sexta-feira, 13 de outubro de 2023

TEMPOS BICUDOS

1. Primeiro, a grande decepção/revelação: As Forças Armadas são perdulárias, onerosas e muitas outras coisas;

2. A imprensa é formada por gente que desconhee o País. E ainda quer entender de Hamas e Israel. Estão aí as cabeçadas diárias...

Não à toa a Globo News já foi chamada de "RivoNews". Por gente lá de dentro, que foi devidamente demitida!

DA LUTA


 

EU ME DIVIRTO, COM ESSAS "NOVIDADES"

 "Bom dia, hoje 13 de outubro (isso mesmo, sexta feira, 13), data esta que os senhores vereadores, que se dizem representantes do povo, escolheram para votar mais um projeto, que tira direitos dos servidores municipais de COREAÚ. Desde de agosto do ano corrente, esta problemática vem acontecendo. E aqueles que colocamos para nos representar, nos defender, estão agindo de forma totalmente contrária. Por que será!? Votando pacote de MALDADE!

É lamentável a situação que COREAU enfrenta. E o melhor é que, ainda existem colegas que se fazem de desentendidos, e ficam zombando de quem vai à luta, em busca de seus direitos. Que o feitiço seja emborcado, em cima dos feiticeiros. Fiz minha parte!"

Prof. Menezes Sampaio

"A falta de respeito da Câmara Municipal para com os servidores públicos foi tanta, que não tiveram a coragem sequer de aprovar emenda ao projeto de lei (de readaptação), apresentado pelo vereador José Sampaio (a quem parabenizamos pela coragem), que visava amenizar os danos, trazidos pela referida lei. A emenda só teve o voto do próprio autor, vereador José Sampaio."

Prof. Zé Maria Jacó

DO BLOGUE: O que não foi dito aí, não sei porque cargas d'água: os senhores (da Câmara) agem, claro, sob o tacão do prefeito de plantão!

NOSSA FONTE (EM COREAÚ) DIZ

Que o prefeito falou (no encontro com o PT) que "foi precipitado" (com relação às alterações, que ocorreram) e que "não ouviu as categorias". Será sido por falta de espaço? Não tem um auditório, um galpão, uma casa grande, na cidade?

QUE SE DIGA

Ninguém agride professor, livros e conhecimento, canta pra pneu, esfaqueia obras de artes ou ataca instutuições, que não lhes falam daquilo que lhe povoa mente - insana -, sem ter perdido o norte da vida; esse seres precisam de psiquiatria. Pra (muito) logo. A morte dessa infleuncer, está dentro desse (nefasto) contexto!

A PRAGA QUE MATA


 

COMBOIO, NA CAPITAL

"Lembro bem da venda de água, em barris, carregados em nas cangalhas, no lombo dos jumentos, no bairro Parque Araxá. O descanso dos animais, era feito à sombra de um benjamim, em frente à casa da minha vó."

Romilson Abreu, secretário escolar e artista plástico, Fortaleza

PESQUISA/OPINIÃO

Se (o texto) passar pelo crivo do editor de opinião do O Otimista, Erivaldo Carvalho, vou mostrar nas páginas do matutino, um pouco da vida do sertanejo/serrano comboieiro, categoria para a qual tenho destinado um pouco de tempo, há anos; pesquisa e compreensão das narrativas, no caso. 



NO TEMPO DO COMBOIO

E DAS TROPAS

Eu via, na rua, a lodaça, o conversê, a venda, a troca, a (azeitada) negociação, as pilhérias. Vendia-se de tudo, em se falando de mercadorias, que vinham da serra ou iam pras praias. Pedrinhas (Moraújo), Granja, Uruoca, Senador Sá, Morrinhos, Amontada e toda a região de Acaraú... Era essa a trilha dos homens, jeques e burros diligentes e fortes. Quando viam das praias, aqueles senhores (as atividades eram sempre praticadas por homens), traziam sal, peixe seco... E mais negócios e trocos. Bastava a sombra de pé de benjamim, e estava pronto o local de grandes negócios. Quando todos iam embora e sumiam nas entradas poeirentas, rumo ao longe da Serra Grande e seus grotilhões e veredas apertadas, levavam um pouco de menino sonhador, que escutava suas conversas aprumadas, que muito falavam da saudade de casa e da numerosa prole. Os animais voltavam meio estropiados, também com vontade de água, pasto e descanso. Que danados e hábeis eram os COMBOIEIROS!

COGNIÇÃO EM FALTA

Depois da Velhinha de Taubaté, temos agora o Prefeito de Sorocaba. Tempos difusos/confusos/trevosos...

DO POVO

LINDO MOTE DA POESIA POPULAR:

"Quem passar no castelo da saudades, dê lembrança a alguém que já foi meu!"

INSANIDADE

Jovem é nocauteado e morto, em evento amador, em Jericoacoara. Esses esportes imbecis, não vão ter um freio nunca?!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...