sábado, 25 de junho de 2011

UMA SEMANA DE BAJULAÇÃO!

 Esta semana a discussão que tomou conta da Assembleia Legislativa (AL) foi a que envolve a pré-candidatura da deputada estadual do PSB, Eliane Novais à prefeitura de Fortaleza. A maioria dos deputados de nossa cordial AL saiu em defesa dos Ferreira Gomes. E com força. Teve dedo em riste e ranger de dentes! Até deputado envolvido em corrupção recentemente, jogou-se nos braços dos FG. A AL vive prostrada aos pés do governo de plantão. E tome demagogia e bajulação! E, pra variar, nada foi produzido de relevante...

AS BOBAGENS DO MOMENTO

 O sujeito diz, com voz empolada: "A gente precisa discutir sobre as consequências...". Por que não "discutir as consequências..."?

SIVUCA E AS BELAS DO GRUPO CLÃ

A MISÉRIA DO JORNALISMO

  Como nunca antes na História deste País, toda vez que alguma coisa beneficia os mais pobres, é chamada de populismo. Existe populismo de direita, que agrada ao patronato e aos governantes? Sim, há. É o que faz o senhor Fábio Campos, no O Povo de 9 de junho de 2011. O amigo Fábio Campos diz que as "criancinhas" estão passando fome, devido a greve dos professores. Populismo barato, senhor Campos. E quando não há greve, porque milhares de cearenses passam fome ou se alimentam mal?
  Passam fome, Fábio Campos, porque o modelo econômico atual, o de Cid, que é igual ao de Lúcio, que é igual ao de Ciro, que é igual ao de Tasso, é concentrador de renda, beneficia os mais ricos em detrimento dos pobres. Será que esse modelo é discutido pelos meios de comunicação, com ênfase? Não, nao é. Não é bom irritar os donos do poder no Ceará.
  Diz Fábio Campos que as crianças fora da escola geram problemas para as famílias. De forma emotiva, fala até de criancinhas remexendo lixo nas ruas. Quase fui às lágrimas nesse ponto. Poxa, Fábio Campos, você finalmente percebeu que há crianças nas ruas, comendo lixo, porque os professores estão em greve? Malditos sejam estes professores!
  Percebe-se claramente que Fábio Campos desconhece por completo a realidade da escola pública. Fala do que não entende. Diz Fábio Campos que a maioria dos professores ganha o piso. Caro jornalista, procure se enteirar sobre a lei do Piso. A Lei do Piso não trata só de salário, não, meu caro - tem um bocado de coisa, que NENHUM governante do Ceará está cumprindo. Camarada Fábio, procure na internet a Lei do Piso. Há uma decisão do STF mandando cumpri-la. Cid e Luizianne não estão - ao contrário, enganam a opinião pública, pois estão alterando os Planos de Cargos e Carreira para burlar a referida Lei. Se há alguém cometendo ilegalidade aqui são os governantes, caro Fábio, não os professores.
   O companheiro Fábio Campos diz ainda que os sindicatos não são legítimos, pois apenas alguns professores participam das assembleias e da greve em nome da categoria. Os professores, Fábio Campos, elegem os sindicalistas para representá-los. É a mesma coisa de um deputado ou um vereador. Na sua lógica, o Poder Legislativo seria ilegítimo também. Não é preciso, Fábio Campos, que toda a população esteja presente quando da votação de uma lei - os deputados não "representam o povo"? Um povo que cada vez mais se queda desamparado diante um Estado que não cumpre suas funções sociais e é usado para beneficiar grupelhos de empresários.

  Atenciosamente

  Airton de Farias
  Professor e Historiador

NOSSOS APLAUSOS!

 O Blogue RM no Foco tem tido muita sabedoria na escolha dos nomes que tem recebido seu Troféu. Como sempre defendemos aqui, o Professor Romildo e sua equipe, tem aplaudido o mérito das pessoas! Os seres humanos tem em sua riqueza: acertos, erros, avanços, recuos, qualidades e defeitos. E é assim que nós os vemos. Parabéns, Professor! Você tem levantado a voz para bendizer a sabedoria, a mansidão, a luta, a construção,...

 Para quem quer conhecer os vários homenageados:


  http://www.rmnofoco.blogspot.com

LUTA QUE SEGUE!

 "Professores grevistas organizam protestos contra prefeita, durante a Parada pela Diversidade"

 (O Povo)

SOBRE AS BIOGRAFIAS

  1. Não são muito bem vistas pela academia. Grosso modo, mostram seres imaculados;
  
  2. Os seres humanos biografados aparecem sem defeitos e fraquezas;

  3. Nos últimos tempos que mais tem se destacado nelas são os jornalistas; tem umas muito boas, inclusive! Mas com os problemas inerentes a elas.

 4. São, geralmente, pouco analíticas;

 5. Existe até as combinadas com os biografados ou com suas famílias;

 6. Às vezes, tem conteúdo publicado em forma de diário, esquecendo-se do rigor científico;

7. O que foi elencado aqui não tira o valor das biografias, mas demonstra apenas suas características e limitações. E, claro, não são verdade absolutas! Longe disso!
 

