sábado, 18 de junho de 2011

PROFESSOR EM EXTINÇÃO!

 A literatura diz que o professor está em processo de extinção; que a juventude corre da possibilidade de virar um; que os salários continuarão achatados; que a bancada da escola particular é pesada; que a elite não está interessada na melhoria da qualidade da escola pública, uma vez que sua escola escola vai bem! Se assim o é, quero acabar com a greve e voltar pro front! Estão precisando de mim!

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

 "'COM A TECNOLOGIA...

... Como manter a atenção do aluno em sala de aula? Esse é assunto principal do O Povo deste domingo, que já está com os gazeteiros. Como dá pra ver, as atribuições do Professor só aumentam!'

  'Pois bem. É, meu caro. O salto tecnológico pelo qual passou a humanidade na última década, se faz necessária uma gigantesca busca por novos métodos, para uma série de coisas. E, na sala de aula, não é diferente. Se a uma
década atrás o problema era desmanchar os grupinhos de conversas em sala de aula, hoje é fazer com que os alunos se desliguem da parafernália tecnológica ao seu alcance. É aí que o bicho pega. Se por um lado a escola high tech, online com a informação de qualidade ainda não chegou
às nossas salas para atrair a atenção dos estudantes em busca de conhecimento, a escola 'raitec', com seus sítios de relacionamento e os benditos celulares e seus créditos livres para falar a vontade estão aí, para impedir qualquer mestre  de ministrar sua aula.

  Em assim sendo, sou forçado a ser taxativo. A manufatura de carroças será um grande negócio no futuro não tão longínquo. Tenho dito... E sempre!!!
'"

  (MANUEL DE JESUS)

DE NOVO, O VELHO LOBO PETISTA TEM RAZÃO!

 “O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (Governo Lula), afirmou neste sábado (18) que vai continuar defendendo a tese de que crimes como tortura e assassinatos cometidos durante a ditadura militar não prescrevem.
Dirceu fez a afirmação ao ser questionado sobre a posição do governo de enterrar a posssibilidade de rever a Lei da Anistia. 'Mais cedo ou mais tarde será declarado por autoridades internacionais que o Brasil está fora da lei', disse à Folha de São Paulo.
 'Estamos em sentido contrário de todos os outros países do mundo, principalmente da América do Sul', afirmou."

 (Blogue do Eliomar)

COM A TECNOLOGIA...

 ... Como manter a atenção do aluno em sala de aula? Esse é assunto principal do O Povo deste domingo, que já está com os gazeteiros. Como dá pra ver, as atribuições do Professor só aumentam!

FÓRUM COREAÚ

  Voltando ao tema...


Quer dizer que no campo santo de Coreaú (Rua São Miguel) tem muito mato e queima de mato dentro do mato? Desrespeito em dobro! Onde andam a Prefeitura, a polícia, o respeito aos mortos, o espírito comunitário,...?

VENDENDO-SE BARATINHO!

 Em Fortaleza, além da função de supervisor escolar (aqui, meros entregadores de papel!), a Prefeitura criou a de coordenador. Nenhuma das duas tem gratificação ou deve ser atrelada à direção. Precisa, não! O pessoal ata-se à carroça oficial assim mesmo! Pra que convite? Ora!

ONDE ANDA NOSSA DECANTADA CIVILIDADE?

 Tasso, Ciro ou Lúcio iniciaram o processo que envolve uma obra estadual. Cid a inaugura com larga festa. Por que o "pai" da ideia nunca é convidado nem para o descerramento da placa? Onde andam os homens cordiais?

Aqui nasceu a democracia

  "A História nos ensina que os gregos inventaram a democracia. Um governo que não se origina de um poder divino – sangue azul ou coisa igual – mas do consenso de todos. A Ágora passou a ser o grande centro de decisão da comunidade. Lembrei-me disso quando em Agrigento, cidade litorânea, no outro lado da Sicília, visitamos o Vale dos Templos. Os livros e guias assinalam que este é o segundo maior conjunto arquitetônico grego ainda preservado no mundo. Dá para sentir o que foi a força desse império. Pois, foram eles, que com muitos deuses e extraordinária sensibilidade, pensaram na fórmula democrática de governar os povos. Até aí tudo bem. Muitos séculos se passaram. Hoje, podemos analisar com mais detalhes os resultados da construção desse modelo. Talvez citar que a democracia não era, naquele tempo, facultada a todos. Havia a categoria dos escravos que eram os 'obreiros' do império. Os carregadores das pedras. Estes, não votavam. E, óbvio, ainda não tinham criado o consumo, a mais valia e outros elementos que levaram a concentração da riqueza nas mãos de poucos. A democracia dos capitalistas também precisa dos 'escravos' que trabalhem e produzam. Os chineses, exemplo atual – cúmulo do paradoxo! – vivem num mundo comunista com salários miseráveis, engordando o capital, ou seja, o lucro dos patroes sem pátria. O que vai significar para essa gente a tal democracia? Sem mencionar a extraordinária força da mídia que modifica e manipula opiniões e sentimentos, transformando, em poucos comerciais, bandidos em heróis.

