sábado, 5 de maio de 2018

SABEDORIA FREIREANA

"Descobri que o analfabetismo era uma castração dos homens e das mulheres, uma proibição que a sociedade organizada impunha às classes populares."
"A educação já foi tida como mágica, podia tudo, e como negativa, nada podia. Chegamos à humildade: ela não é a chave da transformação da sociedade."
"Nos anos 60 fui considerado um inimigo de Deus e da Pátria, um bandido terrível. (...). Hoje diriam que eu sou apenas um saudosista das esquerdas."

FLORES & JARDINS

AS FLORES por certo são mágicas. Dessas (mágicas) que põem um riso na cara do palhaço triste, que esqueceu até a última piada e já desconhece o encanto do sorriso de uma criança. Flores tem esse poder de dar poder à alma. De enternecer a vida. Quando tu flores, me chama que eu (também) vou!

O GIRO SERTANEJO...

DO POETA Marco Haurélio:
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, nuvem, árvore, atividades ao ar livre e natureza

QUE BELEZA!

A imagem pode conter: texto
Recebido pelo Zap

"TENS A BELEZA DA ROSA..."

Via Facebook
A imagem pode conter: planta

PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA...

ACABAR?

O Dia das Mães deve ser comemorado nas escolas? E as crianças sem mães? E os filhos de casais de mesmo sexo?
O debate está no mundo. Sobre isso ouvi ontem: - Querem acabar todos os valores?
Será?!

OS DOIS LADOS DA MOEDA...

Via Facebook
A imagem pode conter: 2 pessoas, terno e carro

UMA BONITA RUA DO...

...ABANDONADO, arborizado e caótico Mondubim:
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

LEMBRETE

A imagem pode conter: texto

CHORADEIRA NA NET

"O chorume todo de fake news e distorções a respeito de Marx e seu legado por parte dos analfabetos funcionais, desocupados das redes sociais e de quem não lê nem estuda, só mostra o quanto a maioria das afirmações absurdas sobre Marx provém de afetação, ressentimento e burrice. Um pensador com todas as contradições e limitações humanas, que nunca pretendeu ser um ídolo moral ou político, mas que desvelou as estruturas da economia e da ideologia; mesmo assim continua sendo uma referência, inclusive, nas maiores universidades do mundo e dos EUA, onde o Capital criou um império e que hoje parece sucumbir. Nem o totalitarismo dos países ditos socialistas e seu fracasso histórico conseguiu apagar o viés critico e atual da obra de Marx."
Foto do perfil de Francisco Silva, A imagem pode conter: 1 pessoa
Fco. Bento da Silva, filósofo, prof. da UFC Cariri

NESTE SÁBADO...

Postos de saúde lotados. Vacinação contra  H1N1.

DO RODRIGO VIANNA

"Ah, sim... A Odebrecht... Os fazendeiros de café no Império... O tráfico de escravos, corrupto na essência... Os senhores de engenho... As bandeiras que assassinavam índios... São exemplos de como a iniciativa privada é a salvação do Brasil!"

DO TEXTO DA MAÍSA VASCONCELOS...

UM RETRATO das autoridades que temos: "Feita às escondidas, em dias de pouca movimentação na cidade, a demolição de mais um imóvel em processo de tombamento em Fortaleza...". "A casa com traços europeus foi demolida numa véspera de feriado, em 2011. (...)."
DO BLOGUE: Grosso modo, os donos do poder são insensíveis, desonestos e inservíveis!

A "NORMALIDADE" GOVERNISTA

"Ceará tem 1.550 homicídios de janeiro a abril, aumento de 13. Número de abril é parcial. De janeiro a março, foram 1.366 assassinatos no Estado."
G1/CE

DO O POVO ONLINE

"Gleisi Hoffmann afirma que Ciro não passa no PT 'nem com reza brava!'" 

VEM AÍ




















"As inscrições devem ser feitas nas sedes dos Distritos de Educação nos dias 8 e 9 de maio, de 8h às 17h." PMF

VIXE!

