sexta-feira, 14 de outubro de 2011

TE CUIDA, SÉRGIO NOVAIS!


Inscrições para o Concurso na Assembleia Legislativa Começam no dia 28!

  "Os interessados em participar do concurso público para a Assembleia Legislativa poderão fazer a inscrição entre o próximo dia 28 e 11 de novembro. Serão ofertadas 63 vagas de analistas legislativos para convocação imediata e outros 37 para cadastro de reserva. Publicado nesta quinta-feira, 13, o edital informa que o concurso será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB).

 Podem participar quem possui graduação de nível superior nos seguintes cursos: Administração (10 vagas); Ciências Atuariais (1), Ciências Contábeis (4), Ciências Econômicas (1), Design Gráfico (4), Direito (15), Estatística (1), Informática (8), Jornalismo (1), Língua Portuguesa (12), Publicidade e Propaganda (1) e Sociologia (5). O salário inicial é de R$ 1.260,00 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. As inscrições serão admitidas somente via internet." (Sítio da AL)

AS IDEIAS DO PROFESSOR EDVIGES

  "Caros amigos,
 
  Vejam este site
 
 
  Nele constam trabalhos desenvolvidos pelo Professor Francisco Edviges (meu irmão) em Araguaína, Tocantins."
 
  Att.
 
  Fernando M. Albuquerque

PROFESSOR DOENTE!

http://www.revistapontocom.org.br/wp-content/uploads/2011/10/quem-educa-quem-e-como.gif 

  As autoridades que renegam a Educação e correm com o Professor de seus palácios de sonhos, deveriam ser preocupar mais com um drama do mundo hodierno: os consultórios psicológicos e até psiquiáticos estão lotados de Professor! Por quê?

VELHO DRAMA! VERGONHA ANTIGA!

  "Estudantes enfrentam riscos com transporte irregular no Ceará.   Estudantes do interior do Ceará enfrentam riscos no caminho até escola. Em Santana do Acaraú, crianças disputam espaço na caçamba de um caminhão e vão amontoadas junto com o motorista. No meio da poeira do sertão, uns vão chacoalhando na caçamba, outras ocupam até o painel da cabine. Há casos de estudantes que viajam no teto. (...)" (G1)
   DO BLOGUE: A matéria fala também do município de Alcântaras e foi destaque ainda no Tuíter do Professor Pasquale Cipro Neto.

FESTAS PIRULITO!



   Hoje e amanhã vai haver festa para o Professor. Aquele mesmo que durante o ano todo é desprezado, tido como relapso e sem amor ao que faz. Aquele que deveria ir morrer onde não fedesse! Aquele que nem deveria fazer concursos, se depois quer fazer greves e aporrinhar a vida de grãs-finos da alta sociedade governista. Aquele que incomoda porque pensa, mesmo que muitas vezes não tenha consciência do peso desse pensamento. Aquele que desperta análises e críticas, num mundo onde a dormência é que deveria dar as cartas! Por isso, as festas ocorrerão. Elas serão um lenitivo, uma cortina de fumaça, para cobrir rombos, inércias, falsidades e muita desfarçatez. Por isso, não passo nem na calçada! De festas, prefiro as que escolho pra ir!

