quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

EUA & CUBA

   A bela análise de Fábio Campos (do O Povo):

 http://www.opovo.com.br/app/colunas/fabiocampos/2014/12/18/noticiasfabiocampos,3364867/o-outro-muro-que-comeca-a-ruir.shtml

A HISTÓRIA DE UM DANADO!

BELA IMAGEM

 Do Facebook

DE BEM-INTENCIONADOS O INFERNO ESTÁ... QUE NEM MILHO EM GRAJAL!


BOA AÇÃO!

  Se nada lhe anima nesse Natal, procure uma agência dos Correios e apadrinhe uma carta de uma criança carente. Mesmo que você não veja, um sorriso se abrirá por aí!

ANÁLISE HISTÓRICA

  "Em História, há disputas de memórias. Ficar procurando quem foi mais 'herói' ou 'bandido' é andar em círculos - e, não raro, sensacionalismo para vender livro, como fazem por aí uns tais guias politicamente incorreto. Os historiadores estão mais interessados em entender as construções dessas memórias e os porquês delas; o que se vinculam a classes, grupos, ideologias, gêneros, etnias, etc. Os processos têm méritos, sim, mas eles são ligados às conjunturas e valores dos grupos, que estão mudando. No colégio, quando eu estudava, aprendia que Domingos Jorge Velho era um herói. Hoje, valoriza-se Zumbi, porque, com a exaltação da democracia, da força do movimento negro, etc., a história de Palmares foi valorizada. Então, a história é filha de seu tempo - agora, não se pode é cair em anacronismos e deve-se ser honesto e ético. Em Palmares havia, ao que parece, escravidão. Isso não é demérito. Havia escravidão já na África. Pessoas viam com normal ter escravo, inclusive ex-escravos. Então, eu tenho que entender Palmares no século XVI e saber que há muitos usos por parte da História, conforme os grupos sociais, ideologias, etc. Nós nunca aprendemos tudo, como de fato foi - podemos até chegar perto. E levamos para a análise do passado muito do presente. Deve o historiador ser ético e competente, para pesquisar e entender esses usos de memórias e limites da pesquisa".
  (Airton de Farias, tecendo comentários sobre os regimes capitalista e socialista)


DA LAVRA DO VALBER BENEVIDES... PARA O NOSSO DELEITE!

A VELHA PRÁTICA!

   Soube que tem gente ligada ao crime organizado estudando Direito, sabe-se bem porque... Infiltração? Ela deixou de existir apenas nos sindicatos?

O ONTEM

 Em defesa da Educação já tivemos Florestan Fernandes, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, Valdir Pires, Antônio Martins Filho,... Gente desse naipe! Infelizmente,... passado... 

MEMÓRIA II

  No Rabo da Gata (Rua de Baixo), nos meus tempos, Rua Mariano Lopes, morava um velhinho, empregado do Daer (hoje DER), muito bom contador de histórias. Quem era ele?

PORRETA DEMAIS!

 O Natal em cordel!

NA ORDEM DO DIA!

  Por falar em galinha cuidando de galinheiro... "Aproxime seu discurso do que você faz, para quem num dado momento sua palavra seja sua prática!" Releitura de um pensamento freireano.

"NÃO SE ADMIRE SE UM DIA.."

  Criarem o ministério do Mau Humor, pra entregar ao Tiririca. Tudo em nome de uma tal coalizão. Como já superei os tempos dos sonhos, não me admiro de mais nada!

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas