quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pedido de Perdão

"Adam Riklis era um sobrevivente do Holocausto. Depois que toda sua família foi assassinada pelos nazistas e ele suportou provações difíceis, em três campos de concentração, agarrou-se mais à sua fé.

Intimamente, prometeu que ensinaria aos filhos a religião dos seus pais. Por isso, teve paciência quando seu filho de dezenove anos abandonou a faculdade, largou o emprego e disse que iria para a Índia, em busca de iluminação.

Mas, quando o filho desprezou a fé judaica, Adam não suportou e o expulsou de casa. Trocaram palavras duras e o filho viajou.

Seis anos depois, Joey, o filho, encontrou um amigo que lhe informou que seu pai morrera há dois meses. Ninguém o avisara porque ele nunca havia mandado o endereço para a família.

Joey teve um choque. Acreditou que seu pai morrera, não de um ataque do coração, mas do coração partido. E fora ele quem partira o coração do velho pai.

Resolveu tomar um avião e ir a Israel. Foi a Jerusalém, comprou um livro de orações. Imitando os movimentos dos outros, encostou a cabeça na pedra lisa do Muro das Lamentações e começou a orar.

De repente, viu-se a falar com seu pai: como ele desejaria poder pedir perdão. Como queria poder dizer que sempre o amou.

Olhando para o lado, observou que as pessoas escreviam pedidos em pedacinhos de papel e colocavam nas fendas do muro.

Escreveu um bilhete ao pai, pedindo perdão e começou a procurar uma fenda onde pudesse colocar sua mensagem. Foi difícil. Há tantos anos, tantos fazem isso que todos os buraquinhos do muro estavam lotados.

Finalmente, ele achou um cantinho para colocar o seu papel. Mas, quando tentou, o que conseguiu foi derrubar o papel de outra pessoa que havia deixado ali seu pedido escrito.

Ai, não. Tirei do lugar o papel de outra pessoa, pensou.

Começou a procurar um outro lugarzinho para devolver aquela mensagem. Foi então que uma grande curiosidade tomou conta dele e resolveu abrir o bilhete.

E leu o seguinte: Meu querido filho Joey. Se, por acaso, um dia você vier a Israel e vier até este muro, espero que possa encontrar este bilhete.

Quero dizer que sempre o amei. Mesmo quando você me magoou, continuei amando. Eu o perdoo por tudo e espero que você também possa perdoar um velho bobo. Seu pai, Adam Riklis.

A prece de Joey acabava de ser atendida.

*   *   *

Não esperemos que a morte leve o ser amado para verificar que o melhor é sempre desculpar, perdoar e estar juntos.

Não deixemos o pedido de desculpas para amanhã. Não adiemos a possibilidade de abraçar, conviver, amar.

Não permitamos que desavenças geradas por palavras grosseiras, ditas em momentos de intranquilidade e desequilíbrio, nos afastem daqueles que são nossos afetos.

Se você descobrir agora que um amigo, um amor tem algo a reclamar de você, levante-se e vá ao encontro dele. Ofereça o seu abraço, o seu sorriso e recomece a desfrutar da amizade, do amor, que são alimento para o Espírito."


Redação do Momento Espírita, com base em fato do livro Pequenos milagres, de Yitta Halberstam e Judith Leventhal, ed. Sextante.

Em 26.10.2011.
(Colaborou: Manuel de Jesus)

BRONCA LIVRE PERTO DAS TVs!


   "Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de Fortaleza vão realizar na tarde desta sexta-feira (28) o protesto 'ENEMganados', na Praça da Imprensa, bairro Dionísio Torres. Os estudantes reivindicam, além de uma educação de qualidade, que a prova seja realizada novamente por todos os candidatos. (...)."
  (Jangadeiro Online)

 DO BLOGUE: A Praça da Imprensa fica em frente ao Canal 10, pertinho do Canais 02, 05, 08 e 12 e de uma dezena de rádios. Bom lugar para os gritos-de-guerra!

O QUE MUDOU?

  Hoje ouvi gente do Governo do Estado falando em "humildade", para vencer as eleições em Fortaleza. Humildade vindo dali? Só se a língua secasse, a prepotência fosse pra Líbia e o Batalhão de Choque perdesse a vontade de bater!

