quinta-feira, 5 de abril de 2012

TORTURA, NUNCA MAIS!

DOR E TRISTEZA

  "Que tristeza profunda saber da partida do (Professor) Itamar Filgueiras. Lavrense, meu conterrâneo, era um orgulho dizer que tínhamos a mesma terra como berço natal. Filho de uma das mais queridas Professoras de Lavras, D. Julieta Filgueiras, o Professor Itamar deixará enorme saudade em todos nós. Meu filho João Victor e minha mulher, Gabriela, seus alunos, estão profundamente consternados, sem acreditar que tudo isto seja verdade!"
  (Heitor Férrer)
 

NA SUA AUSÊNCIA...

  Quantos colegas e amigos seus não cairiam na tentação de falar de você com alguém, caso fossem provocados? Partindo-se do pressuposto de que "toda ausência é atrevida", quantos diriam: - Olha, o fulano pode ter certos defeitos! Mas é meu amigo e uma pessoa do bem!? Alguém pode dizer: - Ah, esse não é o momento certo pra isso! É! A alma humana sempre deve ser estudada! Até porque ela é inquietante e fabulosa a um só tempo...

ALESSANDRA SOUZA, TV O POVO


PRAIA D'IRACEMA

  Como ganhei agora a pouco um livro da TV O Povo, vou buscá-lo. Aproveitarei para descer até a bela Praia de Iracema. Vou unir o útil ao utilíssimo!

A BELA DA TELA II

  Quem assiste ao Grande Debate da TV O Povo (agora, ao vivo!), pode encantar-se com a beleza estonteante da jornalista Alessandra Souza.

O SITE EM OFF FAZ UMA OBSERVAÇÃO INTERESSANTE

  "Cid estrategicamente se ausenta do Estado com a exposição nacional do escândalo dos consignados."

LEITURA NO GRANDE DEBATE

    A TV O Povo debate neste momento o incentivo à leitura. Você lembra de que participamos, faz pouco tempo, de um debate parecido. Pois a TV volta ao tema!
  Se você quer ver:http://www.opovo.com.br/tvopovo/aovivo/

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

  "'COREAÚ: NÃO ESTÁ FÁCIL!
  Está sendo complicado fazer alianças políticas em Coreaú? Principalmente, com a turma dos sem-votos? Hum! Quem tinha voto na velha Palma já se foi! Chico da Bomba, Vilar Fontenele e Luiz Dico
desencarnaram... 'E agora, José?'.'

  'Pois bem: Mas quem é esta turma dos sem-votos?

  Pois bem 2: Seria os menores de dezesseis anos... Só eles não podem votar...

  Pois bem 3: Se por um lado está assim...

  Pois bem 4: Dias desses, ouvindo de longe uma conversa alta, que parecia promoção de loja, ouvi um fulêro dizendo de peito aberto e muito
satisfeito que:

  Pois bem 5: - Fulando de tal está com a gente e ele tem mais de cem votos...

  Pois bem 6: Pensei com meus botões...

  Pois bem 7: Isto é que a lei deveria coibir...

  Pois bem 8: Se o cabra tem mais de cem votos, deve também ter mais de cem títulos de eleitor...

  Pois bem 9: Ou então tem mais de cem abestados encabrestadoa para votar em quem ele ordenar...

  Pois bem 10: Isto sim, é um grande crime e por isso mesmo não consigo ententer...

  Pois bem 11: Talvez por que eu só possua um simples diploma de datilografia...

  Pois bem 12: O porquê da Têmis vendada conseguir ler blogues e não ouvir tamanhos impropérios e 'palavrõres'... Isso sim, é uma afronta à democracia, à liberdade e à cidadania!

  Pois bem 13: Ó, companheiros, por que se tornaram infiéis?

