segunda-feira, 22 de agosto de 2011

NOTA NA IMPRENSA

   O pessoal do Partido Operário Revolucionário (POR) quer a Apeoc divulgando nos jornais uma Nota contra as políticas educacionais do Governo do Estado.

GIVERNO DO ESTADO QUER CRIAR ÁREA DE SEGURANÇA NA ALDEOTA. HEITOR FÉRRER SOLTA OS CACHORROS!

 http://www.heitorferrer.com.br/tv_heitor/destaque.asp



"O governador quer sitiar a cidade!" (HF)

DEPOIS DE UM DIA DE AMEAÇAS...

 Chove neste momento em Fortaleza! Chuva mediana. Como se diz no interior: Uma relhada boa!

A SANHA IMPERIALISTA

  Segue a safadeza do imperialismo: pilhagem das riquezas dos países, retirada dos ditadores não chegados do poder e manutenção dos aliados. Ditadores sanguinários... são os outros. Só os outros!

SIM, POR QUÊ?

  De Eudes Baima, Professor da UECE e petista das antas:
 
  "Como pode o PT estar aliado ao governador que ataca os professores e instiga seus mamulengos a atacarem o PT, diuturnamente?"

MANUAL DE CINISMO PARA AS DISPUTAS DE PODER

  "Síntese das máximas do cardeal Jules Mazarin, 'Breviário dos Políticos', é uma obra atual depois de 300 anos.

  O que o cardeal Jules Mazarin — que nasceu Giulio Mazzarino, se naturalizou francês e morreu em 1661 — tem em comum com o incomparável Maquiavel, além da naturalidade italiana? A resposta está no 'Breviário dos Políticos', uma seleção de máximas do cardeal relançada pela Editora 34, em formato de bolso. Se não tem a popularidade — e a densidade — de 'O Príncipe', esse Breviário leva vantagem por não dar conselhos a um príncipe em particular. É um guia para aqueles que sonham conquistar o poder. Na edição brasileira, as máximas vêm precedidas de uma apresentação, assinada pelo político Bolívar Lamounier. E o prefácio de Umberto Eco é um aperitivo especialmente saboroso para o que vem a seguir. Os dois fazem a comparação inevitável com Maquiavel, para acentuar as diferenças, para acentuar as diferenças e ressaltar os pontos convergentes.
  Mazzarin sucedeu ao Cardeal Richelieu, o todo-poderoso ministro de Luís XIII, em 1642. Não tinha nem a classe nem a sabedoria de Richelieu, mas era esperto o suficiente para circular com desenvoltura pela Corte, a ponto de assumir a educação do jovem príncipe que o Mundo conheceu como Luís XIV. Vem dessa intimidade com o poder a matéria-prima para os conselhos que em 300 anos não perderam a atualidade.
  No prefácio, Umberto Eco fornece a chave para entender o Breviário: 'é que este livro nos descreve aquilo que o homem de poder já sabe. Talvez por instinto', escreve. 'Nesse sentido, não é só um retrato de Mazarin. Usem-no como identificador de perfis para a vida cotidiana. Encontrarão aí muitas das pessoas que conhecem, por tê-las visto na televisão ou por tê-las encontrado no trabalho'.
   'Breviário dos Políticos' poderia ter como subtítulo qualquer coisa como 'um manual para dominar a arte do cinismo e da manipulação’. Visto por outro ângulo, é um manual de sobrevivência na selva da política, dos negócios e da vida em sociedade. Tanto quanto ensina a dissimular, Mazarin põe a nu os truques usados por quem aplica as suas máximas disseminadas pelo Mundo durante séculos. Nisso, a obra tem muito a ver com Maquiavel.
  Em um artigo intitulado 'Máscaras na Corte', o historiador Voltaire Schilling traça um perfil irretocável do Cardeal Mazarin e de sua obra. 'Promove, no lugar da ética, o ardil, a astúcia e o cinismo', escreveu Schilling. 'A palavra é um florete. Fina e flexível, se estocada no coração, mata. Mas também desvia o golpe. Perante os poderosos, é bom que seja pronunciada num tom que não revele a adulação, nem que o faça passar por um bajulador. Deve limitar-se ao sinuoso e escorregadio espaço que separa a lisonja do respeito'. 