O QUE MUDOU?

  Ontem tinha um partido sendo chamado de PCdoBolso pela oposição. Hoje, vejo seu novo ministro sendo aplaudido pela mesma oposição! Mudou de lado? Eu continuo aqui, no mesmo posto, esperando uma investigação séria! Essa oposição...

A BELA CEARENSE


 (Twitter)

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

  "SERVIDOR PÚBLICO: LEVA O ESTADO NOS OMBROS. 'MAS NÃO VALE NADA!'

  'Ele é tachado de preguiçoso, relapso, irresponsável, grevista ou coisa parecida. Mas é quem leva o Estado nas costas! É quem sustenta meio mundo de sanguessugas por este Brasil afora! Desprestigiado e até odiado pelos donos do poder (muito nascidos no seio do serviço público), vive a reivindicar melhores dias! Muitos o querem distante, praguejam contra sua dolorosa carreira. Mas é ele quem atende os desvalidos, levanta os apedrejados e desgraçados sociais, cura as chagas dos desvalidos, ouve e atende o filho do favelado, do zé-ninguém. Convive com sua niguenização e com a dos outros. Prega no deserto. Luta contra opressores tradicionais e contra ex-oprimidos, transformados em opressores, pela mágica da politicagem acanalhada. Ninguém liga muito pra servidor público. Ele transita pelo elevador de serviço da vida... Mas sua dignidade não deve ser vendida. Nunca! Parabéns! Parabéns! Você faz a diferença! A cegueira oficial não existe à toa! Em exibe por trás de si uma velha cortina malfadada de manha ideológica. Pode crer!'


   'Pois bem: '- Vamos por os pingos nos is?'
  - Ponha, profanador... escriba de língua ferina... Quero ver como vai se sair desta...
  - Calma amado, estimado, idolatrado e tantos outros ... ados leitor destas mal traçadas linhas... Vou começar pelo meio, embolar o meio de campo, marcar na linha de fundo, chutar para o gol e somente depois vou xingar a mãe do juiz...
   - Vá!!! Vá!! Quero ver...
   - Então? Deixando de lado os entretantos e partindo para os finalmente, como diria Odorico... Vejam bem:

   'Mas é quem leva o Estado nas costas! É quem sustenta meio mundo de sanguessugas por este Brasil afora! Desprestigiado e até odiado pelos donos do poder (muito nascidos no seio do serviço público), vive a reivindicar melhores dias! Muitos o querem distante, praguejam contra sua dolorosa carreira. Mas é ele quem atende os desvalidos, levanta os apedrejados e desgraçados sociais, cura as chagas dos desvalidos, ouve e atende o filho do favelado, do zé-ninguém. Convive com sua niguenização e com a dos outros. Prega no deserto. Luta contra opressores tradicionais e contra ex-oprimidos, transformados em opressores, pela mágica da politicagem acanalhada. Ninguém liga muito pra servidor público. Ele transita pelo elevador de serviço da vida... Mas sua dignidade não deve ser vendida. Nunca! Parabéns! Parabéns! Você faz a diferença! A cegueira oficial não existe à toa! Em exibe por trás de si uma velha cortina malfadada de manha ideológica. Pode crer!'

   'Esta parte descreve mesmo o funcionário público? Tenho cá minha dúvidas... Sem querer generalizar, é claro... Ela descreve bem o cidadão comum, o voluntário, que presta serviço por gosto de servir o necessitado, que paga imposto quando compra a cesta básica de alimentação e paracetamol para curar a febre diagnosticada pelos médicos como sendo virose...
  Pois bem II: Há Funcionários e 'funcionários' públicos, municipais, estaduais e fedo... digo... digo... federais... Mass... Eu disse maaassssssss.... Dirija-se a algum órgão do executivo, nas três escalas de governos ou a alguma casa do povo, os legislativos municipais estaduais ou federais.... Vá à Câmara Federal ou ao Senado... Busque suas demandas lá nestes órgãos citados.... É bem provável que saia de lá certo de que o funcionário é mesmo aquilo que descreve a primeira oração do
texto em close, como diria o meu nobre amigo e escritor Leonardo Pildas. São raras as execessões... E estas poucas excessões não são suficientes para retirar o estigma que há tempos qualifica o funcionário público... Pouca coisa mudou nestes quase meio século de Estado maternalista para uma pequena elite e padrastro para a grande maioria do seus cidadãos...
  Pois bem III: Tá cheio de funcionários públicos no Congresso e nas casas legislativas Brasil afora... Busque saber o custo desta gente para o meu, o seu o nosso suado imposto retido em tudo que adquirimos, desde o pequeno salário passando pelas compra que fazemos você amado, estimado idolatrado e tantos outros ... ados leitor destas mal traçadas linhas ficará mais uma vez na dúvida se' '
É ele quem sustenta meio mundo de sanguessugas por este Brasil afora!' 'Ou se ela não é, é a própria sanguessuga...'

