sábado, 27 de julho de 2013

ELES LEEM. OS BOBOS ATACAM!




CONTEXTO: OBRA GETULISTA DE LIRA NETO

ROBERTO, O "PINGUIM"

  Um grupo de manifestantes está em frente ao prédio onde reside o prefeito de Fortaleza. Gritos de "desce, pinguim!" são ouvidos de longe!

UM BELO ARTIGO!

  Fascismo em nome de Deus


  "(...) Quem são e quantos são esses arautos da moral e dos bons costumes? De onde lhes vem a autoridade para ameaçar em público a presidente da República?
   Um Estado laico tem direito de submeter a sociedade inteira a uma minoria de fanáticos decididos a impor suas idiossincrasias e intolerâncias em nome de Deus? Em que documento está registrada a palavra do Criador que os nomeia detentores exclusivos da verdade? Quanto sofrimento humano será necessário para aplacar-lhes a insensibilidade social e a sanha punitiva? 

 (Dr. Drauzio Varella, médico cancerologista, no Folha de SP)

  Toda a matéria: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/drauziovarella/2013/07/1317180-fascismo-em-nome-de-deus.shtml

BELA XILO DO MESTRE PARAIBANO JOSÉ COSTA LEITE!

Foto: JOSÉ COSTA LEITE

Hoje é dia de celebrar os 86 anos do poeta popular e xilogravador paraibano radicado em Pernambuco.

Enciclopédia Nordeste: Biografia de José Costa Leite - http://migre.me/fBHT2

Curta a Fan Page do portal onordeste.com
https://www.facebook.com/onordeste.portal















Foto: Ivan Maurício


SEM VENENO!

  Pra quem gosta da escrita maneira de Neno Cavalcante, ele avisa! "Estou escrevendo a Coluna É, do DN e participando do Diário do Nordeste Plus (por enquanto somente acessado pelo ipad). Um novo desafio. Estudo outros lances, porém, quero viver um longo tempo fora da TV."

QUANDO A ROUPA FACILITA...

URUCUBACA, COM AMARILDO

Urucubaca 

por Amarildo

TEXTO LONGO... MAS TRAZ ÓTIMA REFLEXÃO!

