sábado, 16 de julho de 2011

LEMBRANÇAS DO SERTÃO

  "Eu gosto muito de manga/ Mas também quero melão/ A goiaba é bicho bom/ E não largo um só mamão/ Jaca, parto e me lambuzo/ Com seu leite remelão!// Fruta-do-conde é beleza/ Todo mundo gosta dela/ Presente da natureza/ Por ela se esgoela/ Gente grande, nova, velha/ E menino de remela!"

 (Do nosso próprio lastro)

CULTURA É ISSO!

 "Bom começo de semana
 O pianista Arthur Moreira Lima, uma das referências mais bacanas e mais populares da música erudita brasileira, fará concerto segunda-feira em São Gonçalo do Amarante. É o projeto Um Piano pela Estrada. Começa às 18:30 h, na Praça da Matriz. E tem acesso grátis para o público."

 (Coluna Comunicado, do DN)

O ESCÂNDALO DOS BANHEIROS. FOI PARAR NUM "MOTEL"!?

  Uma Associação Cultural (coitada da Cultura!) de Pindoretama, que tem convênio com o Governo Estadual, depois de denunciada, instalou-se às pressas, num prédio que seria um motel! É o que diz o O Povo de hoje:

 http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/07/16/noticiapoliticajornal,2267925/associacao-improvisa-escritorio-em-lugar-onde-seria-motel.shtml

INTOLERÂNCIA

 O goleiro da seleção, Júlio César, está sendo vítima da terrível intolerância, que reina entre muitas cabeças de acompanham o futebol! Nesse meio, todos os jogadores têm que ser infalíveis, imaculados,... Ou então são mandados para os quintos dos infernos, que cada torcedor sectário criou pra si, na despensa de sua pequenez humana. Esse tipo de coisa só nos afasta mais do belo esporte... Sem falar na grossa corrupção!

RECADO DADO!

  Numa música que cantou com Gonzaguinha, seu filho adotivo, Gonzagão deixou-lhe um recado curto e grosso: - Não esqueça o povão, mô fi!

SUS: É O FIM?

  "Os últimos acontecimentos registrados na saúde pública nos levam a acreditar que o seu modelo, conforme as normas presentes na Constituição Federal de 1988 e nas leis 8.080 e 8.142, que regulamentam o Sistema Único de Saúde (SUS), está chegando ao fim. Com a Reforma Sanitária que foi um movimento técnico-político e que envolvia professores, profissionais de saúde, sindicatos, estudantes e a sociedade de uma maneira geral, conseguiu-se colocar no texto constitucional um modelo de Saúde onde todos pudessem usufruir de maneira democrática de um direito de abrangência universal: o SUS.
  A partir de 2005, Paulo Maluf, prefeito de São Paulo, iniciou uma ofensiva contra o SUS, cujo objetivo era privatizar sua gestão, mas que teve uma vida curta, pois sua ineficiência e o desvio de verbas acabaram com esta tentativa, culminando em 2001 com uma CPI na Câmara Municipal.
  Veio a 'Era' FHC, que seguindo o receituário neoliberal do Estado mínimo, conseguiu aprovar no Congresso Nacional as leis que criavam as OS e Oscip e que levava mais uma vez o dinheiro público da saúde para as mãos de empresários, mercantilizando assim o bem maior do ser humano que é a saúde. Alguns estados e municípios, de norte a sul do País, passaram também a tratar a saúde como uma mercadoria.
  Veio a 'Era' Lula e apareceram novas formas de privatização do SUS, com nomes diferentes, mas com o mesmo objetivo: privatizar. Essas entidades públicas de direito privado recebiam outros nomes: Fundação Estatal de Direito Privado e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. e que felizmente foram repudiados pelo Congresso. (...)"


 DO BLOGUE: Texto oriundo do Blogue do Eliomar e publicado em dois tempos.

SUS: É O FIM?

  "(...)

  Estados e municípios passaram a usar outros métodos para mercantilizar o SUS, como a Parceria Pública Privada (PPP) presentes na Bahia, Belo Horizonte, São Paulo (capital) e mais recentemente Brasília, com o anúncio de quatro novos hospitais. O nosso Ceará não fica atrás e resolveu entregar o excelente Hospital do Cariri para ser gerido por uma instituição privada – Organização Social.

O subfinanciamento da saúde e o sucateamento de suas unidades são as táticas utilizadas pelo poder público para justificar a privatização, que são inconstitucionais, ilegais e imorais. Inconstitucionais, pois ferem a nossa lei maior; ilegais por não atenderem o que dizem as leis que regulamentam o SUS; e imorais por entregarem de mão beijada o patrimônio público para que empresas privadas possam lucrar com as doenças do povo brasileiro.

  O mais triste de tudo é ver nossos pacientes graves morrerem sem ter acesso a um leito de UTI, e nossas emergências hospitalares se transformarem em campo de batalha e nada se fazer, numa omissão total das instituições públicas, dos nossos governantes e da população que nada faz diante do desmonte do SUS.

Queremos, sim um SUS público, estatal e de qualidade, onde nossa população possa recorrer nos momentos difíceis e que se faça obedecer às leis. Vergonhoso é transformar doença em mercadoria e querer encher os bolsos de alguns em detrimento do sofrimento de muitos."


  José Maria Pontes,

  Presidente do Simec/CE

  josemariapontes@gmail.com

  DO BLOGUE: Zé Maria, apesar de petista, não poupa o partido. Certíssimo ele! O Simec é o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará.

EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE. POIS SIM!

 Aquele discurso de palanque, em que todo político diz priorizar tais assuntos, dentre eles a Educação (discurso velho carimbado!), cai por terra quando se vê autoridades renegando o Piso já rebaixado dos Professores. Tem dinheiro para um mês de festas, mas para a Educação, não! Educação põe o sujeito pra pensar! Festa entorpece! Logo...

EU ME AMARRO É NO NÍVEL DE COGNIÇÃO