segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

FORTALEZA: DESPOSADA DO SOL E DA INCIVILIDADE!

   "(...) Vandalismo, incivilidade, ação privada deletéria, ocupação de calçadas, praças e ruas por comerciantes, poluição visual e sonora. Velhas e bem conhecidas pragas que assolam a cidade.
  O Centro de Fortaleza se mantém como uma grande feira suja, feia e sem ordem. Ruas, calçadas e praças de nosso bairro de maior valor histórico continuam privatizados pelo comércio. Na mesma linha, o 'laissez faire'(deixai fazer, deixai ir, deixai passar,...) que impera em nosso trânsito inferniza o cotidiano da cidade. As multas alcançam números absurdos, porém já não intimidam. Os canteiros centrais não são respeitados. Carrões e motos passam por cima. As motos cortam os carros por todos os lados. Os estacionamentos nas calçadas paralisam o trânsito e empurram os pedestres para as ruas. Com a volta às aulas voltam também os abusos de pais e mães que acreditam ter permissão especial para desrespeitar todas as regras. Temos um trânsito assassino, que mata mais de duas mil pessoas por ano no Ceará. A maioria, em Fortaleza. (...)."

  (Fábio Campos, no O Povo)

DESFARÇATEZ!

  Com tanta violência no Ceará e tantos dramas registrados todos os dias, a campanha pra governador já está nas ruas! A política existe para satisfazer-se!

TEM LÁ SUAS RAZÕES...

 Alguém se referiu ao momento político do Ceará como "Velha Era". De 1986 pra cá quase nada mudou!

AGÊNCIA DA BOA NOTÍCIA!

  "Dentro em breve a Secretaria de Educação do Estado do Ceará vai realizar concurso público para professores de Ensino Médio. A Universidade Estadual do Ceará (UECE), como uma das instituições que mais forma licenciados para atuar nos sistemas de educação básica do Ceará, lança, de forma pioneira, um curso preparatório para quem vai concorrer a uma das 3 mil vagas. É o PrepUece, uma iniciativa da Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (SATE) da UECE. Utilizando a experiência que a UECE possui na modalidade de educação a distância e a qualificação dos seus professores na formação de docentes para a Educação Básica, o cursinho visa preparar os candidatos ao concurso da SEDUC com o que há de mais atualizado e adequado.    A Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (SATE) da UECE concebeu um curso preparatório oferecido na modalidade a distância, elaborado pelos professores da instituição, que possuem vasta experiência em elaboração de provas de concursos, vestibulares e que atuam na formação de professores, nas licenciaturas.
  O PrepUece vai oferecer  um curso preparatório para os candidatos a professor nas disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática, disponibilizando virtualmente acervo de provas e material didático preparado exclusivamente para o concurso da SEDUC, na modalidade a distância.
  Segundo a coordenadora do PrepUece, a professora Eloísa Maia Vida, o objetivo da iniciativa da SATE é 'contribuir para a preparação dos candidatos visando à realização das provas que compõem a primeira etapa do concurso'.
  Além dos conteúdos específicos de Matemática, Física, Química e Biologia, o conteúdo programático do curso conta ainda com aulas de Educação, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Matemático.
  A inscrição é feita somente no site do PrepUece. Mais informações no site ou pelo telefone (85) 3101 9962."

  (Sítio da UECE)

A FOME DAQUELES TEMPOS...

  Zé saía cedo de casa. Antes das seis da matina. No ombro levava uma enxada, uma foice e um machado. Não abria pra nada! Destemido! No cós da calça uma faca peixeira embainhada. Metida no cabo da enxada uma cabaça mediana. Entrava na mata, derrubava mato, arrancava toco, apanhava feijão, pegava um surrão e o enchia de feijão. Onze e meia riscava! Do canto do quintal amplo já podia sentir o cheiro do feijão, cozido com toucinho. Um cheiro bom. Pra quem tinha fome de leão. De quem trazia no ombro o suor do trabalho honesto... Zé comia muito. E como comia! Depois de tanto feijão, raspava uma rapadura grande e botava pra dentro, sob o olhar caprichoso da esposa Maroca. De tarde voltava pra, de novo, derrubar meio mundo!

BELO TEXTO!

"Eu vi minha mãe rezando
aos pés da Virgem Maria.
Era uma santa escutando
o que outra santa dizia..."


(De autoria do médico pernambucano Barreto Coutinho)

PAGO PRA VER!

  A barreira das desigualdades sociais de uma cidade múltipla e complexa, como Fortaleza, será implodida por um governo apoiado pelo adautismo, pelo CIC e pela FIEC? Só vendo!

O QUE NÃO FOI DITO!

 Tem gente contando vantagem, por ter ganho eleição de prefeitos abatidos pela própria prática. Que vantagem há nisso!? Ora, do touro morto todo mundo pega no chifre!

DESSE JEITO!?

  O desafio de derrubar o muro das desigualdades sociais de Fortaleza começou com o aumento do salário do prefeito e dos secretários. Belo jeito de começar!

ARAQUENHENSES

@[100004062550801:2048:Rosa Teles] @[100000778140713:2048:Marina Aguiar] @[100003099922100:2048:Izabel Queiroz]


















  Lucy Irênio de Aguiar, minha irmã, que vive em Tianguá E dona Mariana, esposa do Zé Paulino, marceneiro do Araquém de antanho. Foto da família.
 
 

30 ANOS SEM GARRINCHA!

  Dos tempos em que torcedor não era outdoor ambulante e o cifrão não era ídolo de ninguém! O Mané entortava os marcadores. Hoje os cartolas vivem na engorda, às custas dos incautos...

O PT AINDA É O MAIS QUERIDO?

 Assim o pessoal da oposição, que já anda sem ação, entra em parafuso! Quanta mediocridade!

MAIS UM!

   Vai ser construído pelo Estado um hospital metropolitano, possivelmente em Maracanaú. Beleza! Bela notícia. Mas que seja pra funcionar!

VAMOS TRABALHAR!

  O jornal O Povo, que tem uma linha editorial mais crítica, com relação ao governo municipal de Fortaleza, vai mapear a buraqueira da capital. Cid pede paciência. Filme velho, sambado!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...