segunda-feira, 8 de agosto de 2016

DOIDEIRA

  Quem aplaude uma atleta negra, favelada e da família Silva é comunista. Menino, tá fácil ser imbecilizado!

OPERAÇÃO ABAFA



 De Vítor Teixeira

MAIS UMA SILVA


ÍDOLOS DE BARRO? PRA QUÊ?

  Ouço pessoas que rasgam elogios a um desses cantores do forró de plástico. Dizem que se vissem o sujeito pularia no pescoço dele e tal e coisa e coisa e tal... E tome ladainha e aporrinhação. Nunca escondi minha simpatia (pouca) por gente como Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Lula, Zico, Irmã Dulce, Patativa... Mas está pra nasceu um ser humano que me faça dizer asneiras do tipo (que ouço) sobre ele. E por um motivo muito simples: ninguém precisa de ídolos. O mundo precisa de professores, poetas, músicos, tecelões, agricultores, vaqueiros, arquitetos... que produzam algo em favor de alguém. E os grandes homens, é bom que se diga, não precisam de súditos, muito menos de fãs alienados e metidos a besta!

COMO SERIA A TAL CAPA...

INFELIZMENTE

 O povo negro continua pagando um preço muito alto por ter aportado aqui (embora tendo construído tanta coisa) na condição de escravo. A gente precisa crescer muito no quesito RESPEITO!

PLAC, PLAC, PLAC!

 Do Correio Braziliense


"Rafaela Silva supera racismo e depressão para conquistar o ouro olímpico no judô"

HISTÓRIAS DA VIDA

 Antes de julgar...

NOSSAS ORIGENS

   De Cláudio Emílio Correia Lima, poeta:

  "Cruz e Souza era negro e todos os poetas citados (Castro Alves, Machado de Assis, José de Alencar, Guimarães Rosa, Cruz e Sousa, Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, Rachel de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Hilda Hilst, Gonçalves Dias, Rubem Braga, Haroldo de Campos, Jorge Amado, Euclides da Cunha, Manuel Bandeira, Dalton Trevisan, Ariano Suassuna, Autran Dourado, Olavo Bilac, Alphonsus de Guimarães, Lima Barreto, Raul Pompéia, Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo, Raduan Nassar, Gregório de Mattos, Jorge de Lima, Tomaz Antonio Gonzaga, Cora Coralina, Adélia Prado, Millôr Fernandes, Érico Veríssimo, Mário Quintana, Paulo Leminski, Cecília Meireles, Augusto dos Anjos, Casimiro de Abreu, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Álvares de Azevedo, Monteiro Lobato, João do Rio, o Patativa de Assaré, João Cabral de Melo Neto, Murilo Mendes, Roberto Piva...) são mestiços; não tem quase um único brasileiro que não tenha uma avó índia no DNA; pesquisas genéticas confirmadas na UFMG, respeitadas internacionalmente, chegaram à estimativa que 85 por cento da população brasileira, mesmo pessoas louras de olhos azuis que se julgam brancos supimpas, tem uma ancestral de origem indígena. (...) SOMOS TODOS FILHOS DE UMA... com certeza, apesar de pai grego recentemente emigrado, por parte de sua mãe brilha esta luz mestiça no seu caudal... O Lima Barreto era negro, o Machado de Assis, também. Recomendo a releitura, caso já tenham lido uma vez, de Tenda dos Milagres, de Jorge Amado, onde a trama se baseia explicitamente na publicação de um livro do intelectual Pedro Archanjo que causou escândalo em seu lançamento, onde ele mostra que a maioria das famílias fidalgas e opressoras da tal aristocracia da Bahia eram todas mestiçadas e misturadas. Quase que o céu veio abaixo em Salvador por causa desse livro e toda a trama do romance amadiano se pauta nesse repercussão e na prospecção dramático-evolutiva desse tema; Pedro Arcanjo se baseia na figura pública de um intelectual negro baiano que realmente existiu."

OH, APANIGUADO DE CANDIDATO A PREFEITO...

 Não canta (tanta) vitória na Net. Preenche uma agenda com endereços e sai às ruas. Quem se enche só com conversa é secretária eletrônica!

OH, POVO RUIM!

 Do Twitter

DUAS EM UMA

  DIA 09 - Nova assembleia do professorado estadual. "Quem sabe, faz a hora!"

  AQUI NA RUA PASSOU UM PIPOQUEIRO. Era o Neymar!

A VIDA PEDE, EXIGE!

 Do Facebook

CLAYTON

 DO O POVO
clayton 160805

IPANEMA - RIO

 Do Twitter

NÃO LI, NÃO LI...

IMAGEM/CULTURA

  "Atletas egípcias estrearam nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e entraram pra História como a primeira dupla do Egito a disputar uma Olimpíada. Vestindo véu e calça, Doaa e Nada jogaram com Ludwig e Walkenhorst, da Alemanha, e disputaram de igual para igual num calor de 30º nas areias de Copacabana. (...)." O Povo Online Foto: Lucy Nicholson 


POR FALAR NISSO...

 O pessoal de TV da Unifor quer conversar com a gente. Pois que venha!

MILITÂNCIA

 NOSSO trabalho na TV Metrópole (nov./2014):

ZEZINHO ALBUQUERQUE ASSUME O GOVERNO

 Titubeante, vacilante... Oh, sonolência. Kzzz...

QUE BELEZA!

Sala de aula do professor e advogado Guimarães Silva - Fortaleza

SIMBOLISMO

 AS NARRATIVAS sobre o tal Pokémon go deixam claro: a humanidade precisa ser repensada. E é coisa pra logo!

TENDI NÃO!

  "Soa artificial a tentativa de transformar a eleição municipal de Fortaleza em embate ideológico. Longe disso."
  Lúcio Alcântara
  DO BLOGUE: De projetos político-administrativos é que não é né, doutor?

JEITINHO...

Pá fugi da puliça!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...