terça-feira, 26 de junho de 2012

QUEM É ELE?

  Antônio Mourão Cavalcante é psiquiatra e antropólogo, com doutorado na Europa. É professor da UFC e da UECE. É filiado ao PR e ligado a Roberto Pessoa, pra quem já trabalhou em Maracanaú. Ele fez um estudo sobre a violência crônica daquele município.

A BOA DA NOITE!

  "Após 18 meses de tramitação, a Câmara aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta, aprovada por unanimidade, inclui uma meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, a ser alcançado no prazo de dez anos.
  Esse era o ponto mais polêmico do projeto, após muitas negociações o relator apresentou um índice de 8% do PIB, acordado com o governo. Mas parlamentares ligados à educação e movimentos sociais pressionavam pelo patamar de 10%.
O relator da matéria, Ângelo Vanhoni (PT-PR), acatou um destaque do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) que aumentava o patamar de 8% do PIB proposto pelo governo para 10%. Conforme o texto aprovado, a determinação é que se amplie os recursos para educação dos atuais 5,1% do PIB para 7%, no prazo de cinco anos, até atingir os 10% ao fim de vigência do plano. A proposta agora segue para o Senado. (...)." (DN)

E SE ELE ESTIVESSE NA OPOSIÇÃO?



  "Mercadante diz que 10% do PIB em Educação é 'tarefa política difícil de ser executada'.

  O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira (26), em nota, que a proposta aprovada hoje pela Câmara dos Deputados que destina 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação é uma 'tarefa política difícil de ser executada'.  'Em termos de governo federal equivale a colocar um MEC dentro do MEC, ou seja, tirar R$ 85 bilhões de outros ministérios para a Educação. É uma tarefa política difícil de ser executada', afirma o ministro. (...)." (Uol)

O VICE DE ELMANO

  Hoje de manhã, Lúcio Alcântara era cotado. Hoje à noite. Dr. Antônio Mourão. Fortaleza precisa mesmo de um psiquiatra!

NUMA AULA CRIATIVA...

  ... Os alunos ficam livres, para criar. Essa é uma das defesas feita pelos Professores adeptos do construtivismo. Mas cuidado: deixar tudo solto é cair no espontaneísmo! E isso não dá certo. Ao Professor cabe mediar. Tudo!

FICHAS-SUJAS

  E você já afixou nas paredes de sua repartição a lista dos fichas-sujas? Ou vai ficar com peninha de melindrar os coitadinhos!? Se eles não tem pena nem das criancinhas...

CAMPANHA NAS REDES SOCIAIS

  A campanha eleitoral está em alta nas redes sociais. Quem detratou Professor, por expemplo, vai ter contra si uma força-tarefa, da qual vou participar com toda a garra! Os agressores da nossa categoria não ficaram impunes!

ANULANDO O ALUNO...

   O Professor entrega a prova ao aluno e passa a lê-la, por inteiro. De quem é o enigma? O que cabe ao aluno: ser vítima da coitadinização!?

A ELITE ESTÁ INDÓCIL!

   Os ricos, aqueles que os colunistas chegados chamam de "cúpula do PIB do Estado" estão insatisfeitos com o andamento das obras federais no Ceará. Reclamam de atraso. E com muita razão. Mais o relevante a ser discutido aqui é: por que os graúdos reúnem-se, mobilizam-se, organizam-se,... e a gente?

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...