sábado, 19 de julho de 2014

JORGE ROMANTISMO

FOI-SE UM POETA

  Enquanto muitos falam em Educação maltratando- a ou usando-a para abiscoitar mandatos ou lançar livros, Rubem Alves falou dela em poesia. Uma poesia sem rimas, mais recheada de amorosidade. Nesse sentido ele foi também freireano, claro!

  "Amar é ter um pássaro pousado no dedo. 
Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, 
a qualquer momento, ele pode voar."


 "Somos belos e efêmeros... como o crepúsculo!”

ESTE DEIXA LEGADO

  

  "Professor e teólogo tinha 80 anos e lançou mais de 120 livros, a maioria sobre religião e educação. O escritor Rubem Alves morreu neste sábado (19), aos 80 anos, vítima de falência de órgãos múltiplos. O autor estava internado desde 10 de julho no Hospital Centro Médico de Campinas, interior de São Paulo, para tratamento de uma pneumonia. Além de escritor, Alves era educador, teólogo, psicanalista e professor. Lançou mais de 120 livros, a maioria sobre religião e educação, além de uma série de obras infantis. (...)."
  (IG)

IDEIAS

 
  O senador do PDT do Distrito Federal (ou sua assessoria) nos mandou uma obra sua em PDF. Essa da foto. Nela estão as ideias de federalização do ensino. Algum intressado?

  file:///C:/Users/Joao/Downloads/livro_eh_possivel.pdf

MENININHA SABE-TUDO!

NOSSA MILITÂNCIA!

   


  A nossa não para. Sábado (26) estaremos na Escola Universo do Saber (Maraponga), na inauguração de um espaço de leitura. Domingo (27) é vez de um congresso (sobre Educação), no Centro de Fortaleza.

PROFESSOR, OLHA A CHANCE!

A CRIMINALIZAÇÃO DAS AÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

  "As detenções preventivas de ativistas com o intuito de reprimir manifestações são legais?", indagação do O Povo
  "NÃO - Há uma tendência histórica para que a irracionalidade capitalista se imponha mais aos espíritos pela sedução do que pela força. Mas basta que determinados atos ameacem a pretensa paz mercantil instaurada – mesmo sem serem ainda atos de um novo movimento social com ares emancipatórios, que ponha em questão a forma de vida moderna fundada na lógica mercantil – para que a força bruta do aparato policial volte a lembrar que a única coisa de que o Estado jamais abrirá mão é daquilo que o constitui desde sua origem moderna: a violência. A grande operação conjunta das polícias e do judiciário, que não é isolada, lembra que o Estado pode até abandonar terrenos como educação, saúde e cultura – em função da crise do limite histórico da valorização do valor que o sustenta –, mas ele usará todas as armas para gerir essa crise e para que nela ainda algumas ilhas de valorização deem certo e não sejam perturbadas por quaisquer descontentes. Portanto, essas prisões não só são ilegais, mas demonstram uma tendência mundial de criminalização daqueles que ousam desrespeitar a passividade de um mundo que se desfaz impiedosamente. Impotente diante dessa ruína, o Estado age em desespero para tentar desqualificar os manifestantes como criminosos. Com o aguçamento da crise da lógica mercantil e o desabar cotidianamente visível da forma de vida capitalista, numa barbárie cotidiana em fogo baixo, muitas lutas deverão surgir e muita gente deverá manifestar-se e ocupar as ruas. E é preciso contribuir para que essas lutas sigam por um rumo emancipatório. Sendo assim, somos solidários e não aceitamos que pessoas que lutam, por mais críticas que possamos fazer a seus conteúdos e métodos, sejam enquadradas como componentes de quadrilhas em processos obscuros que pretendem apenas passar a já rota lição de que a forma capitalista de vida é a última palavra da história. Liberdade já para os presos políticos do Brasil e do mundo!

 'O Estado age em desespero para tentar desqualificar os manifestantes como criminosos'"

   (
Robson de Oliveira - do Crítica Radical, doutorando em psicologia social pela Uerj)

 
 DO BLOGUE: A OAB respondeu sim. Para ver a visão completa da Ordem:
 http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2014/07/18/noticiasjornalopiniao,3284161/as-detencoes-preventivas-de-ativistas-com-o-intuito-de-reprimir-manife.shtml

COISAS DO RÁDIO

  Em Fortaleza existe a Associação dos Ouvintes de Rádio. Um dos membros é o professor Djacyr de Souza. A foto é do Facebook dele:

DEBATE SEM GRAÇA!

   A discussão política hoje se resume à amostragem insípida de pesquisas eleitorais, quando a maioria do eleitorado não está nem pensado em escolher candidaturas. Mesmo o eleitor mais letrado quer primeiro ver os programas de TV, a campanha se desenrolar, para tentar achar um rumo pro seu voto, em meio a esse cipoal de ruindade que se afoita por aí. Pesquisa agora... pra quê?

UM TERRÍVEL CRIME CONTRA A HUMANIDADE


MAIS UMA ARTE DO RAFAEL, DO O POVO



DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...