domingo, 16 de outubro de 2011

MICROCONTO


  Jogaram tantas pedras em mim, que resolvi calçar a vereda que dava pra lua. Nunca mais me faltou luz e poesia!
  Bela imagem do www.esconderijodadi.blogspot.com

Já que Vamos Morrer Todos Mesmo, que Morramos de Rir, pelo Menos...



  "Pois bem: Hasta La Victoria Siempre!

   O BANQUEIRO

   Certa tarde, um famoso banqueiro ia para casa em sua 'limusine', quando viu dois homens à beira da estrada, comendo grama. Ordenou a seu motorista que parasse e, saindo, perguntou a um deles: - Por que vocês estão comendo grama? - Não temos dinheiro para comida.. - disse o pobre homem . Por isso temos que comer grama! - Bem, então venham à minha casa e eu lhes darei de comer - disse o banqueiro. - Obrigado, mas tenho mulher e dois filhos comigo. Estão ali, debaixo daquela árvore. - Que venham também - disse novamente o banqueiro. E, voltando-se para o outro homem, disse-lhe: - Você também pode vir. O homem, com uma voz muito sumida disse: - Mas, senhor, eu também tenho esposa e seis filhos comigo! - Pois que venham também, respondeu o banqueiro. E entraram todos no enorme e luxuoso carro. Uma vez a caminho, um dos homens olhou timidamente o banqueiro e disse: - O senhor é muito bom! Obrigado por nos levar a todos! O banqueiro respondeu: - Meu caro, não tenha vergonha, fico muito feliz por fazê-lo! Vocês vão ficar encantados com a minha casa. A grama está com mais de 20 centímetros de altura! 'Quando você achar que um banqueiro (ou banco) está lhe ajudando, não se iluda, pense mais um pouco antes de aceitar qualquer acordo...'"

  (Manuel de Jesus)

BANDALHEIRA OFICIAL!

  "O programa Fantástico mostrou pessoas saudáveis (funcionários públicos da Assembléia) se aposentarem por invalidez em Santa Catarina nos anos 80. E o pior: foram 'convidados' a se aposentar, para cederem as vagas no serviço público para outros 'apadrinhados'." 

  (Reportagem da Kíria Meurer, citada por Mariana Godoy)

E NA INTERNET...

 ... tem um ministro sendo frito em óleo quente, sob o olhar reprovador das caveiras udenistas! Ui!

 "PCdoB diz que Orlando Silva é vítima de armação"

 (Manchete: Blogue do Eliomar)

UM PROTESTO FIRME CONTRA A TV VERDES MARES!

  https://www.facebook.com/photo.php?fbid=236063306450918&set=a.148434645213785.30572.100001417510215&type=1&theater

À MEDIDA QUE FICAMOS VELHOS...



  "Uma velha senhora foi para um safari na África e levou consigo seu velho vira-lata. Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido. Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço. O cachorro velho pensa: - Oh, oh! Estou mesmo enrascado! Olhou em volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se, junto ao osso mais próximo e começa a roê-lo, dando as costas ao predador... Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto: - Cara, este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí? Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado e se esgueira, na direção das árvores. - Caramba! - pensa o leopardo - essa foi por pouco! O velho vira-lata quase me pega! Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira. Em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum. E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê correndo em direção ao predador, em grande velocidade e pensa: - Aí tem coisa! O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo e diz: - Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado! Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas e pensa: - E agora, o que é que eu posso fazer? Mas, em vez de correr (sabe que suas pernas doloridas não o levariam longe), o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, fazendo de conta que ainda não os viu. Quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz: - Cadê o filho da puta daquele macaco? Tô morrendo de fome! Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e não chega nunca!
  Moral da história: Não mexa com cachorro velho... idade e habilidade se sobrepõem à juventude e intriga. Sabedoria só vem com idade e experiência. Não ficamos velhos. Apenas mais experientes! Apenas um tantinho assim mais experiente. Tenho dito... E sempre!!!"  (Manuel de Jesus - Coreaú)

MICROCONTOS

   Por Benebrux
  "Quando o passado o assaltava, ia pro teclado e exorcizava seus fantasmas - que viravam microcontos, em quem ninguém acreditava."(Twitter)
    Por Andre Luis Gabriel
  "Era uma vez uma formiguinha judia e um elefante muçulmano, que se amavam. Algo me dizia que essa história de amor seria complicada." (Twitter)
  Por João Teles
  "Zé chegou da roça, cansado e faminto de tudo! Jantou, olhou a lua, descansou e socou-se entre os ossos da mulher!" 
  "Maneco ria com seus dois dentes. Ria desatado, feito louco! Nada devia a ninguém! Por que ficar acabrunhado entre os trapos que possuia?"