   Pois bem  IV: Pronto xinguei a mãe do juiz... Agora é só levantar o cartão vermelho....

   Pois bem V: Tenho dito.... E sempre!!!" (Manuel de Jesus)

Uma Verdade Encomendada

   "Um profundo abismo separa a interpretação política da realidade técnica de uma investigação.
   Quando fui procurado pelo ex-ministro Orlando Silva, ele foi categórico ao afirmar que não havia hipótese de aparecer qualquer fiapo de prova, indiciária que fosse, contra ele, pois jamais teria cometido irregularidade alguma. Naquele momento, uma denúncia vazia e irresponsável já havia tomado ares de verdade no noticiário nacional.
   O denunciante, embora desqualificado, espalhou no ar penas e plumas da calúnia, com a fluidez da inconsequência. Quando isso acontece, é impossível ao homem de bem repor integralmente sua honra.
  É uma tragédia!
  O então ministro, em defesa, foi às autoridades competentes e acionou o procurador-geral da República para que investigasse os fatos. E, em seu nome, desafiei a quem quer que fosse para que apresentasse prova que ligasse o ministro do Esporte a qualquer ato ilícito. O delator foi à Polícia Federal, entregou documentos e fitas e ressaltou que absolutamente nada ligava o ministro diretamente às denúncias, o que foi confirmado pelo delegado responsável pela investigação.
  Nos últimos anos, a Procuradoria-Geral da República tem adotado uma postura que me parece serena e prudente: quando toma conhecimento de uma denúncia, oferece à autoridade a oportunidade de se explicar, antes da abertura de um inquérito.
  No caso concreto, o doutor Roberto Gurgel houve por bem, em vez de determinar a apuração prévia dos fatos, requerer a abertura de inquérito no STF. E o fez com base em representações assinadas por deputados de oposição, desprovidas de documentos ou quaisquer outras provas, apenas com cópias de reportagens jornalísticas.
  O principal interessado em uma investigação séria, célere e eficiente é o próprio Orlando Silva. Por isso mesmo cuidei de ressaltar à ministra Carmem Lúcia, relatora do feito, a importância de se permitir o acesso da imprensa ao inquérito, para demonstrar que nada existe contra o ministro. Mas a leitura política é outra, e é avassaladora: o Supremo Tribunal investigava o ministro! É necessário prudência nesta hora. Não me cabe comentar o viés político, mas o cidadão, qualquer que seja ele, não pode ficar refém de julgamentos antecipados, de interpretações oportunistas. Ora, no Estado de Direito, o primeiro direito do cidadão, por paradoxal que possa parecer, é o de ser bem acusado, com uma acusação definida e precisa.
   Contra o ex-ministro não pesa nada neste inquérito, cuja abertura ele requereu. É dever do homem público colocar-se à disposição para prestar todo e qualquer esclarecimento e apoiar a investigação, mas é necessário que os princípios da presunção de inocência, da ampla defesa e do devido processo legal sejam preservados. O massacre moral e a antecipação de culpa não servem à democracia, só fazem com que voltemos às trevas do obscurantismo, só servem a uma briga política insana, que arrasa os mais comezinhos princípios de direito. Quando se pede para cumprir a Constituição Federal, aguardando-se as conclusões da investigação, pede-se pouco, apenas que se dê ao investigado o mesmo tratamento que almejaríamos receber em uma situação idêntica.
   Ninguém está acima da lei, e a investigação é necessária, mas permitir que se comece a investigação pela execução da pena, com execração pública, implica inverter e desprezar as conquistas garantistas duramente consolidadas. Em nome desse princípio é que proponho que acompanhemos a investigação, mas sem conclusões antecipadas, sob pena de se instalar a barbárie e o extermínio moral.
É preciso deixar que a verdade possa aparecer, não que se imponha sobre o Estado de Direito uma verdade encomendada."
  (ANTÔNIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, o Kakay, é advogado criminal) 


  PUBLICAÇÃO (neste Blogue) SUGERIDA POR ELITON MENESES

UM BLOGUE DE CARA NOVA!!