Rui Costa Pimenta: "Ciro Gomes é um candidato abutre. Não é um elemento na luta anti-golpista; ele é um candidato abutre que está na expectativa da carniça de Lula pra obter sucesso nas eleições!"
Foto do Twitter
Rui Costa Pimenta

DE GLEISI HOFFMANN (NO TWITTER)

"A credibilidade da revista Veja é zero. Até a Polícia Federal diz que é mentirosa a capa desta semana e que o repórter não subiu à cela de Lula. Como acreditar no resto? Veja mente. Desprezível!"

NOSSA MILITÂNCIA


200 ANOS DE MARX

O "guia da humanidade", nas exageradas palavras da deputada Jandira Feghali, do PCdoB do Rio:

QUE SE DIGA!

AÉCIO deveria se chamar Ascêncio, o filho do silêncio. A tal luta contra a corrupção é uma bazófia!

SELEÇÃO S.A.

Pra Prefeitura de Fortaleza, contratar professor temporário virou negócio. Dos bons. Por várias razões, esse pessoal aguenta pau nas orelhas com mais facilidade. De professor que faz greve, reclama, reivindica, demonstra os fatos e o marasmo oficial, o sr. prefeito quer distância!

CLAYTON, DO O POVO

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

MAIS UMA CRÔNICA DO DESPREZO...

O ETERNO DÉJÀ VU
"Duas paredes. Nada restou da casa na esquina da 25 de Março com Franklin Távora, além de duas paredes. No entanto, se olharmos bem, é possível enxergar no vazio do terreno alguns poucos vestígios da nossa solene impotência. Feita às escondidas, em dias de pouca movimentação na cidade, a demolição de mais um imóvel em processo de tombamento em Fortaleza deveria nos indignar a todos. Se não pelo que há de vontade de preservação, ao menos pela ousadia dos que rasgam leis. 
Desconfio, não será a derradeira vez. Há precedentes. Afinal, terá sido suficiente a punição por multa dada a quem criminosamente botou abaixo a Chácara Flora? Erguida em 1898, a casa com traços europeus foi demolida numa véspera de feriado, em 2011. Ilusoriamente protegida, em virtude do processo de tombamento, parte importante da memória arquitetônica da cidade, antes cravada no Benfica, foi condenada ao desaparecimento. Da mesma forma perdemos a Casa de Rodolfo Teófilo (demolida em 1985), o Centro Artístico Cearense (em 2000) e, mais recentemente, o bangalô de singelo azul da Padre Valdevino, onde funcionou durante 50 anos o colégio Nossa Senhora da Assunção.  
A verdade é que são em número diminuto os bens materiais protegidos por lei na capital. Especialmente para o tamanho que julgamos ter. Um exercício factível é listá-los. Entre os que ainda estão de pé - incluindo tombamentos em nível federal, estadual e municipal -, não chegam à casa das sete dezenas. Há outros 48 processos de tombamento provisório em andamento. Quanto da nossa história resistirá à sanha dos tratores, aos cupins, à nossa indiferença? O leitor há de relevar essa preocupação desimportante de quem já cruzou a linha do meio século e se vê distando de referências que nem de longe são prioridade. Ademais, sábados não são dias para pensar nas ruínas da Casa da Câmara da Villa de Arronches e Intendência Municipal da Villa de Porangaba, embora elas estejam a nos espiar."

Maísa Vasconcelos, radialista e jornalista, no O Povo de hoje

NOS RESTA O DESENCANTO...

Faz-se necessário, é urgente que o prefeito de Fortaleza dê as caras, apareça na vida da escola. A propaganda da TV é linda, bem feita, etc. Mas propaganda não enche barriga de ninguém. O professor quer debater a vida real. A vida do aluno que chega à escola sem lápis e borracha (acredite, isso é real!). O diálogo precisa levar em consideração a situação das famílias, seu distanciamento com relação à escola, a violência que infelicita e mete medo... Quem manda (ou deveria mandar) na escola (a prefeitura) sabe muito pouco dela. Vive longe dela. Como o pai que abandonou a filhada, o prefeito desconhece os fatos relativos à escola. E vai continuar desse jeito? Até quando?

200 ANOS DO NASCIMENTO DE MARX

Via Blogue do Eliomar/O Povo

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...