quinta-feira, 23 de junho de 2011

E POR FALAR EM CHAMEGO...

POUCO SÃO JOÃO!

 Muito pouco de cultura por aqui, nos festejos juninos. Onde moro, uma região bem popular (favelizada, para quem quer ser mais agressivo), vi poucas foqueiras. Algum milho cozido e assado e nada mais. As músicas, algumas com algum teor de tradicionalismo e muita empulhação. Não sei onde iremos parar com tanta macaqueação, "modernismo" e mesmice! Não ouvi Luiz Gonzaga. Não ouvi Abdias. Não ouvi Noca do Acordeon. Não ouvi Trio Nordestino,...

NOSSAS CONDOLÊNCIAS...

 Nossos pêsames aos moradores de Marco. A cidade vive seu drama hoje, por conta de uma tragédia ocorrida no trânsito. Cinco pessoas morreram, sendo quatro da mesma família, quando um veículo Gol caiu numa lagoa usada para serviços de irrigação. Lamentável!

UMA FIGURA APAGADA E DECORATIVA

 O Blogue do Eliomar questiona hoje qual o papel do líder do governo na Assembleia, Antônio Carlos, do PT, diante da crise na base aliada, trazida às páginas de jornal pela pré-candidatura da deputada estadual do PSB,  Eliane Novais. Quem conhece a história do PT do Ceará sabe bem, que o sr. Antônio Carlos, um homem de bastidores, foi tungado ao poder pela prefeita Luizianne, com a ajuda do aliado Cid. Antônio Carlos passou de tarefeiro à líder do governo, do tipo que só repete o que o chefe manda. Não tem nenhuma autonomia! Como não tem o traquejo de um Nelson Martins, passado-na-casca-do-alho nas militâncias sindicais (enquanto isso teve alguma graça pra ele), está tendo sérios problemas!

CAMILO SANTANA

  Os governistas estão anunciando a mudança de domicílio eleitoral do sr. Camilo Santana. Ele é pré-candidato a prefeito de Fortaleza e será uma cunha dos Ferreira Gomes na sucessão da capital. E ainda pode ser a salvação de Luizianne Lins. Acrísio Sena, seu primeiro balão-de-ensaio murchou e caiu!

A VIOLÊNCIA CHEGOU AOS GRAÚDOS... E NADA!

 Uma grande construtora de casas e apartamentos, que tem um canteiro de obras aqui na Maraponga, fez um pedido encarecido aos pichadores. A cada mês que seu grande muro ficasse limpo, ela doaria uma cesta básica para a comunidade. Resultado: até a placa com o aviso foi coberta pelas garatujas!

FERIADÃO

 "Capotamento de veículo mata todos os cinco ocupantes no município de Marco."
 (O Povo)
 

NOSSO CONTATO!

 coreausiara@yahoo.com.br

CORRUPÇÃO E VIDA MANSA...

 "Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza!". O dito popular cai como uma luva para explicar certas riquezas que existem por aí. Prefeitos e pessoas que gravitam em torno deles, estão a rasgar toda riqueza, através de paredões de som e carrões. Nas ruas e no pedantismo estão as provas! Alô, Ministério Público!

POBRE POVO!

  A corrupção que assola o Ceará, é mais uma prova irrefutável da mediocridade reinante na maioria dos partidos políticos, onde a qualquer um é cedida uma legenda. Essa promiscuidade só atende a interesses escusos. O bem-estar do população passa longe de tal prática, que abençoa a gatunagem!

A GUARDA QUE NADA GUARDA!

  "O vereador Plácido Filho (PDT) assinou projeto traçando uma política de prevenção à violência nas escolas municipais de Fortaleza. Em vez de bater, como fez na greve que foi encerrada na marra por força de decisão judicial, a Guarda Palaciana de Luizianne Lins (PT) e Arimá Rocha teria, pela proposta, a missão de proteger o magistério. Justo." (DN)

IRMÃS GÊMEAS

  Duas irmãs andam de braços dados por aí: farra e corrupção. Enquanto isso nas escolas, postos de saúde e hospitais, farta tudo!  O corpo que vai à festa, é devidamente anestesiado...

