sábado, 1 de outubro de 2011

UMA PERGUNTA PARA O LUIZ ESTEVES, APRESENTADOR DA TV VERDES MARES

é verdade q vcs so passaram algo sobre o espancamento dos prof., porque a VM foi cobrada pela Globo Nacional, pois não passavam nada?"

 (Renata Freitas, Fortaleza, via Twitter)

Repúdio Nacional! Moção de Solidariedade



   "A APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, representante dos professores e funcionários das escolas públicas estaduais, manifesta integral solidariedade e apoio à greve dos Trabalhadores em Educação do Estado do Ceará. Estes educadores, em greve há 56 dias, lutam pela implementação do Piso Salarial Profissional Nacional – Lei 11.738/2008 em sua integralidade. Luta esta que unifica todos os educadores brasileiros que defendem a escola pública de qualidade. A APP-Sindicato manifesta também seu veemente repúdio às ações truculentas praticadas pela Polícia Militar, por meio do Batalhão de Choque, sob o comando do governador Cid Gomes, ocorridas na manhã do último dia 29 de setembro, nas dependências da Assembleia Legislativa do Ceará, que causou ferimentos em alguns professores e a prisão de outros. Repudiamos ainda a atitude do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, por permitir a ação violenta do batalhão de choque da PM, dentro da Casa, contra os educadores. Esperamos que o Governo do Estado do Ceará trate com o respeito merecido os educadores da rede pública, grande lutadores que devem ser reconhecidos através de ações que garantam maior dignidade à categoria e melhoria de ensino à população deste Estado."



  Curitiba, 30 de setembro de 2011.

  (Sítio da Apeoc)

NEM TODO MUNDO CALA! CARTA ABERTA AOS CEARENSES

  "Nós, dirigentes e professores universitários do Departamento de Ciências Sociais da UFC, declaramos nosso total repúdio às agressões sofridas pelos professores na Assembleia Legislativa do Ceará no dia 29 de setembro. A violência usada contra os docentes, em resposta as suas legítimas lutas por melhorias salariais e condições de trabalho, não podem ser toleradas pela sociedade cearense em nenhuma circunstância. A casa legislativa, que deveria ter dado prova de independência e representação de todo o povo cearense, infelizmente comportou-se como um servo de outro poder. A pequenez manifestada pela grande maioria dos deputados cearense é lamentável e reveladora do grave momento por que passa toda a sociedade cearense. Esperemos que os episódios lamentáveis não venham mais a ocorrer e que o governo volte a dialogar com os professores e encontre meios de atender às suas legítimas reivindicações."

  Fortaleza, 30 de setembro de 2011.
Prof. Valmir Lopes (Chefe do Departamento de Ciências Sociais)
Prof. Cristian Paiva (Coordenador da Pós-Graduação em Sociologia)
Prof. Estevão Arcanjo (Coordenador Diurno do Curso de Ciências Sociais)
Prof. George Paulino (Coordenador Noturno do Curso de Ciências Sociais)
Prof. Leonardo Damasceno de Sá
Profa. Geísa Mattos
Profa. Isabelle Braz
Profa. Glória Diógenes
Prof. Jakson Aquino

  (Via Leonardo Damasceno de Sá)
  Tanscrita da página do Facebook da Profa. Joceny Pinheiro.

FENÔMENO$ TÍPICO$ NO CÉU DE BRA$ÍLIA, POR DAVI PORTELA

ELA SEMPRE SERÁ BEM-VINDA!

ROMPIMENTO, JÁ! ESTÁ NA HORA!



  Se... o PT tivesse coerência e coragem, romperia com Cid agora! O que falta? A quem esse partido quer servir? Por que tantas dúvidas?

COREAÚ: 141 ANOS!



   Os alunos da Educação básica de Coreaú tem a seu alcance alguma obra sobre o município e sua História/ Geografia, na linguagem deles? Em que estudam os fatos do passado e do presente? Ou não estudam? Continuam manuseando aqueles livros sudestinos, com mapas que mostram o interior de São Paulo, do Rio? Essas coisas deveriam nos inquietar mais!

O QUE NÃO DÁ PRA ENGOLIR EM SECO...



  Por que, num processo ácido de negociação com uma categoria como a de Professores, a secretária de Educação do Estado é posta de lado, "mandada" calar-se? Que tipo de educador se cala diante do sangue derramado de seus colegas? A serviço de quem está a pena e a mente desses profissionais do ensino? O que faz mesmo na Seduc a secretária, que se presta a esse papel subalterno e deprimente?

MAIS UM TEXTO-SHOW!