  Os templos que inspiram a democracia do mundo grego devem servir igualmente para pensarmos o que fazer dessa herança: uma farsa ou uma esperança?

  Seria oportuno voltar aos gregos, entender a lógica do fazer democrático, compreendendo que o mundo mudou muito e que caberiam muitas adaptações e aperfeiçoamento nesse processo.

  Pensando bem, em algumas circunstâncias, o modelo democrático não tem correspondido aos anseios mais profundos da sociedade."

  (Antonio Mourão, Professor da UECE e antropólogo, no O Povo)

GOSTO, SIM!

 Sou acusado de não gostar do aplauso. Desconhecimento! Prostro-me, dobro-me, quedo-me diante do mérito, do talento, da sabedoria, da mansidão (não boba!), da sabedoria, da criatividade, da indignação, enquanto "ira justa",...

QUE FELICIDADE!

  De: Petrônio Leitão, médico cearense
 
  Em 15/06/2011

COMEMORAÇÃO E PREOCUPAÇÃO

  O Estado do Maranhão possui cerca de 7,2 milhões de cabeças de gado. O Ceará 2,5 mi. Mesmo assim nosso Estado andou comemorando a vacinação recorde contra a aftosa. Bem que poderia ter levantado um bom debate sobre nosso pobre rebanho... Desde os tempos das charqueadas, a gente desce a ladeira!

A EDUCAÇÃO COMO SAÍDA!

  "Ao longo da história política coreauense, ou seja, desde os coronéis até hoje, sempre tivemos a política do toma-lá-dá-cá. Essa prática tem se perpetuado até hoje e percebemos que existem novas pretensões de uma continuidade. Mas como tudo não é para sempre, vejo uma pequena luz na parte mais sombria do poço. Se a educação é a mola propulsora da transformação de uma sociedade, então existe uma esperança, pois o que está sendo posto neste espaço democrático é o grande papel dos mestres da pedagogia coreauense em transformar jovens e adolescentes em cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações, perante a sua comunidade. Não existem escolas sem professores comprometidos. O que estamos acompanhando são as boas práticas sendo aplicadas nas salas de aulas palmenses. Também somos sabedores que a colheita desses frutos não será em curto prazo, requer ainda muito trabalho e dedicação tanto dos mestres como também dos aprendizes; tudo é um processo. E o importante que seja iniciado e concluído. Então um dia irá emergir das águas do rio Coreaú nomes que quebrarão essas correntes do atraso que se arrastam anos a fio. Quero findar essa minha participação parabenizando a todos os professores comprometidos com essa causa, mesmo com seus salários irrisórios, acreditam que educar é transformar a sua sociedade em um lugar que seja de todos e não de poucos lambedores de rapadura, que há séculos se estalaram na política coreauense."

  (Carlos Teles) 

O APLAUSO


  Já a escola Vilebaldo Aguiar saúda seus alunos classificados na 2ª fase da Olimpiada de Matemática. A escola é dirigida pelo Professor Antônio de Pádua Araújo, que ontem foi visto no Ginásio Paulo Sarasate, acompanhando os trabalhos da Apeoc.

 

CONSTRUIR, CONSTRUINDO!

 Vejo com alegria que algumas escolas de Coreaú não ficam na mesmice fácil da acomodação. Transformam seu mister numa construção constante e lúdica: capoeira, coquetel de poesias, visita ao Memorial Chagas Leocádio, produção poética, oficinas sobre meio ambiente, etc, são atividades que eu vejo relatadas nos Blogues da cidade. Falo da Escola Flora Teles (sede e anexo). Já no Araquém surgem um projeto de leitura e outro de resgate da memória do município. Como "quem sabe faz a hora, não espera acontecer", creio que os Professores e os Alunos estão no caminho certo, quando largam o casulo do comodismo e saem às ruas! Parabéns!!

 

O PESO DOS CARGOS

  Ontem, na posse do novo presidente do BNB, Jurandi Santiago, era tanto político, apaniguado e aspone, que o palanque ameaçou ruir! Tanto papagaio-de-pirata por aí e tanto drama social esperando solução...

FECHANDO A DISCUSSÃO

 FHC diz que Lula não lhe dirige gestos de diálogo e que "deve ter problemas psicológicos". Quando um dos lados apela para aspectos freudianos do outro, é porque a discussão precisa ser encerrada. Esse tipo de discurso e maniqueísta e desrespeitoso! FHC fala em democracia, mas a renega no mesmo período de seu diálogo....

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...