  Tenho dito...  E sempre!!!'" (MANUEL DE JESUS)

JORZERO HORA, JORNAL GAÚCHO, DESTACA OBRA DE LIRA NETO

  "No ano em que se completa o 130º aniversário de nascimento de Getúlio Dorneles Vargas, chega às livrarias o primeiro tomo daquela que promete ser a mais completa biografia já produzida sobre o são-borjense. O volume, de mais de 500 páginas, é o primeiro da trilogia Getúlio e será lançado em meados de maio pela Companhia das Letras."

NOSSO PROVINCIANISMO...

  Político e candidato vai à Roma, beija a mão do papa, tira uma foto do momento, manda para as colunas e tudo é publicado... Serviçalmente!

O LÍDER QUE NÃO LIDERA...


  "O líder do Governo na Assembleia, Antônio Carlos, diz que o caso dos consignados é requentado."

  (BLOGUE DO ELIOMAR) 

  DO BLOGUE: O que pensará sobre o tema o líder de fato, Carlomano Marques? Requentado rima com engavetado, escamoteado ou anulado?

GOVERNADOR INTERINO


   Este é o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Arísio Lopes da Costa. Cid viajou. O vice-governador é o presidente da Assembleia não podem assumir, por conta da Lei Eleitoral.


 FOTO: Blogue do Eliomar

OLHA O DESCOMPASSO!

   Tem prefeitura distribuindo pães! Deveriam combinar logo de chofre a chegada do circo...

PALAVRA AMIGA

 
  "Só as pessoas vocacionadas tem o entusiasmo e a persistência suficientes para não abandonar a luta. Parabéns!"

  DO BLOGUE: O doutor Guaraci não é da família (o Aguiar dele é da região de Cedro). É irmão do conhecido homem do TCU, Ubiratan Aguiar. As palavras dele eu estendo a todos os colegas de Coreaú, Maracanaú e Fortaleza, que confiam na nossa lida.

A NOTÍCIA NO G1

   "O Professor cearense de português Itamar Filgueiras morreu aos 66 anos de idade nesta quinta-feira (5). Filgueiras sofreu um ataque cardíaco às 14h desta quinta-feira, segundo o hospital São Carlos, onde ele estava internado por problemas no coração desde o dia 3 deste mês.
Itamar Filgueiras era membro da Academia Cearense de Letras, patrono da cadeira número 5. Ele era professor de Língua Portuguesa e considerado referência no ensino da disciplina no Ceará.
   Fundou o Espaço Cultural Professor Itamar Filgueiras, em um colégio de Fortaleza, especializado em preparar alunos para concursos. As datas do velório e do enterro ainda não foram confirmadas pela família."

PERDA NA EDUCAÇÃO


   "Lamento o falecimento do Professor Itamar Filgueiras, de quem fui aluno e com quem convivi como colega de profissão. Muita força à família neste momento de dor."
  

LADRÃO DE SI MESMO!

   Quando o camarada tem um revólver posto em seu ouvido, é assaltado. Quando compra peixe na onda do mercado ou de certas tradições, assalta-se!

BICHOS FEIOS!

  Já tem judas malamanhados para serem vendidos nas esquinas de Fortaleza. Em troca de algumas moedas...

ESTÁ BEM, MAS ESTÁ MAL!

  Confiança
   "(...) cresceu o índice dos que dizem confiar em Dilma. A confiança na presidente saltou de 68%, em dezembro, para os atuais 72%. No segundo ano de mandato, Lula tinha 60% e o tucano Fernando Henrique Cardoso, 57%.
  Reprovação
   A maioria dos entrevistados desaprova a atuação do governo no tratamento de questões como carga tributária (65%), saúde (63%) e segurança pública (61%). Esses foram apontados como os pontos mais frágeis da atual administração federal. (...)."



  (Com informações do Congresso em Foco)

A COMPETIÇÃO INEXISTENTE

  Já pensou se os municípios ou o Estado resolvessem desafiar suas escolas a apresentarem trabalhos temáticos, tais como: como conviver com o meio ambiente de forma sustentável, como poupar água, como fazer com que os homens da zona rural passem a conviver com novas práticas de desmatamento, plantio, limpa e colheita, como fazer com que as casas sejam ambientes de leitura e convivência intelectual?... No final do certame, todas as unidades competidoras poderiam ser chamadas a um ginásio poliesportivo ou centro comunitário, para a apresentação dos trabalhos concluídos. A Ematerce e Embrapa poderiam ser boas parceiras nas primeiras experiências citadas. Em resumo: como se ter uma escola VIVA!? "Toc, toc, toc!" Vou atender. Tem alguém me acordando...