 (Twitter) 

Campanhas Eleitorais: Financiamento Público


  Marcos Coimbra

  Existem alguns argumentos relevantes contra a adoção do financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais e muitos a favor. Está chegando a hora de decidir a respeito dele.

  É uma das principais ideias em debate no Congresso e entre especialistas em legislação eleitoral, desde quando as discussões sobre a reforma política se intensificaram a partir do início desta legislatura. Foi já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e está no anteprojeto de reforma elaborado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

  Entre os grandes partidos, o PT é o defensor número 1. Não só fez parte das resoluções de seu último Encontro Nacional como ganhou o envolvimento pessoal de Lula, que se tornou seu paladino. Em reuniões sucessivas com lideranças do PMDB e dos maiores partidos da base, ele tem procurado formar um consenso para viabilizar a proposta.

  Seus adversários costumam usar motivos circunstanciais para justificar a posição, especialmente a antipatia da opinião pública. De fato, as pesquisas mostram que a grande maioria da população discorda da hipótese de que as campanhas sejam financiadas com recursos do Orçamento. As pessoas acham que isso significaria diminuir investimentos em áreas “mais nobres” e não resolveria o problema do caixa 2. Seria um sacrifício inútil. Esse sentimento tem duas origens. De um lado, como nunca tivemos esse tipo de financiamento, não sabemos como seriam as coisas se existisse. Caso o sistema político o aprovasse, seria necessário mostrar suas vantagens à opinião pública, por meio de campanhas informativas, e torcer para todos se convencerem à medida que o novo modelo confirmasse, na prática, ser melhor do que o atual. De outro, ele se funda no desconhecimento de que o modelo vigente depende fortemente da contribuição de recursos públicos. Ao contrário do que pensam muitos, o que está em discussão não é sair de um modelo “puro” para outro, mas de um modelo misto, onde recursos públicos e privados são combinados, para torná-lo exclusivamente público.

  É difícil calcular quanto a mais os partidos teriam de arrecadar com pessoas físicas e jurídicas, caso não tivéssemos o aporte de recursos públicos às campanhas. O que sabemos é que a principal despesa das campanhas modernas, a compra de tempo de veiculação nos meios de comunicação de massa, é, no Brasil, bancada pela sociedade, na forma do “horário gratuito de propaganda eleitoral”. (Na de Obama, por exemplo, metade de tudo que foi gasto – o equivalente a 1,35 bilhão – destinou-se apenas a isso.)

  Os partidos ainda recebem recursos públicos do Fundo Partidário, com o qual pagam o dia a dia e fazem face a custos fixos, indiretamente barateando suas despesas nos períodos eleitorais. A Justiça Eleitoral é encarregada de observar o cumprimento das exigências da legislação a respeito do fundo. O relevante disso é que a possibilidade de controle é maior quando os recursos são públicos. Enquanto sempre pairam dúvidas sobre quanto e como gastam as campanhas dos que arrecadam entre cidadãos e empresas, as coisas são transparentes na parcela que provém do Orçamento.

  No acesso aos meios de comunicação, integralmente financiado com recursos públicos, sabe-se tudo: como é a distribuição do tempo entre os partidos, o que é permitido e o que é proibido, em que penalidades incorre quem descumpre as regras. As decisões da Justiça Eleitoral podem ser discutidas, mas são rápidas, claras e tomadas de acordo com a lei.

  Se o financiamento exclusivamente público fosse aprovado, teríamos algo parecido nos demais aspectos das campanhas. Antes das eleições, todos seriam informados de quanto cada partido pode gastar, que parte caberá a cada eleição, quanto será gasto em quê. Não só a Justiça Eleitoral, mas qualquer organização ou pessoa poderá acompanhar e fiscalizar o que tiver sido estabelecido.

