terça-feira, 27 de outubro de 2015

DEBATE - II

  NO O POVO - Idevaldo Bodião põe o pingo nos is. Quem é ele? Professor aposentado da UFC.  
  "(...)
  O POVO - Critica-se muito a mercantilização da educação, principalmente, dessa básica.
  Bodião - Os diretores de grandes escolas são empresários e vendem um produto que tem aceitação no mercado. A sociedade pede isso. (...)."  
  O POVO - O Ceará foi destaque nos resultados mais recentes da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), em níveis de leitura, escrita e matemática, e muito se atribui ao Paic, que se tornou modelo nacional... 
  Bodião - E também reforça no Ceará essa lógica da competição. O discurso de uma escola contra a outra. A lógica de premiar as melhores escolas com mais recursos é a mesma do vestibular. A divulgação dos resultados. Perceba: é olhar o outro como adversário. A competição está inerente no nosso sistema escolar, como na nossa sociedade. E isso leva a um caminho oposto à tolerância. E a educação que oferecemos hoje a nossas crianças e adolescentes não combina com a cultura da solidariedade. Veja: eu não vou exercer a solidariedade de fato com alguém que está roubando a minha vaga. No fundo, não há como sermos solidários em um clima de competição. (...).”

DEBATE

   “(...)
  O POVO - A educação formal ministrada na maioria das escolas já não funciona mais?

  Idevaldo Bodião - Esta é uma crítica recorrente, mas o que precisamos pensar, antes de mais nada, é: não funciona para quem? Será que a escola não está mesmo dando certo? O sistema produtivo não precisa de uma educação para todos. No entanto, para evitar o esgarçamento social, é importante que todos estejam na escola, o maior tempo possível, em uma escola não de formação integral, mas de tempo integral. Duvido que você consiga encontrar uma fala institucional que seja contra a educação. Não. Todos são a favor da educação. A questão, então, é a educação de qualidade, e não a escolarização. É onde começamos a perder a convergência. A educação que a sociedade considera boa, hoje, custa muito caro. Não é R$ 100 ou R$ 200 por mês. Este é o valor que a maioria dos gestores da rede pública dispõe por mês por aluno. Assim, se pensarmos na perspectiva de construir um mundo mais justo e igualitário, a escola de hoje, realmente, não funciona, a começar pelo próprio financiamento. A escola, assim, em todos os sentidos, continua perpetuando as desigualdades sociais.(...).”

DOIDO PRA SER APEDREJADO!








  VIA TWITTER

TÁ FÁCIL. VOU SER JORNALISTA!

  "Sentados à mesma mesa, Lula e Dilma pouco conversam em festa. Do Folha Online: 

Do Facebook

QUINTANA


E AÍ BLÁ, BLÁ, BLÁ...

  Guardas de trânsito terceirizados de Fortaleza. Foto: Charles Carneiro

QUE SE DIGA!

  Lula faz 70 anos. Muito querem pra ele 70 anos. De cadeia. Principalmente por falta de argumentos. Ou... ódio de classe!

OS OPOSTOS...

"DOUTRINAÇÃO MARXISTA"

  “Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática.” Paulo Freire de Beauvoir

A PIABA DO DIA!

LAERTE

EXAGERO À PARTE...








 Prof. da UFC, via Twitter

A CONVERSA ERA FIADA?

  Depois que Ivo Gomes soltou os cachorros em cima do governo amigo (do Camilo), a petista Luizianne Lins andou falando poucas e boas dos Ferreira Gomes (ex-aliados dela). Já o ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto, hoje deputado estadual, acusou o Governo Camilo de perseguição e o secretário de turismo, Arialdo Pinho, de "sentar em cima" de um documento sobre um obra pra sua terra. Pelo jeito o apregoado tempo do diálogo acabou!

DO RECANTO DA CALÇADA

 - Maria, pra onde tu vai nessa carreira toda?
  - Vou ali na barragem...
 - Fazer o que, posso saber?
 - Pegar umas piracas pra mistura.
 - E tem?
 - Oh, ali é um refrigério divino, minha filha!
 - Pena a barragem ser tão maltratada...
 - Ih. Aquilo é de dá dó!

ALGUMA NOVIDADE NISSO?!

 Do Facebook

AINDA BEM!

   Um radialista que faz (na TV) um desses programas do mundo-cão, vive chamando os presos (às vezes, só acusados de algum crime) de "almas sebosas". Afirmação desrespeitosa e discutível. Deve ter copiado de alguém. O camarada em close já foi até candidato a deputado estadual. Olha o nível. Nos livramos do "diputado"!

ATUALIDADE

A PARTICIPANTE DO PROGRAMA MASTERCHEF JÚNIOR, DA BAND, TEM 12 ANOS!

DO UOL


FONTE: http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2015/10/22/agressao-verbal-a-menina-do-master-chef-e-pedofilia-dizem-especialistas.htm

DESRESPEITO

   Lula não é santo. Nunca foi, nem será. O barbudo chega aos 70 anos de idade. Os governos dele estão aí pra serem julgados. Lula vive num País cuja elite política quer vê-lo na cadeia. Sem crime (provado) ou condenação. Na minha cabeça de historiador há um elemento de ódio de classe nisso tudo. Há. Agora, o mais lastimável: a turma que quer vê-lo na sarjeta da vida, de preferência bêbado e passando fome, é açulada (também) por um sociólogo (que nos tem como meros caipiras) com muito respeito na América Latina e na Europa, que tem pouco apreço ao País que tanto apaixonou seu professor Darcy Ribeiro. Que tristeza. Lula pode e deve ser apeado do poder. No voto, na boa. Mas o que querem? No País cujos rapazes e cabras velhos de direita querem estuprar uma participante de um programa de TV, querem violentar (também) a democracia. Ordinários!

DÚVIDA

  Cruzamento das avenidas Domingos Olímpio, com da Universidade, Benfica/Centro de Fortaleza. Um rapaz de 16/17 anos, de cara pintada de palhaço, faz malabarismo no sinal. Usa ovos de galinha. Esforça-se, faz caras-e-bocas. É um bom artista. Mas parece amador. Fiquei perguntando-me: - Porque ele não é convidado pra alegrar as escolas, sisudas escolas oficiais?

É DESOLADOR

  Aplaudem o prefeito que constrói praças. Uma praça edificada é aplaudida vorazmente. Mas nada se diz do doutor que abandona oito/dez delas. E a pirotecnia não vem dos releases oficiais. Não. Vem do eleitorado... Não falo aqui de uma cidade ou outra. Essa prática é surrada. No País inteiro!

OH, POVO RUIM!

 Um cara mandou pro Folha da SP
Link permanente da imagem incorporada

PANFLETO NÃO ENCHE BARRIGA!

  Aos professores falta (principalmente): salário (ganhamos a merreca de um bico), condições de trabalho e formação digna. Pra ontem. Quando vem um resultadozinho (mesmo oficial) agradável para os olhos do prefeito, governador, etc, logo vem a cantilena: "Os professores...". E o respeito a eles, cara pálida?

DUAS EM UMA!

1. A rejeição à política aumentou muito. E nenhum dos pré-candidato à presidência escapa dela!
2. Os prefeitos não querem cortes no Bolsa Família e defendem a volta da CPMF. Quem tiver seu discurso contra o imposto não vá ao interior!

POR QUÊ?

 Tem uma afiliada da Globo (RBS) enfiada nessa Zelotes. Mas isso não vem ao caso!

CALMA, COXA!


NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na maior democracia do Mundo". De araque, cl...