   

 O Impasse continua
 
 "Não gostaria de voltar ao assunto, mas as circunstâncias me obrigam. Refiro-me à greve dos professores. A agressão – chamar aquilo de confronto é um eufemismo bajulatório – quando professores foram barrados, agredidos e feridos. Foi a crônica da morte anunciada…
  Será que não se poderia esperar outra coisa do governador e de seu coadjuvante, o presidente da Assembleia Roberto Cláudio? Os dois abusaram não da força, mas da incompetência. Batalhão de Choque invadir Assembleia por causa de manifestação de professores? Estupidez. Aliás, esses dois jovens entraram na política de modo muito linear, não sabem o que é isso. Imaginam-se senhores absolutos do poder. São ingênuos…
  Dos deputados eu esperava algo mais contundente. Batendo aquela porta, os professores pensavam encontrar canais de negociação e entendimento. Ledo engano. Os deputados tiraram uma onda de Pilatos. Lavaram as mãos enquanto os professores eram espancados. Pobre Legislativo que se acredita mais um grêmio literário que uma Casa do Povo. Pois os mestres apanharam, diante deles, e eles não reagiram.
  Fica claro, sobretudo para um grupo de parlamentares, o quanto a omissão foi grave. Refiro-me aos deputados identificados com de esquerda (PT, PC do B, PDT, PSB, etc.) que, abobalhados, não souberam reagir e não esboçam qualquer posição diante de tamanha violência.
  Esqueceram as lutas. Acovardaram-se ao troco de migalhas do Poder. Para mim foi a decepção mais gritante.
  Claro que essa manifestação dos professores é política. Essencialmente política. Não são marginais, nem bandidos ou assaltantes perigosos. Trata-se de cidadãos que buscam a consolidação de direitos assegurados por lei federal. 'Se te calares, até as pedras clamarão.'
  O impasse, alimentado pela empáfia do governador, está instalado. Os professores acabam de votar pela continuidade da greve. Estão decididos a não recuar. Vão mandar mais policiais? Vão convocar mais Batalhões? Precisa de mortos?
  Senhores, a hora é muito séria para entregar a amadores."

  (Antonio Mourão Cavalcante – Médico, antropólogo e professor universitário, no Blogue do Eliomar)

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

  "'COREAÚ: 141 ANOS! O Mercado Público continua na mesma. O Matadouro Público, idem! O Piso dos Professores municipais é assunto proibido. As ruas continuam recebendo reformas do tipo meia-sola. As pontes dos rios Coreaú e Juazeiro... nada! O açude Angicos continua sem ter suas funções aproveitadas e a municipalidade não procura o Governo do Estado, para acompanhar o manejo das águas da comporta, as pescarias e o peixamento do respeitável manancial, os distritos continuam de pires nas mãos,... O que querem que a população comemore? Ou vão continuar apostando no esquecimento de tudo?'

 'Pois bem. Existe solução fácil e prática para tudo isso... Pois bem 2: Voto livre e consciente... Pois bem 3: E não adianta gritar que este voto deve ser em 'A', 'B' ou 'C', pois todos já bebericaram no poder e nenhum mostrou compromisso com as dores da população que os colocou lá... Pois bem 4: O voto livre e consciente só resolve se for em 'Z'. 'Z' de zebra... Tenho dito.... E sempre!!!'"

  (Manuel de Jesus)

O DESMONTE DE UMA FARSA!


 A OAB denunciou na TV O Povo que a PM usou sub-metralhadora na Assembleia e os soldados estavam sem as identificações nas fardas. E este Blogue diz: isso é crime premeditado! Outra frase de Fernando Férrer, da Comissão de Direitos Humanos da OAB: "O Estado está falido!"

  Ou, como se dizia no passado: está emborcado!

UMA CHARGE QUE DESMONTA FARSAS E FARSANTES... E REVELA MÚMIAS ARQUEJANTES *

 
  Do O Povo Online, via Araquém News

  * Homenagem ao deputado Carlomano Marques, "distinto" homem do poder legislativo.

TUITADAS NO ATACADO!



   Está ocorrendo, desde às 10: 30 h deste sábado, o V TweetFor, o encontro dos Twitteiros, Blogueiros e Facebookeanos de Fortaleza. Que não esqueçam as verdadeiras necessidades sociais em seus posts!