ASSASSINATO NA ESCOLA


  "Pregam os teóricos da educação ser a escola um reflexo da sociedade, tão imbricados estão os seus problemas. Essa conjectura vem se configurando, nos últimos tempos, em relação à violência migrada das ruas para o ambiente escolar. Episódios esporádicos, registrados em países desenvolvidos, de repente, começam a proliferar no terceiro mundo, onde a violência é a mesma, apenas menos sofisticada. A realidade incorpora sua disseminação como fenômeno social.
   "As escolas públicas do Ceará estão distantes do padrão de qualidade desejável, apoiado em tecnologias avançadas de transmissão do conhecimento, em métodos especiais de aprendizagem, avaliação e certificação de seu rendimento. Infelizmente, o maior progresso em sala de aula, verificado na região, foi a substituição do quadro negro por quadros verdes. O giz foi trocado por pincel atômico, quase sempre descarregado, impondo aos professores uma despesa adicional para utilizá-lo como meio instrucional. (...)"


  (Diário do Nordeste, em Editorial)

O DRAMA DA ESCOLA

  "(...) Do ponto de vista do apoio, esse é o clima dominante, em meio ao desconforto da desmotivação por parte da massa crítica do magistério, mergulhada na insatisfação de salários defasados, na falta de perspectivas de crescimento na carreira e de um programa contínuo de aperfeiçoamento profissional, para melhorar o nível de ensino. Os gestores públicos continuam a enxergar a escola como despesa, quando o correto seria encará-la como investimento.

  No seio do alunado, especialmente entre os grupos direcionados para a escola média, a desesperança domina a cena pela inadequação do que aprendem com as exigências do mercado empregador; pela presença destruidora dos tóxicos e pela violência como estilo de vida. As gangues espalhadas pelos bairros periféricos aumentam o pânico com ameaças e agressões praticadas contra os professores.

  Dentro desse contexto, parece estar se incorporando à imagem da escola pública o cometimento de homicídio em seu espaço interno. Foram cinco casos em menos de três meses. O primeiro em março, vitimando um jovem no Colégio Polivalente do Conjunto José Walter; o segundo, em abril, numa tentativa de roubo, à tarde, durante as aulas, numa escola estadual de Sobral. O vigia do prédio público, perseguido por dois assaltantes, conseguiu eliminar um deles. O terceiro caso foi registrado no bairro Pan-Americano, da Capital, quando um aluno foi assassinado a tiros numa escola de nível médio; a quarta eliminação teve como cenário uma escola de ensino fundamental do Bom Jardim, onde um menor se refugiou, mas não escapou da morte; o quinto assassinato foi mais dramático, por envolver uma menor contra outra adolescente numa escola pública de Messejana.

  Notável educador, Dom Bosco deixou para seus seguidores a obra chamada Sistema Preventivo, que apresenta um método para prevenir os desvios de conduta, o consumo de drogas, a prática do 'bullying' e a desagregação dos grupos. Esse sistema oferece soluções de como atenuar os malefícios da violência, as quais ainda podem ser empregadas com eficácia, além das indispensáveis providências do poder público."

 (Editorial do DN)

VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS

 Já o DN traz à baila outro problema dramático e antigo, que não é enfrentado: a violência nas escolas. É bom que se diga que o próprio Estado pratica violência, quando renega direitos de educadores e os persegue, como ocorre neste momento na prefeitura petista da capital. Violência, todos sabem, gera violência! Se o próprio Estado chancela, como vai combater?

ROUBALHEIRA GENERALIZADA!

 O Povo mostra hoje o que todo mundo já percebe, há décadas: a corrupção é generalizada nas prefeituras do Ceará. A farra é grande e a impunidade é a velha conselheira de todos os prefeitos, que muitas vezes, usam o próprio dinheiro público, para constituir grandes bancas de advogado e continuar na boa vida!

O CHEFE DA "FARRA"

   O conhecido Raimundo Morais Filho, o "Moraisinho" (dono da Falcon Construtora) está na lista dos foragidos no Ceará. Ele deve fazer companhia a muitos prefeitos na cadeia!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...