento frio e sujo. (...)"

  (Segue)

REPERCUSSÃO NO TWITTER

   Bruna Sousa
 

PSIU!

 Nos Blogues das escolas estaduais, nada de greve! Esse silêncio é comprometedor! Por que a escola renega a luta de seus mestres? Ou gestor não é Professor!?

Capistrano de Abreu

  "Na História do Ceará, o dia 13 de agosto marca o falecimento, no Rio de Janeiro, do historiador, jornalista e crítico literário João Capistrano de Abreu (1927)." (Ceará é Notícia)

 DO BLOGUE: Pra muitos, o maior de todos os historiadores. É dele o estudo sobre a Civilização do Couro, momento em que o nordestino usava o couro para a esteira, para o chicote, para a porta, para a mala, para o cinto, para a alpercata, para quase tudo! 

NOSSOS AGRADECIMENTOS!

 O Manchão publicou fotos e uma pequena biografia nossa. Agradecemos ao camarada, embora consideremos que ele teria coisa mais substanciosa pra mostrar, com personagens bem menos limitados, claro! Mas...

  http://www.grandevarzea.blogspot.com/

VISÃO ANTIGA, DETURPADA E JÁ CONHECIDA PELA BOCA DE CIRO GOMES!

  Cid à frente de um microfone, demonstra toda sua falta de Educação, já conhecida na figura patética de Ciro Gomes. Educação como sacerdócio, só na mente de alguém que NADA entende do assunto! Ridículo! Será que a sra. Izolda Cela também pensa assim?

E QUANDO QUEM FALA É O NEOLIBERAL...

  "E  acrescentou que o serviço público precisa começar a demitir os servidores que não fazem seu trabalho direito para que o setor funcione melhor!"

  (TL)

E NO BLOGUE TERRITÓRIO LIVRE


"Ele (Cid) disse que 'greve só prejudica o aluno' e criticou os professores.
  - 'Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado, eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga no meu ponto de vista', desabafou o governador, desagradando a dezenas de professores que lotavam o auditório para o evento. (...)"

DESELEGÂNCIA

   Do Twitter "Carta Potiguar"

COM TODO O RESPEITO...

 Se o Professor está furando uma greve de sua categoria e adere a uma Paralisação Nacional, por conveniências pessoais, do tipo: "Vou esticar meu feriadão!" ou "O sindicato consegue a bonificação desse dia e a gente não vai pagar!", é demais! A teoria sem o casamento com a prática, depõe contra seu autor! Como discursar em sala de aula depois disso!?

À MEMÓRIA DO VOVÔ



  "Daqui a um mês (dia 14 de outubro) estreia 'Capitães de Areia', filme de Cecília Amado, neta de Jorge, como parte das celebrações do centenário dele em 2012. Agora vem a outra novidade: soube que há um projeto para se transformarr o livro escrito em 1937 em quadrinhos. Aliás já foi filmado por estrangeiros. Tinha Eliana Pittman no elenco. A Ditadura proibiu. (...)." (Gente de Mídia)

UM LAPSO!

 Tenho a maior simpatia pelo Troféu RM no Foco, fruto da imaginação engenhosa do Professor Davi Portela e chancelado pelo titular do Blogue RM no Foco, Romido Moura. Tenho, inclusive, concordado com as homenagens ali feitas. Inclusive, à Professora Luzia Leite. Ela tem seus méritos. Só acho que houve um equívoco, que pode ser corrigido a qualquer momento, se for da vontade da equipe, cujas decisões, claro, respeito. A Professora Rosário Leite, prematuramente falecida, deveria ter sido homenageada em primeiro lugar!

 Desculpem-me a intromissão! Mas eu prefiro a clareza de opinião, em vez do disse-me-disse...

O NOVO BRAÇO DA UDN VAI AO PALÁCIO!

  "Em uma manifestação de apoio à criação do PSD, a presidente Dilma Rousseff irá receber na próxima quinta-feira (18) as lideranças estaduais do novo partido. A sigla, criada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, enfrenta dificuldades para cumprir os requisitos e obter registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
  O encontro, marcado para as 8 horas, deve ser um café da manhã no Planalto ou no Palácio da Alvorada. A agenda foi acertada na tarde de sexta-feira entre Kassab e Dilma, que se reuniram por cerca de uma hora no Palácio do Planalto. (...)" (Eliomar)

 DO BLOGUE: E um pensando que a Dilma já estava tento problemas demais com o insaciável PMDB...

ARIALDO PINHO ATACA A LOURA!

 "A tia do filho da prefeita quer porque quer ser candidata a Prefeita."

  Do Blogue: É um direito inalienável da deputada Eliane Novais (PSB).

 "(...) acho uma gestão (de Luizianne) desastrosa e midiática. Arrependo em ter ajudado e, pior, votado."

  Do Blogue: Que o leão-de-chácara cidista procure outro candidato! Ou ele não tem voo solo?

DEIXA A PF TRABALHAR!

  Há críticas à Polícia Federal de todos os lados. Inclusive de Lula. A PF é formada por homens e mulheres e comete erros! Mas isso não invalida sua varredura ética e moral, que está em marcha! A corrupção, que chegou aqui com as caravelas, precisa ser combatida todo tempo, todo dia, de forma inteiriça, como cantiga de grilo! Quem for podre, que se quebre!

LULA, UM GRANDE LÍDER!

  "Imperdível, no Canal 66, documentário sobre o movimento sindical brasileiro. Lula, bem novinho, de barba preta e Fagner, também novinho e de bigode, no canal Brasil 66. Líderes sindicais convencendo trabalhadores a aderirem a greve, sob olhares repressivos da PM. O documentário da Net, mostra que Lula sempre foi um grande líder. Um estádio lotado, ouve o Lula como um líder e um mito. Quem não viu, perdeu um grande momento da história do Brasil. Lula falando para um estádio lotado, liderando o movimento grevista e os helicópteros do Exército sobrevoando baixinho, para amedrontá-los. (Noutra passagem) Lula fala na porta da fábrica; os trab começam a sair, enquanto a Polícia se prepara para agir. Lula não se intimida. E pela aos companheiros, para retornarem ao trabalho, de cabeça erguida e desce a lenha no governo. A Polícia entra em ação com cães, cacetetes, gás e bombas, ameaçando todo mundo, inclusive a imprensa."

  (Carlos Silva, radialista cearense)

A CORRUPÇÃO ENQUANTO PEDAGOGIA

  (Tarcísio Pequeno, Professor da UFC)
 

IDEÁRIO CAPITALISTA

 Para o burguês, o capitalismo é algo mais natural que a própria natureza. Pra ele, ela vira dinheiro. E o fetiche do dinheiro o faz "feliz". Mesmo que para essa "felicidade", ele tenha que atropelar o mundo!

HOMENAGEM A VALDEMAR CARACAS

   Hoje é dia de homenagem a Valdemar Caracas, na cidade de Pacoti. "Em novembro Caracas completará 104 anos. Vereador mais antigo de Fortaleza, sub prefeito da Parangaba, fundador do Ferrão, do PSB e o mais longevo aposentado da previdência pública no Ceará. Uma lenda viva."

 (A lembrança é do petista Antônio Carlos, do PT, líder do governo Cid na Assembleia Legislativa, que é dublê de comentarista esportivo)

LULA, NA EMBRAER