terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MANCHÃO EM...

A REVOLTA DO RIO

O povo da minha terra
Por muito se assustou
No dia que nosso rio
Com eles se revoltou

Sujeiras nas suas margens
Esgotos dentro do leito
Casas e baixas de capim
Completavam o desrespeito

O rio não tinha espaço
E suas águas só aumentando
E o povo desesperado
Da sua margem se mudando

Um corre, corre e um alvoroço
Como esse povo nunca viu
Foi a única vez em que eu vi o meu povo
Ter respeito pelo rio

Nossas ruas alagadas
Nosso povo uma tristeza
E o nosso rio desaguando
A força da natureza

Hoje está até pior
De lá pra cá nada foi feito
Tem mais lixo em suas margens
Tem mais baixas em seu leito. (...)

BORDOADAS NO PISO!

   Os municípios de Fortaleza e Maracanaú sancionam leis que destinam parte da jornada docente para atividades extraclasse. Ou seja, os dois municípios vão fazer o que fizeram até agora: negar o 1/3, preconizado pela Lei do Piso. Canalhice!

LI NO BLOGUE DO PROF. ROMILDO MOURA

  HOMENAGEM DO RM NO FOCO AS BENFEITORIAS DE PADRE NERY 
  "'É difícil achar as palavras certas em um momento que ninguém queria ver chegar; como é difícil agradecer, homenagear, e ver ir alguém que queríamos ter sempre perto, alguém que com quem ao longo destes 16 anos aprendemos a conviver e admirar: Padre Nery. São tantos as suas boas obras nestes 16 anos em nossa paróquia, que seria impossível enumerá-las. Mas tentarei citar algumas: começo pela nossa Matriz, ela mostra quão zeloso ele foi, cito também a organização da paróquia em setores, dos grupos organizados em pastorais, sem contar a Festa de Nossa Senhora da Piedade... Quantas lembranças, as novenas e toda a história desta grande festa. Ah! Tem também a Rádio Comunitária Princesa do Vale FM, que sintetiza seu olhar futurista sobre os meios de comunicação e tem muito mais... Porém, vou encerrar, pois foram inúmeras as suas boas obras. Mas não poderia deixar de citar o seu maior ensinamento pra nós, através do verdadeiro testemunho de vida que é o seu zelo, amor, respeito, adoração a Sagrada Eucaristia. É... mais nem tudo foram flores houve alguns percalços, falhas, brigas, caras feias, corretivos,... Há aqueles que não entenderam a caminhada. Mas são as dificuldades que nos tornam pessoas melhores. Padre Nery sua ida vai deixar um lamento no coração de cada fiel que acompanhou sua caminhada aqui em Coreaú! Mais sabemos que você é uma fonte de Deus e que precisa saciar a sede de outros povos. A saudade nos faz chorar, mas entendemos que outra comunidade deve ter o mesmo privilégio que tivemos, durante este tempo em que você esteve à frente de nossa paróquia. Você nos enriqueceu demasiadamente. Crescemos tanto que só nos resta agradecer a Deus por nos ter dado você como nosso pastor. Só Deus poderia nos dar um presente tão especial, uma benção tão valiosa. Obrigado pelos momentos que vivemos. Obrigado por ter nos apresentado nosso salvador. Concluo com estas mal traçadas linhas, sem mais nada a dizer...'
Coreaú 26 de Dezembro de 2011

