quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TENHO O QUE COMEMORAR, SIM!



  Hoje uma colega me chamou de lado e, provocativa, me jogou uma indagação: - Você tem o que comemorar neste dia 15? Respondi que sim! Minha profissão é uma das mais fascinantes do planeta. Falo e penso com pessoas, lhes transmito conhecimento e aprendo com elas! Ponho ideias de transformação nas mentes dos filhos trabalhadores! Elevo sua auto-estima e digo-lhes que sua família é importante e que tem uma bela história. Valorizo sua palavra, ouço suas queixas,... Claro que tenho o que comemorar! E, o melhor de tudo: comemoro o Dia do Professor entre gritos e desprezo de governantes insensíveis, que renegam minha dor, meu gemido e minha existência! E, sabendo disso tudo e, tendo consciência da valia do que faço em prol da sociedade, é que me vejo tendo mais vontade de sorrir e de gritar minha "ira justa", contra essa gente indecente e acanalhada, mesmo sabendo que ela é aplaudida por muitos dos meus pares! Mas isso também é outro motivo para que eu continue nessa vanguarda eterna. Feliz Dia do Professor para você e pra mim! Apesar deles... Sorria!

RETORNO À GREVE?

  "Até agora o Governo do Estado não apresentou nenhuma proposta aos Professores. A categoria continua mobilizada. Chances reais da greve retornar!"
 (Airton de Farias)
 DO BLOGUE: Por falar no tema, agora à noite vi gente irritada com a greve dos bancários. Mas nada que respondesse às perguntas: como anda a vida do trabalhador bancário?  E sua família? E sua qualidade vida?

LICEU E AMBIENTALISMO



João Alfredo T. Melo 
   O Projeto Confraria de Leitura prepara dois momentos importantes para seus alunos e Professores (Lúcia Abreu a Tereza Cristina, além desse moderador). Auriberto Cavalcante vai falar sobre os 166 anos do seu Liceu do Ceará, em data ainda a ser acertada pela direção da Escola Maria Bezerra Quevedo e ele. Já João Alfredo Telles (Psol) vai falar dia 11 de novembro sobre ambientalismo no mundo. O Confraria aposta também na formação contínua dos Professores, claro!

ARTE NA NOITE... II


  "Como Hélio Rôla vê os 'paredões' de som e outros barulhos." (O Povo)

ARTE NA NOITE... I


 "Estaleiro e Surf", na visão do artista cearense Hélio Rôla

 FONTE:blog.opovo.com.br

A BOA NOTÍCIA DO DIA!


  "O Plenário da Câmara Municipal (de Fortaleza) aprovou nesta quinta-feira (13) um projeto de indicação, que sugere à Prefeitura estabelecer eleições diretas para diretor das escolas municipais. A maioria dos vereadores que justificou seu voto defendeu o mérito do projeto. Atualmente, a escolha dos diretores é prerrogativa do Executivo. Dr. Ciro (PTC), por exemplo, declarou que eleições diretas trariam maior imparcialidade à gestão e acabaria com a possibilidade de indicações políticas.

  Plácido Filho (PDT), João Alfredo (PSOL) e Jaime Cavalcante (PP) destacaram que a realização de eleições diretas fazia parte da plataforma política da prefeita quando foi eleita." 

 (Jangadeiro Online)

 DO BLOGUE: Espero que esse desejo nosso se concretize. A eleição para a escolha de diretores vai trazer mais liberdade de ações e autonomia para os gestores e para a escola! Quando isso ocorrer, vai ser lasca de curral pra todo lado! E é isso que se quer! Que os outros municípios sigam esse "carro" de mudanças!

  Imagem Ilustrativa do www.escrevendocomkatita.br

O JORNALISTA Duda Rangel e os Epitáfios. O que Estaria Escrito na Lápide de Jornalistas Famosos?

 "Haaaja oração!" (Galvão Bueno)
 "É preciso passar o paraíso a limpo!" (Boris Casoy)
 "Este túmulo tem o patrocínio da Funerária Novo Horizonte. Marque um golaço na hora de morrer. E atenção: quem tiver um mal súbito nos próximos 10 minutos ganha um desconto especial." (Milton Neves)
 "Esses vermes vagabundos estão me comendo! Cadê as autoridades?" (José Luiz Datena)

ISSO DÁ UMA BOA DISCUSSÃO! III



  Vem de longe a história da overdose de futilidades na TV brasileira. Mas elas (futilidades) nunca estiveram tão presentes como nos dias de hoje! Chegou-se ao absurdo de encurralá-las! Será medo de que elas fujam, sem passar pelo Departamento Comercial das emissoras? 

  Nesse contexto patético, como fica a cultura e o conhecimento desse País? 60% ou mais da programação da TV não têm que ser educativos?

ISSO DÁ UMA BOA DISCUSSÃO! II

  FONTE (IMAGEM): www.amanciodemoraes.com.br

  Há uma discussão em curso no Brasil, que defende a federalização do ensino fundamental. Segundo uma das fontes, "91,5% dos chilenos querem que os ensinos primário e secundário sejam de responsabilidade da União e não dos municípios, como é atualmente." Outra vontade expressa por quem defende a ideia, é livrar o ensino dos prefeitos corruptos, que não são poucos!

ISSO DÁ UMA BOA DISCUSSÃO!




   A diretora da escola "A" é católica e leva sempre uma musiquinha de sua igreja para por nas mãos da meninada. A coordenadora da escola "B" é evangélica e toca todos os dias aquela canção de uma cantora evangélica, que faz parte de uma igreja evangélica e tem uma produção musical também evangélica. Já o diretor da escola "C" é espírita e, quanto visita as salas de aula, deita falação sobre os príncípios de seu credo. O nome disso tudo: propaganda subliminar, num País de Estado laico! Podem não gostar de que não deixem que isso ocorra e podem até querer fazer uma coivara em cima do Professor que é contra a prática. Mas ninguém é bobo! A escola existe para levar à criança os valores educacionais e culturais de seu País. Da religiosidade cuidará a família. Ela sabe como ninguém fazer isso! Sei que na escola do meu filho rezam o Pai Nosso. Não vou fazer cavalo de batalha contra isso. Mas que está errado está!

A CHARGE QUE FEZ ELIOMAR DE LIMA LEVAR ALGUNS PITOS!


SE MIOPIA RESOLVESSE...



    O futebol nos dá um péssimo exemplo de convivência com o erro. Perde-se duas, três partidas, o técnico é posto na rua e é promovido o famoso desfile de malas de jogadores. Não se pára para refletir sobre os equívocos! Já pensou se essa prática fosse transportada para a Educação? Seria desastroso! A maioria dos times do Brasil é falida ou vive de pires nas mãos! Se a lição for aprendida...    

PROVINHA BRASIL

  Tive acesso às informações de aplicação da Provinha Brasil, do MEC e gostei do material! Há uma preocupação com a situação dos alunos e são dadas informações para o Professor e para os Gestores. Há inclusive um comentário de cada questão e o que se quer dela! Mas é sempre bom lembrar: a Provinha Brasil é uma prova e não uma avaliação. A avaliação pressupõe um PROCESSO, onde uma prova é aplicada e depois disso tem-se uma intervenção corretiva das dificuldades apresentadas pelo aluno para, só depois, aplicar-se uma nova prova.

EU ME AMARRO É NO NÍVEL DE COGNIÇÃO