segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

VERSINHO VELHO

 Não lembro do nome do autor:

"Eu sou Pedro Ventania/ Morador lá da Gangorra/ Se me vires não te assustes/ Se te assustares não corras/ Se correres não te assombres/ Se te assombrares não morras!"

PIAUIENSE GENIAL!

  O poeta popular Pedro Monteiro escreveu o romance de cordel João Grilo: um presepeiro no palácio, que é uma adaptação, claro. Na narração ela resolve separar João Grilo de Chico e explica:

 "Quando separei João Grilo/ Do seu parceiro Chicó/ Foi como se dividisse/ A ventania do pó/ Já que nessa ligação/ Tem corda, laçada e nó!"   

ISSO MESMO!


 

Imagem: Facebook

 "São inúteis para mim/Títulos de autoridade/No chão, os vermes esperam-me/Para fazer a igualdade!"

 (Antônio Queiroz de França)

PAINEL DA APL

 O sítio do fazendeiro poeta:

  http://manoeldebarros.blogspot.com.br/

QUEM VEM POR AÍ?

  Na reforma ministerial de Dilma, Mercadante vai pra Casa Civil. E pra Educação? Tomara que não seja mais um burocrata, desses que dão cabeçadas no vento por aí!

ATENÇÃO, MESTRES!

 A origem obscura e sangrenta de alguns contos de fadas. Uma chance pra abordar a dor, o autoritarismo, o medo, a vingança, o erotismo, a sexualidade, etc:

 http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/origem-sangrenta-contos-fadas-567124.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_educar

ESCÂNDALO. MAIS UM!

  "Marcado para morrer

 O governador Cid Gomes estava pronto para dez dias de férias em Orlando com a família quando estourou um escândalo com o seu secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho, que foi tesoureiro de suas campanhas e participa de vários negócios da família do governador. Pinho se recusa a sair do cargo."


 (Coluna Brasil Confidencial, da IstoÉ Independente)

DESFOCADAS

"Novelas, que tem tanta penetração no tecido social, tratarem deficiências com a irresponsabilidade da novela das oito da Globo é um crime. Ainda sobre a novela das 8, tenho uma filha especial e conheço muitos autistas. Nunca conheci uma autista como a daquela novela. Absurdo!
Em tempo: novela das oito da Globo vem produzindo toneladas de tolices e estereótipos sobre autistas e cegos e está revoltando especialistas.
Um instrumento poderoso como a televisão ser usado para veicular exclusivamente lixo em um país com educação tão frágil é um crime.
A TV brasileira estimula nossas meninas a esquecerem que nasceram com cérebros, como se fossem apenas bundas e peitos. É muito triste!"

(Eduardo Guimarães, comerciante e blogueiro)

SEGUE A GUERRA NÃO DECLARADA

VAI QUE DÁ SERTO!

  “Por gentileza quem conhecer os professores: ANACÁCIA MONTEIRO XAVIER, ELIOSMAR FERREIRA BARROS, LAELZA MORAES DA SILVA e ROSE LUZIA BARBOSA PAIVA, favor pedir aos mesmos para entrarem em contato com a ESCOLA FRANCISCA FERNANDES MAGALHÃES, com urgência (3433.****)!".
  (Do Grupo Aberto de Professores de Fortaleza, no Facebook)

  
  DO BLOGUE: É assim, dessa forma, que escolhem coordenadores escolares na capital.  No improviso, no “se colar, colou!” É no que dá colocar qualquer açougueiro político pra cuidar de coisa séria! Bem feito!

TRABALHO QUEM É BOM...

   E o rolezinho dos sindicatos pelas escolas (reais) começa quando? Ou preferem as fronhas governistas, o remanso trazido pelos gritos dos doutores?

OS HITLERZINHOS DO PLANALTO CENTRAL!








 A dinheirama de Brasília faz mal a muita gente... Lembram do índio Galdino?

SAFADEZA OFICIAL!

  "Que foi ao IPM ultimamente? Por que é que na hora do atendimento na recepção da Junta Médica eles escrevem, em letras garrafais, a palavra PROFESSOR na ficha de atendimento? Observei isto e percebi que para outros profissionais não fazem o mesmo. Ô, perseguição, nã!!"

 (De uma professora/vítima de Fortaleza)

A OPOSIÇÃO SE MEXE!

  O jornal O Povo de hoje traz matéria de capa (em chamada principal) sobre o jogo sucessório estadual. Nunca a oposição teve tanto campo fértil pra trabalhar. Pelo menos na RMF a insatisfação com a situação é generalizada. Pena que a política seja só a dos... caciques!

DESIN... TOXICANTE!



Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.


(Manoel de Barros)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...