  'Pois bem: É bem verdade que no nos últimos quarenta janeiros vividos por este nada humilde aspirante a escriba-mor desta demosucupirana tribuna, não se viu sacerdote com tamanho espírito empreendedor com o sr. João Batista Nery. Pois bem 2: Sua marca pessoal ficará nestas terras por toda a posteridade, principalmente no que se refere à infraestrutura paroquial. Exemplos e provas do que eu falo e escrevo, são a implantação e instalação da Rádio Comunitária Princesa do Vale FM, um feito grandioso para nossa terra, a reforma da igreja de São Francisco e, principalmente, o Salão de Festas da Paróquia. Pois bem 3: São construções monumentais e que em termos de grandeza só perdem em tamanho e importância para as obras de infraestrutura construídas por outro padre, também progressista, que por estas terras evangelizou na década de sessenta. Pois bem 4: Falo de Benedito Francisco de Albuquerque, que hoje é bispo e na opinião deste, novamente nada humilde aspirante a escriba-mor desta democrática tribuna, é o Dom José de Coreaú. Pois bem 5: Mas como nem tudo é perfeito: Pois bem 6: Faltou, se não o principal. Pois bem 7: Mas um feito um tanto maior, por parte do pároco em epígrafe, que agora deixa este rebanho para cuidar de outro que o espera com ansiedade... Pois bem 8: E que feito é este que o nobre reverendo não concluiu quanto por aqui esteve? Pois bem 9: Uma ligação mais estreita com o povão. Isso mesmo, uma ligação pessoal mais estreita com as desgarradas ovelhas tosquiadas pelo sistema e que amargaram o frio da indiferença por parte de uma igreja, que deveria ser progressista também no social. Pois bem 10: E vou mais além. Pois bem 11: Foi notória nestes anos todos a simpatia, para não dizer apoio direto desta mesma igreja, à elite oligarca preconceituosa e racista nestes anos de embate leitoral... Pois bem 12: Como é impossível que qualquer instituição composta de seres humanos seja apolítica faltou, à instituição religiosa um laço forte e estreito com um movimento político independente e de cunho social. Eu que o diga que tentativa não faltou... Pois bem 13: Em 2002, em um embate de um Davi contra dois Golias, por várias tentativas Davi, foi negado pela esta mesma igreja. E mesmo sendo parte da equipe de comunicadores (da rádio), lhe foi negado pedido de orientação... Era a oportunidade de se montar um elo com o povo que reza e crê. Pois bem... Pois bem... Pois bem 50: Só a zebra é a solução...'."

  (MANUEL DE JESUS)

CAETANO ATUALÍSSIMO!

  "(...) Quando eu te encarei frente à frente e não vi o meu rosto/ Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto/ É que Narciso acha feio o que não é espelho (...)."

  (Trecho de "Sampa", de Caetano Veloso)

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ I

   ANO NOVO, PROMESSAS NOVAS! "'Cid quer 2012 como o ano do Interior' (Blogue do Eliomar)

   'Ah! tá? - Quer dizer que os anteriores foram no exterior, não é mesmo 'dotô'? Tenho dito... E sempre!!!'"

  (MANUEL DE JESUS)


LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ II

  FUTRICA NO BECO!
  "'Seguranças do governador do Ceará, irmão do Ciro, Cid Gomes fecharam, na 6ª feira última, o Beco do Cotovelo (Sobral), para que ele não fosse, de novo, vaiado." (Norton Lima Jr., jornalista)'. 
  Pois bem: Eu tenho um amigo sobralense que sempre em conversa comigo diz: '- Oh, Manezim!!! Mantidas as devidas proporções, Sobral é tão Sucupira quanto a Sucupira de Odorico... Tenho dito... E sempre!!! - Que Deus seja minha e sua proteção sempre!!!'" (MANUEL DE JESUS)

FUTRICA NO BECO!

   "Seguranças do governador do Ceará, irmão do Ciro, Cid Gomes fecharam, na 6ª feira última, o Beco do Cotovelo (Sobral), para que ele não fosse, de novo, vaiado."

  (Norton Lima Jr., jornalista)

TURISMO NO LOMBO ALHEIO...

  Quando quer realizar uma obra qualquer, o administrador público vai pra Europa. Lá, visita ruas, avenidas, praças, prédios, centros de convenções ou coisa que os valha. Tudo de bom! Pra turista. Os vídeos gravados vão para a galeria familiar e para as boas lembranças da posteridade... Pra construir qualquer obra, basta sentar meia hora com os velhinhos da rua, na calçada da sapiência! Eles tem receitas maravilhosas! São verdadeiros engenheiros! Só o doutor não sabe... E como é virulento, não pára pra escutar... Fazer o quê?

FEBRE INSANA!

   Até Zico apareceu na imprensa, pedindo que os times brasileiros aprendam a se organizar com o time do Barcelona. Bom, boas escolas de gestão temos muitas por aqui. Já o FUTEBOL mesmo está por aí, nas fitas de Pelé, Garrincha, Clodoaldo, Tostão, Jairzinho, Rivelino, Nelinho, Zico, Cerezo, Reinaldo, Sócrates, Batista, Falcão, Careca, Roberto Dinamite,... Ah, tempos modernosos, ah, neocolonialismo... Por que me perseguem!?

