segunda-feira, 1 de abril de 2024

A ORIGEM DA MENTIRADA

"Primeiro de Abril. Dia da Mentira, mistificação, engano. As razões maiores, indicam uma origem francesa. Até a segunda metade do séc. XVI o dia primeiro de abril, começava o ano. Abril, 'aperire', abrir. O Rei Carlos IX, em 1564, determinou que o primeiro de janeiro iniciasse o ano, na França, daí por diante. Com as consequências da transferência de festas e solenidades do Ano-Novo, muita gente ficou perturbada, com o desaparecimento das datas tradicionais, retardando entendimento e uso. Apareceu uma série de pilhérias, saudações, falsas notícias, convites e presentes no primeiro de abril, como se ainda fosse o Dia de Ano-Bom. Durante o séc. XIX os jornais anunciavam festas, recepções, acontecimentos sensacionais, inexistentes, atraindo a curiosidade ou presença dos crédulos toleirões, furiosamente desapontados, quando verificavam a inexatidão."

✅ Luís da Câmara Cascudo

HASTAG. ESSA TÁ NO MUNDO

#MarrecoCassado

OPINIÃO

 Clique na imagem, para ampliá-la!


DIAS, PESADOS DIAS!

Tem dias em que a vida parece precisar de um guindaste, bem fixado, em cima de um caminhão, pra nos arrancar da cama; tem dias em que as dores não tão atrevidas, que nos vem de ruma, em avalanche; tem dias em que a manhã é mais pesada que um viaduto. Há dias em que o dia se recusa a ser bom e rusga, desassombradamente.

Mas o tempo, esse senhor de vivências mil, nos traz um sorriso, um regato, uma menina brejeira, um caminho e, nele, uma flor... Nos traz um riacho, uma queda d'água, que sonoriza a mata, sem precisar de plateia; está lá, nos imorredouros pedregulhos, a fazer a festa dos pássaros e plantas.
E quando a gente assiste a essa película gratuita (e fenomenal), descobre que vida é um espetáculo mavioso e maravilhoso, apesar das enxaquecas, apesar de tudo!

ELITE ASSASSINA E FRIA


 

O MINGAU AZEDO DO ESTADÃO

"'A educação pede audácia e urgência' – O ministro Camilo Santana e sua equipe no MEC, colecionam o ônus das expectativas elevadas e não podem se resignar ao ritmo lento de melhorias e à resistência a medidas inovadoras."

POVO. SÓ COMO ENXERTO

Nas tais convenções, dá pra ver um povo novo, que vem de fora da lida partidária, da refrega do ouço/escuto; um povo usado, como massa de manobra, pra enfeitar a penteadeira da cigana. Nada mais que isso. Um povo que é chamado, quando é interessante, para os mandatários das siglas, tão dissociadas da cidadania. O Fazer Política passa longe disso. Que coisa mais desenxabida!

PRA QUEM CHEGOU AGORA...

 

"A LINGUAGEM DO CORAÇÃO"

 Um filme lindo, humanista, maravilhoso!

https://www.youtube.com/watch?v=RR-Y9lj9bPQ

TEXTO CURTO, MAS MARAVILHOSO, DO MOÇAMBICANO

MIA COUTO

"O Universo, Num Grão de Areia"

"A fadiga que sentimos, não é tanto do trabalho acumulado, 

mas de um cotidiano feito de rotina e de vazio.

O que mais cansa não é trabalhar muito.

O que mais cansa é viver pouco.

O que realmente cansa é viver, sem sonhos!"

SEGUNDA PREGUIÇOSA

E a gente com vontade de não largar a cama, nem com a ajuda de um guindaste. Mas a condição de proletário, nos empurra pro eito!

CASO DE CAMOCIM. NOVIDADE?