  "Olá, Professor João! Sou o Átylla Teles. Procurei o seu e-mail aqui no Blog e não consegui encontrar. Estou lhe enviando esse comentário, avisando que estou de volta com o Blog Coreaú, porém com novo nome e novo endereço. Nosso blog agora se chama BLOGUE COREAÚ e nosso endereço é o bloguecoreau.blogspot.com. Queria que você me ajudasse nessa nova empreitada, se possível, coloque uma postagem no BLOG COREAUSIARÁ, avisando a todos os leitores sobre o nosso retorno. Desde já, muito obrigado!"

 (Átylla Teles)

  DESTE BLOGUE: Boa sorte! Nosso e-mail é coreausiara@hotmail.com

SERVIDOR PÚBLICO: LEVA O ESTADO NOS OMBROS. "MAS NÃO VALE NADA!"


   Ele é tachado de preguiçoso, relapso, irresponsável, grevista ou coisa parecida. Mas é quem leva o Estado nas costas! É quem sustenta meio mundo de sanguessugas por este Brasil afora! Desprestigiado e até odiado pelos donos do poder (muito nascidos no seio do serviço público), vive a reivindicar melhores dias! Muitos o querem distante, praguejam contra sua dolorosa carreira. Mas é ele quem atende os desvalidos, levanta os apedrejados e desgraçados sociais, cura as chagas dos desvalidos, ouve e atende o filho do favelado, do zé-ninguém. Convive com sua niguenização e com a dos outros. Prega no deserto. Luta contra opressores tradicionais e contra ex-oprimidos, transformados em opressores, pela mágica da politicagem acanalhada. Ninguém liga muito pra servidor público. Ele transita pelo elevador de serviço da vida... Mas sua dignidade não deve ser vendida. Nunca! Parabéns! Parabéns! Você faz a diferença! A cegueira oficial não existe à toa! Em exibe por trás de si uma velha cortina malfadada de manha ideológica. Pode crer!

Enem. Confirmado que questões vazadas eram do pré-teste aplicado no Christus

   Quinta-feira, 27 de outubro de 2011 - 16:11 
  "Segundo os dados levantados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), constatou-se que o Colégio Christus, em Fortaleza, foi sorteado para a aplicação de pré-testes para o banco nacional de itens, realizados em outubro de 2010. O pré-teste foi aplicado para duas turmas, também sorteadas, uma de 47 alunos e outra de 44 alunos, em um dia normal de aula. Os alunos e a escola haviam sido informados apenas de que se tratava de um pré-teste para o banco nacional de itens, que auxiliaria nas avaliações da educação básica. Os pré-testes aplicados pelo Inep seguem procedimentos sigilosos. Apenas os alunos têm acesso aos cadernos durante a aplicação que é acompanhada por três fiscais em cada turma.

  Todos os cadernos foram devolvidos e devidamente conferidos. Não houve, portanto, extravio do material. Entretanto, a análise das questões divulgadas pela rede social no início da semana levou os técnicos à conclusão de que as questões de matemática e ciências da natureza e ciências humanas e linguagens de dois dos 32 cadernos de questões do pré-testes foram copiadas, das quais 14 constavam da prova do Enem 2011.

   Vários alunos da própria escola manifestaram-se, por meio da imprensa e do serviço 0800 do Inep, garantindo que receberam questões encadernadas em material apócrifo e com programação gráfico-visual distinta do habitualmente distribuído:

  'Como aluno da própria escola, confirmo que no máximo três dias antes das provas, recebemos TDs (apostilas) com 92 questões, incluindo 14 que caíram no exame. O mais curioso foi termos recebido das mãos de um dos coordenadores e principais professores, com a instrução de que não deveríamos compartilhar os TDs com nenhum candidato de outra escola.' J.G.M., pelo 0800 do Inep.