O SUS MELHORADO


O QUE SE COMENTA NO TUÍTER

  "O filho da jornalista Mírian Dutra não é de FHC."


"Chanceler venezuelano diz que Hugo Chávez 'luta pela vida' em Cuba."

O QUE MUDOU?

  "A mim preocupa o povo, há três séculos capado e recapado, sangrado e ressangrado" - Capistrano de Abreu

A CRÔNICA DA VIDA

 Zeca era um agricultor, um homem comum. Desses de uma vila interiorana. Nos fins de semana cortava gado para os comerciantes (em épocas passadas chamavam-no de magarefe). Enquanto derrubava milhã ou cortava gado, Zeca contava pilhérias, "nedotas" ou "causos", para animar a audiência, sempre muito boa! Um dia, contou a história de um conhecido que costumava sovar a coitada da mulher. Era normal todos os dias o sujeito bater na sua senhora, num tempo sem Maria da Penha. Estava avezado! Qualquer coisa, peia nela! Chegava a tirar paus da cerca, para quebrar nos lombos da dedicada companheira de rede e de lida. Mas, como "o amor tem razões que a própria razão desconhece", após o sol das duas da tarde embiocar, o sujeito partia para as bodegas para prosear, espichar conversas em emborcar copos. A mulher tinha um único prazer na vida: mascar. E, viciada, esquecia todas as pancadas do dia e dos dias anteriores e pedia: - Oh, Raimundo traz um fuminho pra mim! E o velhaco: - Saci ou Caipora? E ela: Saci! O sujeito, já cheio de intenções camarinheiras: - Certo, comadre! Tava preparada a sem-vergonhesa da noite. Até a próxima pancadaria.

MOLECAGEM CEARENSE

 Em Senador Pompeu não terá São João. Motivo: a quadrilha SUMIU!

COMPORTAMENTO: A CULTURA DA COVARDIA!

 Nos diversos Blogues os comentários vem sempre com o prenome ou uma alcunha de seus autores. Gente que não se identifica ou deixa contato, se acovarda por trás do biombo dos fracos! Tais peças não devem ser lidas ou levadas em conta. Não tem identidade ou relevância!

METON CARDOSO

  No Araquém dos meus tempos de calças curtas residia o senhor Meton Cardoso. Caladão, trabalhador, monossilábico. Passava os dias nas suas terras do Mussum-mirim. Tinha muitos homens à sua disposição. Os filhos viviam em Fortaleza. Seriam doutores! Meton tinha as melhores casas, terrenos e quintais. Tinha carroças e bons burros, num Araquém sem carros. Em seus quintais, sempre cheios de plantação de milho, feijão, mandioca e palma, existiam grandes e misteriosos cacimbões. À tarde, os empregados puxavam ricas cadeiras para a calçada, onde o velho sentava com os seus. Velhinho, careca, misterioso. O meu pai o chamava de tio. "Ele é irmão da minha mãe, Raimunda Ferreira Cardoso". O rico homem de tantas posses e de visitas de gente ligada à Jotacardoso (Jotacar) da distante Fortaleza, era meu parente? "Por que a gente não era abastado?", perguntava-se o menino, filho do pequeno bodegueiro, comboieiro e pecuarista cansado. Meton Cardoso rico, sempre calado, sisudo, ensimesmado. Um cidadão do Araquém do passado...

QUE DROGA?

  "Assembleia Legislativa pauta debate sobre drogas" (O Povo)

 

  DO BLOGUE: Tomara que sejam discutidos alguns mandatos. Verdadeiras drogas!

EDUCAÇÃO: PRIORIDADE?

 "Construir estádio para a Copa é investimento, pagar salário de professor é custo".
 Senador Cristovam Buarque em sua pregação pela causa educacional, citado por Edilmar Norões, no DN.

O QUE DIZ A CNTE?

   "Em 2011, o PSPN é R$ 1.597,87"



  Se os próprios órgãos oficiais apregoam a desinformação (ou a contra-informação), a quem apelar?

O DESSERVIÇO DO MEC

  "O piso salarial do magistério deve ser reajustado em 15,85%. A correção reflete a variação ocorrida no valor mínimo nacional por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2010, em relação ao valor de 2009. E eleva a remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.187,00. (...)"

O POVO, EM EDITORIAL

  "Caatinga: o risco de perder bioma único no mundo.

  Já se sabe quais são as maiores causas do desmatamento: produção de lenha e carvão."


AOS BERROS!

  Ligo a TV e dou de cara com um pastor, aos gritos, falando em vida boa e prosperidade. Por que ele grita? Terá convicção de que Deus é mouco? Ou estará participando da gincana "Exploda um microfone"?

FESTAS JUNINAS

 A quadrilha cearense Zé Testinha vence a etapa cearense de festival da Rede Globo. A Zé Testinha dá um show onde se apresenta!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...