 (Em parceria com o Blogue do Eliomar)

DAVI PORTELA E OS PARTIDOS... ARMADOS

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

  "'As escolas estão repletas de alunos que não conseguem aprender a ler! As famílias estão distantes, muito distantes da escola! As ruas estão cheias de lixo, os hospitais lotados de pessoas com males que já tinham sido considerados varridos de nossas vidas! O que falta? Muita coisa! Inclusive investimento pesado em Educação! É isso que a cegueira oficial, apoiada por parte da sociedade, não consegue ver ou não quer ver! E parte considerável dos educadores ainda pratica a pedagogia dos calangos, aceitando tudo! O Piso dos Professores não o é concedido, por pirraça e canalhice! Mas nós não deveríamos estar discutindo e implantando o teto!?  Se tem dinheiro pra enterrar na beira-mar! As famílias estão distantes, muito distantes da escola! As ruas estão cheias de lixo, os hospitais lotados de pessoas com males que já tinham sido considerados varridos de nossas vidas! O que falta? Muita coisa! Inclusive investimento pesado em Educação! É isso que a cegueira oficial, apoiada por parte da sociedade, não consegue ver ou não quer ver! E parte considerável dos educadores ainda pratica a pedagogia dos calangos, aceitando tudo! O Piso dos Professores não o é concedido, por pirraça e canalhice! Mas nós não deveríamos estar discutindo e implantando o teto!?  Se tem dinheiro pra enterrar na beira-mar!'
 
  'Pois bem.

 
1 - As escolas estão repletas de alunos que não conseguem aprender a ler! 
  '-Isso é a mais pura das  verdades!'

  2 - As famílias estão distantes, muito distantes da escola! 

  '-Isso é a mais pura das verdades!'

  3 - As ruas estão cheias de lixo, os hospitais lotados de pessoas com males que já tinham sido considerados varridos de nossas vidas!

  '-Isso é a mais pura das verdades!'

  4 - O que falta?

  '-Mudança de postura e de ética de todos nós, que fazemos parte desta sociedade, nojenta, doentia e inescrupulosa, que só pensa no próprio umbigo, que se vende em troca de favores pessoais e elege pessoas que primam pelo bem estar individual de si e de seus asseclas, em detrimento do bem estar da coletividade!'

  5 - Muita coisa! Inclusive investimento pesado em Educação! 

  '- Mentira! Mentira! Mentira! E mais mentira!!! Mais investimentos é mais impostos... A máquina de arrecadação dos governos bate recordes e mais recordes seguidamente, mas não enche o estômago faminto dos corruptos. Acabem com a corrupção, que começa lá na tesouraria da associação dos ninguéns e vai até os altos escalões da república, passando pelos conselhos escolares, saúde, segurança e outros setores viciados nas três escalas de governo, que sobrará recurso para transformar esta nação de trabalhadores em uma potência, mundial e como troco, ainda poderemos reduzir a carga tributária que está em níveis insuportáveis nas costas do cidadão brasileiro honesto e trabalhador!'

  6 - É isso que a cegueira oficial, apoiada por parte da sociedade, não consegue ver ou não quer ver!

  '-Isso é a mais pura das  verdades! E vou mais além: Não culpemos somente os políticos. Eles são subproduto do eleitor corrupto e desonesto que o elege, pois se o meu representante político foi apanhado rapinando a coisa pública antes de culpá-lo devo culpar a mim, primeiramente.'

  7 - E parte considerável dos educadores ainda pratica a pedagogia dos calangos, aceitando tudo!

  '-Isso é a mais pura das  verdades! Afinal de contas respirar pó de giz, não é pra qualquer um. Já ficar em gabinetes bajulando o dono do feudo é bem mais prático e confortável!'

  8 - O Piso dos Professores não o é concedido, por pirraça e canalhice!

  'Talvez!!! Mas... Eu diiiiisse: Maaaaaaaaaaaaaaassssssssssssssssss: Nós mestres, formadores, lapidadores de mentes e vidas, transformadores da sociedade, estamos fazendo o dever de casa e de classe com perfeição? Respondamos esta indagação com imparcialidade! Feito isso, talvez, encontraremos aí algum gargalo que esteja emperrando e levando à estagnação o que um dia chamaram de educação.'

  9 - Mas nós não deveríamos estar discutindo e implantando o teto!?

  '-Isso é a mais pura das  verdades, pois toda discussão que vise melhoria da qualidade de vida para o trabalhador e seus dependentes é válida. O que ocorre é o fato de que ninguém paga adiantado e para cobrar esta melhoria deveríamos mostrar resultados. Os que governam poderiam muito bem justificar esta irredutibilidade, sob argumento que se alunos não conseguem ler, contar e escrever é por que ninguém os ensinou. Como é que agora aparece alguem cobrando algo? Isso dá insconsistência.'

  10 - Se tem dinheiro pra enterrar na beira-mar!