  Máximas de Jules Mazarin:
 
'Fala sempre com um ar de sinceridade. Faz crer que cada frase saída da tua boca vem diretamente do coração e que tua única preocupação é o bem comum e afirma, além disso, que nada te é mais odioso do que a bajulação'.
  'Guarda sempre forças em reserva, a fim de que ninguém possa conhecer os limites de teu poder'.
 'Quando um homem é atingido por um grande desgosto, aproveita essa ocasião para adulá-lo e consolá-lo. É com freqüência que em tais circunstâncias, que ele deixará transparecer seus pensamentos mais secretos e que mais bem oculta'.
  'Desconfia de um homem que faz promessas fáceis. É geralmente um mentiroso e um pérfido'.
 'Um bom meio de reconhecer um bajulador: conta-lhe que és autor de alguma ação ignóbil, fingindo orgulhar-te dela como de uma façanha. Se ele te felicita, é um bajulador; Um homem sincero pelo menos se absteria de um comentário”.
  'Das pessoas muito preocupadas com sua aparência, nada a temer'.
 'Arranja-te para que teu rosto jamais exprima nenhum sentimento particular, mas apenas uma espécie de perpétua amenidade'.
 'Jamais confies a ninguém tuas inclinações íntimas, nem tuas repugnâncias, nem tuas timidezes. Jamais te envolvas te envolvas pessoalmente em ocupações medíocres: deixa-as a teus subordinados e não fales delas'.
  'Não busques penetrar no segredo dos poderosos. Se eles forem divulgados, é de ti que suspeitarão'.
 'Sempre que possível, evita fazer a menor promessa por escrito, sobretudo a uma mulher'.
 'Deixa a outros a glória da fama. Interessa-te apenas pela realidade do poder'.
  'Jamais te rebeles contra as reprimendas de seus superiores, descabidas ou não. Em presença de outrem, escusa sempre os desvios de conduta deles e elogia-os em qualquer ocasião'.
 'É preciso conhecer o mal para poder combatê-lo”.
  'Age em relação a teus amigos como se eles devessem tornar-se um dia teus inimigos'.
 'Numa comunidade de interesses, há perigo logo que um membro se torna demasiadamente perigoso'.
 'Mantém sempre presente estes cinco preceitos: simula, dissimula, não confies em ninguém, fala bem de todo mundo e reflete antes de agir'.
  'Breviário dos Políticos', do Cardeal Mazarin."

 Tradução Paulo Neves.
 Editora 34, 206 págs., R$ 18,00
 
 (Texto indicado por Fernando Deda)

O FOLCLORE NA SERRA

  "Leruá
Ai, ai, ai que eu vou leruá para o legamar.
  O leruá na Meruoca é uma variação do maneiro-pau, do Ceará. Ele é um bailado de roda, em que os figurantes acentuam a nota dominante das canções entoadas e repetidas em coro em seus respectivos refrões com o entrechoque de pequenos cacetes de jucá.
Os dançarinos voltam-se para a direita e para a esquerda enquanto a roda movimenta-se no ritmo da canção, que se acelera no decorrer da brincadeira. De provável origem indígena, o leruá, em seu processo de consolidação, assimilou a fusão cultural brasileira, podendo ainda ser relacionado ao maculelê (bailado guerreiro que era exibido na festa de Nossa Senhora da Conceição na Praça da Purificação, em Salvador, e hoje comum nas rodas de capoeira em todo o Brasil) e a outras danças, como o bate-pau (Vale do Rio das Graças) e o tum-dum-dum (dança popular em Bragança, Pará).

  O leruá chegou em Meruoca trazido pela família Ricardino. Chicó Ricardino, o patriarca, aprendeu a dançar ainda menino, quando morava no Sítio Baixa Grande, e se apresentava em qualquer período do ano, especialmente em junho, nas festas juninas, de acordo com Tampinha, seu filho. Chicó teve outros 16 filhos e quase todos aprenderam a dançar o leruá. A brincadeira do leruá inicia-se com o grupo em círculo, sempre com um número par de integrantes (normalmente de 8 a 12). Um dos brincantes improvisa alguns versos cantados e respondidos pelo grupo.
  Em seguida começa o movimento da dança. 'Começa rodando, cantado e o cacete truando,' explica Tampinha.

  'Ai, ai, ai que eu vou/ Leruá/ pro Legamar/ Leruá/ Pegar peixim/ Para nós jantar/ Leruá/ Na brincadeira/ Do leruá/ Rapaziada/ Leruá/ Cês olhem lá/ Leruá/ Apluma o pau/ Leruá/ Que eu quero dar/ Leruá/ ...'

 Após 10 a 20 minutos a brincadeira é encerrada.

 'Rapaziada/ Leruá/ Cês olhem lá/ Leruá/ Preste atenção/ Leruá/ Que eu vou terminar/ Leruá/ Que o forgo é curto/ Leruá/ Minha voz não dá/ Leruá/ Já tô cansado/ Leruá/ De pelejar/ Leruá/ Preste atenção/ Leruá/ Que eu vou terminar/ Leruá.'"


Na década de 70 leruá ficou praticamente esquecido; nos anos 80, houve poucas apresentações; em 95 e 96 um pouco mais. Foi em 2001, com a chegada da alfabetização solidária, que o leruá voltou a tomar fôlego. Isso porque a professora Vânia resgatou a tradição e a colocou em destaque."


