sábado, 15 de outubro de 2016

O HOMEM QUE PEITOU O JUIZ MORO

 Rogério Cézar de Cerqueira Leite. Foto do site Diário do Centro do Mundo
Cerqueira Leite

DO FACEBOOK

VELHARIA

Do Grupo Literleitura (Zap)

QUE SE DIGA

OUVIR o discurso do Camilo Santana sobre o professor equivale a chupar o bombom Ferreira Gomes com embalagem e tudo!

CULTURA

Imagem (de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga) printada de um vídeo do prof. Paulo de Tarso Bezerra Gomes, também poeta, filho de Tauá (e radicado na capital). Paulo é um militante da cultura popular. Local das obras: Campina Grande - PB.


OPINIÃO

"É uma pena que os discursos a respeito do Dia do Professor sejam em sua maioria protocolares e cheios de culpa. Os governos e representantes políticos reconhecem que os profesores são importantíssimos em qualquer sociedade, mas as políticas públicas para a educação tratam os profissionais da educação como abnegados e coitadinhos; sempre se escuta a mesma lenga-lenga sobre a valorização do professor... Muitos professores assumem o discurso de reconhecer-se imprescindíveis, mas ao mesmo tempo agem como escória e dejeto social, aceitando passivamente a condição imposta e engolindo a velha balela de sua função social, como um cirineu que carrega eternamente a cruz da educação. Poucos daqueles que hoje parabenizam os professores tem a coragem de assumir o cinismo e a hipocrisia com que tratam os profissionais da educação no cotidiano das escolas e universidades, muitas vezes com violência (física ou simbólica), com descaso, desrespeito, humilhação... e são raras as vezes em que a aproximação não seja motivada por interesses egoístas. Numa época em que as pessoas valorizam mais os 'wikipédias e googles' da net, o 'saber instantâneo' (a resposta pronta e fácil), onde se preferem as 'informações' (confundidas com conhecimento), veiculadas pelas corporações que vendem notícias, o 'conhecimento' do superficial, o ensino 'miojo'... São raros os momentos em que se aproveita um momento ímpar de socialização do conhecimento em uma sala de aula ou se faz a troca de experiência com aqueles que dedicam sua vida ao saber, a pesquisa e sua transmissão. Parabéns ao Professores que não desistem da luta!"
Francisco Bento da Silva - filósofo e professor da UFC/Cariri, 15/10/15

VÍDEO DE FORTALEZA DA DÉCADA DE 20

Veja!
https://www.facebook.com/joao.teles.948/posts/1320238474653855

DO PASSADO

Imagem do Colégio Visconde Porto Seguro (SP) - 1926.
Da página do jornalista Cláudio Teran (Facebook)

MAIS UMA DO MESTRE MAIOR

Do Facebook

CLAYTON

Do O Povo
clayton-161015

VERDADE

DO FACEBOOK

FORA DE DEBATE

Existem pessoas que estão sempre dispostas a não entenderem nada ou entenderem do jeito delas. Não perco com tempo com esses seres obtusos!

JAIME LERNER NO ZERO HORA (RS)

UM HOMEM de direita, mas que merece ser escutado/lido. Prova de que partido e ideologia não são tudo (a ser levado em consideração):
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2016/10/jaime-lerner-no-brasil-a-gente-faz-tudo-para-nao-fazer-7787493.html

INQUIETANTE

Do Facebook

NÓS NA FITA

PROFESSOR é quem semeia/Sementes em terra boa/Quem escreve e pensa e vive/Quem mergulha na garoa/É o que bem serve o café/ E nunca, nunca esquece a broa//É o que pensa no futuro/É quem nunca vive à toa/Parabéns, mestre do bem/É pra ti toda essa loa!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...