  '-Isso é a mais pura das  verdades! Aquela área da capital é propicia ao garimpo. O que tem de milhões enterrado alí não tá no gibi! A vaidade, a ganância e a rapinagem elegem sempre estes lugares para sua postura. É um que aterra a praia tomando o que é do mar, é outro que manda dragar dizendo devolver o que é do mar e assim neste vai e vem o meu, o seu, o nosso suado dinheirim transformado em tributo vai parar nos bolsos dos homens que colocamos no poder para zelar por nossos interesses. Voltando ao início, novamente concluo: - A culpa disso tudo é toda nossa. E de mais ninguém. Nós olhemos no espelho...

   Tenho dito... E sempre!!!'"

  (MANUEL DE JESUS)

O ESTADO REAL! SEM ILUSÕES...

 O mosquito está fazendo a festa!
 
 É chegada a hora de "parabenizar" o Governo do Ceará: 50.593 casos de dengue em 2011. O maior registro de casos da doença no Estado em 25 anos. Está faltando dinheiro pra Saúde também? Chama o Mauro Filho!

A CULPA É DO PROFESSOR!

  "Havia certa vez um homem  voando em seu  balão por um  lugar desconhecido. Estava completamente  perdido, e qual não foi a sua surpresa quando encontrou uma pessoa...  Ao reduzir um  pouco a altitude do balão, a uma distância de 10 m,  aproximadamente, gritou  para a pessoa:

 - Hei, você aí­, aonde eu estou?  E então a jovem respondeu:
 - Você está num balão a  10 m de altura!
 Então, o homem fez outra pergunta:
 - Você é professora, não é?
A moça respondeu:
 - Sim...puxa! Como o senhor adivinhou?
 E o homem:
 - É simples, Você me deu uma resposta tecnicamente correta, mas que não me serve para nada...
 Então, a professora  pergunta:
 - O senhor é secretário da educação, não é?
 E o homem:
 - Sou...Como você  adivinhou???
 E a Professora:
 - Simples: o senhor está completamente perdido, não sabe fazer nada e ainda quer colocar a culpa no  professor." 


  (Texto repassado pela Professora Vilani Sousa, do Sindicato dos Professores de Maracanaú e da Fetamce)

O PT E A DUBIEDADE

   Reunido num hotel de luxo do Centro de Fortaleza (construído em área de marinha, logo uma construção ilegal), o PT defende o meio-termo entre "valorização do magistério" e "equilíbrio financeiro" do Estado (dele). Repito: O PT era um rio. Abandonou as margens e amaldiçoou as águas! Triste fim!

DO RM NO FOCO (DE CASA NOVA)!

  "Em virtudes dos problemas ocorridos no Blog RM no Foco, por conta de vírus, nossos trabalhos estão acontecendo no RM no Foco II, no domínio  coreauemfoco.blogspot.com. Agradecemos a todos!"

COREAÚ: 141 ANOS!

  O Mercado Público continua na mesma. O Matadouro Público, idem! O Piso dos Professores municipais é assunto proibido. As ruas continuam recebendo reformas do tipo meia-sola. As pontes dos rios Coreaú e Juazeiro... nada! O açude Angicos continua sem ter suas funções aproveitadas e a municipalidade não procura o Governo do Estado, para acompanhar o manejo das águas da comporta, as pescarias e o peixamento do respeitável manancial, os distritos continuam de pires nas mãos,... O que querem que a população comemore? Ou vão continuar apostando no esquecimento de tudo?

O QUE PENSA O PT/CEARÁ?




Imagem: pedrasutil.blogspot.com


  O PT divulga Nota de apoio aos Professores, mas vota com o governo, com gosto, devoção e prostração na Assembleia Legislativa? Você entendeu??

TUDO PASSA PELA EDUCAÇÃO!



   

As escolas estão repletas de alunos que não conseguem aprender a ler! As famílias estão distantes, muito distantes da escola! As ruas estão cheias de lixo, os hospitais lotados de pessoas com males que já tinham sido considerados varridos de nossas vidas! O que falta? Muita coisa! Inclusive investimento pesado em Educação! É isso que a cegueira oficial, apoiada por parte da sociedade, não consegue ver ou não quer ver! E parte considerável dos educadores ainda pratica a pedagogia dos calangos, aceitando tudo! O Piso dos Professores não  é concedido, por pirraça e canalhice! Mas nós não deveríamos estar discutindo e implantando o teto!?  Se tem dinheiro pra enterrar na beira-mar!

UM EQUÍVOCO INJUSTIFICÁVEL!

  Os Professores grevistas do Estado chamarem Carlomano Marques, deputado estadual e leão-de-chácara do Governo do Estado, de vigarista e fascista, faz do jogo quente da greve. A bronca é livre! Já cuspi-lo e jogar água nele, não! É exagero, é falta de educação! Além de dar margem para ele se fazer de vítima, justicando a patifaria patrocinada pela Assembleia, acocorada junto aos pés de Cid Gomes. O exagero é condenável! 

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...