sábado, 4 de janeiro de 2014

BAIONETAS, DE NOVO?!

  Um colega jogou a lebre e eu assisti a um vídeo em que um senhor, com cara e jeito de fascista, chamado Luiz Carlos Prates, fala da relação aluno-professor. Senti o cheiro do chumbo da ditadura nas narinas... Tenho medo desse passado. Não. De novo, não!

DÉSPOTAS

  Os donos do poder (sabe-se bem porque) dizem que as árvores do Cocó nem de lá são. Pra quem no passado já renegou os até os índios, através de Decretos Provinciais, isso é café pequeno. Mas poder é poder. Em qualquer época. A "genética" é a mesma!

A INIMIGA

  A morte. Sempre traiçoeira. Desleal. Ferina. Pega as pessoas de quem gostamos e golpeia... na moleira. E sai por baixo da soleira, covardemente. Acho que ela mente sobre o que vem fazer... Age por conta própria. Cavilosamente. Sem caráter. Deve ter péssimos gostos cotidianos... Deve passar os dias arquitetanto maldades, sandices,... Idiotices. Dessas que tiram o sorriso do rosto das pessoas a instalam o pânico, o desespero, o pranto,... Tomara que ela passe duzentos anos sem se lembrar de um velho poeta, que ainda por aí, qurendo aprender mais sobre a vida. E que assim seja!  

VIDA DURA! - II


http://www.nytimes.com/2013/12/16/opinion/barbara-brazils-most-pathetic-profession.html?_r=1&

VIDA DURA! - I

  Nossa vida árdua no El País...

  "Professores tentam sair da lista de 'profissões mais patéticas' do Brasil.

Plano de Educação corrige salários dos profissionais, mas não garante plano de carreira. Se não for modificado, projeto beneficia mais empresas privadas para garantir quantidade e não qualidade. (...)."


ATÉ QUANDO?!

  "A morte por causa das drogas tem se intensificado. O motivo direto não é o uso ou abuso das drogas, o efeito maléfico sobre os órgãos. Não. A causa é reenviada ao tráfico. Seja a luta por espaço. O domínio do bairro, das bocas, da clientela. Seja a ameaça e eliminação dos supostos usuários devedores. O cliente começa a dívida, essa vai se avolumando ao ponto de receber ameaça de morte. E, mais algum tempo, a eliminação se concretiza. Está lá mais um corpo estendido no chão. Para o prazer dos programas de TV ao vivo e dos membros do Ronda do Quarteirão, que chegarão para isolar o 'presunto'. O jovem – sim, sempre jovem! – será levado por um rabecão, e, depois, a família pega o defunto e providencia o enterro. Para a família será uma espécie de alívio mitigado. Ele(a) vinha dando muito trabalho. Fazia algum tempo que sua vida era só a droga. Deixou a escola. Não frequentava mais. Foi tirando os objetos de casa e vendendo. Até o botijão de gás. Tudo. Até no alheio ele foi mexendo. Se envolvendo com 'gente ruim' e esta aí o final. Deus o levou, graças a Deus! Haja Deus para tanta ignomínia. (...)."
 (Dr. Antônio Mourão, psiquiatra e antropólogo, no O Povo de hoje)

O QUE VEM POR AÍ!

 Livros de História, de Airton de Farias. Foto dele:

COMIGO, NÃO!

  As eleições aproximam-se. De novos os doutores voltarão às ruas. Suarão sovacos, darão tapinhas, pegarão crianças no colo. E o povo vai pras ruas, também, embalado pela crença de que tudo vai mudar? Com esse sistema podre que aí está? Com um partido político tendo segundos na TV, outro quinze, vinte minutos? Com dinheiro de empreiteiras e empresários sendo aborvidos pelas campanhas, de modo generoso, nas madrugadas da vida? Quer me enfiar essa carapuça na cabeça, meu branco? Tá me chamando de besta, é?

Nosso contato: coreausiara@yahoo.com.br

O QUE NOS FALTA?