CAMINHADA ANTI-CORRUPÇÃO


  Nova passeata da Globo; a ressaca dos cansados


  Gilson Caroni Filho
  Os brasileiros, que tiveram de passar 20 anos, lendo nas entrelinhas, especulando a partir de meias palavras ou interpretando – procurando interpretar – as rudes reações viscerais trazidas ao público por aqueles que detinham o poder, têm hoje olhos e ouvidos apuradíssimos para entender o que há por trás de cada episódio do cotidiano, por mais irrelevante que possa parecer à primeira vista. É isso que o baronato midiático parece não ter entendido ao continuar patrocinando atos que, a pretexto de combater a corrupção, têm como objetivo esvaziar a política. Os movimentos que saem da internet para ganhar as ruas, longe de ser a “primavera” com que sonham – ou fingem sonhar – seus reais mentores, têm se mostrado um melancólico outono dos tradicionais dispositivos de agenciamento midiático. Submersos na crise do imobilismo de suas bases, resta à velha direita o consolo de platitudes publicadas para justificar mais uma tentativa fracassada. O saldo de mais um insucesso ora é debitado à boa situação da economia brasileira ora a uma estranha lógica binária, como a apresentada pelo professor de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro, na edição de 13/ 05, de O Globo: “O problema na luta contra a corrupção é que ela está tomada pelos partidos. E é uma lástima que as pessoas usem isso contra o partido oposto”. Mas a que se refere o renomado acadêmico? A característica do movimento não seria exatamente o seu reiterado “caráter apartidário”? Ou, sem se dar conta, Janine revela o fato que deveria permanecer oculto: o centro político da reação está agrupado no campo jornalístico oligopolista que assume para si o papel de partido de oposição.
  O mesmo partido que deu sustentação a duas décadas de ditadura militar. O mesmo agrupamento que silenciou as emoções e expectativas da opinião pública durante os oito anos de desmando do tucanato. Que editou a realidade para ocultar as preocupações da população com o apagão, o descontrole cambial, a desnacionalização de partes substanciosas da produção e serviços nacionais, os rigores de uma política econômica que duplicaram as dívidas externas e internas e criaram seguidos déficits comerciais.
  Desemprego, congelamento ou irrisórios aumentos salariais, ao lado de escândalos políticos e econômicos, pareciam fazer parte do cenário natural para os mesmos colunistas militantes que agora se arvoram em defensores de valores republicanos. Num conhecido jogo de espelhos, a defesa incondicional dos ditames do mercado é trocada, editorialmente, pela busca de posicionamento ético no trato da coisa pública. A guinada é tão mal-feita que não atrai o distinto público, como pudemos constatar nas manifestações de quarta-feira, dia da padroeira oficial do Brasil. No Rio de Janeiro, os manifestantes chegaram a hostilizar os que preferiram olhar o mar a ver a ressaca dos derrotados. Para deixar claro qual o objetivo da TV Globo e de seus sócios menores nessa simulação barata, vale a pena reproduzir o que escreveu o ex-deputado Milton Temer (PSOL) em seu blog: “promover no Brasil uma onda semelhante à que lamentavelmente varre povos de potências capitalistas, que se reúnem em manifestações pontuais e conjunturais, mas que, pela abstenção nos processos eleitorais, por justificado ceticismo, permitem à direita mais reacionária manter o controle absoluto das instituições, ditas republicanas, que realmente deliberam sobre seus destinos, através do modelo de sociedade que desenham com suas leis e decisões dos poderes Executivo e Judiciário”. O brasileiro sabe que, sempre que uma esperança se frustra (o que não é o caso do atual do governo), vem a decepção e é preciso criar alternativas. Sempre é preciso reconstruir caminhos, mas o que a grande imprensa apresenta é um atalho para o precipício.
 (Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro.)
 Sugestão de pauta: Eliton Meneses.

COREAÚ: 141 ANOS!


  "Parabéns, minha terra!

  Nasceste GRANDE, e na PALMA da tua infância, te fez maior ainda! Das SERRAS que te RODEIAM recebes a brisa, com que te refrescas. Te BANHAS com as ÁGUAS que levam o teu NOME.
   E te deitas no VALE que te acolhe. Hoje és princesa; para mim, serás sempre majestosa!
  Que a todos acolhe, filhos ou não.
  És imperfeita eu sei, mas nada que apague o teu brilho! Por isso te amamos, te amamos muito!
   Sempre fostes tu, ingênua, e por ser ingênua, em todos confia. Nunca aprende, mesmo sendo sempre TU a prejudicada. Não achas que já está na hora de crescer? Pela idade que tens, seria uma boa hora para pensar GRANDE. Grande como as graças de NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Com a maturidade de quem já não é mais menina. PARABÉNS!!!
  Por onde eu ando, se perguntam de onde eu venho, com orgulho eu respondo: SOU COREAUENSE SIM, SENHOR!"

  (Benedito Gilson Ramos - Manchão - Coreaú - CE.)