MARRÓIA!

   Quer dizer que o livro A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., mesmo estando entre os dez mais vendidos em livrarias e sites de literatura do Brasil, não faz parte da lista dos 20 mais vendidos da revista Veja? Hum...

A MEDÍOCRE RUINDADE

   Acabo de ver a lista das 20 músicas mais tocadas em 2011. Estamos desgraçadamente de ladeira abaixo! A tal lista é um tratado contra a poesia, a melodia, a sapiência e, em muitos casos, contra a decência. E dizem que tudo é "gosto do povo!" Ou seja, do Departamento Comercial das emissoras...

A FORÇA DA (INQUIETA) CLASSE MÉDIA!

 
   O egípcio Hobsbawn
  "A classe média foi a grande protagonista e força-motriz das revoltas populares e ocupações que marcaram o ano de 2011. Esta é a opinião de Eric Hobsbawm, um dos mais importantes historiadores em atividade. Em entrevista à BBC, o historiador marxista nascido no Egito, mas radicado na Grã-Bretanha, afirma ainda que a classe operária e a esquerda tradicional - da qual ele ainda é um dos principais expoentes - estiveram à margem das grandes mobilizações populares que ocorreram ao longo deste ano.   'As mais eficazes mobilizações populares são aquelas que começam a partir da nova classe média modernizada e, particularmente, a partir de um enorme corpo estudantil. Elas são mais eficazes em países em que, demograficamente, jovens homens e mulheres constituem uma parcela da população maior do que a que constituem na Europa'', diz, em referência especial à Primavera Árabe, um movimento que despertou seu fascínio. (...)."
  PARA LER TUDO: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111223_hobbsbawm_2011_classe_media_bg.shtml

Secretário da Cultura Conclui Livro Sobre Povos Indígenas do Ceará

 
  "O secretário da Cultura do Estado, Francisco Pinheiro, mandou para o Blog o livro de sua autoria intitulado 'Documentos para a história colonial, especialmente a indígena no Ceará (1690-1825)'.
  A publicação, tese de seu doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, foi resultado de uma pesquisa na documentação do Conselho Ultramarino e do Arquivo Público do Estado.
  A CAPA foi produzida a partir de uma ilustração de Rugendas." (BLOGUE DO ELIOMAR)

Saiu o Resultado da Segunda Fase da OAB.

  "As pessoas abaixo nominadas estudaram comigo, na mesma sala, durante estes últimos cinco anos na Faculdade Luciano Feijão, de Sobral. Elas foram aprovadas no exame. Existem mais aprovados da Faculdade Luciano Feijão, só que do nono semestre.


  Saliento que outros colegas meus de sala já tinham obtido aprovação no exame anterior, ou seja, a Faculdade Luciano Feijão tem conseguido bons resultados, apesar de críticas, tais como 'pagou passou'.

  Isso prova que quem faz a história acadêmica é o próprio aluno, com seu esforço e sua dedicação.  

  Eu ainda não me submeti a nenhum exame, pretendendo-o somente a partir do próximo ano.

  Parabéns, então, aos colegas de sala abaixo:

 Adécio Muniz Paiva Filho (Ubajara)
Ana Maria Gomes Marinho (Sobral)
Antonio Clemilton de Lima Costa (Sobral)
Bárbara Silvestre Pontes Mendes Coelho (Sobral)
Cleonice Carvalho (Alcântaras)
Flavio Lima dos Santos (Sobral)
Francisco Ary Ferreira Garcia Pinto (Mucambo)
Francisco Iran da Silva Sales Filho (Sobral)
Francisco Ubiratan Pontes de Araujo (Frecheirinha)
Jean Marques (Sobral)
Jose Inácio Fernandes de Sousa Filho (Forquilha)
Mikaelle Mendes Vasconcelos (Sobral)
Ruthe Raquel (Frecheirinha)
Samilla de Morais Fonseca  (Sobral)
Yslaia de Aguiar Pontes (Sobral)."

  Coreaú-CE, 27 de dezembro de 2011.

  FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
  Porfessor

SINAL DOS TEMPOS... SEM GOVERNO...

 Estamos presenciando um final de ano tristemente sangrento... Antes da carnaval chegar, que amarremos todas as almas! O barco da Segurança está à deriva!

SINAL DOS TEMPOS...

  O sr. Mauro Benevides (PMDB) é o deputado mais atuante na tribuna da Câmara Federal.

 DO BLOGUE: 1. Prova de que estamos muito "BEM" representandos e 2. Enquanto tiver defunto pra ser homenageado...

INDAGAÇÕES INQUIETANTES

   O sujeito quem tem o ego do tamanho do Oceano Atlântico e quer o mundo a seus pés, aplaudindo-o, detrata uma categoria profissional importante, como a de Professor, a ponto de se conluiar com sindicatos amigos, para derrubar suas justas reivindicações? Paque o pato, doutor!

AINDA FALTA MUITO!

   "O Brasil é a sexta economia do mundo, em termos de PIB. Em Educação, amarga péssimos indicadores. Assim, a competitividade global está comprometida.
  (Luis Sérgio Santos, Professor da UFC)

LUTO NO PSB

  Noticiam por aqui o passamento da mãe da deputada Eliane e do ex-deputado Sérgio Novais.

UM QUADRO EM ESTÁGIO DE PREPARAÇÃO...

  O deputado estadual, Roberto Cláudio (PSB) será o governador do Ceará, a partir do próximo dia cinco de janeiro. O deputado é filho do ex-reitor da UFC, Roberto Cláudio Frota Bezerra e um dos queridinhos do Cid.

ANO NOVO, PROMESSAS NOVAS!

  "Cid quer 2012 como o ano do Interior" (Blogue do Eliomar)

TURISTAS. PRA QUÊ?

  "O Aeroporto do CE deve receber um milhão de passageiros na alta estação", diz o G1/ Ceará. Enquanto isso, nossas praças estão depredadas e abandonadas, os pontos turísticos sujos e inseguros e a História renegada e esquecida... Os turistas vão ver o quê? As belas praias e as meninas da prostituição... Infelizmente!

E DA DITADURA, FALOU?

   Será que o Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho- "o homem forte da Globo") fala em seu laureado livro, sobre a relação global com a milicada brasileira? Há coisas que deve por embaixo da tapete. Certo?

ONDE DORMITA A VERDADE?

  "O padre de Forquilha- CE vai para Reriutaba. O padre Emídio Moura Gomes de Reriutaba, para Bela Cruz. O padre chora todo dia. O padre de Cariré está sendo remanejado. E o de Santa Quitéria está indo para Pires Ferreira-CE." (Oceli Lopes, jornalista)

  Quando questionado sobre o destino do pároco de Santa Quitéria, o jornalista respondeu: "A informação que eu tenho é essa mas, confesso, não procurei a Diocese de Sobral para comprová-la."

PAUTA CASEIRA

   Na AGENDA do programa de estreia (em janeiro) do cantor brega e humorista Falcão, na TV Ceará, que nunca deixou de ser oficial para ser pública, o ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB) e o cantor e compositor Fagner. Ou seja, Falcão vai começar agradando o patrão. O manda-chuva da TV é Guto Benevides, homem de governo. Sempre!

DEPOIS DELES, ELES DE NOVO!

   É por isso que muitas pessoas de bem correm destes partidos políticos dos dias de hoje, onde tem um manda-chuva que decide tudo, deixando para os tarefeiros apenas a tarefa de serem buchas. Já descobri isso há muito tempo. Comigo, não! Se cada partido tem um dono, um coroné, que faço eu pobre diabo por lá?

CLUBE DO NARCISISMO

  "Luizianne: 'Se ninguém quiser fechar com o PT, a gente vai ter que sair só'" (BLOG DO ELIOMAR) 

  "CID GOMES INCONFORMADO COM AS PESQUISAS" (Blogues do Roberto Moreira e Araquém News)

  DESTE BLOGUE: A megalomania encontrou no Ceará boas barrancas e se fez escora. Eles só pensam em si! Que façam bom proveito dos espelhos...

COMPLEXO DE VIRA-LATA!

   Hoje de manhã tinha gente desqualificando a posição da economia do Brasil no contexto mundial. Claro que temos que cuidar melhor da nossa distribuição de renda, que no Brasil é horrorosa desde os tempos coloniais. Não é coisa de hoje, criada pelo lulo-petismo, como tentam nos provar...

EU ME AMARRO É NO NÍVEL DE COGNIÇÃO