  FONTE:http://www.meruoca.ce.gov.br/cultura/texto.php?Id=2004&Menu=92 

O LERUÁ

  "Leruá é uma dança masculina, onde os brincantes demostram suas habilidade com cacetes de jucá, em uma roda ao ritmo das cantigas entoadas pelo mestre. Os brincantes voltam-se para a direita e para a esquerda, batendo os cacetes no movimento de defesa e ataque, enquanto a roda se movimenta no ritmo da canção. Em Coreaú, a roda de leruá acontece junto com a malhação de Judas na Semana Santa. já em Meruoca acontece a qualquer época do ano, especialmente no mês de junho. Em Granja o 'pau canta' a qualquer época, especialmente no mês de dezembro junto com a brincadeira do boi."

  FONTE: http://granjaceara.com.br/category/destaque/page/2/ 


  DO BLOGUE: O Blogue granjense cita ainda nosso antigo Blogue da Bol, o RM no Foco e o Prof. Davi Portela.

  Frases Curiosas de Parachoque de Caminhão


"1. Beijo é igual ferro elétrico: liga em cima e esquenta embaixo.

2. Não mando minha sogra pro inferno porque tenho dó do diabo.


3. A velocidade que emociona é a mesma que mata.


4. Um falso amigo é um inimigo secreto.


5. Quem ama a rosa suporta os espinhos.


6. Se casamento fosse bom não precisaria de testemunhas.


7. Preguiça é o habito de descansar antes de estar cansado."


   FONTE: http://www.sitedecuriosidades.com/ver/121_frases_curiosas_de_parachoque_de_caminhao.html 

NEGRINHO DO PASTOREIO

  "Escravo, órfão, o menino pertencia a um fazendeiro rico, cruel e arrogante. Maltratado por todos, principalmente pelos filhos do senhor, sofreu inúmeros castigos e barbaridades. Ao perder a tropilha de cavalos de seu amo, foi surrado sem piedade. Seu corpo moribundo foi, então, jogado à boca de um enorme formigueiro, para que as formigas o devorassem. No dia seguinte, o fazendeiro, atormentado, correu ao local e não mais encontrou o supliciado. Em vez disso, viu Nossa Senhora e o Negrinho, seu afilhado, são e feliz, montado em um cavalo baio, pastoreando uma tropilha de cavalos invisíveis."
 
 FONTE: http://rsemfoco.blogspot.com/2011/02/mitos-e-lendas-do-sul-negrinho-do.html

A QUEM A JUVENTUDE APLAUDE?

  O traficante da Maraponga "Dez Anos" (nome fictício) foi fuzilado na porta de casa, pelos próprios criminosos de sua laia. Dias depois, outro membro do grupo teve idêntico destino. Isso ocorreu há cerca de três meses. Dias depois, na porta de uma escola particular do bairro, um pichador deixou sua homenagem ao bandido: "Eterno Dez Anos!"

FOLCLORE BRASILEIRO

 Hoje é um dia imprescindível para as escolas! Dia de lembrar das lendas, dos causos, dos folguedos, das festas, da cultura brasileira, das brincadeiras, dos hábitos, costumes e da religiosidade. Que as escolas saiam da mesmice!

FESTA DE FRECHEIRINHA

  Até dia 08 o município de Frecheirinha, zona norte do Estado, vizinho a Coreaú, estará realizando os festejos de Nossa Senhora da Saúde, sua padroeira. No Google há uma confusão, com relação à data. Que tudo ocorra em paz por lá!

GREVE DO ESTADO

 Hoje tem assembléia geral dos professores do Estado do Ceará, 15h., no Ginásio Paulo Sarasate.

PATRIMONIALISMO

 Quem quer entender o que está ocorrendo no Brasil de hoje, deve ler um bom livro de História sobre patrimonialismo. Corrupção, conflito e confusão entre o público e o privado... Tudo isso que está aí na ordem do dia!

DEU NO ELIOMAR

  "Pêsames à família e ao cantor Belchior. Morreu dona Dolores Gomes Fontenele, que era a mãe do artista. Vítima de falência múltipla de órgãos, morreu nesse domingo, aos 89 anos de idade.
  O velório, segundo familiares, ocorre no Cemitério Parque da Paz. O enterro ocorrerá no fim da tarde, antecedido de missa de corpo presente. Um grupo do município de Coreaú, sua terra natal, confere os atos, informa o professor João Teles."

"# GUARDA MUNICIPAL NA CASA DA MAMÃE, NÃO!"

  Ainda repercute e mal, a história cabeluda da presença da Guarda Municipal na casa da mamãe da prefeita de Fortaleza. O prédio não é público! Logo... A Guarda Municipal tem a função de proteger o patrimônio público!

O ENIGMA É DO ALUNO!

  Cena comum nas escolas: o Professor entrega a prova aos alunos, lê e explica cada questão e pede que eles a respondam. Não é o aluno que deve ler e decifrar a avaliação? Se alguém faz pelo aluno o que ele deveria fazer, ele, por questão de lógica, vai se acomodar! Estamos alimentando acomodados!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...