Breves Considerações Sobre o Ensino Médio em Araquém

  
  José Maria Gomes de Lima, numa manifestação pelo Dia do Professor, ocorrida em Coreaú, em foto do Blogue RM no Foco

  "Tudo começou no ano de 2001 em Araquém, quando um grupo significativo de alunos terminou o Ensino Fundamental e necessitava dar continuidade a seus estudos e não tinham como se locomover para a sede, Coreaú, onde existia o Ensino Médio. Devido a essas circunstâncias, um homem natural de Cunhassu, então funcionário do fórum de Coreaú, resolveu, juntamente com a diretora da Escola Flora Teles (sede), Socorro Maria Albuquerque, convidar os pais e alunos da comunidade de Araquém para uma reunião, a fim de discutir a possibilidade de implantação do Ensino Médio na referida localidade. A partir do momento em que foi tomada essa decisão começou uma batalha cheia de obstáculos, a começar pelo fato de faltar um item essencial para o funcionamento de uma instituição de ensino: o prédio. Então, o jeito foi improvisar e começar os trabalhos escolares num clube de dança (Central Clube de Araquém), período muito difícil, mas que não significou em hipótese alguma a possibilidade de desistência ou fracasso. Nesse momento a luta estava apenas começando, pois os alunos se mudaram para um novo local que, apesar de estarem protegidos da chuva e do sol era muito minúsculo; assim, sofrendo com muito calor, em salas apertadíssimas, visto que o novo abrigo era um prédio residencial. Com o intuito de apaziguar a situação, os alunos levavam de suas casas alguns ventiladores, objetivando diminuir o enorme calor. Devido esse espaço ser tão pequeno recebeu o apelido de 'Lata de Sardinha'.

   Após os alunos passarem por três outros prédios que continham os mesmos níveis de dificuldades dos anteriores, finalmente chegaram ao espaço em que hoje se encontra o Anexo Flora de Queiroz Teles. Atualmente a escola funciona nas instalações da Escolinha Santa Rita, que possui seis salas, sendo duas improvisadas, feitas de PVC.
   Nessa caminhada, a escola contou com pessoas que contribuíram imensamente para o sucesso da instituição; essas pessoas são os Professores, que se dedicam diariamente, para que os alunos obtenham o máximo de êxito possível. Falando em Professor, a Flora Teles ao longo desses anos foi privilegiada, pois contou com a participação de excelentes profissionais, que certamente fizeram e fazem a diferença. Estes, com certeza, contribuíram enormemente para que muitos alunos se destacassem, tendo a extensão aprovado mais de 100 alunos no vestibular, além de destacarem-se em concursos, avaliações externas como o SPAECE, etc. Alguns destes alunos retornaram à escola como Professores.

  Devido a essas conquistas, Araquém ganhou um prédio do Governo do Estado, com estrutura de acordo com os padrões das novas escolas que o Estado vem construindo, contento: quadra poliesportiva coberta, salas para três laboratórios de Ciências, um espaço para Laboratório de Informática, um pequeno anfiteatro, cozinha e área de convivência, além de salas amplas, com iluminação natural e janelas. Essa escola foi batizada com o nome Maria Menezes Cristino.
   Essas coisas foram adquiridas graças ao sucesso que os alunos do anexo vêm obtendo. Toda essa trajetória, tanto de dificuldades, quanto de sucessos, foi acompanhada desde o início naquela reunião por um Educador que sempre demonstrou muito amor a sua profissão, como Professor é notável seu envolvimento com a causa educacional de nosso distrito. Por isso, esperamos que na próxima fase do ensino médio em Araquém, possamos contar ainda mais com o seu excelente trabalho se possível direcionando os trabalhos da nossa nova escola. O nome desse esforçado Educador é José Maria Gomes de Lima."

  
Autor: Hélio Costa

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO III: UM JOGO AMISTOSO... E PRAZEROSO! - Imagem:www.antonioalpha.blogspot.com




 

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO II - FONTE: www.educador.brasilescola.com


RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO I - FONTE: www.pedagogiaaopedaletra.com



DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...