quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

FELIZ ANO!

 Coreauenses, araquenhenses e conterrâneos de outros distritos, localidades e paragens,... Um 2015 de paz, saúde, bom inverso, fartura,... Que a vida seja leve e prazerosa! Que a poesia seja o remanso de TODO dia!

RÉQUIEM PARA MÁRIO GOMES

  “Quando ainda cursava Direito na UFC, conheci Mário Gomes. Sujo, barba por fazer, meio alcoolizado, um ar triste. Uma vez, pediu-me um trocado e lhe paguei um lanche. Foi então que um livreiro da faculdade contou-me que aquele homem era um poeta e que teria entrado naquele estado pelo falecimento da mãe e da irmã. Custei a acreditar, mas depois, em conversa com alguns escritores e poetas, soube que sim, era verdade. O escritor, o poeta, tem esse comichão do incomodar, do sofrer, do desafiar. Mário Gomes fez disso não só nos versos, mas na sua própria vida. Era um filho abandonado de uma cidade que abandona não só sua cultura, mas também seus pobres, moradores de ruas, centenas de pessoas que vivem e morrem um pouco por dia em nossas praças. Quantas histórias não há por trás de cada pessoa esquecida no meio-fio? E quantos poemas não escondem as mãos sujas e os olhos tristes? E quanto potencial não se perde, por um desses golpes que a vida vez em quando dá?
  Mário Gomes, o poeta andarilho, foi irreverente até no dia de sua partida. O último dia de um ano velho, moribundo. Preferiu começar vida nova alhures, no reino dos escritores e poetas, onde todos são amigos do rei, bebem, falam alto, soltam palavrões e tecem belos textos. E são felizes. Um brinde, poeta. Aproveite. Você merece!”
(Airton de Farias)

O QUE DIZEM POR AÍ...

  "A família Benevides está há 60 anos no poder. Isso não pode dar certo!" (Programa Da Hora, TV União)

  DO BLOGUE: Se fosse só ela... No banquete do Estado tem muito mais gente!

AOS AMANTES DE UM BOM TEXTO

  O AUTOR (filósofo) é nosso colega, que um dia ajudou a fundar uma entidade literária em Maracanaú, da qual fiz parte:

http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2014/12/31/noticiasjornalopiniao,3370026/as-desventuras-da-direita.shtml

ANO-NOVO PELO MUNDO!

Link permanente da imagem incorporadaLink permanente da imagem incorporadaLink permanente da imagem incorporada

  Via Twitter

SOBRE O POETA DIZ O O OPOVO

  "(...) A confirmação do falecimento de Mário foi dada pelo artista visual Tota, amigo do poeta. O poeta andarilho foi encontrado desacordado, por dois dias seguidos, nos arredores do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema), no mesmo lugar, sem se alimentar e sem beber e, aparentemente, inconsciente. O IJF divulgou, em Nota, o estado de saúde do poeta.'O paciente chegou ao hospital em estado grave, desorientado, extremamente debilitado, com um quadro profundo de anemia'. (...)."
Foto: Tribuna do Ceará

O POETA PARTIU

 
  Mário Gomes agonizou pelas ruas de Fortaleza, agonizou, agonizou,... Quem o conhecia de perto o ajudou, de uma forma ou de outra. O poder público com ele foi frio e insensível, pra variar. Até que o poeta... se foi. 
 Nas fotos (da internet) ele aparece ao lado do professor e poeta Auriberto Cavalcante. Na outra uma obra do poeta.

SER PROFESSOR, ÁRDUA VIDA!

   “Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
  A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem 'águias' e não apenas 'galinhas'. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”

  (Paulo Reglus Neves Freire)

DOIS EM UM!


O "INCENTIVADOR"

   Quando uma professora mestra, com filha especial e estudando a vida de alunos precoces, com altas habilidades chegou para o secretário de Educação de Fortaleza, para falar-lhe sobre a possibilidade de ficar fora de sala de aula, para estudar mais e mergulhar com maior denodo no doutorado, que faria na UFC, uma vez que pra isso já tinha sido convidada, o doutor soltou a patada: - Esse seu doutorado pra Educação de Fortaleza não quer dizer nada! Ainda hoje essas palavras fazem a colega chorar (por dentro)! Revoltante!

SE DER TRABALHO...

  Não sou de torcer contra, mas quando vejo deputado estadual-secretário não muito chegado a trabalho assumir pasta de conteúdo espinhoso, já prevejo o que vai acontecer: A Assembleia é logo ali. Eleito - sabe-se muito bem como, volta pro microfone. É jogo!

NO DESGOVERNO...

 E tome terceirização, precarização, pouca ação, desmoralização e humilhação!

MUITO ISSO!

 De um leitor do O Povo, comentando o caos na saúde: - Parabéns ao melhor desgovernador do Ceará!
  Só cego não vê!

"MAS UM DIA, A VERDADE ESCONDIDA APARECE..."

  "Se você vai a qualquer hospital, hoje, no Ceará, pode ver filas grandes e doentes nos corredores. É um sofrimento tanto para o doente, que fica esperando ser atendido, quanto para os profissionais, que não conseguem atender bem porque é muita gente!"
  "Os hospitais públicos estão na UTI!"
  “Os prédios são muito importantes - e é animador vê-los subindo - mas as pessoas que vão trabalhar dentro deles são ainda mais importantes”, reforçou Lavor.
  (Carlile Lavor, médico sanitarista, recém-nomeado titular da Secretaria da Saúde do Estado - Sesa). 

E DAÍ?

  Ontem li algo sobre "os representantes da zona norte na Assembleia". Sim. Muito bem. O que tem feito eles pela região? Lá não falta hospital, água, alimento, habitação, transporte e área de lazer? Não tem paralisia e caos administrativo? Eles representam a zona norte? Com o coração em que lugar? Ora, vamos parar com essa masturbação politico-partidária que só pra eles tem graça! Já encheu o saco!

VALE PRA 2015!

CONVERSA DE PÉ DE MOURÃO


Imagem do Google

  - Oh, compadre. E o inverno?
  - Ih, tá tudo tão cinzento, camarada!
  - É. Parece que Deus esqueceu do Ceará.
  - Não diga isso, homem!
  - Tô desesperançado demais. Todo ano é a mesma pendenga! A gente perde a broca, a planta, a limpa,...
  - Vamos esperar tempo melhor, compadre!
  - E eu tenho feito outro coisa na vida?
  - Não custa crer mais um pouquinho...
  - Creditar. De novo! Vamos lá. Feliz 2015!
  - Feliz, compadre!

NOSSO CAMPEÃO!

 O brasileiro Geovani dos Santos - também negro - chora de alegria com o 5o. lugar. Maravilha!

DANDO O ESPERADO!

  Diz o narrador do rádio: - O etíope Dawit Admasu lidera a São Silvestre!
 É mais um negro que tira da agrura toda força pra brilhar. Eis um exemplo pra humanidade! #fortalezanegra

SINFRÔNIO E CLAYTON JOGAM PEDRA NA GENI (PT)

Charge
clayton 141231

A ASSEMBLEIA... DELES!

 A Assembleia Legislativa fez um balanço dos trabalhos do ano de 2014. Balanço, balançar,... lembra outra coisa. Terá ela convidado pra estar nas galerias meus parentes calangos?

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...