  Enquanto se divulga por aí os preços astronômicos pagos a cantores de produção musical de gosto duvidoso, no último reveión de Fortaleza, sabemos que muita gente boa do teatro, da música, da dança, do circo, da pintura e de outras artes, cambaleia e cai por aí. Nossos artistas, mesmos os muito bons, não tem qualquer apoio. Não são chamados nem pra fazer escadas pras grandes bandas ou pra globais que aparecem nos nossos palcos. É necessário que o sujeito estoure lá fora primeiro, pra depois ser reconhecido aqui.
 Em resumo: sam de casa não obra milagre!

O "PISCINÃO" E SEUS DESDOBRAMENTOS

  Pacientes, inclusive com problemas graves, que deveriam para ser enviados para outros hospitais, inclusive HGF, estão sendo mandados para as UPAs, que são locais de atendimento emergencial. A da Praia do Fururo seria uma delas. O Prof. de Fortaleza, Fábio Santos relata, no Facebook: 
  "Óbitos estão ocorrendo pois não existem equipamentos necessários e nem pessoal suficiente, pois aumentou a demanda e não houve aumento no número de servidores."

UMA CONQUISTA!

  Policiais que estavam na torre de TV, na Assembleia Legislativa, descem nesse momento. A TV Diário está mostrando, ao vivo. Uma reunião foi conseguida pra segunda-feira. Prevaleceu o bom-senso?

PAINEL DA APL

  Os 10 melhores poemas de Fernando Pessoa, segundo a Revista Bula:

Fernando Pessoa

  http://www.revistabula.com/522-os-10-melhores-poemas-de-fernando-pessoa-2/

REDUCIONISMO É...

   "Ouvindo música? Apaixonado, hem?" A música vai além das bordas das combucas dos que a querem (tão) menor! 

CENA COMUM!

 Bem que poderia ser a 5a. parte do A Velha Alma Humana. Foto do DN de hoje:



A VELHA ALMA HUMANA! - IV

 Do Face Cristiane Benedicto, via Simone Benedetti:

A VELHA ALMA HUMANA! - III

 Do Face Folha Social, via Simone Benedetti:

A VELHA ALMA HUMANA! - II

 De Biratan Porto, via Klévisson Viana:

ELA SEMPRE VEM!

 Do Face Viaje na Leitura, via Face da escritora Simone Benedetti:

A VELHA ALMA HUMANA!

 Do Face Catraca Livre:

ATENÇÃO, PEBOLISTAS!

  Airton de Farias ministra palestras (de graça), com abordagem na perspectiva histórica. Ele só impõe, como condição: "dependendo apenas de minha agenda. Há, porém, condições: uma quantidade mínima de pessoas e um interesse do público. Contatos: airtondefarias@yahoo.com.br."

MUDE O RUMO DESSA PROSA!

 O modo de puxar conversa daquele tucano de "alta plumagem", como dizem os colunistas amestrados ("Vamos conversar?"), parece coisa de blá-blá-blá entre bêbado e garcom!
  
  *** 
 Quando não aparece um desembargador mais grosso que papel de embrulhar prego pra acabar com a prosa etílica...

TURMA DA POITA!

  No final do ano houve uma explosão dessas revistas, cujos donos comem toco de políticos, pra dizer que ele vai muito bem, obrigado. Os jornalistas e "jornalistas" que editam tais publicações são daquele tipo que adora um rega-bofes oficial, onde o uísque e a comida são generosos! O aplauso fabricado, nesse caso, sai barato, baratinho!

O DIANGO É...

 ... eles misturam as coisas, fazem um angu e o povo engole! Do Face Movimento Contra Corrupção: 

SEM ZELO!

  Uma mensagem recebida agora de manhã. As pessoas acham que na internet podem escrever de qualquer jeito, esquecendo que sua missão (Professor, no caso) transcende a tela do PC.
  "Viva ao oscio. Mark nos ensina!"

  Não é o Marx?!

ATUALÍSSIMA!

  "Quando o cachorro morde o homem não é notícia, mas se o homem morde o cachorro..."

 (Charles Anderson Dana, jornalista)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...