  'É muito ruim ter que fazer de novo, mas pelo menos fica de igual para igual' – A.P.O.S., estudante do terceiro ano do Colégio Justiniano de Serpa, da rede estadual, publicado no Diário do Nordeste, no dia 27 de outubro.

  'Não foram só as questões iguais que os deixaram (os alunos do Christus) com vantagem, mas o tempo que eles ganharam por ter demorado menos em cada questão' – G.G.L., aluno do pré-vestibular do Colégio Farias de Brito, também publicado no Diário do Nordeste em 27 de outubro.

  'Esse é o melhor material que temos sobre o Enem; é melhor não mostrar aos concorrentes.' M.A., reproduzindo no portal G1 frase que ouviu de um professor do colégio Christus, quando distribuiu as apostilas com as questões idênticas às da prova.

  O próprio Colégio Christus, em nota de esclarecimento divulgada as 21: 30h (horário de Brasília), em Fortaleza, admite que as questões poderiam ter sido obtidas no pré-teste: 'Acresce que a divulgação das questões possivelmente derivou de pré-testes efetivados pelo Inep.'

  Anteriormente, em nota divulgada durante a tarde de quarta-feira, 26, o Colégio Christus afirma: 'O Colégio Christus verificou que há evidências de que as questões em discussão foram objeto de pré-testes efetivados entre os anos de 2009 e 2011'.

  Enfatiza-se que as questões reproduzidas não eram de domínio público, e não poderiam ter sido memorizadas pelos estudantes, devido ao grau de detalhismo e similaridade. Também está afastada a hipótese de que as questões teriam circulado pela web antes da realização da prova.

  A decisão do Inep de cancelar as provas realizadas pelos alunos do Colégio Christus baseia-se unicamente no princípio da isonomia, fazendo-se justiça. Na medida em que os estudantes do colégio tiveram acesso a essas questões, eles passaram a ter vantagem em relação aos demais participantes. Assim, a reaplicação da prova é a melhor forma de compensar prejuízos ou favorecimentos a qualquer participante, já que a metodologia de análise dos resultados permite a comparabilidade. A Polícia Federal segue na investigação para apurar os responsáveis e as circunstâncias em que se deu a fraude no pré-teste aplicado no Colégio Christus, em outubro de 2010." (Assessoria de Comunicação Social - MEC)

MESSIAS PONTES E UM ARTIGO DO TIPO INCENDIÁRIO. PRA QUEM GOSTA...

  Está no Blogue do Eliomar!

  http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/articulista-veja-e-lixo-do-jornalismo-brasileiro/#comments

QUE O MEC EXPLIQUE-SE!

    Dois pontos da Nota do Colégio Christus merecem atenção especial: "(... ) a divulgação, 10 dias antes da prova do ENEM, alcançou o público em geral, não tendo sido restrita aos alunos do COLÉGIO CHRISTUS. 
  (...) as notícias correntes dão conta de que a divulgação das questões chegou ao domínio público. (...)."
 

O ENEM NÃO É UMA VACA!

  O Enem é uma das coisas mais interessantes que ocorreram no Brasil nos últimos anos! Se fosse uma vaca, teria muitos carrapatos! Alguns até taludos! O vaqueiro anda meio largado! Mas nem por isso deveria (a vaca) ser eliminada! Até porque a solta é generosa, o arame é de nove pernas, o pasto é  viçoso e tem muita gente de olho nele! Já os carrapatos...

SUPERFICIALIDADE SUPERFICIAL

   Uma conhecida, religiosa das animadas pelas últimas ondas do catolicismo modernoso, me quer indo para um encontro da igreja dela. Esqueceu-se que a igreja é dela e que não estou pronto para o desejo dos outros! Nossa superficialidade religiosa chega a ser vexatória! Não preciso andar pulando com um castiçal nas mãos...

ERRO REPETIDO! AS CRISES NÃO SÃO MAIS PEDAGÓGICAS!

  "PC do B vai sugerir Aldo Rebelo para substituir Orlando Silva no Esporte."

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na maior democracia do Mundo". De araque, cl...