sábado, 1 de janeiro de 2022

SABEDORIA

 "UM PRESENTE PARA BUDA, um conto budista*

Certa feita, quando o sereníssimo senhor Buda praticava sua doutrina, um homem se acercou dele e começou a insultá-lo. Buda, porém, se manteve num imperturbável estado de serenidade e silêncio, até que o homem se cansou e retirou-se.

Um discípulo, sentindo-se indignado pelos insultos, perguntou-lhe porque ele deixara ser maltratado daquela maneira, ao que Buda respondeu, com segura tranquilidade.

- Se eu te dou um cavalo de presente e tu não o aceitas, de quem é o presente?

O discípulo respondeu: - Se eu não aceitar, ele ainda seria seu, certamente!

Então Buda disse:

- Muito bem. Essas pessoas passam parte do seu tempo a lançar-me insultos; mas eu tenho o arbítrio de escolher se vou aceitá-los ou não. Os insultos são como presente: se você aceitá-lo, ele estará em suas mãos. Não podemos culpar o insulto à nossa decisão de aceitar ou não. Pela mesma razão, esses insultos são para mim como um presente que eu escolho não pegá-lo. Eu simplesmente deixo nos mesmos lábios que o proferiram."

  • ____________

* Contado na Net pelo jornalista espírita Nonato Albuquerque

OH, SERTÃO


 Sertão de Moraújo, numa visão da localidade de Várzea da Volta!

MAIS LUTO

Meus mais sinceros sentimentos ao prof. Hugo Aguiar, meu sobrinho, pela passagem de seu querido pai, Manoel de Sousa, ocorrido ontem. Que o conforto divino seja sua companhia, nesse momento de profunda dor. Manoel era do Araquém (família Raimundo) e residia no Conjunto Senador Carlos Jereissati - Maracanaú.

NO MUCURIPE


 




Na igreja de São Pedro, tem uma cruzinha descansando!

Foto: Suzy Costa, jornalista

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...