   "CONSCIÊNCIA DE MONTURO

Pelo tino arcaico dos burgomestres da Aldeia sobrará sempre para o meio ambiente o sacrifício para se ter um aldeamento, supostamente, melhor. E vai-se, no lombo de um discurso autoritário, assistindo a reconstrução de uma Cidade em que grilos e castanholeiras são menos importantes que viadutos e carros.
  Sim, pontes e automóveis podem favorecer as travessias. Mas são menos essenciais que borboletas estaladeiras que do doce das castanholas, na cadeia da vida breve-bonita-e-longa delas, trabalham para inventar o que respiramos. Isso é presteza ambiental.
  É que os chefes da Aldeia, do Paço e do Palácio, por eles, ainda rebolariam no mato o que há em seus penicos. Uma consciência de monturo ainda os possui, apesar de viagens pelo mundo velho, os títulos de arrotar e a idade das raposas.  Até um desembargador foi (ou se deixou ir) na conversa fiada de que 'mobilidade urbana' só se resolve se 'mais pedacinho' da floresta for ao chão. De vinte em vinte metros, aos pouquinhos, construíram um shopping, 300 prédios (com quintal privilegiado), trinta favelas, mais isso, aquilo e aquilo outro...  A Cidade terá, mesmo, mais vantagens se o Cocó for abocanhado outra vez em seus limites já acuados? Terá não, excelência. Suspenda o juízo e experimente pensar um bocadinho nos tempos que se esquadrinharão. No óbvio. O senhor duvida que daqui a quatro anos a Aldeia terá muito mais carros e engarrafamentos do que hoje? Que uma nova tsunami de IPI zero me fará trocar o carro ou comprar, finalmente, meu primeiro Landau? Que o transporte público daqui será de fazer inveja à Paris? Que ali e acolá o trânsito engargalado será uma joia por causa de dois viadutos? Vai não, meritíssimo.  E aí, daqui a quatro anos, o burgomestre da hora (que provavelmente será o mesmo de hoje) mais uma vez invadirá o Cocó para fazer pontes salvadoras. Matará novamente as árvores, espantará as borboletas e dará língua e dedo (porque não pode ser contrariado) para o João teimoso e a Rosa das resistências.
  Dois viadutos, ali, serão como um casal de hipopótamos no banheiro do senhor, desembargador. Imprudente, sobrante, inoportuno e 'estoporante' para dizer o menos.   Atente, meritíssimo! Derrubaram tanto a floresta que o Cocó foi se amiudando com os seus. O rio se empanturrou de areia, não navega mais. E, no que resta de mata, há garrafas de Coca-cola e condomínios com TVs a cabo. Tá bom, já deu.
  Convido o senhor para passar uns dias comigo, espreitando a vida que se vai indo debaixo de um flamboyant vermelho na esquina da Engenheiro Santana Júnior com a Pizza Hut. Lá, acompanho os dias de cinco espécies de pássaros: casais de suruiri, lavadeiras-de-maria, pardais, rolinhas e galos-campina. Uns urbanos e outros que se tornaram.  Estão por ali porque o lixo da pizzaria e de outros empreendimentos os 'favorecem'. Tanto comem os restos das massas como caçam os insetos que nascem das porcarias mal ensacadas e encostadas no tronco da árvore bonita e nas coxias do entorno do pé de pau.
  Quero dizer o que com a história dos passarinhos e o flamboyant? O prejuízo de 94 árvores no chão pode ser pequeno diante da repercussão avassaladora dos viadutos para o que resta de floresta, rio e os moradores dali. Gente e bicho. Se o Cocó já fosse um parque, tivesse pai e mãe registrados em cartório, a inteligência municipal e estadual teria de arranjar outro jeito que não fossem dois elevados. Por muito tempo, acreditei no que escreveu ou disse Fausto Nilo em entrevistas: que o problema de 'mobilidade urbana' na Aldeia não se resolve com rasgamento de novas avenidas, ponte estaiada e construção de viadutos. Transporte coletivo de vergonha e segurança para ir e vir poderiam nos tirar do mar de carros em que vamos nos afogando.
  E sem tronco para nos agarrar."


A HISTÓRIA DO MUSEU

  "O Museu da Escrita é uma homenagem à Professora sobralense Maria Isaurita Gomes Morais, genitora do idealizador do projeto. Ele está localizado no município de Fortaleza, estado do Ceará, tendo iniciado suas atividades em novemvbro de 2012."

MUSEU DA ESCRITA NA CAPITAL. QUE BELEZA!

TUDO CLAREOU!

  Antes, os vândalos eram esquerdopatas soltos nas ruas, defendendo um socialismo caduco e coisa e tal. Hoje, sabe-se: o vandalismo é chancelado por um Estado caquético, esquizofrênico, vazio e acanalhado, que permite que bandidos se infiltrem nos movimentos sociais e desmoralizem sua estrutura de segurança (?). Até seus agentes (PMs) fazem a festa. Cabralizaram nossa vida. Socorro! 

LIVROS-MARAVILHAS

"Papai, conta uma histolinha!" Eu juro, eu sou normal. Ouço coisas assim!

O PROFESSOR... DOS CONSULTÓRIOS!

NÃO PODE!

  Olha o que pode ser visto no famoso portal letras.mus.br:

  "E se de dia agente briga a noite a gente se ama.
  É que nossas diferenças se acabam no quarto em cima da cama.
  E se de dia agente briga a noite agente se ama
  É que nossas diferenças se acabam no quarto em cima da cama. (...)."


  

PODER VELHO DESAVERGONHADO!

  Destaque do Gente de Mídia!


.

NOSSO APLAUSO!

  "Graças a Deus, obtive êxito no Exame da OAB, cujo resultado saiu agora à noite. Mais uma conquista na minha vida estudantil. Vale a pena ESTUDAR!"

  (Fernando Deda, Professor e advogado)


  DO BLOGUE: Parabéns ao confrade, a sua família e a Academia Palmense de Letras (APL).

A CIDADE NÃO PARA

Vamos lá, travez!