  Isso resolverá os problemas de arrecadação irregular e corrupção? É claro que não. Mas tem tudo para melhorar a situação de hoje.

  O financiamento exclusivamente público tem um mérito adicional no seu efeito equalizador, anulando (no mínimo, reduzindo) a vantagem que partidos e candidatos vinculados às elites econômicas têm em relação aos demais. Isso pode ser criticável do ponto de vista da ortodoxia liberal, mas é benéfico para a consolidação de uma cultura política democrática.

  Como acontece com o tempo de televisão e o fundo partidário, as legendas dinâmicas tendem a ganhar mais que as declinantes, pois o acesso a recursos públicos é sempre condicionado ao desempenho: mais para quem tem mais votos, ou seja, mais apoio social. É assim que as coisas funcionam nos países onde há algum tipo de financiamento público. Deve ser por isso que certas lideranças da oposição e alguns comentaristas da mídia conservadora são tão contra a ideia. Acham que ela só é “boa para o PT”. Na verdade, é boa para todos os partidos, desde que tenham vida partidária real e votos.

 (ARTIGO ENVIADO POR ELITON MENESES)

DEU BODE!

  Estamos com problemas no Yahoo. Alguma coisa pra cá? Mande-a pelo coreausiara@hotmail.com

  BOM DOMINGO!

O COMPOSITOR NOEL ROSA (em estátua), O ETERNO COMPANHEIRO GARÇOM, A CERVEJA AMIGA E O PROF. E FILÓSOFO FRANCISCO BENTO, NO RIO DE JANEIRO



  Francisco Bento reside em Maracanaú e leciona na UFC/Cariri. É colaborador do suplemento Espiritualidade do O Povo e foi nosso colega na entidade literária Sopoema, de Maracanaú.

O DESESPERO DAS SIGLAS DE ALUGUEL!


 Há um clima de desespero nos meios políticos do Ceará. Advogados, jornalistas e radialistas estão sendo quase atacados, para serem candidatos! As tetas do poder tem encantos que quase escapolem ao crivo de Sigmund Freud! Ô, trem bão!


  

TUITAÇÃO E REFLEXÃO


  "UM SENADOR custa 33 milhões de reais por ano aos cofres do Brasil."
  (ONG Transparência Internacional)

 "A violência tira a vida de 15 jovens nas últimas horas no Ceará."
 (O Povo Online) 

 Imagem ("o pensador do século 21") do www.sorriso-adsumus.blog


MAIS UMA VÍTIMA DE NOSSA (?) "DEMOCRACIA RACIAL", ACEITA POR TANTA GENTE...

  "Os dois policiais militares envolvidos na abordagem à atriz e cantora Thalma de Freitas na noite da última sexta (14), próximo à comunidade da Chácara do Céu, no Morro do Vidigal, Zona Sul do Rio, foram afastados de suas atividades operacionais até o fim da apuração do caso.

 Thalma estava voltando da casa do namorado quando foi abordada pelos policiais. Os PMs fizeram uma revista, mas não encontraram nada ilegal. Mesmo assim, a atriz foi levada no carro da polícia para a 14ª DP (Leblon), onde passou por uma revista íntima realizada por policiais femininas. Mais uma vez, nada foi constatado. Após analisar o caso, a delegada de plantão fez o registro de abuso de autoridade."

 (Do G1, via Araquém News)

E VOCÊ?



PAUTA VELHA. JORNALISMO SURRADO!

  "Reparem bem na capa do O Povo deste domingo. Naturalmente vão falar que as greves atrapalham a vida das pessoas , mas não dirão que os governos destroem a vida dos trabalhadores! Isso é safadeza... ou não?" (Djacyr de Souza, Professor)


HORÁRIO DE VERÃO



 Num País de tanta bandalheira, vale apenas mais esse esforço?

SANTA CASA EM FESTA!



   "A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (Região Norte) comemora. O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação acabam de renovaram a certificação dessa Instituição como 'hospital de ensino'. Segundo o diretor técnico da SCMS. Cristiano Araújo, um tento importante, pois consolida o hospital como importante estabelecimento para a formação dos futuros médicos que estudam no curso de Medicina do Campus Avançado, mantido em Sobral pela Universidade Federal do Ceará."
  (Blog do Eliomar)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...