domingo, 30 de dezembro de 2012

AO LER POESIA...

  ... Não bote a coitada dentro daquele caixote de coisas tão suas! Deixe-a aberta a outras mil interpretações! Não chute a boca do estômago de quem quer rir, chorar, gritar e debochar. Deixe que cada palavra dê gemidos, esgoele-se pelas veredas, mares, serras, vales do mundo...

A BELA DA NOITE

PRAÇA PORTUGAL
Fortaleza-CE.
abril - 2011
  
















PRAÇA PORTUGAL (Aldeota), num click de Nelson Figueiredo Bezerra, citado no Face por Galba Gomes.

DUAS ESPERANÇAS...

  Na Câmara Municipal de Fortaleza (e seu velho marasmo) vai ter Toinha Rocha e João Alfredo Telles Melo (Bancada do Sol)... Nem tudo está perdido!

CAUTELA!

  Recomenda-se um pouco mais de calma aos colunistas, com relação ao governo Roberto Cláudio. Essa relação pode partir para sonhos eróticos... Freud já partiu... Sabe como é que é!

OS CANSADOS SEM CANSEIRA!

  Um dia me chamaram de "vendido ao governo". Hoje olho pro retrovisor e vejo que aqueles que nunca lutaram por nada, desistiram! Eu continuo aqui. "Quem é do mar não enjoa!"

DE VIÇOCA, CIDADE...VIÇOSA!

http://www.vicosaceara.com/ratificando/

E O VELHO FREYRE SE REVELOU!



 "Aquele mórbido deleite em ser mau com os inferiores e com os animais é bem nosso: é de todo menino brasileiro atingido pela influência do sistema escravocrata".

  GILBERTO FREYRE  Sociólogo, citado na Coluna É..., do DN (hoje).

FAÇA ISSO!

  Você quer saber o quem andam fazendo por aí, em nome de uma tal governabilidade? Tape o nariz e faça um boa pesquisa!

A LOURA SAI... SANGRANDO!

   Parte de uma matéria da coluna Menu Político, do jornalista Luiz Henrique Campos, do O Povo de hoje (30). Contexto: análise dos governos Luizianne:
  
  "(...) Acostumada só com vitórias na sua carreira política, a jovem prefeita se achou no direito de se cercar de alguns poucos iluminados, que a tudo apenas acenavam com a cabeça. Com isso, Luizianne deixou de aproveitar para sua vida, o melhor de uma experiência como a de ser prefeita, que é saber ouvir.
  Nesses anos todos, só ouviu a quem quis, e até desses, só escutou o que queria. Não poderia ser diferente a surpresa e a reação de estranhamento quando seus índices de popularidade tornaram-se públicos. Nem por isso aceitou o óbvio. Manteve-se fechada e acreditando que, como em outras eleições, sairia vitoriosa, por cima de pau e pedra. O resultado, é que chega ao fim do mandato sangrando, falando ao vento, sem que seja ouvida por seus próprios correligionários de partido, e tendo a certeza de que o fim do atual ciclo do PT na Prefeitura de Fortaleza não é responsabilidade sua."

MONTAGEM OU CAPRICHO NATURAL?

·٠•●●♥♥❤ஜ۩۞۩ஜ ♥ ஜ۩۞۩ஜ❤♥♥●●•٠·











 
 
(Face Super Beautiful Photos) 

DE OLHO NELA!

  Musa não é como essas comidas de restaurante (às vezes, desenxabidas!)... Ela alimenta de longe!

EU QUERO!

  Ontem me mandaram um adjetivo: doutrinado! Tá bom eu aceito. É bonitinho! Come alpiste?

O PREÇO DO DESCASO!

  Na região de Crateús e Novo Priente um quilo de feijão da terra (de corda) custa R$ 5,00. O de Mato Grosso menos da metade disso. Só que de qualidade inferior. O que diria disso nossa Secretaria de Desenvolvimento Agrário, daquele outro secretário falastrão!?

OS ANIMADINHOS!

 Soube que a turma da APL balançou o esqueleto no Coreaú Social Club. E, nessa eu dancei!

DE CULTURA, QUASE NADA!

  Perdi meu tempo hoje procurando um espaço cultural no North Shopping Maracanaú. Nada Vivalma! O capitalismo adora $ e concreto!

EDITORIAL DO DN DE HOJE. MERECE SER LIDO!

  Em decorrência da transição da cultura escrita para a cultura digital, acontece, na atualidade, aquela que é considerada a mais radical transformação na história da inteligência da Humanidade. Ao oferecer uma experiência visual e de manejo completamente diversa dos livros convencionais, a forma digital de ler causa, em paralelo, mudanças no conteúdo daquilo que é transcrito através da informática. Segundo estudiosos da história cultural através dos tempos, está sendo desenvolvida uma forma de relação com a palavra escrita, causadora de indiscutíveis impactos na mente humana.

  Em vários países, os livros digitais já são mais vendidos do que os impressos em papel. Só para citar um exemplo, o livro online "Cinquenta Tons de Cinza", de E.L. James, vendeu na Inglaterra mais de dois milhões de exemplares, em apenas quatro meses. Desde que foi criado o alfabeto, ocasionando modificação no entendimento das palavras e dos conceitos, o mundo não presenciava um impacto cognitivo de tamanho poder de cooptação e de tão abrangente relevância. Alguns pesquisadores chegam a assegurar que, em futuro próximo, a leitura solitária poderá vir a ser substituída por uma atividade comunitária eletronicamente interligada, que ganhou, desde já, a denominação de "leitura e escrita sociais". Contribui também, para a crescente popularidade da literatura digitalizada, o surgimento dos chamados "livros enriquecidos", que trazem desde trilha sonora a vídeos e fotografias, acionados automaticamente. A presente revolução vem caminhando tão além do inicialmente esperado que até os segredos pessoais da leitura, anteriormente restritos às mentes dos leitores, agora podem ser detectados pelas editoras, as quais sabem quantas páginas foram lidas, o tempo gasto pelos leitores e até seus títulos preferidos.

  Através dessa pesquisa, observa-se que livros de não ficção são lidos de modo intermitente e que leitores de novelas policiais consomem essas obras mais rapidamente do que os apreciadores de outros tipos de ficção literária. São dados que contribuem para levar ao conhecimento das editoras as reais preferências do público. Adeptos do "politicamente correto" já organizaram, nos Estados Unidos, um movimento de proteção à privacidade do leitor, com o objetivo de disciplinar até que ponto as editoras podem ir, em sua voracidade de obter dados para suprir-lhes exigências mercadológicas. Segundo os opositores da escrita online, esta teria efeitos maléficos na área cultural, representando "o próprio portal da ignorância" e verdadeira catástrofe para quem valoriza a clareza e a precisão de estilo, além de prejudicar o hábito tradicional das boas leituras.

  Os adeptos do mundo literário digital tenderiam a perder a habilidade de manter contato, ou tentar escrever, uma prosa coerente e bem estruturada. Na área da neurologia, investiga-se se a tendência à desatenção causada pela internet seria capaz de afetar a construção e preservação dos próprios circuitos neuronais. Apesar dos receios, já está claro que o cérebro possui mecanismos de compensação para tais perdas.

  Procede da década passada a preocupação com a qualidade da leitura, até pela falta de concentração causada pelos aparelhos eletrônicos. O maior temor é que o universo digital roube às pessoas a capacidade intelectual da leitura atenta e profunda, que o filósofo Walter Benjamim chamava de "silêncio exigente do livro", impossibilitado pelo caráter circunstancial dos meios digitalizados.

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...