quinta-feira, 22 de março de 2012

E, NESSES TEMPOS BICUDOS,...

  Falta político de prestígio e com formação e lastro moral no Ceará. Tem prefeito vendo urso-de-gola pra fazer o sucessor nos "negócios"! Tá feia a coisa! É balão de ensaio pra todo lado! E como tem pré-candidato pipoqueiro!

PISO NA ORDEM DO DIA!

  Hoje houve uma AUDIÊNCIA "MUITO PRODUTIVA" ENTRE FETAMCE - APRECE E OUTRAS ENTIDADES SINDICAIS. O diálogo foi importante, "na direção de resolver várias pendências relativas a direitos sociais violados pela maioria dos municípios cearenses." AMANHÃ, DIA 23/03/2012 - será a VEZ DA AUDIÊNCIA PÚBLICA, NA SEDE DA OAB - ATRAVÉS DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS da Ordem - "TRATANDO EXCLUSIVAMENTE DAS VIOLAÇÕES À LEI DO PISO".

O MALABARISTA

  Li num Blogue de Sobral, um artigo de um leão-de-chácara dos Ferreira Gomes, em que ela critica a insegurança no Estado do Ceará, sem por um pingo de culpa no governador-aliado-amigo. Mas... quem é o comandante dos comandantes das polícias do Estado? Contorcionismo literário! Meu Deus! Como brincam com os nossos rebotalhos de inteligência! "Amanhã, se der o carneiro. O carneiro. Vou-me embora pro Rio de Janeiro... (Ednardo)"

DICA DO ESCRITOR SÂNZIO DE AZEVEDO

POETAS ESQUECIDOS/CEARÁ

JÚLIO OLÍMPIO (1873-1945)

ENVELHECENDO

Recordo: - a aldeia, a pequenina praça,
A velha igreja, as noites de novena,
Reproduz-se-me agora a mesma cena,
Meu Deus! Como depressa o tempo passa!

Bem moço eu era e tu ainda pequena,
Eras flor em botão, de ingênua graça,
E o teu vestido alvíssimo, de cassa,
Que realce te dava à cor morena!

Mas, o tempo passou, não mais te vi,
Vão-se-me os anos nesta soledade...
Como é distante a aldeia onde nasci!

E se tento evocar aquela idade,
Que diferença! Quanto envelheci!
Só nunca envelheceu esta saudade!

O ESTADO REAL!

  "Estourou a fossa da Delegacia Metropolitana de Maracanaú, que atende 16 municípios e chega a ser plantonista nos fins de semana, recebendo com isso a demanda de toda a RMF. Os poucos policiais estão trabalhando em meio à feze, com máscaras, que ajudam a suportar a fedentina. Este é o Estado real! Mas na propaganda da TV...

O mundo Está Acabando

  "Não é novidade a previsão de que o mundo vai acabar. As culturas milenares ou doutrinas recentes, pregadores de hoje ou profetas do ontem se fizeram arautos do fim do mundo. Alguns previram explosões e convulsões intensas avassalando imensas regiões. Outros, imaginaram grandes asteróides se chocando com a Terra, convulsionando de tal forma a harmonia do planeta, que a vida humana se tornaria impossível, sendo destruída em sua totalidade. Alguns fanáticos promoveram suicídios coletivos, antecipando a catástrofe que, imaginavam eles, se daria brevemente. Não foram poucos aqueles que marcaram data, ano, na exatidão do calendário que se escoava e que teimava em não cumprir a previsão catastrófica.

  Poucos, porém, se deram conta de que o mundo há muito tempo vem acabando. Onde está o mundo onde as mulheres não tinham direitos sociais, eram proibidas de votar, não podiam frequentar a escola? Esse mundo acabou, resistindo apenas em alguns rincões de ignorância e miséria moral.

  Como falar, então, do mundo onde as cartas levavam meses para encontrar seu destino, onde as notícias eram poucas e raras, onde sabia-se de pouco e pouco se difundia?

  Esse mundo também acabou, substituído por um mundo melhor, onde a tecnologia nos aproxima, nos beneficia, coloca luzes nos mais distantes lugares do mundo, minimizando as dores e dificuldades.

  Analisando assim, é verdade que o mundo está acabando. Não da maneira violenta e definitiva como imaginavam tantos, nem tampouco de forma irreversível e avassaladora como pregaram outros.

  É natural da evolução humana que o mundo vá se acabando, para que outro mundo se construa, na marcha inevitável do progresso e da melhora.

  Mesmo a guerra, as grandes catástrofes naturais, os desastres são previstos nas leis de Deus para que o progresso ganhe marcha e a melhora se instale para todos.

  Nesses dias de transição que ora passamos, é urgente que o mundo também se acabe. Mas esse mundo que deve ser extinto é o mundo da violência que palpita dentro de nós. Temos que ajudar a dar fim ao mundo de injustiça que, muitas vezes,
permitimos que se dê sob os nossos olhos.

  Devemos colaborar para o fim de um mundo de iniquidades, de desigualdades, de fome e miséria que ainda se estende por tanta parte e para tantos.

  É verdadeiramente urgente que esse mundo todo se acabe. E que um novo mundo se inicie em nossa intimidade e, aos poucos, possamos colaborar para que nosso planeta ganhe outras paisagens e outros
valores.

  Só assim dia virá em que olharemos para esses dias que ora se passam e teremos a certeza de que o mundo acabou. E que no lugar dele, um mundo de paz, harmonia e justiça se instaurou, para nunca
mais acabar.

  (Redação do Momento Espírita) 


  Em 21.03.2012.


  COLABOROU: MANUEL DE JESUS

A FORÇA DA GRANA...

  Quando leio algo sobre a glamourosa cobertura do caso do filho do sr. Eike Batista, chegou à filosofia falconiana: "A burguesia fede! Mas tem dinheiro pra comprar perfume!"

BEM-VINDO!

   Entre os nossos queridos seguidores está agora o chargista Newton Silva, do Jangadeiro Online. Pode chegar!

CENAS DE UMA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES...

  O pai chama a filha pro lado e indaga:  - Como é teu nome?
  A pessoa da secretaria havia perguntado a graça da criança. Sem contar os casos em que o dito-cujo não sabe onde fica a sala de aula, o nome do Professor ou a série do rebento... Essa lógica, evidentemente, não tem como dar certo!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...