segunda-feira, 5 de março de 2012

O SEGREDO DOS "BÚZIOS"

"Por que se fala tanto
Na solidão dos relógios?
Ainda mais solitários
São os búzios, que guardam
Nas aurículas de cálcio
Os estigmas da terra
Os rumores do caos.
E assumem a contagem regressiva
Do éter e do granito."


  (JORGE TUFIC, poeta cearense)
 

FÓRUM ZONA NORTE

  "Queridos amigos,
   Diante da importância que todos vocês possuem na minha vida profissional, gostaria de convidá-los para se fazerem presentes a um momento também importante para mim. Estarei ministrando uma palestra na qual relatarei a experiência com a produção de obras didáticas e questões relativas ao livro didático de História em geral. O momento ocorrerá no dia 12 de março de 2012, as 19:15 h. , NO AUDITÓRIO do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CCH-UVA) em Sobral. Tema: 'De Professora a Autora de Livros Didáticos: a experiência no sertão cearense.'
  (Gleiciane Freitas, da cidade de Cruz)

A BELEZA DA MATRIZ DE PACATUBA, AO PÉ DA SERRA DE ARATANHA

A UNILAB DE REDENÇÃO (UNIVERSIDADE LUSO-AFRO-BRASILEIRA)

A FORÇA DA EDUCAÇÃO!

   "Uma nova jornada começou a ser trilhada pela catadora de materiais recicláveis, Ercília Stanciany, de 41 anos, nesta segunda-feira (5). Ela teve o seu primeiro dia de aula no curso de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), após ter sido aprovada estudando com livros que encontrava no lixo. A catadora disse que viveu um misto de emoções tão grande, que não conseguiu explicar o que sentiu quando chegou ao campus da Ufes, em Goiabeiras, na capital do estado, para estudar. Só que em vez de aulas, o primeiro dia foi marcado por confraternização e muitas brincadeiras.
   'É uma emoção inexplicável, parecia que meu coração ia explodir quando cheguei na Ufes. Realizei meu sonho de infância. Fui para meu primeiro dia de aula e fui pintada pelos meus veteranos no trote, estou cheia de tinta, teve muitas brincadeiras, mas valeu à pena. Agora preciso tomar um banho reforçado para tirar essa tinta toda', disse aos risos, Ercília. (...)." 

  (DO G1/ Espírito Santo. Matéria citada pelo Professor Pasquale Cipro Neto)

O BRAVATEIRO VOLTA ATRÁS!

  "O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enviou nesta segunda-feira (5) carta à Federação Internacional de Futebol (Fifa) pedindo a substituição do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, como interlocutor entre a Fifa e o governo federal para a organização da Copa do Mundo de 2014. Logo após o envio da carta à Fifa, Valcke pediu desculpas ao ministro.
  Na última sexta-feira (2), Valcke afirmou que o Brasil estava mais preocupado em ganhar a Copa do que em organizá-la. Disse ainda que organizadores do Mundial precisavam de 'um chute no traseiro'.  (...)." (DN)

UMA COMUNICAÇÃO

  "Um bumerangue aveludado, vindo do colega Leonardo Pildas, ao qual devolvi nestes termos:

  'Meu nobre colega, mestre e ídolo literário. É com imensa satisfação (pois não admito ter orgulho, talvez até o tenha),  receber seus elogios. Satisfação maior quando de pessoa tão serena e ponderada recebo uma crítica. Sei que, ao fazê-la, o faz com consistência e o saber de 20 janeiros a mais que eu. Não se acanhe! Em público ou em particular sua crítica será sempre bem vinda. E tema mais: Realmente o Pois bem de número oito refere-se mesmo à praça que existia em frente
à sua bucólica residência. A única ainda a resistir às lavancas do 'progresso muderno'.  Mas o fiz assim, porque também a matéria do Professor Romildo me dava a entender tal falto e a pressa, misturada
com o pouco de tempo de que disponho para uma pesquisa maior me levou a cometer tal equívoco.

  Atenciosamente,

  Manuel de Jesus da Silva Epa!

  P.S. Tenha uma ótima semana de trabalho e muita paz e saúde junto com todos os seus próximos e que Deus seja nossa proteção por todo o sempre. Um abraço fraterno."

