quinta-feira, 10 de outubro de 2013

OS BRASIS

  "O que significa ser escritor num país situado na periferia do mundo, um lugar onde o termo capitalismo selvagem definitivamente não é uma metáfora? Para mim, escrever é compromisso. Não há como renunciar ao fato de habitar os limiares do século 21, de escrever em português, de viver em um território chamado Brasil. Fala-se em globalização, mas as fronteiras caíram para as mercadorias, não para o trânsito das pessoas. Proclamar nossa singularidade é uma forma de resistir à tentativa autoritária de aplainar as diferenças.
  O maior dilema do ser humano em todos os tempos tem sido exatamente esse, o de lidar com a dicotomia eu-outro. Porque, embora a afirmação de nossa subjetividade se verifique através do reconhecimento do outro - é a alteridade que nos confere o sentido de existir -, o outro é também aquele que pode nos aniquilar... E se a humanidade se edifica neste movimento pendular entre agregação e dispersão, a história do Brasil vem sendo alicerçada quase que exclusivamente na negação explícita do outro, por meio da violência e da indiferença.
  Nascemos sob a égide do genocídio. Dos quatro milhões de índios que existiam em 1500, restam hoje cerca de 900 mil, parte deles vivendo em condições miseráveis em assentamentos de beira de estrada ou até mesmo em favelas nas grandes cidades. Avoca-se sempre, como signo da tolerância nacional, a chamada democracia racial brasileira, mito corrente de que não teria havido dizimação, mas assimilação dos autóctones. Esse eufemismo, no entanto, serve apenas para acobertar um fato indiscutível: se nossa população é mestiça, deve-se ao cruzamento de homens europeus com mulheres indígenas ou africanas - ou seja, a assimilação se deu através do estupro das nativas e negras pelos colonizadores brancos. (...)."
   Luiz Ruffato, escritor, em discurso de abertura na Feira do Livro de Frankfurt.

MÚSICA COM LETRA... (SUPORTÁVEL)

E, NA DURA VIDA REAL,...

  "Está faltando insulina nos postos de saúde de Fortaleza. Isso já há três meses." diz o Blogue do Eliomar. A equipe da TV Jangadeiro foi chamada ao Frotinha de Parangaba, por conta da falta de atendimento e uma ambulância do SAMU foi flagrada hoje circulando em plena Avenida Perimetral com a porta de trás amarrada com uma corda. Oh, Luizianne, larga as fronhas. Trabalhar, né?

EM TEMPOS DE PROS... TRAÇÃO!

  "Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro. Transformam o País inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..."

 (CAZUZA)

TRISTE FIM DE POLICARPO MAZELA!

  "Hoje, aqui na Assembleia Legislativa do Ceará, quebrei o jejum com uma boa conversa com um prócer histórico do PT. Tristemente, ele me dizia que ali mais atrás os presidentes da sigla no Ceará eram eleitos pelo conjunto das forças partidárias em memoráveis disputas internas, onde o conteúdo ideológico dava o tom.

  Agora - choramingava aquela autoridade - quem está dando o tom para a eleição da próxima direção partidária do PT é o governador Cid Gomes. 

  Em outras palavras: o dado ideológico escafedeu-se. A distribuição de cargos vai ser o melhor eleitor para a nova direção do petismo cearense.

Arre égua!!!" (Barros Alves)

ISSO FAZ TEMPO!

  "Em pronunciamento na manhã desta última quarta-feira, 9, o vereador João Alfredo (PSOL) afirmou que há um desvirtuamento de função da Guarda Municipal de Fortaleza, que vem sofrendo, de acordo com sua opinião, um processo de militarização."


  (Site da CMF)

A VOZ QUE DESTOA!

    "João Teles você é genial! A hipocrisia é o pior pecado, de fato. Jesus quando esteve entre nós o que mais condenou foi a hispocrisia dos fariseus e saduceus. Daqueles que diziam estar ao lado do povo e depois não passavam de salafrários. Tem gente que passou mais de vinte anos prometendo o paraíso ao povo e, ao ascender ao poder da República, meteu a mão nos dinheiros do povo sem dó nem comiseração. 
  Aliás, mesmo depois de 20 anos no poder ainda vive de um discurso do passado. NUNCA ANTES NESTE PAÍS se viu tamanha desfarçatez! No palanque é a favor dos aposentados. No governo manda taxá-los; no palanque é a favor da democracia, no governo perdoa dívidas de ditadores como o do Sudão (450 milhões de dólares na semana passada). Em tempo: o ditador do sudão está há mais de 20 anos no poder, sem eleições, claro. No palanque os hipócritas são contra a privatização. Aliás, ganharam a última eleição em cima desse discurso. No governo, privatizam aeroportos, rodovias e outras coistas mais. O "outro" candidato que na boca dos hipócritas não prestava porque pregava a priatização, pelo menos não tinha o defeito da insinceridade. ISTO É FATO, meu caro historiador!"

  (Barros Alves)

CONVITE DO PESSOAL DO PARTIDO OPERÁRIO (POR)

"Na sexta-feira - Zonal dos professores do Estado da região V
Pauta: 
• A nova previdência complementar do Estado;
• Piso Nacional;
• Progressão horizontal;
• Mudança dos critérios do estágio probatório;
• Parcela Variável de Referencial (PVR);
• Campanha salarial;
• Organização da categoria.


Local: Escola Irapuan Cavalcante Pinheiro.


Data: 11 de outubro. Horário: 10h."

ISSO, NÃO!

  Em Fortaleza continua o pedido para que não haja aqui mais um ECOCOCÍDIO. Será que é pedir demais?!

NOSSA CARREIRA (NA LUPA DOS DOUTORES)!


DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...