COREAÚ: NÃO ESTÁ FÁCIL!

  Está sendo complicado fazer alianças políticas em Coreaú? Principalmente, com a turma dos sem-votos? Hum! Quem tinha voto na velha Palma já se foi! Chico da Bomba, Vilar Fontenele e Luiz Dico desencarnaram... "E agora, José?"

"O POVO É MASSA!"

  Esmerino Arruda cansou do poder. Mas o povo não cansou dele! Se quisesse, poderia passar mais cem anos na sua Granja... Até parece que ouço coisas do tipo: "Se quiser, volte, doutor! Nossa cordialidade estará de pé! Sempre!

VOLTANDO AO PRATO QUE CUSPIU!

  "'Poderei voltar a participar de greves no fim do governo, indo fazer outras coisas em uma luta de classe efetiva. Não sou contra e nem serei contra e tenho coerência com isso', afirmou a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, aos ser questionada sobre os movimentos grevista dos servidores municipais."

  (JANGADEIRO ONLINE)

LITERATURA POPULAR DE QUALIDADE!

    Hoje à noite o contor e compositor Tião Simpatia estará embarcando para sua 2ª viagem ao Continente Africano, mais precisamente, São Tomé e Príncipe. Ele ficará por lá até o dia 12 de abril, fazendo palestras e apresentações culturais juntamente com os mestres da literatura de cordel Zé Maria Repentista e Gonçalo Ferreira, ambos da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Se a gente aqui não valoriza...

LITERATURA DE QUALIDADE!

  Amanhã o Professor e escritor Sânzio de Azevedo vai publicar textos do Arcadismo ou do Neoclassicismo. Vamos acompanhar! O Professor está no Facebook!

AQUELE CASO ESCABROSO!

  "Este esquema de enriquecimento fácil do genro do secretário Arialdo Pinho tem as bênçãos da Casa Civil do governo Cid."
  (HEITOR FÉRRER)

"O POVO É MASSA!"

   Isso já foi dito por aí! Ontem, quando entrei num grande supermercado, e vi a festa das pessoas na "avenida" dos ovos de Páscoa, percebi de novo essa verdade!

SAFADEZA!

  As prefeituras estão transformando gratificações (direito já conquistado!) em parte do "reajuste" dos servidores. Canalhice! Não foi isso que o PT, por exemplo, pregou aos microfones. Hoje... E os sindicatos da cozinha patronal pondo lá seu jamegão! Mama, pelegada!

SP: QUE BELA MERITOCRACIA!

    "Um resultado que deveria ser comemorado por pais e alunos se transformou em motivo de polêmica na Escola Estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado, em Sorocaba. A escola ficou com nota 9,3 no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2011, numa escala de 0 a 10 
   No entanto, um grupo de pais e alunos acusam a escola de fraudar a avaliação estadual.
Segundo relatos, professores teriam auxiliado os alunos durante a aplicação da prova e teriam tido a conivência do fiscal - são convocados profissionais de outras escolas para a fiscalização. Segundo uma aluna, que não quis se identificar, os melhores da turma teriam respondido mais de uma prova: 'Eles terminavam rápido e faziam a prova de quem faltou'.
   A mãe de uma estudante que participou da prova disse que a filha tirou dúvidas com uma professora. 'Ela [a aluna] disse que não tinha entendido bem as questões e a professora explicou melhor cada assunto', afirma Raquel Laminda dos Santos, 30. 
   O resultado do Idesp determina se os funcionários e professores da escola vão receber bônus salariais, de acordo com a política de meritocracia do Estado. (...)." (Uol)

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...