quinta-feira, 16 de julho de 2020

BRIGA

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas praticando esportes

VEM AÍ!

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Airton de Farias

ACONTECEU DE NOVO

O velho futebol sendo usado, descaradamente, por políticos e politiqueiros. A História tá farta desse tipo de fato. Desta feita, pelo bolsonazifascismo e iletrado e sem amor ao país!
SOBRE ISSO DISSE EU, NO FACEBOOK:
"O SBT pegou um pequeno naco do futebol (antro de corrupção, desmandos e violência). A humanidade está salva. Fora, covid. E ainda falam cinicamente em governo 'sem viés ideológico'. São ideológos, sim. Inclusive do genocídio!"

CRÔNICA

lve, Sabiaguaba, Ana Miranda, Diário do Nordeste, 19 de julho de 2020:
"Sempre eu passava por ali a caminho de Fortaleza, ou saindo da cidade para a minha casa, e era o trecho mais bonito. Eu olhava, pensava que nem o melhor paisagista do mundo poderia fazer um jardim tão belo, porque aquele fora feito por Deus ou, para quem não acredita no Criador, feito pela Mãe Natureza. Eu margeava as dunas altas e alvíssimas, com nome belíssimo: Dunas de Sabiaguaba.
Nome de uma árvore, sabiaguaba, mas, antes disso, significa comedouro de sabiás, onde os sabiás vêm comer, cantar, lugar mágico, presente de Deus e da Natureza. Por uns milhões de anos Ele, ou ela, trabalhou ali, plantando cuidadosamente uns capinzais em torno de águas a refletir o céu, tapetes dourados e aveludados, árvores de folhas grandes contra outras de folhas pequenas, arbustos de muitos tipos, florinhas, plantas rasteiras, em infinitos tons de verde, palmeiras prateadas brotando das águas, e Ele com seu gosto mais perfeito instalou dunas em meia lua, lagoas interdunares e apicum do manguezal, bosques de manguezal, mangues vermelho, branco e preto. Para que nunca houvesse tédio na paisagem Ele fez com que as dunas se movessem, criando a cada vento novas formas, um cordão de dunas móveis, semifixas e fixas. Dunas parabólicas de mais de dois mil anos de idade, cercadas de florestas, campos e arbustais, plantas escolhidas a dedo, Seus dedos divinos, e praias feitas de mistérios. Trouxe algumas plantas da Mata Atlântica, outras da Caatinga, outras do Cerrado, que ali vicejam há milhares de anos, calmas. E para habitar essa paisagem Ele criou bichos de infinitas espécies, como raposas, soins com suas jubas brancas, tão graciosos, cassacos engraçados, tatus-peba de uma arquitetura incrível, tamanduás, guaxinins, iguanas, aves, lagartos, gatos-do-mato, marsupiais que alegram as crianças, aves raras. Ficando perito na Sua Criação, fez os socozinhos com cores que mudam belamente de acordo com a luz que deita sobre suas penas. Trouxe os manés-magos, socó-bois para nos observar, os tímidos tamatiões, periquitos-de-encontro-amarelo para comerem as frutas das castanhas-da-índia, fez refúgios para insetos, para as mal-amadas serpentes, lodo para os caranguejos-chama-maré, folhas e galhos para bandos de saguis-de-tufos-brancos poderem brincar, e anus brancos e pretos pois Deus nunca foi racista. Fez as lagoas, os ocos das árvores, galhos para ninhos. E botou umas avezinhas que pouco precisam de cuidados: o bem-te-vi que tudo vê, suiriris, pitiguaris, sibites-relojoeiros. E para ser tudo ainda mais belo Ele não descansou, botou no jardim pica-paus, jaçanãs, bandos de carões que voam para acasalar e maçaricos migradores. Jardim divino. Sempre eu passava ali como se passasse em um pedacinho do paraíso. Querem construir na Sabiaguaba uma selva de pedra, nem que para isso precisem cortar árvores, aterrar águas, matar animais. Fico pensando, como é possível ainda haver pessoas que não compreendem o que é a verdadeira riqueza? Gente que precisa respirar e não entende como precisamos de pulmão? Nossa geração já cometeu erros demais. Agora estamos sendo cobrados pelos jovens: Gabriel, Bruno, Lucas, Ítalo, Bia, Yara, Daniel... não vão deixar que o futuro seja destruído."

REAÇAS, GRAÇAS A DEUS

LEITOR MINGAU AZEDO!
Jornal O Povo: "lixo, comunista, jornaleco, falido, igual a Globo lixo..."
Mas eu te leio todos os dias!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...