O PADRE E A MAMÃE

  1. "Faço oração, rezo o terço
Para o meu Santo Padim,
Porque ser devoto dele
É um conforto pra mim
Com o meu santo Padim Ciço
Não pode haver tempo ruim."
 2. "A mulher que me criou
Era uma santa na Terra,
Tinha o nome de Tereza
E enfrentava qualquer guerra,
Guerra santa ou guerra bruta,
E jamais fugiu da luta,
Que o bom cabrito não berra."
  (Francisco Barros Alves)
 

UECE SUCATEADA!

  Estudantes exigem segurança no campus da UECE (Itapery) e a contratação de mais Professores. Ingressei na UECE em 1996. Já naquela época a cantilena dos DCEs era a mesma! De lá pra cá, nada mudou! Entram e saem governos e nada muda! É normal os alunos assistirem aulas com gatos e cachorros abandonados, como companhia. O descaso é grandioso!

O PT E O PODER

  "'Não sei se o estrago feito pela corrupção do PT pode ser maior que todo estrago feito pela mão de ferro dos militares. Os militares tem um pensamento lógico e objetivo. São 'treinados' para respeitar a hierarquia.
  Em contrapartida os partidos de 'esquerda' foram o fiel da medalha, em defesa da liberdade de pensamento e expressão.
  Porém, em meus 47 anos de vida não vi uma CONSPIRAÇÃO mais bem engendrada como do governo atual.
  Política populista com ajuda do desemprego, com filho, sem teto, com voto, sem noção, com vontade de sacanear com aquele que trabalha.
  Mudam as moscas e  a merda continua a mesma.
  Sem noção os jovens sem futuro apaixonados por uma vida sem esforço.
  Sem noção os maduros que aceitam esta putaria.
  Sem noção os velhos que se deixaram enganar por 'grandes verdades entre comunismo e  capitalismo' e deixaram as verdades sobre o valor do respeito e amor ao próximo para segundo plano.
  Brasileiro enebriado pelo futebol carnaval e cerveja.
  Político preocupado com as leis, que um dia não possam prejudicar a eles mesmos.
  Governantes preocupados com o próximo lobby. O povo é tão ignorante que o salário do político representa um grão de areia na praia.
  Acreditei em um governo mais justo.
  Acreditei em um País mais honesto.
  Quando o Magistrado é manipulado pelo executivo.
  Quando o poder judiciário enfrenta crises de existência.
  Quando a polícia, se sente com razão, de mãos atadas pelos direitos humanos dos marginais.
  Quando a família é desestruturada pela falta de bom senso, em relação às virtudes.
  Quando uma NAÇÃO perde o rumo do bom senso.
  É justo que pessoas de bom senso possam orientar o rumo.
  É perfeito que a liberdade prevaleça.
  Espero que não seja necessário que a mão de ferro assuma.
  Espero que as pessoas de bom senso possam de uma maneira democrática corrigir os erros.'
   'P.S.: O texto não é de minha autonomia, como diria aquele personagem do Chico City, mas é bem interessante e foi tirado de uma comunidade do Orkut chamada Teoria da Conspiração.
'"


  (Texto enviado por Manuel de Jesus)

  Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=69619&tid=5716076621700304323&na=4&npn=2&nid=69619-5716076621700304323-5716095502369756208

A NEGRA DE REDENÇÃO. JOÃO PEDRO E MEU IRMÃO JHONAS FORAM LÁ!


HISTÓRIA DO CEARÁ. A NEGRA DE REDENÇÃO. HOMENAGEM À ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

A QUE PONTO CHEGAMOS! TEM REDELDES NO PMDB?

   “O grupo de rebeldes do PMDB vai entregar manifesto, nesta terça-feira, acusando o governo Dilma Rousseff de privilegiar o PT no processo de formação das candidaturas para a disputa das eleições municipais deste ano. O documento chegou à fase final de elaboração com a assinatura de 45 dos 76 deputados federais — mais oito nomes devem assinar antes da entrega ao vice Michel Temer. Iniciado no ano passado, o movimento ganhou força na última semana após a nomeação do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) para o Ministério da Pesca. (...)." (Blogue do Eliomar)

  DO BLOGUE: No Ceará, segundo o Blogue do Eliomar, apenas o desconhecido deputado federal Danilo Forte assina o documento do partido (aquele ensandecido por cargos).

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...