terça-feira, 19 de março de 2013

NA ORDEM DO DIA!

 

 "Coronelismo, Enxada e Voto é um livro de Victor Nunes Leal publicado em 1948. É um estudo da vida política brasileira a partir do sistema do coronelismo, que o autor considera sistema político. Chefes políticos, proprietários de terras, senhores do bem e do mal, os coronéis são figuras marcantes na história e na literatura brasileiras.
 Os coronéis fazendeiros não eram militares de carreira, pertenciam à Guarda Nacional, milícia cidadã, da qual teoricamente faziam parte todos os eleitores. No Império (1822-1889), o voto era censitário (baseado na renda), só uma elite votava.
 Os fazendeiros adquiriam legalmente a patente de coronel, que lhes dava o direito de constituir tropas provisórias em caso de conflito. Dessa forma, controlavam também a polícia, seu instrumento predileto para abusar do poder. (...)."

 (Wikipédia)

"SE ESQUECI!"

Hoje, dia de São José, vale a indicação de um artigo sucinto e de alcance popular sobre as causas da seca no nordeste, os recursos hídricos disponíveis, os meios de conviver com a estiagem e a "indústria da seca". Em: 
http://super.abril.com.br/ecologia/causas-seca-nordestina-440989.shtml

UMA HISTÓRIA DE... FRACASSO!

  "(...) Há relatos sobre problemas provocados pelas secas desde os mais remotos documentos sobre o território hoje chamado de Ceará. No livro Uma Nova História do Ceará (Edições Demócrito Rocha, 2007), Frederico de Castro Neves relata a transferência periódica de tribos indígenas, em busca de áreas mais úmidas. A falta de chuvas é também a razão mais comumente apontada para o fracasso daquela que, para alguns, foi a primeira atividade econômica de relevância no Ceará – as charqueadas, sobretudo em Aracati, principal núcleo urbano do período. Atribui-se ao produtor de carne aracatiense José Pinto Martins a introdução do charque no Rio Grande do Sul, após migrar devido à seca de 1777. Mesmo o algodão, cultura adaptada ao semiárido, sofreu com a seca cem anos mais tarde. É impressionante como, passados tantos séculos, com tanto dinheiro gasto e com tantos prejuízos, que vão muito além do financeiro, o homem do campo ainda dependa das orações para seu padroeiro, enquanto água é racionada em alguns municípios. É o fracasso e a vergonha dos sucessivos governantes que já comandaram o Ceará ao longo dos séculos. Afinal, a 'adversidade natural só se transforma em flagelo social quando as condições sociais, políticas e econômicas o favorecem', diz o professor Luís Celestino de França Júnior, em artigo no livro Bonito Pra Chover (Edições Demócrito Rocha, 2003).
  É fato que os diversos ciclos fizeram da miséria ferramenta para manutenção do poder. Nem falo de uma maldade congênita, na qual deliberadamente se nega soluções para lucrar politicamente. Basta a junção da incompetência e incapacidade para encontrar soluções estruturais, somada à conveniência dos paliativos, por meio da caridade. Diz-se que dom Pedro II prometeu vender até a 'última joia da coroa' para que os nordestinos não morressem mais de sede. Se o tivesse feito – e, claro, que não o fez – o dinheiro provavelmente teria ido para os similares da época das cestas básicas, carros-pipa e frentes de serviço. E o sertanejo continuaria a padecer com o flagelo. (...)."

 (Érico Firmo, no O Povo)

QUANDO ESTIVE NO SERTÃO...

   
  Lasquei o cambito/Soltei os bezerros/ C... numa moita/Cancelei enterros/Abri a botija/ Tranquei os desterros!//Fiz alma chorar/Com pena do cão/Fiz moça peidar/No meio do salão/ Eu fiz vitalino/Casar com anão!//Fiz vento dá curvas/Pois era velhaco/Com medo da mata/Foi coisa de fraco/ Eu fiz o bom touro/Brochar no cavaco/Fiz um valentão/ Beijar-me o sovaco!

WEB TV. NO BAIRRO BOM JARDIM TEM DISSO, SIM!

 Mídia Alternativa:

 http://bomjardimtv.com.br/

QUE NÃO FIQUE SÓ NO VERBO!

  O secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, prometeu a Júnior Diniz, da TV Diário, ajudar a viçosense Martinha Brito, que sofre no interior do município serrano, por conta de uma doença grave. Que ele faça isso!

FÉ E ENXADA


AS CRIAS DOS CARTOLAS E DE CERTOS LOCUTORES...

Capital sofre com mais um clássico

A partida entre Ceará e Fortaleza, no último domingo (17), pelo Campeonato Cearense, deixou um saldo negativo de 58 ônibus danificados, aponta boletim do Sindiônibus - http://svmar.es/YkJv1c

COISA PRA CHEGADO!

  Quem quiser cursar pós-graduação em Fortaleza terá que rastejar na prefeitura, à procura da caridade do chefe da Casa. Foi assim em Maracanaú (quando lá trabalhei), foi assim nos tempos aloraiados (do PT, na capital) e tudo continuará com dantes. O "humor" dos doutores determina o "direito". Que belo incentivo!

A DEMÊNCIA FALA?!

  "Guimarães critica ineficiência de ações contra a seca. Reconhecendo a insuficiência nas iniciativas de combate à seca, o deputado federal José Guimarães (PT) diz que vai iniciar uma ampla articulação para reduzir a burocracia e intensificar ações emergenciais. (...)."

  (O Povo)

DIGINIDADE

  "Fico comendo rapadura e carne jabá, mas não vendo minha dignidade!"

 (Menta Rios, Professora, sobre o calendário opressor da Prefeitura de Fortaleza)

OLHA QUEM FALA!

  Hoje de manhã uma rádio cobrava o "cuidado com as praças destrdas de Fortaleza". "Tá na hora!", dizia o cidadão lá! O gozado na história é que o radialista do pito era aquele mesmo que andava debaixo das asas do doutor candidato. "Até tu, Brutus!"

MASTURBAÇÃO PEDAGÓGICA!

  Os gênios da Educação querem aula de conteúdo e tudo nos dias de sábado. A família e o alunos boicotam. Pois aqui em Fortaleza inauguraram a fase de aulas nos feriados! Genial, não?

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas