sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MULHERES NO TRÁFICO

   "Cresce o número de mulheres envolvidas com o tráfico de drogas no Ceará", diz a imprensa. As meninas estão sendo atraídas para o tráfico não só pela droga, mas também pela libertinagem dos dias modernosos de hoje e pela afetividade dos amores bandidos.

A DIVINIZAÇÃO DO NADA!

  Faz mais de uma década estive num comício em Maracanaú, há dois metros de Lula. Centenas de pessoas acotovelaram-se para ver ou tocar o petista. Parado estava, parado fiquei. Apenas olhei. Não fui pra lá para abraçá-lo. Lá já tinha muita gente grande para fazer isso. Fui ouvir sua mensagem. Somente. Não creio que endeusar alguém seja a saída para o crescimento pessoal de ninguém. E é essa nossa tarefa principal por aqui! Valorizar que nos faz o mesmo, chacoalhar os galhos das amizades e desfazer-se das que não nos são do agrado; respeitar a todos; aplaudir o mérito de quem o consegue por esforço próprio... Com todo o respeito, não corro atrás de nulidades!

AS VAIAS QUE MACHUCARAM...



   Dois dias depois da festa dos Professores, oferecida pela Prefeitura de Fortaleza,  as vaias de que foram vítimas alguns aliados da prefeita repercutiram na Câmara Municipal e no Blogue do Eliomar. As vaias, dizem por aí, "é o aplauso dos inconformados!" Que a trairagem oficial engula o pirão em seco! Foi ela que não peneirou a farinha grossa da traição...

AIRTON DE FARIAS AVALIA O MOMENTO DE LUTA

  "Quem conhece um pouco de Educação pública sabe que os números 'positivos' apresentados pelo governo estão longe, muito longe do mundo real. Acredito que é papel dos aliados do governo alertá-lo para o risco de sua política educacional. 
  
Fica claro que falta na política cearenses líderes que se imponham por sua altivez, princípios, moralidade e inteligência. Uma pena. Cid não tem praticamente opositores e seus aliados são figuram titubeantes, hesitantes, que parecem dever favores ao governo. Uma coisa é você ser governista - outra coisa é não ter coragem nem espaço para alertar o governo sobre os equívocos que estão acontecendo. Vi deputados que até entendem os Professores, mas demostraram verdadeiro pânico em afrontar a vontade do governador. Uma vergonha! Como prefeito de Sobral e como governador, Cid não teve praticamente grandes opositores. Assim, é muito fácil governar. Cid pode ser habilidoso em fazer alianças políticas, mas é um desastre em embates. Mal de que quem sempre governou quase sem oposição. O governo Cid continua mostrando-se desastroso e inabilidoso na greve dos Professores. Incrível perceber como os comerciais do governo irritam os Professores. Na TV tudo é bonito. Na ponta do lápis, Professores têm enormes perdas salariais. Na assembleia de hoje, Professores deixaram claro que a proposta feita pelo governo é insuficiente. Boa parte da categoria deseja nova greve."

NADA A DECLARAR?

   Artigo publicado na edição de hoje (10/11/2011) do O POVO.

 
   Por Plínio Bortolotti




  •   "O deputado Heitor Férrer (PDT) vem denunciando, na Assembleia Legislativa, o que ele chama de 'esquema' montado por Luís Antônio Ribeiro Valadares de Sousa, que lucraria indevidamente com empréstimos consignados dos servidores públicos do Estado em bancos conveniados.

      Valadares é genro de Arialdo Pinho, secretário da Casa Civil, um dos três homens mais poderosos do governo Cid Gomes (PSB).

      Escorado em documentos, Férrer garante que foi utilizado subterfúgio para que uma única empresa – de propriedade de Valadares – controlasse o acesso ao crédito oferecido aos servidores. Pela intermediação, a empresa ficaria com um percentual dos empréstimos.

      O 'esquema' teria começado em 2009, em licitação para contratar uma empresa para gerenciar os empréstimos: ganhou a ABC, que sublocou o serviço à Promus; esta, por sua vez, é controlada pela CCI, empresa da qual Valadares é proprietário.

      Segundo o deputado, o serviço encarece os empréstimos em 19%, que iriam para a Promus, propiciando movimentação entre R$ 7 milhões e R$ 8 milhões mensais. Mais recentemente, Heitor Férrer voltou à carga para dizer que a CCI também controla o sistema de Cartão Único, banco de dados com todas as informações dos servidores.

      A Prefeitura de Fortaleza, que também oferece empréstimos consignados aos seus servidores, o faz sem a intermediação de empresas.

      Arialdo Pinho, que costumava ser prolixo no Twitter (rede de microblog da Internet), calou-se. O governador faz de conta que o negócio não é com ele. Ambos agem forma obscura, o oposto do que deveria fazer um governo democrático.

      Comportam-se ao modo de outro cearense famoso, Armando Falcão, ministro da ditadura militar. Seu bordão aos jornalistas: 'Nada a declarar', ficou famoso. Ele estava de acordo com os princípios tortuosos do governo a que servia.

      O problema é ver que, em plena democracia, ele ainda encontra discípulos; sem, ao menos, serem incomodados pelo poder que deveria chamar-lhes a atenção: a Assembleia Legislativa."

    Parabéns a um Cidadão de Coreaú

      "Coreaú, município da zona norte do Ceará, conta com pouco mais de 22 mil habitantes, sendo, portanto pequeno em população. No entanto, tem uma peculiaridade deveras grande: deu à luz muitos filhos ilustres, dentre os quais Raimundo de Queiroz Teles, a quem, através desse blog, gostaríamos de homenagear, porquanto está aniversariando neste dia 11 de novembro. Homem de bom coração, sereno, solidário, sensato e de grande visão, há vários anos, Raimundo Teles, como é interpelado, reside em Fortaleza com a família e, quando sempre pode, dá-nos a honra de sua visita e de perde seu tempo nos ensinando, despretensiosamente, alguns segredos da vida. Já realizou muito por nossa cidade em décadas passadas, sendo o responsável pela construção do único hospital que temos e pela fundação da Escola estadual de Ensino Médio Flora Teles, entre outros feitos.
      Ficam registrados aqui o nosso apreço e admiração pelo aniversariante."

      FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
      Professor Estadual
      Técnico Judiciário

    BRASILEIRO: UM EXEMPLO!

    A Importância Histórica do Enem


       Não há como dissociar a recente campanha contra o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos interesses políticos que sempre estiveram ligados aos mecanismos de perpetuação das desigualdades socioeconômicas neste país. É essa campanha politicamente interessada que faz com que os avanços dos últimos oito anos na Educação não recebam o mesmo espaço que os problemas verificados na prova do Enem deste ano.
       É por isso que ProUni, Pronatec, construção e melhoria de 14 novas universidades, 240 escolas técnicas, interiorização do ensino superior gratuito, ampliação do orçamento na área e piso nacional dos professores são assuntos relegados ao segundo plano. Na verdade, o conjunto dessas iniciativas e políticas é estratégico ao país, porque alia a universalização do ensino público nos três níveis à qualificação da Educação.  Tal estratégia é decisiva para combater as desigualdades sociais históricas e tem no Enem um de seus pilares. Com o Governo Lula, o Enem deixa de ser apenas uma prova de aferição do nível educacional do ensino médio, passando a se consolidar como meio de acesso ao ensino superior. As provas melhoraram seus conteúdos, passando a exigir interpretação e raciocínio lógico, atacando dois problemas de uma vez só: a desorganização do currículo do ensino médio e a exclusão causada pelo vestibular.  O Enem, portanto, passa a se potencializar como via de acesso à universidade, integrando-se ao ProUni e ao SiSU. É esse o objetivo do MEC: conseguir, em uma década, acabar com o vestibular no Brasil. Em seu lugar, o Enem. Mais de 50 universidades federais usam a nota do Enem como critério de seleção e algumas, como a UFRJ e a UFScar, já aboliram o vestibular.
       Notem que a adoção de prova única permite que um aluno de Manaus (MA) possa escolher estudar agronomia em Viçosa (MG), por exemplo. Ou seja, o caráter nacional da prova é uma opção em benefício da democratização do acesso ao ensino público. Além disso, é crescente a participação na prova: em 2002, era 1,8 milhão de inscritos no Enem, enquanto que, neste ano, foram 5,3 milhões.
       Ninguém pretende dourar a pílula. Os problemas que o exame apresentou precisam ser solucionados, pois sempre é possível e necessário aperfeiçoar. Mas atacar a existência do Enem é atingir um mecanismo democrático de acesso à Educação que se estrutura com êxito no país. Em última análise, é atentar contra uma política fundamental ao desenvolvimento do país.
       Nesse sentido, foi correta a decisão do TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª região) de cassar a liminar que anulou 13 questões do exame para todo o país. A decisão se mostra sensata ao fixar a anulação das 13 questões apenas para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), onde se verificou o vazamento dessas perguntas. A Polícia Federal investiga o caso e suspeita de que um professor do colégio tenha copiado um caderno com 48 questões usadas num dos pré-testes do MEC em 2010. Assim, o caminho mais razoável é circunscrever o problema, pois não há razão para afetar todos os milhões de estudantes que fizeram a prova porque alguns tiveram acesso a parte das questões.
       É emblemático, contudo, que alguns defendam o fim do Enem. Esses o fazem por interesses político-eleitorais, numa tentativa de jogar setores da opinião pública contra o governo. É a terceira vez que tentam fazer isso, como se o problema fosse a existência da prova —nem se fala do problema ético do péssimo exemplo que um professor dá ao supostamente vazar questões. E assim se juntam os que querem dividendos políticos com os que vivem da “indústria do vestibular” para atacar o Enem.
       Mas o que precisamos, finalmente, é apoiar a iniciativa do Enem e aperfeiçoá-lo. Trabalhar e cobrar do governo que seja adotado por todas as universidades do Brasil, dando continuidade ao processo de democratização e qualificação do nosso ensino. Afinal, estamos falando de um importante mecanismo de inclusão social do qual não podemos prescindir.


    José Dirceu, 65, é advogado, ex-ministro da Casa Civil e membro do Diretório Nacional do PT.


    http://www.wscom.com.br/blog/josedirceu/blog/filtro/2011/valor/11/page/31/pagina/9 

      (COLABORAÇÃO: ELITON MENESES)

    LI NO BLOGUE DO MEU AMIGO ROMILDO MOURA

      "'FRASE DE AYN RAND - Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa: 'Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada'.
      'Para análise e reflexão: Qualquer semelhança com o que ocorre aqui no Brasil, 'não é mera coincidencia.'    
      'Pois bem: Atualíssima! E vou mais além. Tem certeza que ela estava chegando nos Estates, vinda da Rússia? Pela sentença proferida acho que ela se referia ao Brasil... Tenho dito... E sempre!!!'"

      DO BLOGUE: A reflexão é atual e remonta à Era Cabralina ou Cabraliana. Não é coisa de hoje, como nos quer fazer crê parte da hipocrisia nacional que, hoje, monta seu cavalo de belas crinas, com ares de madre-superiora, quando num passado recente resfolejava-se com a tucanalha, crente que era a dona do mundo e que estava imune! Só que foi destronada. E no voto! Sem golpismo!

    DUAS EM UMA

    1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...